sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Universidades públicas estaduais da Bahia ofertam cerca de oito mil vagas para o SISU 2026

As quatro universidades públicas estaduais da Bahia (UESC, UESB, UEFS e UNEB) ofertam, este ano, 7.930 vagas em diferentes cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Poderão concorrer candidatos que participaram de, pelo menos, uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2023 a 2025.

Segundo o assessor da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), José Bites de Carvalho, a iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado com a democratização do acesso ao Ensino Superior público e de qualidade. “A ação amplia as oportunidades para estudantes da rede pública, especialmente aqueles contemplados pelas políticas de ações afirmativas, fortalecendo a equidade no ingresso universitário. Além disso, contribui para a interiorização da Educação Superior e para o desenvolvimento regional”, afirmou.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) ofertará 2.167 vagas em 31 cursos, sendo 930 para ampla concorrência e 1.237 vagas para ações afirmativas. A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) disponibilizará 1.874 vagas em 35 cursos, das quais 868 vagas são destinadas à modalidade ampla concorrência e 1.006 vagas em ações afirmativas.

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) oferecerá 1.029 vagas, distribuídas entre 47 cursos. Deste total, 508 são destinadas à ampla concorrência e 521 às ações afirmativas. Já a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ofertará 2.860 vagas em 141 cursos, sendo 1.244 vagas para ampla concorrência e 1.616 vagas voltadas às ações afirmativas.

Para acessar o sistema, o candidato deve possuir uma conta no gov.br, que também é necessária para a participação no ENEM. No ato da inscrição, é necessário preencher informações pessoais, sociais e econômicas. É possível selecionar até duas opções de curso entre aquelas ofertadas pelas instituições participantes do SISU. Durante todo o período de inscrições, o candidato pode alterar suas escolhas quantas vezes desejar. Contudo, apenas a última inscrição registrada ao final do prazo será considerada.

<><> Sobre o SISU

Trata-se de uma ação do Governo Federal desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), que visa democratizar o acesso às Instituições Públicas de Educação Superior (IES) de todo o país. As notas do ENEM são usadas para classificar os inscritos no SISU, de acordo com as escolhas de cursos e o limite de vagas por curso e modalidade de concorrência.

•        SEC divulga lista final de projetos do Programa Da Bahia para o Mundo

A lista final de projetos de ciência, tecnologia e inovação realizados por estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito do Programa Da Bahia para o Mundo, foi divulgada, na sexta-feira (16), pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Os trabalhos selecionados estão aptos a receber financiamento para que sejam apresentados em eventos nacionais e internacionais, entre 16 de fevereiro e 15 de maio de 2026.

Confira a lista dos finalistas no link https://www.ba.gov.br/educacao/selecoes-e-concursos.

O Programa Da Bahia para o Mundo, através do Edital nº 23/2024, garante apoio com financiamento de passagens, diárias e inscrições, abrangendo estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Educação Profissional e das demais modalidades ofertadas pela rede estadual. O edital estabelece, ainda, um cronograma organizado não só para as inscrições e seleções, como também para os resultados, promovendo, assim, um novo ciclo de incentivo à produção sociocientífica, decorrente de projetos estruturantes, de iniciação científica e de tecnologia protagonizados pelos estudantes da rede estadual e seus professores.

O apoio da Secretaria da Educação busca estimular a criatividade, valorizar a pesquisa e fortalecer o protagonismo dos estudantes, que passam a ocupar espaços nacionais e internacionais de produção de conhecimento. "A iniciativa é mais um incentivo da SEC ao protagonimo estudantil. Nossos estudantes estão ganhando o mundo e mostrando todo o potencial da educação pública", afirmou a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Helaine Souza.

Em setembro último, 20 estudantes de seis colégios estaduais apresentaram projetos de pesquisa e iniciação científica no Encontro Sudamericano de Ciencias y Tecnologías, no Paraguai. Já as equipes das unidades estaduais de Santa Bárbara, Catu e Serrinha participaram, também em setembro passado, da Feira Internacional de Ciencias, Tecnología e Innovación (FICTIMC), na Colômbia. As pesquisas apresentadas abordaram temas inovadores nas áreas de Ciências da Natureza, Saúde, Gestão e Negócios, Engenharia e Meio Ambiente.

 

Fonte: Ascom-SEC

 

Nenhum comentário: