Proposta
de cortes de Flávio Bolsonaro podem levar Brasil à recessão, afirmam Laura
Carvalho e J. E. Stiglitz
A
proposta de Flávio Bolsonaro de cortar gastos públicos em até 1,5% do Produto
Interno Bruto (PIB) pode levar o Brasil à recessão, ampliar a desigualdade e
comprometer a renda de trabalhadores e pequenos empreendedores.
A
avaliação é da economista Laura Carvalho, professora da Universidade de São
Paulo (USP), e do Nobel de Economia Joseph E. Stiglitz, em artigo publicado
pelo site Project Syndicate.
Em
linhas gerais, a estratégia fiscal defendida pelo candidato de extrema-direita
à Presidência pode provocar uma contração econômica suficientemente intensa
para reduzir a arrecadação tributária e dificultar o próprio ajuste das contas
públicas, sem enfrentar os fatores estruturais que mantêm os juros elevados e
pressionam a dívida brasileira.
Carvalho
e Stiglitz destacam que a equipe de Flávio Bolsonaro afirma que o Bolsa Família
seria preservado, mas ainda não especificou quais despesas seriam reduzidas.
Como o orçamento federal concentra gastos com Previdência, benefícios
vinculados ao salário mínimo, saúde e educação, os economistas avaliam que
cortes dessa magnitude dificilmente deixariam essas áreas intactas.
<><>
Cortes podem aprofundar desaceleração econômica
Com
base em estimativas convencionais de multiplicadores fiscais, os autores
calculam que uma redução de gastos sociais equivalente a 1,5% do PIB poderia
provocar uma perda de atividade econômica de 2,7% do PIB no primeiro ano e de
3,2% em dois anos.
Nesse
cenário, a redução das despesas públicas afetaria não apenas os beneficiários
de programas sociais e os aposentados, mas também trabalhadores informais,
vendedores ambulantes, motoristas de aplicativos e pequenos empresários. Esses
grupos dependem, em diferentes graus, da renda disponível da população para
sustentar suas atividades.
A queda
do consumo poderia desencadear um ciclo de retração: com menos vendas e menor
atividade econômica, a arrecadação cairia, pressionando o governo a realizar
novos cortes. Carvalho e Stiglitz afirmam que experiências sul-americanas
mostram que ajustes fiscais baseados na redução de gastos tendem a enfraquecer
a atividade econômica e ampliar a desigualdade.
Os
economistas também contestam a ideia de que o corte de despesas, por si só,
seria suficiente para solucionar o problema da dívida pública. Segundo o
artigo, cerca de 53% da dívida brasileira está vinculada à taxa básica de
juros, a Selic, e os juros elevados também estão atrelados às metas de
inflação, às características do mercado financeiro e à volatilidade cambial.
Como o
resultado primário — a diferença entre receitas e despesas públicas, excluídos
os juros da dívida — estaria próximo do equilíbrio, eles argumentam que a
redução dos gastos não garantiria uma queda expressiva do endividamento.
Mesmo
em uma hipótese de redução da Selic para 9%, considerada improvável pelos
economistas sob um eventual governo Flávio Bolsonaro, a dívida continuaria
crescendo, segundo suas simulações, mesmo com superávit primário anual
equivalente a 3% do PIB.
<><>
Reforma tributária e investimentos públicos
Carvalho
e Stiglitz também criticam a combinação entre cortes de despesas e redução de
impostos defendida por Flávio Bolsonaro. Para eles, diminuir a tributação sem
corrigir distorções do sistema pode enfraquecer as contas públicas e limitar o
crescimento de longo prazo, especialmente em um país marcado pela concentração
de renda.
Os
autores contrapõem essa proposta aos resultados econômicos que atribuem às
políticas adotadas pelo governo Lula. Segundo os dados apresentados no artigo,
o PIB cresceu 3,2% em 2023 e 3,4% em 2024, enquanto o desemprego chegou a 5,3%
em 2026. A pobreza e a extrema pobreza também alcançaram os menores níveis da
série mencionada pelos economistas.
Entre
as medidas destacadas estão a reformulação do Bolsa Família, que teria
contribuído para retirar 6,5 milhões de pessoas da pobreza e da extrema
pobreza; os aumentos reais do salário mínimo; e a reforma do Imposto de Renda,
com isenção para contribuintes de baixa e média renda e tributação mínima para
pessoas de rendimentos mais elevados.
Apesar
dos avanços citados, Carvalho e Stiglitz afirmam que o país ainda precisa
ampliar o espaço fiscal para financiar investimentos estratégicos. Entre as
alternativas, propõem rever benefícios tributários que favorecem principalmente
os 10% mais ricos, limitar emendas parlamentares e elevar a tributação efetiva
sobre os super-ricos.
Na
avaliação dos economistas, os recursos poderiam financiar transporte público,
habitação e infraestrutura de cuidados, reduzindo despesas cotidianas das
famílias e ampliando as condições para o desenvolvimento econômico.
O
artigo também chama atenção para a reação do mercado financeiro à vitória de
Flávio Bolsonaro no primeiro turno. O Ibovespa avançou 7,7% no primeiro pregão
após a votação e atingiu um recorde, segundo os autores. Eles ressaltam,
contudo, que a valorização das ações não significa necessariamente expansão da
economia e pode ser revertida em caso de recessão ou crise institucional.
Para
Carvalho e Stiglitz, o desafio brasileiro é conciliar responsabilidade fiscal,
crescimento econômico e redução das desigualdades. Os autores defendem que o
país preserve os avanços sociais e econômicos recentes, em vez de adotar uma
política de austeridade que, segundo suas projeções, pode reduzir a atividade
econômica sem solucionar o endividamento público.
• O suposto "milagre econômico
argentino" de Milei desmorona sob o peso dos números: "Ele não tirou
ninguém da pobreza"
Durante
sua visita à Espanha, Milei adotou uma nova linha retórica em seu discurso no
café da manhã do Fórum da Nova Economia, no Real Casino Gran Círculo. “Nos
últimos anos, a Espanha acolheu centenas de milhares de argentinos que
escaparam da miséria e da falta de oportunidades resultantes do sinistro
socialismo do século XXI, sua vertente argentina, o kirchnerismo, e que vocês
sofrem regularmente sob o regime do vergonhoso ditador Pedro Sánchez.” Além de
atacar o presidente Pedro Sánchez em plena campanha eleitoral, o libertário
vangloriou-se do suposto “milagre argentino”.
No
entanto, uma análise dos dados desses quase três anos de seu governo contradiz
sua narrativa. O líder de extrema-direita assumiu o cargo em 10 de dezembro de
2013. Ao final daquele ano, os dados sobre pobreza divulgados pelo Instituto
Nacional de Estatística e Censos (INDEC) indicavam que 41,7% dos argentinos
viviam em situação de pobreza. Na Argentina, a pobreza é medida pela renda
familiar, utilizando uma cesta básica de alimentos mais restritiva do que no
restante da América Latina.
Na reta
final do governo peronista de centro-esquerda de Alberto Fernández e Cristina
Fernández de Kirchner, a inflação ultrapassou os 10% ao mês, entre outros
motivos, porque a promessa de Milei de dolarizar a economia e "impactar o
Banco Central" desencadeou uma enorme desconfiança na moeda local, o peso.
Quando
Milei assumiu o governo, implementou uma desvalorização de 54%, uma das maiores
da história do país. Como resultado, a inflação subiu para 25% em dezembro de
2023 e para 20% em janeiro de 2024. A pobreza disparou para 57%. Milei atribui
esse aumento, de cerca de 15 pontos percentuais, ao peronismo.
Com a
inflação relativamente controlada, estabilizando-se em torno de 2% ao mês desde
2025, a pobreza começou a diminuir em relação ao seu pico. O Instituto Nacional
de Estatística e Censos (INDEC) estimou-a em 28,2% no segundo semestre de 2025
e em 32,3% no primeiro semestre de 2026. Mesmo o valor atual de 32,3% tem sido
alvo de análises por economistas e acadêmicos de universidades públicas e
privadas.
<><>
Dúvidas sobre os números
Hernán
Letcher, diretor do Centro de Economia Política Argentina (CEPA), questiona o
número oficial e declara ao elDiario.es que “no primeiro semestre deste ano, a
pobreza voltou a aumentar, com um fator agravante: se fosse medida por
trimestres, o segundo trimestre deste ano mostraria cerca de 34%. O governo
Milei cometeu abusos metodológicos no indicador INDEC; inclusive, deixou de
implementar uma série de modificações metodológicas acordadas com o FMI”.
Desde o
final de 2023, o instituto de estatística alterou algumas perguntas para melhor
refletir a renda familiar, o que significa que a assistência social, que antes
não era incluída nos cálculos para os setores mais pobres, agora é.
Especialistas apontam que a cesta básica de bens e serviços usada para medir a
pobreza está desatualizada e subestima o custo real de vida. A cesta é baseada
em uma pesquisa de consumo de 2004/2005, que não leva em conta mudanças
significativas nos padrões de gastos das famílias, como aumentos no custo de
eletricidade, água, internet e transporte.
🔍 Adicione o Instituto Humanitas
Unisinos – IHU às suas fontes favoritas do Google
Outra
anomalia lança dúvidas sobre os números apresentados por Milei: a renda dos
trabalhadores informais. Com o político de extrema-direita na Casa Rosada,
cerca de 370 mil empregos registrados foram perdidos, segundo o Sistema
Integrado de <><> Pensões da Argentina (SIPA).
Essa
queda nos empregos de melhor qualidade e com salários mais altos foi compensada
por um aumento no emprego informal, uma tendência que a extrema direita
argentina celebra como símbolo de dinamismo econômico. Desde que Milei assumiu
o cargo, o Instituto Nacional de Estatística e Censos (INDEC) registrou uma
perda de salários reais no setor formal do mercado de trabalho, chegando a 30%
entre servidores públicos federais e professores universitários.
Em
contrapartida, os trabalhadores que não gozam de qualquer proteção laboral —
entregadores, motoristas de aplicativos como o Uber, vendedores ambulantes,
catadores de lixo, trabalhadores autônomos em ofícios pouco qualificados —
supostamente aumentaram sua renda em 25% em termos reais, uma porcentagem que
levanta enormes dúvidas entre os analistas e contrasta com a queda no consumo
no comércio de massa e nos supermercados para níveis inferiores aos da
pandemia.
<><>
20 milhões de argentinos endividados
“Fazendo
dois ajustes, um na renda, associando-a ao salário mínimo como era o caso antes
de Milei assumir o cargo, e ajustando as cestas básicas de necessidades, nós da
CEPA calculamos que o nível de pobreza é semelhante ao do período anterior à
chegada de Milei, em 41%. Em outras palavras, ele não tirou ninguém da
pobreza.”
Além
disso, cerca de 20 milhões de argentinos, quase metade da população, estão
endividados. O dado mais alarmante é que aproximadamente 5,8 milhões de pessoas
com dívidas estão com mais de 90 dias de atraso e enfrentam taxas de juros
exorbitantes, principalmente devido a cartões bancários, carteiras eletrônicas
e empréstimos pessoais.
“Isso é
hilário. Você pode até ouvir nos noticiários argentinos que as pessoas estão
endividadas”, disse Milei sarcasticamente na Espanha, dias depois de
ridicularizar os argentinos que lutam para sobreviver. “A ideia de que as
pessoas não conseguem se sustentar é um monte de bobagens promovidas pelo
kirchnerismo. A frase soa bem, mas é um completo absurdo. Se eles realmente
ficarem sem dinheiro no dia 20, como vão sobreviver 10 dias sem comida ou
água?”, perguntou ele recentemente em outro fórum econômico, com o rosto
visivelmente perturbado.
<><>
Crescimento menor do que o esperado
“Se
formos reeleitos, os próximos quatro anos serão inesquecíveis para a Argentina.
Em apenas três anos, graças ao trabalho desta administração, ao nosso
compromisso com os ideais de liberdade e à vontade política que nos guia,
conseguimos colocar a Argentina na iminência de um novo Grande Renascimento”,
disse Milei durante sua visita a Madri.
Mas,
nas últimas semanas, diversos dados sobre a economia argentina vieram à tona,
pintando um quadro diferente, com uma deterioração da situação socioeconômica e
revisões para baixo das previsões do Fundo Monetário Internacional. Por um
lado, o PIB contraiu no segundo trimestre (-0,6%), algo que não acontecia desde
meados de 2014 e que analistas atribuem à recessão em setores como indústria e
comércio. Enquanto os setores primário e de exportação (como mineração, energia
e agricultura) mostram dinamismo, a indústria, o comércio e o consumo de massa
estão sofrendo quedas ano a ano, levando ao fechamento de empresas.
Nesse
contexto, o FMI revisou suas projeções para a Argentina neste mês, em seu
relatório Perspectivas da Economia Mundial. Após prever um crescimento de 3,5%
no PIB argentino para 2026 em abril e julho, reduziu essa projeção para 2,1%.
Também reduziu sua expectativa de crescimento para 2027 em meio ponto
percentual, fixando-a em 3,5%.
Fonte:
Jornal GGN/El Diário

Nenhum comentário:
Postar um comentário