segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Microagulhamento: o que é, para que serve e como é feito

O microagulhamento é um tratamento estético que utiliza micro-agulhas muito finas que estimulam a formação de novas fibras de colágeno, sendo indicado para remover cicatrizes de acne, amenizar estrias, eliminar rugas, diminuir a flacidez da pele e prevenir a queda de cabelo.

Esse tipo de tratamento, também conhecido como indução percutânea de colágeno por agulhas (IPCA), pode ser realizado com um aparelho manual chamado Dermaroller ou um aparelho automático chamado DermaPen, sendo indicado o uso de uma pomada anestésica antes de iniciar o procedimento, para reduzir o desconforto.

O uso do aparelho de microagulhamento é individual e pode ser feito em casa ou em uma clínica estética, pelo dermatologista ou por um profissional habilitado, sendo importante atentar-se à limpeza da pele e cuidados após o procedimento, para evitar irritações ou surgimento de novas cicatrizes.

•        Para que serve

O tratamento estético com microagulhamento pode ser indicado para:

•        Rejuvenescimento da pele;

•        Eliminar as cicatrizes causadas pela acne ou queimaduras;

•        Diminuir os poros dilatados do rosto;

•        Combater as rugas e flacidez da pele;

•        Diminuir linhas de expressão, especialmente aquelas em redor dos olhos;

•        Clarear manchas na pele ou melasma;

•        Hiperidrose.

O microagulhamento também pode ser indicado para ajudar no tratamento da alopecia, que é caracterizada pela rápida e repentina perda de cabelos do couro cabeludo ou de outra região do corpo. Veja como é feito o tratamento para alopecia.

•        Como funciona

O microagulhamento age estimulando a produção de colágeno e elastina pela pele, através da aplicação de aparelhos que contêm micro-agulhas que penetram uniformemente na derme, que é a camada de tecido que fica entre a superfície da pele e a camada de gordura.

Essas pequenas agulhas provocam uma lesão controlada na pele, favorecendo a sua remodelação e o espessamento da pele.

Além disso, o microagulhamento para alopecia ajuda a promover a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorar a circulação sanguínea local e a formação de novos vasos, liberar fatores de crescimento e aumentar a expressão de proteínas, que estimulam o crescimento do cabelo.

•        Como se preparar

O preparo para o microagulhamento, geralmente inicia 30 dias antes do procedimento, sendo indicado pelo médico a aplicação de cremes ou produtos específicos, contendo vitamina A ou C, para estimular a produção de colágeno pela pele.

Além disso, ao consultar o médico, deve-se informar se a pessoa possui algum tipo de alergia a medicamentos, pois é utilizada uma pomada anestésica na pele antes de iniciar o microagulhamento.

É importante também informar ao médico todos os remédios, suplementos ou vitaminas que se toma com frequência, de forma que seja verificado se irão aumentar o risco de sangramentos ou interferir na cicatrização da pele.

Marque uma consulta com o dermatologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para ter mais orientações sobre o preparo e como é feito o microagulhamento:

•        Como é feito

O microagulhamento é feito com aparelhos que contêm múltiplas agulhas muito pequenas e muito finas, passadas sobre a pele a ser tratada, pelo dermatologista, em clínicas especializadas. Para realizar o microagulhamento, o médico deve seguir alguns passos como:

1.       Limpar a pele a ser tratada com soluções antissépticas;

2.       Aplicar uma pomada anestésica local, como a lidocaína ou prilocaína (Emla), em toda a região a ser tratada;

3.       Aguardar de 15 a 45 minutos até que o anestésico local exerça seu efeito;

4.       Remover do anestésico da pele, com gaze estéril e soro fisiológico;

5.       Esticar ou alongar a pele com uma mão, e usar a outra para aplicar o aparelho de microagulhamento;

6.       Utilizar o aparelho de dermaroller na pele, passando o rolo em movimentos horizontais, verticais ou diagonais. No caso de usar a caneta automática DermaPen, o aparelho é deslizado sobre a pele, em uma direção perpendicular ao alongamento da pele.

Geralmente, o microagulhamento dura de 15 a 20 minutos, e após terminar o microagulhamento, o médico deve aplicar compressas de soro fisiológico na pele tratada.

•        O microagulhamento dói?

O microagulhamento pode causar dor ou desconforto durante o procedimento, por isso, são utilizadas pomadas anestésicas na região da pele a ser tratada.

Em alguns casos, quando o médico utiliza agulhas de comprimento maior para fazer o microagulhamento, pode ser necessário realizar o procedimento em ambiente hospitalar e uso de anestesia geral ou sedação, de forma a evitar dor ou desconforto.

•        Cuidados após o microagulhamento

É normal a pele ficar avermelhada e sensível após o microagulhamento, por isso é fundamental sempre manter a pele limpa e hidratada.

Nas primeiras 24 horas após o microagulhamento não é recomendado usar maquiagem ou protetor solar, pois o produto pode irritar a pele. O ideal é também não expor a área tratada ao sol e, apenas no segundo dia, iniciar a aplicação de protetor solar diário para não manchar a pele. Além disso, deve-se evitar a aplicação de produtos químicos por 30 dias após o procedimento.

•        Tipos de microagulhamento

O tipo de microagulhamento varia de acordo com o aparelho, sendo os principais:

•        Aparelho manual ou dermaroller: é um rolo, com agulhas finas, geralmente de 0,3 ou 0,5 mm; 

•        Caneta de microagulhamento ou DermaPen: é um aparelho que se assemelha a uma caneta, com microagulhas de 0,3 até 3 mm na ponta.

Além disso, também existe o microagulhamento robótico ou microagulhamento por radiofrequência fracionada, que é feito com o aparelho de microagulhamento acoplado em um aparelho de radiofrequência, o que permite potencializar o efeito do tratamento. Entenda o que é a radiofrequência.

•        Como usar o dermaroller em casa

Os passos para usar o dermaroller em casa são:

1.       Lavar a pele com água fria e sabonete neutro;

2.       Aplicar uma boa camada de pomada anestésica, que contém lidocaína, por exemplo, e deixar agir por 30-40 minutos;

3.       Remover completamente o anestésico da pele com algodão e água fria ou soro fisiológico;

4.       Passar o rolo em toda face, 5 vezes no sentido horizontal, 5 vezes vertical e 5 vezes na diagonal, (15 - 20 vezes no total) sobre cada região. No rosto, pode-se começar pela testa, depois no queixo e por último, por ser mais sensível, passar nas bochechas e área próxima dos olhos;

5.       Depois de ter passado o roller em toda face, deve-se limpar o rosto novamente, com algodão e soro fisiológico;

6.       A seguir deve-se aplicar o produto mais adequado ao tipo de pele, como ácido hialurônico, por exemplo, e deixar agir até a sua completa absorção.

Para realizar o microagulhamento em casa deve-se usar aparelho de Dermaroller, que tem agulhas de 0,3 ou 0,5 mm. Este tipo de aparelho normalmente é utilizado no rosto, já que, no corpo são necessárias agulhas maiores, que só devem ser usadas por profissionais.

Veja no vídeo a seguir todos os cuidados que deve ter ao fazer o microagulhamento em casa:

•        Quando não fazer microagulhamento

O microagulhamento está contraindicado nas seguintes situações:

•        Acne muito ativa com espinhas e cravos presentes;

•        Infecção por herpes labial;

•        Uso remédios anticoagulantes como heparina ou aspirina;

•        Histórico de alergias a pomadas anestésicas locais;

•        Diabetes mellitus não controlada;

•        Tratamento com radioterapia ou quimioterapia;

•        Doenças autoimune, como lúpus ou artrite reumatoide;

•        Câncer de pele.

Nestas situações não é recomendado realizar este tipo de tratamento sem antes consultar o médico dermatologista.

 

•        Microagulhamento para estrias: como funciona e dúvidas comuns

O microagulhamento é um dos tratamentos indicados para eliminar estrias vermelhas ou brancas, pois, ao deslizar sobre a pele, as micro agulhas estimulam a formação de novas fibras de colágeno, dando mais firmeza e sustentação à pele.

A técnica pode ser feita por rollers, sendo o Dermaroller o mais comum, ou canetas elétricas (DermaPen) e sempre por um profissional especializado, que fará o acompanhamento após o procedimento e usará técnicas para evitar lesões e prejudicar a pele

Para atingir um resultado satisfatório e ter uma recuperação rápida, o microagulhamento para estrias deve ser realizado regularmente, com intervalos de um mês entre as aplicações e sempre com indicação do dermatologista. Para utilizar o dermaroller nas estrias, não se deve estar com a pele bronzeada, nem apresentar infecções locais.

<><> Como é feito o microagulhamento para estrias

O microagulhamento para estrias deve ser feito por um profissional, que deverá seguir os seguintes passos:

1.       Limpar a pele com algodão e soro fisiológico para eliminar toda a sujidade e diminuir o risco de infecções;

2.       Aplicar uma pomada anestésica, que contém Lidocaína, por exemplo, e deixar agir por 30-40 minutos;

3.       Remover completamente o anestésico da pele com algodão e água fria ou soro fisiológico;

4.       Deslizar o roller exatamente em cima das estrias, nos sentidos vertical, horizontal e diagonal;

5.       Limpar, novamente, com algodão e soro fisiológico, depois de passar o roller em toda a região a tratar;

6.       Aplicar um sérum, com Vitamina C, por exemplo, e deixar agir até a sua completa absorção.

Cada sessão de microagulhamento pode ser realizada com intervalos de 4 semanas e é fundamental seguir as orientações feitas pelo profissional, após o tratamento.

O aparelho usado nas sessões deve ser individual e o material utilizado deve ser estéril e apresentar autorização da Anvisa para o seu uso.

<><> Como funciona o microagulhamento

O microagulhamento é uma técnica que consiste em fazer microperfurações na pele com pequenas agulhas metálicas. Essas microperfurações fazem com que exista melhor irrigação sanguínea no local, levam à formação de novas células e estimulam a produção de novas fibras de colágeno, dando maior sustentação à pele.

Dessa forma, com o microagulhamento, a pele fica mais uniforme e as estrias vão se tornando menores e mais finas com a continuidade do tratamento, até que sejam completamente eliminadas. No entanto, em alguns casos pode ser preciso usar outros tratamentos estéticos para complementar o microagulhamento, como a radiofrequência e o laser, por exemplo.

Além de eliminar estrias, esta técnica também é indicada para combater as rugas e promover o rejuvenescimento da pele do rosto, clarear manchas, eliminar cicatrizes de acne, diminuir a queda de cabelo e amenizar linhas de expressão, especialmente aquelas em redor dos olhos.

<><> Dúvidas comuns sobre microagulhamento

Algumas dúvidas comuns sobre o microagulhamento para estrias são:

# O tratamento com dermaroller funciona?

O microagulhamento é um excelente tratamento para eliminar estrias, até mesmo as brancas e mais antigas, mesmo que sejam muito grandes, largas ou estejam em grande quantidade. O tratamento com as agulhas melhora 90% das estrias, sendo muito eficaz para reduzir seu comprimento e largura com poucas sessões.

# O tratamento com dermaroller dói?

Sim, as agulhas provocam uma lesão na pele que podem causar dor, por isso é necessário anestesiar a região antes de iniciar o tratamento. Depois da sessão, o local pode ficar dolorido, vermelho e um pouco inchado, mas esses sintomas tendem a melhorar em poucos dias.

# O microagulhamento pode ser feito em casa?

Não. Para que o tratamento com microagulhamento alcance as camadas certas da pele para eliminar as estrias, as agulhas devem ter um comprimento de no mínimo 2 mm. Já as agulhas indicadas para tratamento caseiro têm só até 0,5 mm, não sendo indicadas para tratar estrias. Assim o tratamento de microagulhamento para estrias deve ser feito numa clínica por profissionais qualificados.

 

Fonte: Tua Saúde

 

Nenhum comentário: