Educação: Memorização é uma boa técnica para aprender?
A memorização é
um processo mental usado para armazenar itens na memória para recordá-los posteriormente. Existem diversos processos que
levam um indivíduo a memorizar algo, como a repetição, a escrita e a fala. E,
embora seja amplamente debatido como um método acadêmico, a técnica pode ser
usada para memorizar coisas mais banais, como nomes, endereços ou listas do
supermercado.
Devido ao seu uso
dentro do contexto acadêmico, ao longo do tempo, inúmeros debates foram focados
na memorização como uma técnica de aprendizagem. No entanto, existem
opiniões conflitantes sobre a sua eficácia dentro da educação.
De fato, o ato de
memorizar assuntos escolares é comumente visto como um método falho na
educação. Para muitas pessoas, a memorização é apenas um truque, e
que não produz resultados em longo prazo. Porém, por outro lado, alguns
especialistas acreditam que ela é essencial no processo de aprendizagem.
·
Como o cérebro cria memórias?
A memória é armazenada
em neurônios chamados de células de engrama. Quando novas informações são
recebidas pelo cérebro, elas são armazenadas e diferenciadas nas memórias de
curto prazo e memórias de longo prazo.
- Curto prazo: possuem curta duração, que varia de 20 a 30
segundos. Ou seja, são armazenadas temporariamente e, em seguida,
descartadas ou transferidas para a memória de longo prazo. Este tipo se
divide em memória imediata e memória de trabalho.
- Longo prazo: memórias de longa duração, um pouco mais
complexas do que as de curto prazo. Qualquer coisa que tenha acontecido há
mais de alguns minutos poderia ser armazenada na memória de longo prazo.
O primeiro
armazenamento das lembranças ocorre na memória de curto prazo e, se necessário,
depois são armazenadas na memória de longo prazo durante o sono.
Acredita-se que cerca
de 56% das informações são esquecidas após uma hora, 66% depois de um dia e 75%
depois de seis dias. Assim, o indivíduo consegue acessá-las por um processo
chamado de “recuperação da memória”.
·
O debate sobre a memorização dentro do
espaço escolar
O ato de memorizar uma
matéria da escola é comum para muitos estudantes. Contudo, muitos acadêmicos
concluem que a memorização não é tão distante da cópia, e que em si,
o método não resulta no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico —
algo essencial na educação.
A ex-reitora das
escolas da cidade de Nova Iorque, Carmen Fariña, por exemplo, resumiu a visão
de muitos quando declarou que
os fatos são aprendidos “talvez para fazer provas, mas aprendemos a pensar para
progredir na vida”.
A partir dessa
perspectiva, muitos professores foram treinados a acreditar que é melhor ir
direto para “habilidades de ordem superior”, como analisar e sintetizar – em
vez de perder tempo com habilidades supostamente de “ordem inferior”, como
conhecer e compreender informações.
Entretanto, algumas
pesquisas científicas concluíram que a memorização pode ser um dos
passos mais importantes dentro do entendimento de um assunto. De fato, quanto
mais conhecimento factual as pessoas tiverem sobre um tópico, melhor poderão pensar
sobre ele de forma crítica e analítica.
Um estudo de 1964, por exemplo, mostrou que a razão pela qual os jogadores
de xadrez experientes escolhem movimentos melhores do que os jogadores mais
fracos não é que eles sejam melhores no pensamento analítico em geral. Em vez
disso, eles usam o conhecimento das posições típicas do xadrez — que foram
aprendidas através da memorização.
Além disso, uma pesquisa de
1988 demonstrou que leitores supostamente “ruins” superam os “bons” leitores na
compreensão de uma passagem quando os leitores “pobres” têm maior conhecimento
do assunto.
·
Teoria do processo duplo
A teoria do processo
duplo solidifica a memorização como uma parte essencial do
aprendizado. Ela refere-se à ideia de que alguns comportamentos e processos
cognitivos são produtos de dois processos cognitivos distintos, chamados de
Sistema 1 e Sistema 2.
- Sistema 1: pensamento automático e inconsciente.
- Sistema 2: pensamento esforçado, analítico e intencional.
No contexto
educacional, o Sistema 1 está associado à memorização e recordação de
informações, enquanto o Sistema 2 descreve um pensamento mais analítico ou
crítico. As atividades em um local de estudo que se baseiam fortemente no
Sistema 1 incluem fórmulas matemáticas e questões de exames de múltipla
escolha.
O Sistema 2 torna-se
necessário quando os alunos são apresentados a atividades e tarefas que exigem
um pensamento crítico. E, embora muitas vezes seja concluído que ele seja o
passo mais importante no aprendizado, a teoria do processo duplo afirma que ambos
são necessários para a concretização de um novo conhecimento.
“Pode ser tentador
pensar que a aprendizagem para além do nível da escola primária está sempre
relacionada com o Sistema 2. No entanto, é importante ter em mente que o
pensamento bem-sucedido do Sistema 2 depende muito do pensamento do Sistema 1
para funcionar. Em outras palavras, o pensamento crítico requer muito
conhecimento memorizado e julgamentos intuitivos e automáticos para ser
executado com rapidez e precisão.”
·
Técnicas de memorização
A partir da
compreensão que a memorização é essencial no aprendizado, utilizá-la
em uma rotina de estudos, por exemplo, é uma maneira eficaz de aprender novos
conteúdos. Confira algumas dicas e truques que podem ajudar
na memorização:
- Entenda: antes de tentar memorizar alguma coisa, tente
aprender mais sobre ela. Informações organizadas e que fazem sentido são
mais fáceis de memorizar.
- Crie associações: Crie mapas mentais e conecte as
informações que você está tentando memorizar com algo que você já sabe. Se
você não consegue pensar em uma maneira de conectar a informação a algo
que você já conhece, faça uma conexão maluca.
- Durma: as memórias são armazenadas pelo cérebro durante o
sono, ocorrendo majoritariamente durante o sono não REM. Enquanto
dormimos, o cérebro transfere as informações aprendidas no dia da memória
de curto prazo para as memórias de longo prazo.
- Questione: fazer perguntas sobre o assunto que está
tentando memorizar pode ajudar. Faça perguntas a si mesmo e force-se para
lembrar do material sem olhar a resposta.
- Repetição: para que um conceito passe da sua memória de
curto prazo para a memória de longo prazo, duas coisas precisam acontecer:
o conceito deve ser memorável e repetido. Você pode utilizar a repetição
para armazenar informações com firmeza em sua memória.
- Escreva: uma pesquisa comprovou
que escrever algo é uma ótima técnica para a memorização. Porém,
lembre-se: a escrita deve ser feita manualmente, pois ativa mais partes do
cérebro que levam à memorização.
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Associações visuais e espaciais
As técnicas visuais e
espaciais são truques de memória que envolvem os cinco sentidos. Eles utilizam
imagens, músicas, sentimentos e nossos corpos para ajudar a fixar as
informações.
Um exemplo de
associação visual na memorização é usar os dedos para lembrar o
número de dias de cada mês.
- Imagens visuais memoráveis: da próxima vez que você tiver
um item importante que precisa lembrar, tente criar uma imagem visual
memorável para representar esse item. As imagens são importantes porque se
conectam diretamente aos centros espaciais do cérebro.
- Palácio da memória: envolve visualizar um lugar familiar –
como o seu quarto – e usá-lo como um espaço visual onde você pode
depositar imagens e conceitos que deseja lembrar.
- Música: músicas ou jingles usam o hemisfério direito do
cérebro e podem nos ajudar a lembrar de coisas complicadas, como equações
e listas. O exemplo mais comum da música usada na memorização é
o jingle bells da trigonometria.
>>> Como
fortalecer a memória?
A memória, juntamente
com a atenção são partes das habilidades
cognitivas de um ser humano que ocorrem em redes
neuronais. Por exemplo, habilidades de memória dependem principalmente de partes
dos lobos temporais e partes dos lobos frontais. Portanto, podem ser afetadas
por fatores externos, como o processo de envelhecimento.
Ao longo do tempo, as
habilidades cognitivas podem entrar em declínio, como o resto de outras
funções corporais. Contudo, é possível desenvolvê-las e fortalecê-las através
de exercícios e desafios ao cérebro, que mantêm o órgão ativo e alerta a possíveis
estímulos.
Alguns métodos para o
fortalecimento da memória e, consequentemente,
a memorização incluem:
- Dormir;
- Prática de exercícios físicos;
- Jogos cerebrais.
Fonte: eCycle
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