segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Marcos Roitman Rosenmann: A democracia, uma prática política em declínio

Não vivemos na democracia, se por isso entendemos uma conduta fundada na busca do bem comum, da justiça social e da igualdade. Existe uma contradição entre um projeto democrático e a manutenção de relações sociais de exploração. E não só no que diz respeito à exploração de seres humanos por seres humanos, mas também à exercida contra a natureza. Refere-se à degradação do nicho ecológico, à especulação alimentar, à apropriação dos recursos hídricos, às epidemias de fome produzidas por bloqueios, ao patrocínio de guerras, à privatização da pesquisa científica ou limitando o acesso a medicamentos e vacinas às maiorias sociais.

Todos os fatos enunciados, além de questionarem a existência de uma ordem internacional enraizada na paz, evidenciam uma deflação democrática. Neste contexto em que prevalece o capitalismo, devemos somar as instituições que há séculos sobrevivem, como o patriarcado, o racismo, as desigualdades econômicas, o poder das castas, a nobreza, os proprietários de terras e os mandachuvas.

Sem pensar em uma visão idílica da democracia, a realidade social nos leva a acreditar que o futuro da democracia é incerto, quando não contrário aos seus princípios. A origem da democracia, um modo de vida e de governo, encontra-se nas lutas sociais pelo reconhecimento dos direitos dos cidadãos em seu sentido mais amplo. A democracia busca, ao mesmo tempo, equilibrar o poder exercido pelas plutocracias e combater as desigualdades sociais e econômicas por meio da participação política na tomada de decisões. Em outras palavras, que os cidadãos decidam por plebiscito sobre a guerra e a paz, promulguem as leis, controlem os poderes de facto, possam ser eleitos, além de evitar os abusos de poder daqueles que gozam da representação popular.

A democracia é uma proposta de organização social e política. Supõe um programa para a vida em comum, um projeto no qual as prioridades sejam determinadas pelas necessidades coletivas que fazem com que a pessoa, um ser humano, tenha as necessidades básicas atendidas e uma qualidade de vida digna. Tudo isto envolve pensar em um nós coletivo.

Na democracia, cada decisão tem efeitos sobre o tecido social. Construir hospitais, escolas, proteger as crianças, punir a violência de gênero, promover o investimento público em obras sociais e infraestruturas faz parte da democracia. Seu contrário é aprovar uma redução na tributação para as grandes fortunas, elaborar leis antissociais que favoreçam a demissão livre, leis trabalhistas leoninas, limites ao gasto social, criminalizar o protesto social, entregar as riquezas naturais a empresas privadas, vender o patrimônio público aos capitais de risco, reduzir a maioridade penal e favorecer a desregulamentação do capital financeiro e bancário.

As medidas antissociais e os cortes nas liberdades democráticas são cada vez mais comuns, o que nos fala de um processo de oligarquização do poder. A situação de saúde democrática das sociedades atuais é crítica e o diagnóstico futuro não é encorajador. Lentamente, impõe-se uma ordem de dominação dirigida pelas plutocracias em consonância com o poder de um cibercapitalismo que aumenta o seu controle graças à guerra neocortical, cuja capacidade para anular a consciência e a reflexão aumenta o grau de submissão e o conformismo social.

O risco de involução política no planeta é uma realidade a curto prazo. O triunfo das direitas antidemocráticas e o ressurgimento de propostas castradoras dos direitos sociais são um indício a mais do renascimento do fascismo societal. Não se trata do triunfo de uma crítica aos chamados “excessos da democracia” levantados por Hayek, mas uma rejeição à democracia como forma de governo e de vida em comum.

A democracia está sendo atacada e tem aliados em setores sociais que mais deveriam lutar por ela. Renunciar à democracia como projeto societal supõe abrir mão da ideia de uma vida digna, carecer de um sistema de saúde, moradia, educação, ter acesso ao lazer, a uma aposentadoria justa e simplesmente fazer três refeições por dia. Com a desigualdade, qualquer projeto democrático é uma quimera.

Para percebermos o quão longe estamos de viver na democracia, basta citar o Relatório da Oxfam de 2023, ao apontar que apenas no biênio pós-pandemia (2020-2022), 1% da população mundial monopolizou dois terços da nova riqueza gerada em escala global, o dobro dos 99% restantes da humanidade. É cada vez maior a população mundial arrastada para a exclusão social, cuja existência se situa na fronteira do subumano.

Sem medo de errarmos, uma economia e sociedade de mercado construídas sobre a competitividade e a meritocracia destroem qualquer opção de forjar uma ordem democrática. O capitalismo, em seus 500 anos de história, não foi um exemplo em forjar um poder democrático. Contudo, foi em suas entranhas que as lutas democráticas ganharam protagonismo, constituindo barreiras à sua ação predatória.

No entanto, a luta é desigual. Multiplica-se a existência de partidos políticos cujos programas fomentam o ódio, o racismo, a xenofobia, o negacionismo e a necropolítica, ganham adeptos, e o mais preocupante, suas declarações são seguidas por milhões de pessoas. Personagens como Donald TrumpJair BolsonaroJavier MileiNayib BukeleGiorgia Meloni governam ou governaram. São tempos difíceis.

O sucesso das políticas que levantam muros, a desumanização dos imigrantes, o uso da mão dura e o endurecimento das condenações são testemunho da insatisfação democrática. Mentir, enganar, sentir-se acima da lei, estuprar, sonegar impostos, rir das instituições, hoje, não têm consequências políticas. A sociedade não penaliza os comportamentos corruptos. Em conclusão: sem consciência democrática não há poder democrático.

 

¨      Jovens que negam a democracia enquanto o estigma da ditadura e do extremismo de extrema direita desaparecem. Por Owen Jones

A democracia está morrendo em todo o mundo. Esta afirmação pode soar alarmista e leva-nos à próxima questão: que implicações tem? Não haverá eleições? A oposição será criminalizada? Se estes forem os parâmetros, a Rússia de Vladimir Putin continua a ser uma democracia. Seis partidos políticos estão representados na Duma do Estado, o seu parlamento federal, e há mais de 20 partidos políticos registados. No entanto, concordarão comigo que a Rússia não é uma democracia. Na verdade, é um país que passou do autoritarismo ao totalitarismo. Nesta altura, não havia tantos cidadãos russos perseguidos pela sua atividade política desde a época de Estaline.

Não há dúvida de que a confiança na democracia está em declínio. Um estudo recente mostra que um em cada cinco britânicos com menos de 45 anos acredita que a melhor forma de governar um país de forma eficaz é “um líder forte que não tenha de lidar com eleições”, em comparação com 8% dos seus homólogos mais velhos. Este resultado é um reflexo da tendência em todo o mundo. Um estudo conduzido por investigadores de Cambridge em 2020 examinou atitudes em 160 países e descobriu que as gerações mais jovens “estão cada vez mais desiludidas com a democracia”. E de acordo com um estudo do Pew Research Center de 2024, quase dois terços dos cidadãos em 12 países de rendimento elevado estão insatisfeitos com a democracia, em comparação com pouco menos de metade em 2017.

Porque é que isto está a acontecer? Parte da resposta reside num modelo económico que gera estagnação e insegurança. O estudo de Cambridge indica que uma das principais razões de descontentamento entre os jovens é a exclusão económica. Na verdade, o caso da Rússia é muito ilustrativo. À medida que a União Soviética se desintegrava, o novo presidente russo, Boris Yeltsin, declarou em 1990: “Podemos garantir que os padrões de vida das pessoas não diminuam e que, de facto, aumentem com o tempo”. Em quatro anos, os rendimentos reais dos russos foram reduzidos para metade, com 32 milhões de russos mergulhados na pobreza devido a políticas de terapia de choque. Em 2021, apenas 16% dos russos apoiavam “o modelo ocidental de democracia”. A turbulência do capitalismo de mercado livre ocorreu sob a bandeira da democracia, produzindo um sentimento de desilusão que Putin explorou habilmente.

O Reino Unido não sofreu os horrores da Rússia na década de 1990. Apesar disso, uma combinação desastrosa de políticas económicas neoliberais e de austeridade atingiu os jovens. O thatcherismo prometia liberdade e, em vez disso, trouxe insegurança. Os empregos seguros evaporaram, os aluguéis dispararam, os salários caíram, os serviços públicos para os jovens foram reduzidos e os graduados carregam dívidas incomportáveis ​​para pagar a universidade. Os jovens sofreram as consequências de políticas que não foram votadas pela maioria deles. Não é surpreendente que os jovens britânicos e os seus contemporâneos noutros países que sofreram em primeira mão as consequências do neoliberalismo considerem a democracia cada vez menos atraente. Em França, por exemplo, quase um terço dos jovens afirma ter perdido a confiança na democracia.

Mas há outra coisa. Por exemplo, nos Estados Unidos. Os anos 60 e 70 ofereceram um terreno fértil para uma figura como Trump emergir e triunfar. Primeiro, a crise da economia: uma mistura tóxica de inflação elevada e crescimento estagnado. Houve uma reação racista agressiva contra o movimento pelos direitos civis, bem como tumultos em todo o país. A criminalidade violenta disparou para níveis muito mais elevados do que os atuais e, entre meados da década de 1960 e o final da década de 1970, os homicídios duplicaram. Após a morte de quase 60.000 soldados americanos na Guerra do Vietnam, o conflito terminou numa derrota humilhante e na percepção generalizada de que os Estados Unidos eram uma potência em declínio. A reação contra a esquerda foi muito mais massiva, como evidenciado pelo “Motim dos Capacetes” de 8 de Maio de 1970, quando centenas de trabalhadores da construção civil e trabalhadores da linha da frente de Lower Manhattan atacaram violentamente manifestantes anti-guerra em Nova Iorque.

Nos Estados Unidos, a figura política mais semelhante a Trump até ao seu surgimento foi George Wallace, um político democrata e nacionalista branco que foi governador do Alabama durante quatro mandatos. Na verdade, menos grosseiro e demagógico que o atual presidente eleito. Wallace ganhou 13,5% nas eleições presidenciais de 1968, e a América acabou com Richard Nixon e depois Ronald Reagan, um direitista de uma raça bastante diferente. Na verdade, na década de 1930, os Estados Unidos mostraram muito mais susceptibilidade às simpatias fascistas do que nas décadas de 1960 e 1970. O padre Charles Coughlin, simpatizante dos nazistas, gabava-se de ter 30 milhões de ouvintes em seu programa de rádio na década de 1930, quando a população do país não atingia 130 milhões de habitantes. Uma pesquisa sugeriu que ele perdia apenas em popularidade e poder, atrás do presidente Franklin D. Roosevelt.

O que mudou? A sombra da experiência fascista da década de 1930, que levou à Segunda Guerra Mundial e ao genocídio, perdeu o seu poder. O estigma da ditadura e do extremismo de extrema direita diminuiu. Por mais desiludidos que pudessem ter sido os eleitores americanos da década de 1970, não se sentiriam atraídos por Trump, rejeitando-o por cheirar a Mussolini ou parecer-se demasiado com Hitler. Agora esse medo evaporou.

democracia sob o capitalismo sempre foi fortemente restringida pelos interesses corporativos e pelos plutocratas que gozaram de muito mais poder do que o eleitor médio. Quando o capitalismo entra em crise, como aconteceu em 2008, os seus defeitos profundos alimentam a fúria popular. A chave é quem tira vantagem dessa raiva. Um dos principais perigos é que a extrema direita ascendente tenha desenvolvido uma estratégia devastadora nas redes sociais, radicalizando um número cada vez maior de seguidores, enquanto a esquerda está a anos-luz de distância.

A população não fica sem razão quando se irrita. No entanto, ele direciona sua raiva para os alvos errados. A confiança na democracia está desmoronando devido a um sistema econômico falido e, a menos que sejam oferecidas respostas convincentes a esta crise, este sentimento poderá revelar-se fatal.

 

¨      As igrejas e o declínio da democracia

O “amanhecer” do modelo democrático, que hoje parece estar em declínio, é bastante remoto, e outrora as muitas correntes ideais (incluindo as duas Igrejas Cristãs Latinas - o que, pelo menos do ponto de vista histórico, é curioso dizer que o pelo menos) reivindicaram sua própria contribuição para esta história. Contudo, estreito muito o campo, limitando-o ao horizonte gerado pela Segunda Guerra Mundial e pelos Acordos de Yalta.

Desta forma, já fica esclarecido que esta história não tem sabe-se lá quais raízes “cristãs” ou mesmo humanísticas, mas sim surge de extermínios em massa, bombardeios de uma violência sem precedentes (e os “convencionais” nada tinham a invejar dos nucleares, pelo menos para quem as sofreu), divisões territoriais absolutamente cínicas.

Além disso, este tipo de democracia cresceu sob a égide nuclear dos EUA, que patrocinou simultaneamente várias ditaduras sangrentas; finalmente, a democracia não só tolerou, mas em certo sentido promoveu e abençoou ideologicamente, a desigualdade social sustentada, considerada necessária para apoiar o desenvolvimento econômico.

Além disso, o “contraponto” poderia começar precisamente a partir deste ponto: a (social-)democracia tornou possível, em alguns países, níveis de reequilíbrio de rendimentos desconhecidos na história da humanidade. E depois tudo o resto: conteve a violência do Estado, produziu mecanismos nem sempre ineficazes para equilibrar o poder e, em geral, uma qualidade de vida não alcançada por outras soluções.

Depois de 1989, alguns até viram nesse modelo “o fim da história”, ou seja, a conclusão da jornada da humanidade. Mesmo sem aderir a este delírio, as Igrejas Católica e Protestante, depois de o terem essencialmente rejeitado, tornaram seu este projeto de sociedade, muitas vezes com convicção, acreditando também que estava destinado a uma melhoria talvez lenta mas constante.

Contudo, não é improvável que este modelo fique exposto a uma crise com consequências que ainda não podem ser consideradas. A razão é que a opinião pública de muitos países acredita que outras fórmulas mais autoritárias podem garantir uma melhor qualidade de vida à maioria da população, com a qual se identificam aqueles que outrora seriam chamados de “massas populares”. Isto determina, na Europa, as propostas no poder em países como a Polônia, a Hungria e a Itália; poderá em breve ser o caso de França e, quem sabe, de toda a União. Acima de tudo, porém, há um Trump que aprendeu a lição: se aceitarmos o jogo “democrático”, teremos problemas. Melhor liquidá-lo o mais rápido possível.

Tal transição, obviamente, não pode ser considerada uma alternância normal dentro do esquema “antigo democrático”, mas antes constitui uma mudança de paradigma.

Se ignorarmos (assumindo que é possível...) a observação banal de que as "soberanias" acabam necessariamente por estar em conflito umas com as outras, elas apresentam uma retórica comum (ao estilo geral de Vannacci, variadamente modulada de acordo com gostos e oportunidades políticas), mas acima de tudo, um programa claro: demolição definitiva do Estado-providência, escolas destinadas a reproduzir as classes dominantes no poder, socialização exasperada de custos e perdas e privatização igualmente radical dos lucros. Ou seja, o programa de toda direita, mesmo democrática, ainda mais se autoritária.

A “religião” muitas vezes desempenha um papel muito clássico neste programa: estabilizar ideologicamente a retórica sistêmica. As sociedades europeias e mesmo americanas são significativamente seculares, mas as Igrejas ainda estão bem enraizadas também e precisamente nos grupos socioculturais que impulsionam a viragem pós-democrática.

No cristianismo ocidental, contudo, também encontramos impulsos críticos, por vezes motivados teologicamente em termos não triviais. Talvez as próximas fronteiras que virão não serão, por exemplo, entre católicos e protestantes, mas entre aqueles que, em geral, acreditam que a democracia é o contexto menos pior para a proclamação evangélica e aqueles que, em vez disso, pensam que a ideologia "Deus, pátria, família”, conduzem a um novo cristianismo.

Isso não significa que ainda resta muito tempo.

 

Fonte: La Jornada/El Diário

 

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