sábado, 30 de agosto de 2025

A inação contra o genocídio em Gaza causa as primeiras fraturas nos governos europeus

A guerra em Gaza e a inação da União Europeia começaram a causar tensões políticas internas em alguns governos, como o da Holanda e da Bélgica, onde vários ministros renunciaram ou ameaçaram fazê-lo caso não sejam tomadas medidas contra o genocídio de Israel, colocando em risco a continuidade dos executivos.

Na União Europeia, os atritos entre os Estados-membros têm sido frequentes desde o início da brutal ofensiva israelense em Gaza — que matou mais de 62.000 palestinos —, o que impediu os 27 de chegarem a um consenso sobre a suspensão do Acordo de Associação com Israel ou a adoção de outras medidas, apesar de terem constatado que Tel Aviv viola o direito internacional. Mas, até agora, as políticas relativas a Israel e ao massacre em Gaza não afetaram a estabilidade de nenhum governo nacional, embora tenham causado repetidos confrontos entre partidos governistas e de oposição. As principais divisões ocorrem em países governados por coalizões.

<><> Renúncias em massa na Holanda

O primeiro governo a sentir as ondas de choque dos bombardeios em Gaza foi o da Holanda, onde quatro ministros e quatro secretários de Estado renunciaram no último fim de semana em protesto contra a falta de acordo dentro da coalizão governante sobre como tomar medidas contra Israel.

O Ministro das Relações Exteriores, Caspar Veldkamp, ​​foi o primeiro a anunciar sua renúncia, após observar que há "resistência dentro do gabinete em tomar novas medidas relacionadas ao que está acontecendo na Cidade de Gaza e na Cisjordânia". A renúncia ocorreu na mesma semana em que o exército israelense iniciou as operações para ocupar a maior cidade da Faixa de Gaza e que o governo de Benjamin Netanyahu finalmente aprovou um controverso projeto de assentamento que estava paralisado há décadas — e se gabou de que isso enterraria a ideia de um futuro Estado palestino.

Veldkamp, ​​​​ex-embaixador em Israel, expressou sua frustração aos repórteres por não ter implementado suas próprias políticas e "definido o rumo" que considera "necessário" diante das ações israelenses. Veldkamp pertence ao partido centrista Novo Contrato Social (NSC), o segundo parceiro na coalizão liderada pelo conservador Partido Popular para a Liberdade e a Democracia. O terceiro parceiro é o Movimento dos Cidadãos e Camponeses, também conservador. O partido de extrema direita foi o principal parceiro do governo até deixar o governo em junho devido a divergências sobre políticas de imigração.

No final de julho, o então ministro das Relações Exteriores proibiu a entrada de dois ministros israelenses ultranacionalistas (o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, e o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir) por incitarem a "limpeza étnica" em Gaza e convocou o embaixador israelense na Bélgica devido à situação humanitária "intolerável e indefensável" na Faixa de Gaza.

Outro membro do governo holandês que renunciou foi o vice-primeiro-ministro e líder do Conselho Nacional de Segurança (NSC), Eddy Van Hijum, que também lamentou a "falta de disposição em dar espaço ao Ministro das Relações Exteriores" para tomar as medidas que considerasse apropriadas em relação a Israel. Também renunciaram os ministros do Interior, da Educação e da Saúde, bem como quatro secretários de Estado, todos do mesmo partido.

O partido centrista apoia a proibição da importação de bens dos assentamentos israelenses (ilegal segundo o direito internacional), bem como a importação de armas do Estado judeu, mas dois outros partidos na coalizão governista — o partido liberal de direita VVD e o partido dos agricultores BBB — se opuseram a essas e outras medidas em uma votação no Parlamento no dia seguinte à renúncia de Veldkamp e seu partido. A maioria dos parlamentares também votou contra o reconhecimento da Palestina como Estado, embora apoiasse o apelo para que Israel permitisse a entrada da imprensa internacional em Gaza.

Na quarta-feira, o Parlamento holandês debateu a frágil situação do governo durante todo o dia após as renúncias de todos os ministros e secretários de Estado do NSC, mas não aprovou nenhuma medida contra Israel, como as propostas pela GroenLinks-PvdA (uma coalizão de Verdes e Social-democratas) para impor um embargo de armas, proibir a importação de produtos de assentamentos e evacuar crianças feridas de Gaza.

O Parlamento confirmou a continuidade do governo interino, em exercício desde junho, após a saída de cinco ministros e quatro secretários de Estado do partido de extrema direita de Geert Wilders. Após as renúncias da última sexta-feira, o governo detém apenas 32 das 150 cadeiras da Câmara e precisará buscar o apoio necessário até as eleições marcadas para 29 de outubro. Os Liberais e o BBB preencherão as pastas deixadas vagas pelo Conselho Nacional de Segurança.

<><> Ameaças de uma “crise grave” na Bélgica

O vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Bélgica, Maxime Prévot, alertou na segunda-feira que uma "grave crise" pode se desenvolver no país se o governo não tomar medidas mais decisivas.

"Se não houver um tom mais forte dentro do governo em relação às violações de direitos humanos cometidas pelo governo israelense ou se nenhuma medida for tomada para reconhecer a Palestina, uma crise séria estará iminente", alertou Prévot.

Seu partido, os Democratas Cristãos, Les Engagés e outros dois parceiros na coalizão governante (CD&V e Vooruit) apoiam a tomada de medidas contra Israel, mas os partidos soberanistas flamengos N-VA e os liberais franceses MR bloquearam tais medidas.

“Para mim e meu partido, Gaza é uma questão crucial”, disse Prévot em declarações divulgadas pela agência de notícias Belga. “Não consigo imaginar a Bélgica se juntando ao pequeno clube de países que não reconhecem a Palestina”, disse Prévot, acrescentando que, se o país não adotar uma posição compatível com as circunstâncias, “a imagem internacional da Bélgica será prejudicada”.

O líder do CD&V, Sammy Mahdi, também expressou apoio à posição de Prévot: "Precisamos avançar juntos, caso contrário, o governo enfrentará muitos problemas", alertou na segunda-feira. "Precisamos garantir que o desastre que se desenrola há meses na Palestina chegue ao fim", disse ele em declarações ao The Brussels Times.

Mas na reunião do gabinete belga de quarta-feira, a primeira após as férias de verão, os partidos que compõem o poder executivo não conseguiram chegar a um acordo sobre a adoção de algumas das medidas apresentadas por Prévot aos demais ministros. Eles se reunirão novamente na próxima segunda-feira para continuar discutindo e buscando uma posição comum, conforme anunciado pelo vice-primeiro-ministro Vincent Van Peteghem (CD&V). "Precisamos tomar medidas e sanções", disse ele após a reunião, afirmando que é necessário "ajustar a posição belga", segundo o The Brussels Times.

No entanto, na terça-feira, o primeiro-ministro belga, Bart De Wever, do partido N-VA, já havia deixado clara sua posição contrária ao reconhecimento de um Estado palestino. "Acredito que seja necessário reconhecer a Palestina, mas apenas em relação a certos pré-requisitos que tornam possível uma solução de dois Estados, como a desmilitarização do Hamas, a libertação dos reféns [israelenses] em Gaza e garantias de segurança para Israel", afirmou De Wever.

<><> Tensões nos países nórdicos

Os ecos do genocídio contra os palestinos em Gaza também se fazem ouvir no norte da Europa, em países que até agora se mantiveram mais à margem, como a Suécia e a Finlândia — esta última assinou no final de julho um apelo ao reconhecimento do Estado da Palestina, ao lado de governos mais alinhados com esta causa desde o início do massacre em Gaza há 22 meses, como a Noruega, a Irlanda e a Espanha.

Na Finlândia, há um governo de coalizão liderado pelos conservadores (Kokoomus) e pela extrema direita (Partido Finlandês). Quando a Ministra das Relações Exteriores, Elina Valtonen (Kokoomus), anunciou o apoio da Finlândia ao reconhecimento da Palestina, os outros parceiros rejeitaram a medida , causando divisões dentro do governo.

“O Partido Finlandês não apoia. A situação atual não permite o progresso por meio do reconhecimento”, disse o Ministro das Finanças e líder de extrema direita, Riikka Purra. Sari Essayah, líder dos Democratas Cristãos, também no governo, denunciou que seu partido não havia sido consultado e ameaçou deixar a coalizão, afirmando que não faria parte de um executivo que reconhecesse formalmente a Palestina.

A oposição anunciou há alguns dias que realizará um voto de desconfiança no final de setembro se o governo não esclarecer sua posição e acusou o governo de estar "paralisado". "Parece que a Finlândia corre o risco de estar do lado errado da história", acrescentou o líder do Partido Social-Democrata, Antti Lindtman.

Por sua vez, a Suécia se juntou aos poucos países da UE no início de agosto que pediram explicitamente ao bloco que suspendesse o Acordo de Associação com Israel para pressionar Netanyahu, algo que a Espanha tem solicitado repetidamente.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, do Partido Moderado, escreveu nas redes sociais: “A Suécia exige que a UE congele o componente comercial do acordo de associação o mais rápido possível. A pressão econômica sobre Israel deve aumentar. O governo israelense deve permitir a entrada desobstruída de ajuda humanitária em Gaza.”

O governo sueco é composto pelo Partido Moderado, pelos Democratas Cristãos e pelos Liberais. Também conta com o apoio externo do partido de extrema direita Democratas Suecos. Os Ultras e os Democratas Cristãos rejeitaram a medida e reclamaram que o governo não os informou antes de tomar a decisão, segundo a Rádio Suécia.

Há alguns dias, a ministra das Relações Exteriores da Suécia, Maria Malmer Stenergard, teve que esclarecer que não há divisões dentro da coalizão governista em relação ao pedido de suspensão do componente comercial do Acordo de Associação com Israel e que todos os partidos apoiaram a ideia em uma reunião realizada na semana passada, exceto o partido de ultradireita Democratas Suecos.

"Precisamos pressionar mais o governo israelense, mas também precisamos pressionar mais o Hamas", disse a ministra das Relações Exteriores após consultar todos os parceiros, segundo o Sweden Herald. Segundo ela, sempre houve consenso dentro do governo sobre essa questão, mas "há quem queira pintar um quadro diferente", politizando uma questão que ela descreveu como "extremamente importante".

<><> Merz mantém sua coalizão unida na Alemanha

Por sua vez, Merz afirmou em outra coletiva de imprensa na terça-feira que não se juntará a países como França, Reino Unido ou Canadá no reconhecimento de um Estado palestino, um gesto simbólico que vários governos ocidentais planejam realizar em setembro próximo, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York. "Não acreditamos que as condições para o reconhecimento do Estado tenham sido cumpridas de forma alguma", argumentou o chanceler alemão, falando ao lado do primeiro-ministro canadense, Mark Carney.

Merz adotou uma postura ambivalente sobre o genocídio nas últimas semanas, apoiando e justificando as ações do governo de Benjamin Netanyahu — como o último ataque israelense a um hospital de Gaza na segunda-feira, que matou cerca de vinte pessoas, incluindo cinco jornalistas — após tomar a decisão no início de agosto de suspender a exportação para Israel de "material de guerra que poderia ser usado na Faixa de Gaza".

Essa medida inesperada — que sugeria uma mudança significativa na política do chanceler alemão, mas que não se refletiu em outras decisões ou declarações subsequentes — surpreendeu e irritou os membros de seu próprio partido e coalizão. Segundo o Politico, Merz teve que enviar uma explicação por escrito e realizou uma reunião online com os responsáveis ​​pela política externa dos partidos que compõem o governo da Grande Coalizão. Por exemplo, a CSU Social Cristã, partido irmão de Merz na Baviera, desconhecia a decisão do chanceler e não gostou dela. 

Enquanto isso, os sociais-democratas do SPD, parceiros minoritários da coalizão, aplaudiram a medida após semanas pedindo medidas contra Netanyahu. No entanto, gostariam de ver o chanceler tomar medidas adicionais e se abrir para suspender o veto ao congelamento parcial ou total do Acordo de Associação entre a União Europeia e Israel, algo que Merz esclareceu que não faria após anunciar a suspensão dos envios de equipamentos militares. Uma das tensões mais evidentes entre a CDU e o SPD surgiu em julho, quando Merz se recusou a assinar uma carta de quase trinta países ocidentais denunciando a morte de civis e pedindo o fim da guerra.

Embora Merz pareça manter sua posição e sua proteção a Israel dentro da UE quase inalteradas, o fato é que a guerra em Gaza e a ofensiva para ocupar toda a Cidade de Gaza estão testando o relacionamento histórico de Berlim com Tel Aviv e a chamada "razão de estado" da Alemanha com o estado judeu.

¨      A lição do século XX perdida em Gaza. Por Giovanni De Luna

Em Gaza, desenrola-se um horror que nos chega diretamente do coração de trevas do século XX. Aquele foi o "século da violência" e de uma violência "excessiva": duas guerras mundiais, a bomba atômica, o Holocausto, o gulag de Stalin e muito mais. Milhões morreram, homens e mulheres, civis — especialmente — e militares, vítimas e carrascos, numa estatística insana. Entre 1900 e 1993, foram registradas 54 guerras; um cálculo analítico dos mortos chega a um total de 100 milhões, divididos em sete categorias: campos de concentração ou de trabalho forçado (10 milhões); limpezas étnicas (10 milhões); conflitos internacionais (50 milhões); guerras civis (10 milhões); vítimas civis da guerra (7-8 milhões); violências interétnicas (1.500.000); terrorismo (200 mil). Para além dos números, o que hoje impressiona é precisamente a natureza excessiva dessa violência, a sua gratuidade sem sentido em comparação com os objetivos que pretendia atingir, desprovida como era de qualquer utilidade instrumental e, na verdade, retorcendo-se no final justamente contra aqueles que tinham propiciado sua utilização.

Basta ver o Holocausto; os seis milhões de judeus massacrados pelos nazistas absorveram recursos humanos e materiais que teriam sido úteis para sustentar o esforço bélico da Alemanha. Mas Hitler não quis ouvir razões; obcecado pela perseguição aos judeus, justamente nos escaldantes dias de junho de 1944, aqueles do desembarque na Normandia e da abertura da segunda frente que tanto temia, desviou os comboios ferroviários, que poderiam ter levado novas tropas para o norte da França para combater o desembarque, para os campos de concentração que povoavam o seu universo concentracionário, garantindo assim a continuação da deportação e do extermínio, mas perdendo a guerra.

Sabemos como terminou: Hitler cometeu suicídio, seus líderes foram julgados em Nuremberg, condenados e executados, e a Alemanha teve que sofrer os lutos e as destruições que infligiu aos povos que havia subjugado, desmembrada, ocupada, despencando no "ano zero" de sua história. E quanto à bomba atômica? De 1945 a 1996, 130 mil ogivas nucleares foram construídas, o equivalente a um poder explosivo de 25-30 mil megatons. Lembrem-se de que todo o poder explosivo usado em todas as guerras da história, do Neolítico a Nagasaki, mal chegava a 10 megatons. Além disso, em 1961, a URSS detonou a "Bomba Tsar", o dispositivo nuclear mais poderoso já testado, com uma capacidade destrutiva equivalente a 1.570 bombas de Hiroshima e Nagasaki. Era a Guerra Fria, e a URSS e os EUA, as duas superpotências que então dividiam entre si os destinos do mundo, haviam armazenado em seus arsenais um número de bombas nucleares suficientes para destruir o mundo não uma, mas várias vezes! Era a lógica dos "excessos", e a dissuasão recorria a esses números bizarros que hoje se mostram em toda a sua incongruência.

Agora, em Gaza, a violência atuada por Israel é justamente uma violência excessiva, redundante, que ultrapassou em muito os limites da retaliação e da racionalidade. Há uma evidente desproporção entre os objetivos militares que o Estado judeu havia se prefixado e os resultados de suas operações no campo. O objetivo era atingir o Hamas, apagando sua presença de Gaza de uma vez por todas, garantindo assim sua segurança. Na realidade, porém, o Hamas não foi destruído, enquanto dezenas de milhares de civis palestinos foram massacrados pelo exército israelense.

Ninguém mais se lembra dos reféns mantidos pelos palestinos; o horror de 7 de outubro foi apagado pelos horrores que vimos perpetrar na Faixa faminta e destruída. Era para ser uma operação militar que teria garantido a Israel uma paz duradoura e estabilizado o Oriente Médio, mas, em vez disso, multiplicou as frentes de guerra (Líbano, Síria e até Irã), tornando ainda mais caótica a situação geopolítica em toda a região.

As escolhas de Israel, portanto, parecem ser as mesmas que levaram aos excessos novecentistas. Uma lógica que — se a história nos ensina alguma coisa — prenuncia sua aniquilação. E então serão dores para todos nós ocidentais.

No final do século XX, Francis Fukuyama teorizou o "fim da história". Após o desaparecimento da URSS, o poder dos Estados Unidos não temia confrontos, e a ausência de possíveis rivais parecia a óbvia premissa de uma paz perpétua. Assim se afirmou a ideia de que a democracia de mercado, encarnada pelos Estados Unidos, seria o ápice da evolução dos sistemas sociais, e justamente sua afirmação foi interpretada como um sinal de que realmente "a história havia acabado". Desafiando seu sucesso midiático e a atenção acadêmica, surgiu a tese do "choque de civilizações" de Samuel Huntington, que previa uma forte intensificação dos conflitos entre os novos atores da história e os velhos protagonistas ocidentais, em um choque enraizado não tanto nas razões da geopolítica, mas diretamente naquelas das "identidades", culturais e religiosas. Tratava-se de uma posição fortemente contraposta ao otimismo de Fukuyama.

Hoje, à luz da sequência mortal dos eventos desencadeados pelo 11 de setembro de 2001 e culminada nos massacres em Gaza, Israel parece determinado a confirmar a profecia de Huntington e o seu pessimismo.

 

Fonte: Por Francesca Cicardi, no El Diário/La Stampa

 

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