sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Arrepio: Qual o significado desta sensação no mundo espiritual?

Todos nós já experimentamos aquele arrepio repentino que faz os pelos dos braços se levantarem. Uma sensação que, muitas vezes, vai até a nuca. No ditado popular, há quem diga "passou um espírito por aqui!". Porém, o que realmente significa?

Quando pensamos na visão da medicina tradicional, os arrepios podem ser mensagens importantes que o nosso corpo está tentando enviar. As explicações mais conhecidas, estão ligadas à regulagem de temperatura do corpo ou resposta ao medo e nervosismo.

No entanto,  no plano espiritual, o significado pode ser referente às respostas de planos mais sutis da existência.Quando os arrepios surgem sem uma razão discernível, eles podem indicar que nossas emoções e percepções estão sendo ativadas por forças externas invisíveis.

Esses insights espirituais enriquecem nosso entendimento sobre como nossos corpos reagem a energias ao nosso redor. Em muitos casos, os arrepios podem ser a resposta do corpo a mudanças energéticas, alertando-nos sobre algo que exige nossa atenção espiritual.

Neste sentido, há muito do que não notamos ao nosso redor e isso é o suficiente para termos essa sensação. "Nos arrepiamos porque somos seres sensíveis e, evidentemente, este mundo que nós conhecemos não é o único que existe. Várias dimensões e seres nos circundam neste exato momento, consciências que nos veem e que nos ouvem que nós não vemos e não ouvimos. Nós nos arrepiamos, porque nós somos atravessados por energias o tempo todo", conta o historiador e especialista no tema Tadeu Mourão.

•        Arrepio na cabeça

Se você está se sentindo saudável, mas percebe arrepios frequentes no couro cabeludo, talvez seja hora de prestar mais atenção ao lado espiritual. A espiritualidade sugere que esses arrepios podem ser resultado de uma ativação do chakra coronário, relacionado à recepção de estímulos espirituais e até uma possível mediunidade.

Este chakra, localizado na cabeça, é crucial para nossa conectividade com dimensões superiores. Arrepios nessa região podem indicar que você está recebendo mensagens significativas do mundo espiritual, o que muitas vezes demanda um desenvolvimento maior da sua consciência espiritual.

•        Arrepio em outras partes do corpo

Além disso, a localização dos arrepios no corpo pode nos oferecer dicas sobre o tipo de mensagem espiritual que estamos recebendo. Confira alguns exemplos:

# Arrepio nos braços:

- Relacionados à presença de entidades de outro plano, sugerindo a interconexão de energia e intuição.

# Arrepio nas pernas:

- Indica trocas involuntárias de energias espirituais, que podem ser tanto positivas quanto desafiadoras.

# Arrepio do lado esquerdo do corpo:

- Pode significar a tentativa de comunicação de espíritos, com mensagens que podem ser de proteção ou orientação.

# Arrepio do lado direito do corpo:

- Frequentemente ligado a manifestações de energias positivas, sem um significado específico, mas merecendo atenção.

 

•        Você vê rostos em nuvens ou em objetos? Entenda o fenômeno

Você já olhou para uma nuvem ou para rochas e enxergou o formato de um animal ou um rosto? Ou então viu manchas em uma parede e identificou figuras familiares? Esse fenômeno psicológico é algo natural do cérebro humano, é conhecido como pareidolia e desperta curiosidade em muitas pessoas.

Essas interpretações, geralmente, ocorrem com formas conhecidas, como rostos, objetos, animais ou símbolos específicos. Isso porque o nosso cérebro é programado para buscar e interpretar padrões rapidamente, como forma de adaptação evolutiva, objetivando nos ajudar a identificar possíveis situações de perigo.

Embora a pareidolia seja uma condição comum a todos, estudos apontam que pessoas com muita criatividade ou imaginação podem ter maior predisposição para enxergar formas em objetos aleatórios. Além disso, as mulheres estão mais pré-dispostas ao fenômeno.

“Isso ocorre devido à evolução da nossa espécie: mulheres desenvolveram maior habilidade de reconhecimento de faces e emoções, para o cuidado e sobrevivência da prole, do que os homens. Além disso, o cérebro feminino engaja melhor processos afetivos e sociais do que o masculino”, explica a neuropsicóloga e neurocientista Camila Campanhã.

Outro fator levantado pelos cientistas que influenciam o nosso cérebro à pareidolia é a predisposição em acreditar em fenômenos paranormais e religiosos. Essas crenças tornam as pessoas mais suscetíveis a enxergar faces humanas em objetos do que pessoas que são céticas.

Além disso, especialistas acreditam que condições emocionais e psicológicas — como ansiedade, estresse e solidão — também podem aumentar a percepção dessas formas.

<><> Por que maioria vê rostos?

Uma das manifestações mais conhecidas da pareidolia é a identificação de rostos em objetos ou então na natureza. Isso acontece porque os rostos são uma das primeiras formas que o ser humano aprende a reconhecer, já nos primeiros meses de vida.

Além disso, existe um padrão básico das faces que facilita a sua identificação. E não é só isso, os objetos inanimados não parecem ser apenas rostos sem expressão, eles também “esboçam” expressões faciais como alegria, medo ou tristeza.

“Detectar uma face humana e inferir suas qualidades — emoções, estado emocional, intencionalidade, identidade etc — é fundamental para nos preparar para a ação — lutar, fugir ou se aproximar. Detectar se o outro pode ser uma ameaça é fundamental para a nossa sobrevivência”, acrescenta Campanhã.

 

Fonte: Bons Fluido/CNN Brasil

 

Nenhum comentário: