Roblox desafia fronteira entre game e
trabalho infantil e vira alvo de investigação
JUCA*, DE 12 ANOS,
começou a se interessar por programação de jogos quando “soube que uma pessoa
poderia ficar rica”. Lucas, 16, sempre gostou de videogame, mas resolveu
estudar o assunto ao perceber que poderia “trazer essa paixão para um lado onde
poderia ser recompensado”.
Após criar códigos de
programação por diversão, José, de 13, descobriu que seria possível “conseguir
um pouco de lucro”. Com a mesma idade, Guto é remunerado para fazer animações
há apenas um ano, mas já traça planos: “eu guardo esse dinheiro para pagar um
curso no futuro”.
Encontrados pela
Repórter Brasil em fóruns de internet, os quatro adolescentes têm em comum
sonhos aparentemente inofensivos: aprimorar as habilidades de criação de games
e emplacar um jogo de sucesso na Roblox, plataforma febre entre crianças e
adolescentes do mundo inteiro.
A fronteira não
delimitada entre diversão e trabalho, no entanto, vem despertando a preocupação
de pais, especialistas e autoridades. “Essa visão de que o trabalho infantil
precisa ser algo sofrido não necessariamente corresponde à realidade”, alerta a
procuradora Luísa Carvalho Rodrigues, da Coordenadoria Nacional de Combate à
Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), uma
comissão especial do Ministério Público do Trabalho (MPT).
“Não é porque é algo
divertido que vai deixar de ser trabalho, caso estejam presentes os requisitos
para que se configure uma relação de trabalho”, complementa a procuradora,
referindo-se a plataformas digitais de forma geral.
No caso da Roblox,
crianças e adolescentes passam horas do dia programando jogos que geram
rendimentos para a empresa – mas pouco, ou mesmo nada, para eles. Hoje, 58% do
público da plataforma têm até 16 anos, segundo dados da própria companhia.
Por isso, a badalada
corporação, avaliada em US$ 26 bilhões (R$ 147 bilhões), entrou na mira do MPT
em São Paulo. O órgão abriu um inquérito civil para investigar denúncias de
trabalho infantil na Roblox. Uma audiência na sede do MPT, prevista para a próxima
quinta-feira (17), deve ouvir representantes da plataforma no Brasil.
Essa não é a única
polêmica que ronda a Roblox. Nesta semana, a companhia foi acusada de mentir a
investidores e reguladores por inflar o número de usuários e as horas de
engajamento, o que levou à queda de suas ações. A denúncia da Hindenburg
Research, uma gestora de investimentos, classifica a plataforma como “um
cenário infernal de pedófilos, expondo as crianças a aliciamento, pornografia,
conteúdo violento e discurso extremamente abusivo”.
Procurado pela
Repórter Brasil, o advogado que representa a Roblox no Brasil afirmou que “a
empresa optou por não comentar”.
• Monetização das experiências
Quem entra na Roblox
se depara com uma oferta extremamente diversa de “experiências”, como são
chamados os jogos virtuais: andar de skate, adotar um pet, batalhar com o
Exército Brasileiro ou buscar o vestido ideal em uma competição de looks. Os
usuários também podem conferir os últimos lançamentos da Adidas e da Hyundai,
ou assistir a um show do cantor Elton John, numa espécie de metaverso.
Na Roblox, é possível
assistir a um show do cantor Elton John, numa espécie de metaverso (Reprodução:
Youtube)
Avatares com aparência
de bonequinhos de lego e cenários com aspecto de blocos de brinquedo são
atrativos para o público de pouca idade. Mas os grandes diferenciais são as
ferramentas disponibilizadas pela plataforma para a programação de jogos e a
possibilidade de retorno financeiro. Ou seja, o usuário pode não apenas jogar,
mas também criar – e até ser pago por isso.
A Roblox não só
incentiva a monetização das experiências, como lista estratégias para que isso
aconteça. Criar produtos especiais, como uma espada poderosa ou um tênis
voador, é uma delas. Outra tática é cobrar dos jogadores para liberar o acesso
a ambientes restritos nos jogos.
Tudo isso pode ser
pago em Robux, uma moeda virtual criada pela plataforma. “Mais de 5 milhões de
desenvolvedores e criadores ganharam Robux”, diz um relatório oficial da
empresa sobre as operações de 2023.
O Robux até pode ser
trocado por dinheiro de verdade, mas isso é para poucos. Apesar de alegar ter
80 milhões de usuários, somente 16,5 mil foram remunerados até o momento,
segundo a empresa. É sobre essa expectativa de pagamento para crianças que
recaem as suspeitas do MPT.
“Crianças e
adolescentes, na esperança de obtenção de lucros com a aquisição da moeda
virtual do jogo e sua posterior conversão em dinheiro real, desempenham a
atividade de desenvolvimento de novos jogos no âmbito da plataforma da
empresa”, diz um parecer da Coordinfância, do MPT, a que a Repórter Brasil teve
acesso com exclusividade.
Concretizada a venda
de games e produtos criados a outros jogadores, uma parte dos ganhos fica com a
plataforma e outra vai para a mão dos desenvolvedores. “É com base em tais
transações que a investigada [Roblox] obtém parte dos seus lucros”, reitera o parecer
da Coordinfância.
O documento ressalta
ainda que, de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, o trabalho infantil
“não se restringe à típica relação de emprego” e pode ser estendido à prestação
de “quaisquer serviços, ainda que não remunerados”.
• Denúncias de pedofilia, vício em jogos e
apologia ao crime
Em 2021, a Roblox
abriu seu capital na bolsa americana, avaliada inicialmente em US$ 38 bilhões,
quase o PIB do Paraguai. A popularidade da empresa explodiu durante a pandemia
de Covid-19: de 32,6 milhões de usuários em 2020, a corporação saltou para 79,5
milhões em 2024.
Apesar do inegável
sucesso, a Roblox vem sendo alvo de diferentes denúncias mundo afora. A empresa
já foi criticada por agir de forma negligente em casos pedofilia e incentivar
vício em jogos, incluindo os de azar. No Brasil, há até acusações de apologia
ao crime organizado, com jogos simulando compras de armas da facção criminosa
PCC.
Sobre a empresa pesam
também acusações no Reino Unido sobre a exploração do trabalho de crianças e
adolescentes, tal como a investigação em curso no MPT-SP.
Em manifestação
enviada ao órgão em julho do ano passado, a Roblox negou a existência de
relação de trabalho com os usuários. A nota afirmava que seu sistema “nada mais
é do que uma plataforma de jogos que permite que os usuários joguem uma grande
variedade de jogos, criem seus jogos e itens de personalização do avatar e
conversem com outras pessoas online”.
A manifestação enviada
ao MPT paulista destoa do posicionamento de Stefano Corazza, um dos principais
executivos da Roblox. Em entrevista concedida em março deste ano, ele afirmou
que a plataforma é um “presente” para os jovens desenvolvedores.
“Você pode dizer: ‘ok,
estamos explorando trabalho infantil’, certo? Ou pode dizer: estamos oferecendo
às pessoas em qualquer lugar do mundo a capacidade de conseguir um emprego e
até mesmo uma renda. Eu posso ter 15 anos e viver em uma favela na Indonésia, e
agora, com apenas um laptop, posso criar algo, ganhar dinheiro e sustentar
minha vida”, disse Corazza.
A argumentação do
executivo da Roblox não convence Ivan Mussa, professor do Departamento de
Mídias Digitais e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade
Federal da Paraíba (UFPB). Em sua opinião, a esmagadora maioria das crianças
não terá qualquer ganho financeiro.
“Para um criador de
uma favela da Indonésia ganhar, você precisa de um exército de outras pessoas,
em outras favelas de outros países, que estão com a mesma ilusão, que estão
produzindo jogos para Roblox, e que geram lucro [para a plataforma]”, rebate o professor.
“Tem um desequilíbrio de poder sobre quem faz e quem lucra”, conclui.
Um dos adolescentes
entrevistados pela reportagem, de 17 anos, é sincero ao responder se começou a
programar na Roblox por dinheiro ou por diversão: “metade, metade”, responde.
Ele admite que “o negócio de ganhar dinheiro na Roblox é meio complicado”, mas
se diz otimista. “Tudo é possível, vale a pena investir. Basicamente, se o jogo
ficar tudo certo, a Roblox ganha muito também”.
• Produção frequente pode ser indício de
‘profissionalização’
Guto, 13, passa de
duas a três horas programando na plataforma todos os dias, mas garante que isso
não afeta seus estudos. José, 13, estima gastar quatro horas por dia com a
criação de games de segunda a sexta, e “de 6 a 7 horas” aos sábados e domingos.
Já Leandro, 13, afirma fazer um regime de “6×3 [seis horas a cada dia, por três
dias], mas às vezes passa de 12 horas”, reconhece.
A maioria dos
desenvolvedores entrevistados pela Repórter Brasil mantém uma produção
frequente de conteúdo na Roblox. A habitualidade e o grande número de horas
dedicadas à plataforma é um indício de profissionalização da atividade, avalia
Adriana Sena Orsini, professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação da
Faculdade de Direito da Universidade
Federal de Minas Gerais (UFMG).
“Se tem uma
regularidade de produção, existe a possibilidade de ser considerado um trabalho
infantil”, afirma. Ainda que a Roblox negue qualquer implicação trabalhista,
Orsini afirma que a plataforma deve assumir responsabilidades: “É ela que
recebe o jogo, o dinheiro que é pago é dela. E a Roblox sedia o espaço onde
ocorre o desenvolvimento dos jogos”, complementa.
Sem se referir ao caso
específico da Roblox, a procuradora Ana Segatti, do MPT-SP, diz que é preciso
levar em conta a importância das atividades desempenhadas por crianças e
adolescentes em qualquer plataforma. “Se ela não existir sem esse serviço, como
é que você vai falar que não tem relação de trabalho?”, questiona.
A reportagem perguntou
aos desenvolvedores se eles consideram a criação de conteúdo na Roblox como um
trabalho. “Considero sim, já que paga, o bom é isso, eu faço o que eu gosto e
estou podendo ganhar com isso. O pessoal da sala começa a se interessar por
isso por volta dos 15 a 16 anos, pois estão perto de serem adultos e precisam
começar a ganhar dinheiro”, disse Lucas, em entrevista à Repórter Brasil pelo
aplicativo de mensagens Discord. “Pra mim é um trabalho, mas é um trabalho que
eu gosto, entendeu?”, conta Beto.
Apesar de a reportagem
ter encontrado em grupos de desenvolvedores no Discord pedidos de pagamentos em
PIX e até “gift cards” (cupons de troca em lojas virtuais), boa parte deles
recebe apenas em Robux, a moeda virtual do jogo.
A conversão para
dinheiro real é um desafio, segundo os adolescentes. O saque é permitido aos
usuários de ao menos 13 anos e com a quantia mínima de 30 mil Robux (o
equivalente a R$ 587, na cotação atual). Na maior parte das vezes, eles acabam
reinvestindo os ganhos nos próprios games.
“Estamos falando não
de uma empresa de jogos, mas de uma plataforma cujo modelo não é
particularmente inovador, mas a dimensão da monetização é”, atenta Thiago
Falcão, professor do Departamento de Mídias Digitais e do Programa de
Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. “É uma coisa
imensa e a gente acha que é só um joguinho que as crianças jogam”, finaliza.
*Os nomes dos
entrevistados foram alterados para preservar suas identidades
**Esta reportagem foi
realizada com apoio do Instituto Alana
• Como crianças e adolescentes usam o
Discord para achar trabalho na Roblox
“TENHO 13 ANOS e sou
animator, tenho experiência a quase 3 anos, sei fazer animação +/- smoothie
(limpa/clean), método de pagamento, dependendo do jogo pode ser de graça, caso
queira pagar acima de 100 robux já basta.”
Quem passa um tempo
fuçando nos fóruns de bate-papo do aplicativo Discord não enfrenta dificuldades
para encontrar crianças e adolescentes envolvidas em anúncios de trabalho na
Roblox – uma das mais importantes plataformas de games do mundo.
O Discord já esteve
associado à disseminação de conteúdos violentos e extremistas e à produção de
propaganda eleitoral irregular. Mas a Repórter Brasil mergulhou por semanas no
aplicativo e descobriu que, em suas comunidades, também é possível topar com crianças
e adolescentes oferecendo sua mão de obra, bem como achar desenvolvedores
contratando pessoas abaixo de 18 anos para a criação de jogos na Roblox. Uma
fronteira não delimitada entre diversão e trabalho.
A Roblox virou febre
mundial por oferecer um leque diverso de “experiências”, como são chamados os
jogos online. Quase 80 milhões de usuários acessam a plataforma diariamente
para andar de skate, adotar um pet ou buscar o vestido ideal para uma competição
de looks.
O grande diferencial é
a possibilidade de os jogadores criarem e monetizarem seus próprios games e
acessórios virtuais, como espadas poderosas e tênis voadores. O modelo de
negócios vem atraindo cada vez mais programadores, incluindo crianças e
adolescentes, motivo pelo qual a plataforma virou alvo de investigação do
Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo por suspeita de trabalho
infantil.
A Repórter Brasil
procurou a assessoria do Discord, mas não recebeu retorno até o fechamento
desta matéria. O texto será atualizado, caso um posicionamentos seja enviado.
Já o advogado que representa a Roblox no Brasil afirmou que “a empresa optou
por não comentar”.
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Sucesso na Roblox é uma ‘roleta russa’
Denúncias sobre
exploração de trabalho infantil na Roblox já vieram à tona em outros países.
Por aqui, o Discord se tornou o principal espaço de recrutamento de crianças e
adolescentes para uma nebulosa indústria de games.
No aplicativo de
mensagens, as comunidades são chamadas de “servidores”. Em um dos grupos
monitorados pela reportagem, com mais de 9.700 pessoas, é possível assistir a
aulas de programação que ensinam, por exemplo, como animar uma logomarca ou
criar uma peça de roupa para um avatar, bem como trocar experiências em fóruns
temáticos, inclusive por chats de voz. Os usuários interessados em demandar e
oferecer trabalho anunciam nas páginas “contratar” e “ser contratado”.
“Por enquanto eu só
converso pelo Discord. Anuncio meu trabalho para eles verem se sou apto para o
que precisam”, escreveu Lucas, de 16 anos, à Repórter Brasil, pelo chat do
aplicativo. Os nomes dos adolescentes ouvidos pela reportagem foram alterados
para preservar suas identidades.
Dentro de um servidor
do Discord, o sistema é bem organizado. Os jovens programadores seguem um
modelo preenchendo fichas com nome, especialidades, forma de pagamento e
portfólio. A partir daí, as interações acontecem.
“É mais no papo”,
explica Beto, sobre as contratações feitas pelo Discord. Aos 17 anos, ele já
coordena um time de desenvolvedores. “[A equipe] tem quase a mesma idade que
eu. Alguns tem um pouquinho menos, mas a maioria é mais de 13 anos”, ele diz.
“É só na base da confiança, acho que até dá para fazer um contrato real, porém,
não sei se muitos são a favor”, concorda Lucas.
O sistema de pagamento
é variado. Há quem receba por tarefa cumprida. Em alguns casos, crianças e
adolescentes chegam a ganhar um valor definido por mês. Em outros, elas só têm
a promessa de ver a cor do dinheiro se o jogo vier a dar lucro – a modalidade
desperta críticas, uma vez que não há garantias de que uma experiência tenha
sucesso na Roblox. “É uma roleta russa”, compara Lucas.
“Você vai depender
100% do algoritmo da plataforma para que ele [jogo] dê certo ou não”, diz outro
usuário, em um chat no Discord. Em seguida, outro perfil reforça: “estou
desenvolvendo um jogo com expectativa de lucro superior a R$200.000 por mês.
Mas isso somente se o jogo tiver sucesso, caso contrário, não receberei nada”.
A monetização é feita
principalmente por meio do Robux, uma moeda virtual da Roblox que até pode ser
convertida em dinheiro de verdade. Dá para jogar de graça, mas para ter acesso
a determinadas funcionalidades ou personalizar seu avatar é preciso aplicar um
mínimo de R$ 29,90 e comprar 400 Robux. Já para retirar dinheiro, é necessário
juntar 30 mil Robux para converter em 105 dólares (R$ 587, na cotação atual).
No catálogo da Roblox, uma espada, por exemplo, pode custar de 55 a milhares de
Robux.
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Calotes e pagamentos atrasados são motivos de queixa
Na própria plataforma
da Roblox também é possível encontrar postagens sobre “oportunidades” de
trabalho. Na página “Roblox Talent Hub ” (Central de Talentos da Roblox, numa
tradução livre), um desenvolvedor de 16 anos apresenta-se em inglês a possíveis
contratantes: “ainda que você não esteja satisfeito com o meu tempo de
experiência, espero que minhas criações o convençam do contrário”.
Há também anúncios de
desenvolvedores que buscam mão de obra para formar sua própria equipe. Em uma
postagem, também em inglês, o contratante exige que os interessados em
participar do desenvolvimento de um jogo tenham mais de 13 anos e uma conta no
Discord.
Na avaliação de
Adriana Sena Orsini, professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação da
Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fica claro
que os membros das comunidades no Discord, incluindo crianças e adolescentes, estão
à procura de trabalho.
“Elas não estão
procurando diversão”, avalia. A possibilidade de pagamentos mensais fortalece o
argumento. “Aquilo ali é uma relação de trabalho, sem muita discussão”, afirma.
A professora Arlete
dos Santos Petry, do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias
Educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), concorda.
“Não é uma troca, é compra, envolve dinheiro. Eu diria que é um trabalho sem
nenhuma garantia trabalhista”, resume.
A falta de garantias,
por sinal, é motivo de queixas. Pagamentos em atraso ou abaixo do inicialmente
combinado são reclamações recorrentes. Há denúncias até de calotes.
“Infelizmente está se tornando bem comum de acontecer”, lamenta Guto, que
costuma passar de duas a três horas programando na plataforma, todos os dias.
Ele já entregou um trabalho orçado em 900 Robux, mas só recebeu 100 porque “o
cliente falou que perdeu todos os Robux [no jogo]”. Léo também já teve
problemas: “o cliente só foi me pagar um mês depois”.
Em manifestação
enviada ao MPT em razão da investigação por trabalho infantil, a Roblox negou a
existência de relação de trabalho com os usuários. A nota afirmava que seu
sistema “nada mais é do que uma plataforma de jogos que permite que os usuários
joguem uma grande variedade de jogos, criem seus jogos e itens de
personalização do avatar e conversem com outras pessoas on-line”.
Apesar dos 80 milhões
de usuários por dia, a Roblox contabiliza apenas 16,5 mil criadores habilitados
para sacar recursos. Só no ano passado, a empresa diz que pagou US$ 741 milhões
aos desenvolvedores. Não há informações sobre o número de brasileiros beneficiados.
Mas, em entrevista ao canal Meio e Mensagem, Mark Bambury, diretor sênior da
equipe de parcerias com marcas, afirmou que o Brasil foi o quarto maior mercado
para desenvolvedores na Roblox em 2023. “Estamos incrivelmente animados com
essa comunidade”, comemorou.
A professora Adriana
Sena Orsini, da UFMG, ressalta que a plataforma de games precisa ter controle
sobre todas as etapas de produção, mesmo que o eventual recrutamento de
crianças e adolescentes aconteça por meio do Discord, aplicativo que ela
descreve como “terra de ninguém”.
“A Roblox tem que se
responsabilizar que não tenha trabalho infantil no meio da produção dos seus
jogos. Tem que parar de hipocrisia. Claro que tem brincadeira, mas tem
trabalho. Se detectado o trabalho, ela tem que tratar isso com a adequação
necessária”, finaliza.
Fonte: Repórter Brasil
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