Millenial,
Z, Beta e mais: saiba qual é sua geração e entenda as características de cada
uma
Os bebês que nasceram a partir do dia 1º de janeiro de 2025 fazem
parte de uma nova geração: a Beta.
Segundo especialistas, esse grupo será formado por pessoas que nasceram entre
os anos de 2025 a 2039.
A geração Beta substitui a Alpha, que é
composta por todos que nasceram entre 2010 e 2024.
Basicamente, cada uma das gerações possui
comportamentos e valores próprios. Nos últimos anos, cada novo grupo veio ao
mundo em um ambiente mais conectado e digital que o anterior. Esse fator,
inclusive, tem um impacto muito significativo na definição de cada geração.
No caso da Beta, por exemplo, a geração terá uma
vivência maior com a Inteligência Artificial, enquanto a geração Z tem um
perfil de interação mais voltado às redes sociais.
<><> Confira abaixo as características de cada geração e
identifique a qual grupo você pertence.
➡️ BABY BOOMERS -
1947-1963
·
Contexto histórico: Pós-Segunda Guerra
·
Características: Buscam por
estabilidade no trabalho e na vida pessoal. Se sentem desafiados pelas mudanças
constantes na tecnologia.
·
Tecnologia: Adotaram tecnologia
mais tarde e tendem a se informar por veículos mais tradicionais, como a TV.
➡️ GERAÇÃO X -
1964-1983
·
Contexto histórico: Guerra Fria e
consolidação da Era Digital
·
Características: Procuram por
independência e mais equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, sendo mais
apegados à profissão do que ao emprego em si. Se adaptam bem às mudanças e
aceitam o empreendedorismo como carreira.
·
Tecnologia: Vivenciaram os
primeiros videogames, tocadores de músicas e computadores pessoais
➡️ MILLENNIALS -
1984-1994
·
Contexto histórico: Expansão da
internet e globalização
·
Características: Início da
familiarização com a tecnologia e busca por experiências que ofereçam
significados pessoais. Valorizam flexibilidade, curiosidade e inovação no trabalho.
Também gostam de empreendedorismo. Focam no alinhamento de valores pessoais e
profissionais como um propósito.
·
Tecnologia: Nasceram em um
ambiente com mais aparelhos eletrônicos e recursos, como computadores,
celulares e popularização da TV a cabo.
➡️ GERAÇÃO Z -
1995-2009
·
Contexto histórico: Aumento da tecnologia e uso de redes sociais
·
Características: Nativos digitais
que cresceram com acesso à internet e mídias digitais. Usa as redes sociais
para se expressar sobre assuntos como política e cultura. Defende trabalhos
flexíveis e híbridos e nem sempre busca por estabilidade em um único emprego.
Prefere trabalhar por projetos, de acordo com seus valores. Também levanta
bandeiras sobre saúde mental, diversidade e autenticidade.
·
Tecnologia: Viram a popularização
dos celulares e do acesso à internet. Vivenciaram o início da transição para o
uso de smartphones.
➡️ GERAÇÃO ALPHA -
2010-2024
·
Contexto histórico: Uso de
equipamentos inteligentes e pandemia
·
Características: Superconectados,
com foco em tecnologia. Ainda não chegaram ao mercado de trabalho, mas já
tiveram a experiência de atividades de forma remota por causa da pandemia. É
uma geração extremamente antenada, que possui mais familiaridade com
assistentes virtuais para tarefas do dia a dia. Têm maior capacidade para lidar
com um fluxo grande de informações.
·
Tecnologia: Cresceram em um
ambiente com o uso de equipamentos inteligentes, como celulares, relógios e
assistentes pessoais.
➡️ GERAÇÃO BETA -
2025-2039
·
Contexto histórico: Pós-pandemia,
desafios climáticos e conflitos globais
·
Características: Será a primeira
geração a nascer depois da pandemia de Covid-19. Crescerá em um ambiente onde a
inteligência artificial ganha mais espaço, ao mesmo tempo em que o mundo
enfrenta desafios na questão climática. Devem viver a virada para o século 22.
·
Tecnologia: Nasceram em um
mundo de expansão da Inteligência Artificial e devem acompanhar a evolução
dessa tecnologia para um nível muito avançado.
🤔 Mas quem define quando muda uma geração?
As gerações visam ajudar a entender quais são as
visões de mundo, maneiras de se portar, de se relacionar, e forma de
comunicação de cada um dos grupos.
As características são estudadas e catalogadas por
sociólogos, com vários objetivos. Um dos principais é identificar um tipo de
tendência de consumo. Essa divisão ajuda as marcas e as empresas a criarem
produtos e serviços que gerem interesse em cada uma das gerações.
👖 Por exemplo, as
calças jeans: na virada do milênio, o modelo skinny ganhou
força contra o que era usado nos anos 1990. A nova vestimenta tinha como
objetivo valorizar o corpo. Porém, alguns anos depois, o modelo "mom"
veio com força, visando dar mais conforto aos clientes.
Em resumo, as nomenclaturas de gerações servem para
as pessoas gastarem mais dinheiro ao criarem uma identidade.
Além disso, a definição desses grupos também podem
ajudar as empresas e definirem esquemas de trabalho que funcionem melhor, já
que cada geração tem um comportamento diferente.
Agora, quatro gerações estão dividindo espaço no
mercado – Baby boomer, X, Millennial e Z. E, logo menos, as empresas contarão
com a geração Alpha.
O gerente executivo de Tecnologia, Inovação e
Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Fabrício
Lopes, afirmou ao g1 Paraná que
as empresas precisam entender a mudança de contexto e reduzir a rejeição a
pessoas mais velhas.
“Quando você mistura no mesmo ambiente jovens
saindo da universidade, com 24, 23 anos, com pessoas com mais de 60, você cria
multi skills e isso gera inovação. Então, as empresas que estão conectadas no
futuro já estão misturando essas pessoas", completa.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário