Maconha,
o ouro verde proscrito
Há uma
experiência pedagógica e incômoda que só a geografia das grandes metrópoles
brasileiras é capaz de ensinar. Quem cresce nas periferias urbanas aprende
desde cedo que a relação com a polícia e com o Estado é mediada pelo medo, pela
suspeita permanente e pelo enquadro. Cresci no extremo leste da cidade de São
Paulo. Sendo um homem branco, ainda assim jamais experimentei a sensação de
caminhar com poucas gramas de maconha no bolso sem o frio na espinha de uma
abordagem violenta. Para os meus vizinhos e amigos negros, essa mesma
quantidade não significava apenas o risco de uma humilhação na calçada:
significava, e ainda significa, a porta de entrada para o sistema carcerário.
Anos
mais tarde, ao me mudar para Higienópolis, um dos bairros mais nobres da
capital paulista, e ao circular pelo mercado financeiro e pela academia, a cena
que encontrei foi um contraste quase caricato. Nas calçadas arborizadas, nas
varandas e nas festas das elites, o consumo de maconha acontece ao ar livre, à
plena luz do dia, em um ambiente de absoluta naturalidade e segurança. Ninguém
corre, ninguém esconde, ninguém é preso.
Essa
vivência revela uma verdade incômoda que a sociologia e os dados da segurança
pública ratificam diariamente: as pessoas fumam maconha em todos os lugares, em
todas as classes sociais, em todas as profissões. A diferença não está no
hábito, mas no tratamento penal. No Brasil, mais da metade da população
carcerária cumpre pena por crimes relacionados ao tráfico de drogas, em sua
esmagadora maioria, jovens negros e periféricos. Historicamente, a ausência de
critérios objetivos na Lei de Drogas de 2006 deixou nas mãos de policiais e
juízes a decisão sobre quem é usuário e quem é traficante. E embora o Supremo
Tribunal Federal tenha finalmente fixado, em 2024, o parâmetro de 40 gramas (ou
seis plantas fêmeas) para presumir o uso pessoal, a realidade da ponta pouco
mudou: o lugar da abordagem, a presença de trocados no bolso, a palavra do
policial e, sobretudo, a cor da pele continuam sendo os verdadeiros julgadores
de quem vai para casa ou para a cela.
No
entanto, quando esse debate finalmente alcança a esfera pública e os veículos
de comunicação, ele costuma ser introduzido com um pudor quase infantil.
Pisa-se em ovos. A começar pela própria nomenclatura: abandona-se a palavra
“maconha”. de origem Bantu (ma’ka’nya), historicamente perseguida e associada
ao povo negro, para adotar o eufemismo técnico, gourmetizado e “asséptico” da
“cannabis”.
Essa
operação linguística não é ingênua. Trata-se de uma tentativa de moralizar o
debate, tornando-o “palatável” e “tragável” para uma classe média conservadora.
É por essa mesma razão que a discussão costuma ser encurralada exclusivamente
naquilo que se convencionou chamar de “uso medicinal”. Mas há aqui uma confusão
deliberada de conceitos que precisa ser desfeita.
Existe
uma diferença substancial entre tratar a maconha como medicamento e como
remédio. O medicamento é o produto isolado, ultraprocessado, encapsulado e
patenteado pela indústria farmacêutica internacional, que exige protocolos
burocráticos rigorosos e custosos. O remédio, por sua vez, é mais amplo: é a
planta em sua integridade, o extrato artesanal, o chá, a pomada ou a própria
flor. Da mesma forma, restringir o debate ao uso “medicinal” serve para
recortar apenas as patologias graves e crônicas (como epilepsia refratária ou
Parkinson), isolando a planta em um ambiente hospitalar. Quando falamos em uso
terapêutico, alargamos o leque para a saúde em seu sentido pleno, o combate à
insônia, ao estresse, à ansiedade diária, à falta de apetite e ao manejo da
dor.
E é
preciso dar um passo além, sem falsa modéstia ou pudor moral: a defesa da
legalização precisa abranger, sem rodeios, o uso social, recreativo e de lazer.
Não há nada de errado em consumir uma planta para relaxar, para alterar a
consciência ou, em bom português, para “dar barato”. Tentar justificar a
legalização da maconha escondendo o seu uso recreativo atrás apenas de seus
benefícios econômicos ou farmacêuticos é uma forma velada de covardia
intelectual. A flor deve ser defendida em sua integralidade: pelo seu potencial
industrial, por suas propriedades terapêuticas e pelo direito individual do
cidadão ao seu consumo recreativo sem a ameaça de uma arma na cabeça ou de uma
cela de presídio.
Um dos
dogmas mais persistentes do proibicionismo é a tese de que a maconha
funcionaria como uma “porta de entrada” para drogas mais pesadas. Trata-se de
uma construção narrativa destituída de respaldo científico, que ignora como os
contextos de vulnerabilidade e a própria ilegalidade, ao colocar o usuário em
contato direto com o mercado clandestino, é que atuam como vetores de risco.
Quando observada pela lente da saúde coletiva e da prática territorial, a
maconha revela uma vocação oposta: a de ferramenta de redução de danos.
Um
exemplo emblemático dessa dinâmica ocorreu na cidade de São Paulo entre 2014 e
2016, com o programa De Braços Abertos (DBA), implementado na região da Luz (a
chamada “Cracolândia”). Assente na diretriz de priorizar moradia, trabalho e
alimentação sem a exigência prévia de abstinência, o programa permitiu que
profissionais de saúde e agentes de campo acompanhassem o uso espontâneo e
empírico da maconha por parte das pessoas dependentes de crack e cocaína. O que
se observou na prática foi que o consumo da planta atuava reduzindo a fissura,
acalmando a ansiedade e aliviando a compulsão pelas substâncias mais
destrutivas, permitindo que diversos seres humanos retomassem a funcionalidade,
o sono e o apetite. A descontinuidade do programa por inflexões políticas
posteriores não apagou a lição científica e humana: a maconha pode ser uma
ponte para a vida, não para o abismo.
A
experiência internacional reforça a desconstrução dos “fantasmas” que costumam
assombrar o debate público, como o suposto surto generalizado de episódios
psicóticos, o aumento vertiginoso da violência ou a explosão imprevisível no
número de fumantes. Nos Estados Unidos que regulamentaram o uso adulto e no
Uruguai, os dados mostram um cenário substancialmente diferente. Em primeiro
lugar, o consumo de maconha em si não sofreu um salto descontrolado de novos
usuários, uma vez que as pessoas já consumiam a substância no mercado informal;
a diferença crucial foi a transição do mercado ilegal para um ambiente
regulado, com controle de qualidade, teor de canabinoides conhecido e
afastamento do crime organizado.
Em
segundo lugar, a regulamentação alterou a própria forma de consumo. Houve uma
migração expressiva do ato de fumar para o consumo por vias alternativas, como
extratos, óleos, bebidas e produtos alimentícios. Mais do que isso, pesquisas
epidemiológicas nas regiões regulamentadas nos Estados Unidos identificaram
desdobramentos sanitários e econômicos surpreendentes: a queda consistente na
prescrição e no consumo de opioides de síntese, além da diminuição nas vendas
de medicamentos para dor crônica, insônia e até episódios severos de asma. Essa
transição representou um alívio direto na saúde respiratória e um impacto
financeiro considerável sobre a indústria farmacêutica tradicional, cujo modelo
de negócios se alimenta da dependência de sintéticos patenteados.
A
maconha possui potencial para aliviar as contas e a demanda da rede pública.
Hoje, o SUS já fornece tratamentos com canabidiol para certas condições graves
em esferas estaduais e municipais, mas o faz de forma custosa e limitada. A
regulação da Anvisa (por meio da RDC 327/2019) autorizou a comercialização de
produtos em farmácias, mas não permitiu o cultivo nacional para fins
industriais ou de fabricação de insumos. O resultado desse gargalo normativo é
a dependência do mercado externo: o Brasil gasta dezenas de milhões de dólares
importando extratos e insumos farmacêuticos a preços extorsivos, chegando a
cotas orçamentárias absurdas, quando poderia produzir o insumo no próprio solo.
Para não cometer a injustiça de ignorar as frentes de resistência, é preciso
destacar que o acesso a medicamentos no Brasil só não é mais restrito graças à
atuação combativa das associações de pacientes. Enfrentando barreiras jurídicas
e morais, dezenas de entidades sem fins lucrativos obtiveram no Judiciário, via
Habeas Corpus coletivos e Ações Civis Públicas, o direito de cultivar a planta
e realizar a extração artesanal do óleo para atender milhares de famílias a
preços populares.
Contudo,
a saúde pública de um país de mais de 210 milhões de habitantes não pode
depender de liminares judiciais isoladas ou de importações dolarizadas. A
recusa do Estado em regulamentar o plantio nacional para abastecer o SUS e a
população é uma opção política que sangra os cofres públicos e penaliza as
famílias de menor renda. A maconha, antes de ser um produto farmacêutico
purificado para poucos, é um remédio ancestral de uso amplo. Negá-la é uma
decisão que custa vidas e recursos que poderiam estar financiando o próprio
desenvolvimento do país.
Se no
campo da saúde o proibicionismo cobra seu preço em vidas e orçamentos
sufocados, no terreno do desenvolvimento econômico a proibição da maconha impõe
ao Brasil um atraso produtivo deliberado. Para além das flores e das
substâncias psicoativas ou medicinais, existe uma dimensão gigantesca e
propositalmente retirada do debate: a indústria do cânhamo. Chamado em diversos
estudos de “ouro verde”, o cânhamo industrial é uma variedade da Cannabis
sativa com teores residuais de THC (geralmente abaixo de 0,3%), incapaz de
gerar efeitos psicotrópicos, mas com um potencial de transformação
bioindustrial praticamente inigualável na flora global.
As
aplicações do cânhamo cobrem uma cadeia de valor que vai do agronegócio à alta
tecnologia. Suas fibras longas e de altíssima resistência servem de base para a
indústria têxtil, celulose para papel de alta durabilidade, bioplásticos
biodegradáveis e até materiais de construção de alto desempenho térmico e
acústico, como o hempcrete (concreto de cânhamo). Suas sementes, por sua vez,
são reconhecidas pelo campo da nutrição como um superalimento: ricas em
proteínas de alta digestibilidade e com uma proporção perfeita de ácidos graxos
essenciais (ômega-3 e ômega-6) raramente encontrada fora de óleos de peixe de
águas profundas, o cânhamo surge como uma peça promissora inclusive para
políticas públicas de segurança alimentar.
Essa
multifuncionalidade não é uma descoberta recente, mas um conhecimento
resgatado. Na década de 1930, Henry Ford projetou um protótipo de automóvel
cuja carroceria era feita de um composto plástico derivado de fibras vegetais,
no qual o cânhamo desempenhava papel central, e projetado para rodar abastecido
por biocombustível de cânhamo. A iniciativa demonstrava como a planta poderia
ter sido a espinha dorsal de uma matriz industrial ecológica ainda na primeira
metade do século XX. No entanto, a aprovação de leis restritivas nos Estados
Unidos e as subsequentes Convenções Internacionais do Ópio e das Nações Unidas
equipararam todas as variedades da planta ao mesmo estigma criminal, soterrando
décadas de inovação e servindo aos interesses das indústrias petroquímica,
sintética e do algodão tradicional.
Enquanto
o Brasil permanece paralisado por tabus morais e entraves legislativos, as
maiores potências globais tratam o cânhamo como um ativo de segurança e
soberania nacional. A China, por exemplo, consolidou-se como líder na produção
global através de uma estratégia geopolítica rigorosa e espacialmente
planejada: enquanto a província de Yunnan foca na extração e purificação de
canabinoides para cosméticos e fármacos, a província de Shanxi especializou-se
no cultivo em larga escala focado em fibras e sementes. No Uruguai, o Estado
assumiu o controle e a coordenação de toda a cadeia, emitindo licenças
específicas de cultivo e industrialização. Nos Estados Unidos e no Canadá, a
maconha e seus derivados industriais já figuram entre as commodities agrícolas
primárias mais rentáveis do mercado. Estudos do Departamento de Agricultura dos
Estados Unidos (USDA) apontam que o mercado potencial de cannabis no Brasil
poderia movimentar bilhões de reais em poucos anos. O solo brasileiro e o nosso
clima favorável oferecem condições agronômicas invejáveis para o cultivo de
cânhamo em múltiplas safras anuais, com benefícios colaterais de regeneração do
solo e fito-remediação de áreas degradadas.
Apesar
de todas essas vantagens, a postura histórica do Estado brasileiro tem sido a
de repetir a clássica e perversa dinâmica centro-periferia: exportamos terras e
oportunidades enquanto importamos produtos manufaturados e insumos processados
a preços de dólar. Recusar a consolidação de uma cadeia produtiva interna do
cânhamo não é “combater o crime”; é renunciar à transição ecológica, fechar as
portas para milhares de empregos verdes e condenar o país à dependência
tecnológica externa.
Reconhecer
as virtudes medicinais, terapêuticas, industriais e recreativas da maconha é
apenas a metade do caminho. A questão decisiva, e onde reside o nó político do
debate brasileiro, é: quem irá plantar, beneficiar e lucrar com essa riqueza? A
legalização da maconha no Brasil não acontecerá em um vácuo social. Se for
conduzida sob a lógica dominante do capital financeiro e do agronegócio
exportador, a planta corre o risco real de ser convertida em uma “nova soja”:
uma monocultura concentrada em poucas mãos, dependente de veneno e voltada à
remessa de lucros para o exterior.
Essa
disputa territorial e econômica já está em curso. Nos últimos anos, temos
testemunhado o assédio do capital internacional sobre o potencial agrícola
brasileiro. Um exemplo emblemático foi a tentativa de fundos de investimento
canadenses de arrendar centenas de hectares no sertão de Pernambuco para a
produção de cannabis voltada à exportação. Trata-se da reedição da velha lógica
colonial: ceder nosso solo, nossa água e o trabalho da nossa gente para
abastecer corporações estrangeiras, que posteriormente nos vendem o produto
beneficiado e processado por preços extorsivos.
A
experiência internacional demonstra que a regulamentação sem corte de classe e
justiça restaurativa aprofunda as desigualdades. Em diversos estados nos EUA,
onde teve a legalização, os custos para a obtenção de licenças de cultivo e de
abertura de coffee shops ou dispensários ultrapassam a casa dos centenas de
milhares de dólares por ano. O resultado inevitável desse filtro financeiro é a
exclusão dos pequenos produtores e, ironicamente, a marginalização daqueles que
historicamente mais sofreram as dores da proibição. A maconha passa a ser
comercializada por elites brancas em boutiques luxuosas, enquanto a população
negra e periférica continua encarcerada pelo histórico de pequenos portes.
É
diante dessa contradição que surge o conceito de Legalização Popular. Não basta
mudar a lei; é preciso determinar o modelo produtivo. A partir de uma reflexão
crítica, trata-se de priorizar o valor de uso da terra e da planta, voltado à
saúde coletiva, à soberania alimentar, ao remédio acessível e à recuperação
ambiental, em oposição ao puro valor de troca, que reduz a agricultura à
especulação financeira e ao lucro de poucos latifundiários.
Nesse
cenário de disputa, a entrada dos movimentos sociais do campo, em especial do
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), representa uma virada
histórica e estratégica. Desde 2019, o MST vem aprofundando o debate sobre a
maconha através de seminários, formação política e parcerias pedagógicas. Esse
acúmulo culminou em marcos práticos fundamentais, como a criação da primeira
cooperativa dedicada à produção de cannabis medicinal no sertão nordestino,
articulada com associações de pacientes, a realização de seminários regionais e
a formação de centenas de educadores canábicos.
O MST
traz para o jogo do ecossistema da maconha uma experiência acumulada de décadas
em cooperativismo, agroecologia, distribuição e organização territorial. A
proposta de uma legalização popular fundamentada na reforma agrária e na
agricultura familiar oferece um contrapeso indispensável ao poder das grandes
corporações e do agronegócio tradicional. É este modelo que garante que a
produção do óleo do SUS, dos cosméticos, dos tecidos e dos superalimentos seja
feita de forma descentralizada, ecológica e acessível, gerando renda para o
pequeno agricultor, o assentado e o camponês.
Lutar
pelo direito de cultivar a maconha através da agricultura familiar não é apenas
defender uma cultura agrícola rentável: é uma afirmação de soberania popular e
nacional. É garantir que o acesso à saúde e ao bem-estar não fique refém de
monopólios corporativos ou de decisões de multinacionais, mas enraizado na
terra, nas mãos de quem trabalha e cuida do país.
Ao
percorrer as múltiplas dimensões que envolvem a maconha no Brasil, fica
evidente que o debate proibicionista não se sustenta sobre pilares científicos,
econômicos ou humanitários. A permanência da planta na ilegalidade ou sua
restrição a nichos elitizados e burocráticos é resultado direto de um projeto
de controle social e da manutenção de privilégios. O medo que se alimenta em
relação a uma flor e a suas aplicações é fruto da ignorância sistemática e da
difusão deliberada de informações falseadas que se enraizaram no imaginário
popular. E, contra a ignorância, o único remédio eficaz é a difusão do
conhecimento, da ciência e da verdade histórica.
A
maconha, evidentemente, não é uma panaceia mágica capaz de solucionar, por si
só, todas as contradições do subdesenvolvimento brasileiro, da crise sanitária
ou das mazelas do sistema prisional. No entanto, ela representa uma janela de
oportunidade geopolítica e bioeconômica raramente vista. Trata-se de uma
alternativa concreta e viável que oferece soluções integradas para a saúde
pública, a soberania alimentar, a transição ecológica da indústria, a geração
de trabalho no campo e a redução da violência urbana. Sequestrar essa
oportunidade por dogmas morais é um luxo que um país com as nossas urgências
sociais não pode continuar se permitindo.
O
Brasil encontra-se diante de uma encruzilhada histórica. Podemos continuar
assistindo passivamente à importação de insumos caros em dólares, ao
encarceramento em massa da juventude negra e periférica e ao avanço de
corporações estrangeiras sobre as nossas terras; ou podemos tomar as rédeas do
nosso próprio destino produtivo e social. Encarar a maconha sem eufemismos
moralizadores, assumindo o seu valor medicinal, industrial, terapêutico e o
direito inalienável ao seu consumo recreativo, é o primeiro passo para o
amadurecimento de uma democracia de fato.
Uma
política nacional soberana e popular para a maconha depende da integração entre
a saúde pública, o SUS, a pesquisa científica, a transição bioindustrial do
cânhamo e, fundamentalmente, a reforma agrária. Somente uma legalização
popular, enraizada na agricultura familiar, nas cooperativas e na justiça
restaurativa, será capaz de garantir que os frutos dessa flor sirvam para
emancipar o nosso povo, cuidar da saúde das nossas famílias e fortalecer a
economia do país. A luta se faz no cotidiano, na quebra dos tabus e na coragem
de nomear as coisas pelo que são. Chegou a hora de plantar a soberania para
colher o futuro.
Por
Iago Chaves, em Outras Palavras

Nenhum comentário:
Postar um comentário