O embargo
a Cuba é um rancor da Guerra Fria que os EUA não superaram
Na
Assembleia Geral das Nações Unidas em 30 de outubro, 187 países votaram por uma resolução não vinculativa para acabar com “o
embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da
América contra Cuba”. Esta resolução foi aprovada com apoio quase unânime todos
os anos (exceto 2020) desde a queda da União Soviética, o que privou Cuba de um
grande parceiro comercial e mergulhou a nação de dez milhões de habitantes em
uma depressão econômica conhecida como “Período Especial”. Abalada por
desastres naturais, crises migratórias, esforços de sabotagem e uma pandemia
global, a Revolução Cubana superou seus desafios, contando tanto com políticas
públicas quanto com soluções de mercado, além de apoio internacional.
A
resolução da ONU busca normalizar as relações comerciais EUA-Cuba, que estão
congeladas desde que o governo de John F. Kennedy impôs o embargo após a Crise
dos Mísseis de 1962. Em 1982, o governo Reagan rotulou Cuba como um
“Estado patrocinador do terrorismo” (SSOT), uma designação restabelecida pelos
governos Trump e Biden depois que Barack Obama a suspendeu brevemente em 2015.
Em seu livro recente, On
Cuba: Reflections on 70 Years of Revolution and Struggle [Sobre
Cuba: Reflexões nos 70 anos de Revolução e Luta], Noam Chomsky e Vijay Prashad
colocam em perspectiva a hostilidade dos EUA em relação à soberania cubana para
além da Doutrina Monroe de 1823, contrastando as histórias cubana e haitiana
para lançar luz sobre o antigo senso de direito dos Estados Unidos sobre as
ilhas próximas.
Em
uma entrevista recente com a Jacobin, Prashad expõe a história por
trás da inimizade de Washington em relação a Cuba, argumentando que os
formuladores de políticas dos EUA há muito percebem a independência cubana como
uma ameaça à sua visão de um Hemisfério Ocidental complacente. Prashad explica
como essa hostilidade reflete um padrão mais amplo de minar a autodeterminação
em toda a América Latina e como os Estados Unidos veem a soberania regional
como incompatível com seus próprios interesses estratégicos e econômicos.
LEIA
A ENTREISTA
·
Na introdução do
livro, Manolo De Los Santos escreve sobre o importante papel que os
intelectuais dos EUA — como Noam Chomsky e Malcolm X — e movimentos como o de
libertação negra desempenharam no apoio à Revolução Cubana desde o início, já
que o governo dos EUA demorou em reconhecer o governo revolucionário cubano.
Dado que o presidente cubano Miguel Díaz-Canel está agora buscando apoio para a
Palestina, você pode falar um pouco sobre como a solidariedade internacional
tem sido crucial para a sobrevivência da Revolução Cubana?
VIJAY
PRASHAD - Após o colapso da União
Soviética, Cuba entrou em uma crise séria chamada Período Especial. Houve uma
onda de solidariedade em todo o mundo. Na Índia, o movimento comunista assumiu
um papel ativo com os movimentos de agricultores para levantar 20.000 toneladas
de grãos que foram enviados de Calcutá para Havana. Fidel Castro fez um
discurso comovente, dizendo: “Este é o pão da Índia que comeremos”. Mais tarde,
a vitória de Hugo Chávez e o início do movimento bolivariano da Venezuela em
1998 se tornaram uma tábua de salvação para Cuba. No entanto, com ataques
intensificados à Venezuela nos últimos dez anos, Cuba entrou novamente em uma
crise séria, e os Estados Unidos intensificaram seu bloqueio.
Nos
últimos trinta anos — todos os anos, exceto durante a pandemia — todos os
países do mundo, com exceção dos EUA e seu aliado Israel, votaram contra o
embargo estadunidense ilegal contra Cuba. O embargo é ilegal, pela Carta da
ONU, porque os Estados Unidos não possuem a resolução do Conselho de Segurança
necessária para impô-lo. Os EUA podem escolher não negociar com Cuba, mas é
ilegal para os Estados Unidos usar sua influência sobre a economia mundial para
impor sanções de terceiros aos que queiram negociar com Cuba.
Sem
solidariedade internacional, Cuba terá dificuldade em se recuperar de sua crise
energética. Os Estados Unidos não permitirão embarques de máquinas que os
ajudariam a reconstruir usinas de eletricidade danificadas por furacões e
incêndios. Sem a ajuda do México, Barbados, Rússia e Venezuela, Cuba estará em
uma situação difícil. Para aqueles que dizem que o governo cubano é culpado, eu
digo, por que não acabar com o embargo e deixa-lo fracassar sozinho? Não é o
governo que está fracassando, mas o embargo que estrangula o país. Os EUA sabem
que o embargo está funcionando. É por isso que eles o mantém a pleno vapor.
“Nos
últimos trinta anos — todos os anos, exceto durante a pandemia — todos os
países do mundo, com exceção dos EUA e seu aliado, Israel, votaram contra o
embargo ilegal dos EUA a Cuba.”
·
No livro, você traça a
história das relações EUA-Cuba não apenas até a Independência Cubana e a
invasão dos EUA em 1898, mas até a fundação dos Estados Unidos e a Doutrina
Monroe. Como você responde àqueles que argumentam que retratar a política dos
EUA como “imperialista” é uma simplificação excessiva, especialmente ao
retratar Cuba como uma “colônia virtual”?
VP
- Em 1804, quando a Revolução Haitiana liderada por Toussaint L’Ouverture e
outros derrubou o sistema escravista, os franceses, britânicos e os EUA
tentaram esmagá-la. Por quê? Porque ela enviou uma mensagem poderosa aos quatro
cantos de que a escravidão era a antítese da civilização, e que a liberdade, a
fraternidade e a igualdade significam o fim da escravização das pessoas.
A
Revolução Haitiana gerou medos de contágio — uma preocupação de que seus ideais
se espalhariam para as plantações do sul dos EUA ou outras ilhas do Caribe —
então ela teve que ser estrangulada e restringida. Esse foi um aspecto da
mentalidade pós-1804. Quanto ao segundo aspecto, quando você lê River
of Dark Dreams [Rio de Sonhos Sombrios], de Walter Johnson, fica claro
que os intelectuais da escravidão dos EUA estavam interessados em criar uma economia política que corresse ao longo do Rio Mississippi e para o Caribe, o
que incluiria, é claro, Cuba, uma ilha
muito importante para a escravidão na época.
No
início dos anos 1800, altos funcionários dos EUA imaginavam que toda a economia
do Mississippi seria administrada por essas ilhas offshore que
forneceriam portos. Não sou um leitor atento de John Adams ou Thomas Jefferson,
mas quando apresentei o livro de Johnson em nossas conversas, Chomsky fez um
longo discurso sobre como os Estados Unidos, particularmente após a Revolução
Haitiana, começaram a ter a ideia de que Cuba cairia em seu colo. Oito décadas
depois, os EUA sequestram a Guerra da Independência Cubana de 1898 e assimilam
Cuba ao domínio dos EUA. A essa altura, a economia do “rio dos sonhos sombrios”
do Mississippi compreensivelmente desapareceu, então o projeto muda. Cuba
depois de 1898 se torna o “paraíso dos gangsters”, um lugar para turismo e
jogos de azar.
A
Revolução Cubana de 1959 marcou uma ruptura com as fantasias pós-1804 de
projetos dos EUA sobre Cuba se tornar parte dos Estados Unidos, levando a ilha
rumo à soberania — um movimento que os EUA acharam inaceitável. Esse senso de
direito sobre Cuba continua arraigado no nível superior do governo.
Duas
revoluções, uma estratégia imperial
·
Você descreve esse
senso de direito como decorrente da afirmação da Doutrina Monroe de domínio
hemisférico, que o Corolário Roosevelt leva
mais adiante com o que você chama de seu “princípio da máfia” — consolidando
não apenas o controle do governo dos EUA sobre o Hemisfério Ocidental, mas
também o controle corporativo sobre o próprio governo dos EUA. Isso soa como se
você estivesse descrevendo o capitalismo em sua forma atual; então você
rastreia tudo de volta a Teddy Roosevelt?
VP
- Para entender o Corolário de Roosevelt, você tem que voltar à crise
venezuelana de 1902 e 1903. Na época, o presidente da Venezuela era,
curiosamente, um homem chamado Castro — Cipriano Castro — que disse aos
credores europeus que o governo venezuelano não deveria ter que pagar dívidas
de guerras anteriores. Essencialmente, ele argumentou que essas eram “dívidas
odiosas” — para usar um termo anacronicamente — e que os credores haviam
emprestado a todos os tipos de entidades inescrupulosas, então por que o povo venezuelano
deveria arcar com os custos?
Em
resposta, a Grã-Bretanha, a Itália e a Alemanha bloquearam a Venezuela com suas
marinhas. Castro pensou que os Estados Unidos protegeriam a Venezuela dizendo
aos europeus para caírem fora. Mas, em vez disso, Roosevelt emitiu seu
Corolário, e estou feliz que você tenha notado seu aspecto mais fascinante.
A
Doutrina Monroe original de 1823 diz que os EUA têm o direito de intervir em
todo o hemisfério para protegê-lo da intervenção europeia. Na verdade, você
pode até lê-la como um documento relativamente progressista que declara que os
Estados Unidos protegerão o hemisfério ocidental do colonialismo europeu —
embora também tenha a arrogância de retratar os Estados Unidos como um “farol
da esperança” com direito ao hemisfério. Roosevelt, pensando como um
capitalista, leva isso para um rumo distinto da visão aristocrática e pastoral
de James Monroe. Seu Corolário diz que se você pegou dinheiro emprestado de
alguém — europeu ou não europeu — deve pagar seus credores, e se não o fizer,
os EUA intervirão.
Então,
em vez de proteger a Venezuela de seus credores europeus, os Estados Unidos
intervieram para proteger os direitos do capital financeiro. É por isso que
tantos golpes acontecem, porque os EUA sentem que têm o direito de intervir em
um país — o Chile, por exemplo, em 1973 — para proteger o capitalismo contra o
desenvolvimento socialista. Quando a Organização dos Estados Americanos (OEA) é
formada em 1948 em Bogotá, Colômbia, sua carta efetivamente incorpora o
Corolário de Roosevelt, estabelecendo uma aliança anticomunista. É por isso
que, quando uma revolução de esquerda ocorre em Cuba, a OEA toma uma posição
contra ela.
·
Estou feliz que você
tenha mencionado a OEA, que é utilizada no livro como um palco para contrastar
a história dos EUA-Cuba pós-1959 com a história dos EUA-Haiti após a
“contrarrevolução” de 1961, como você a chama. Como seu livro argumenta que o
tratamento diferenciado da OEA e dos Estados Unidos ao Haiti e a Cuba expõe o
bloqueio a Cuba como um movimento imperialista?
VP
- Durante nossas conversas para o livro, comparamos a Revolução Cubana com
outros movimentos históricos. CLR James a comparou à Revolução Haitiana de
1804, comparando Toussaint e Castro em um interessante posfácio para Os
Jacobinos Negros.
Achei
mais esclarecedor comparar Cuba com a “revolução” de François “Papa Doc”
Duvalier em 1957 no Haiti — uma tomada de poder pela direita que impôs o terror
com os esquadrões da morte Tonton Macoute executando pessoas.
Dois anos depois, há uma revolução em Cuba onde não há nada semelhante com o
esquadrão da morte do Haiti. Houve violência, mas essa violência não se tornou
um elemento permanente. No Haiti, a violência foi a ferramenta que manteve Papa
Doc, e mais tarde “Baby Doc” Duvalier, no poder, o que levou à sua queda. A
revolução de Cuba sobreviveu porque não se baseou na repressão e na violência
da mesma forma.
Se
a OEA tivesse princípios, ela teria condenado o regime de Papa Doc e pedido o
retorno das eleições no Haiti; poderia até ter sancionado Duvalier ou
encorajado os Estados Unidos a intervir. Nada disso aconteceu. Após a revolução
de 1959, os EUA tentaram matar Castro mais de seiscentas vezes, tentaram
invadir a ilha na Baía dos Porcos e outros lugares, e não permitiram que Cuba
entrasse na OEA devido ao seu governo comunista. Nem os Estados Unidos nem a
OEA estavam agindo por princípios — era pura geopolítica. O Haiti, como aliado,
recebeu um passe livre, enquanto Cuba foi tratada como adversária, embora Cuba
nunca tenha assumido uma posição antagonista em relação aos EUA.
Imperialismo
e soberania
·
O livro aponta a
hipocrisia de chamar Cuba de patrocinadora estatal do terrorismo enquanto os
Estados Unidos realizam atos explícitos de terror contra Cuba como parte do que
Chomsky chama de sua resposta “frenética” à revolução. Nos EUA, eventos como a
Baía dos Porcos, a Crise dos Mísseis Cubanos, a Operação Condor e a Operação
Mongoose são mitificados como “história da Guerra Fria”, mas no livro, você
explica que as ações de Cuba foram medidas defensivas contra a agressão dos
EUA. Você pode falar um pouco sobre isso?
VP
- Antes de discutir o rótulo de “patrocinador estatal do terrorismo” aplicado a
Cuba, vamos falar sobre o que os Estados Unidos estão fazendo hoje — enviando
bombas de 900 quilos para Israel, utilizadas para eliminar palestinos em Gaza.
Israel está conduzindo atos de terror, e os EUA os apoiam. Não acredite em mim
— Leon Panetta, ex-diretor da CIA, disse que o ataque de pagers que Israel
realizou no Líbano foi um ato de terror.
Há
muitos exemplos dos Estados Unidos apoiando, encorajando e, às vezes,
financiando atos de terror contra a Revolução Cubana, enquanto Cuba nunca
exerceu qualquer tentativa de cometer violência contra o governo americano.
“Na
década de 1980, os EUA apoiaram o apartheid na África do Sul, um regime
terrorista, mas foram os cubanos que realmente enviaram tropas e oficiais de
inteligência para Angola para ajudar as forças de libertação.”
Vale
a pena notar que a Revolução Cubana aconteceu em 1959, mas os Estados Unidos
não rotularam Cuba como um “Estado patrocinador do terrorismo” até 1982. O que
mudou? Sob Reagan, os EUA estavam travando guerras sujas na América Central,
canalizando dinheiro ilegal para a questão Irã-Contra, apesar das restrições do
Congresso, para conduzir massacres na Nicarágua, El Salvador e Guatemala.
Naquela época, o governo cubano estava treinando revolucionários de toda a
América Latina, mas Cuba não intervia com tropas ou fornecendo armas. As
condições em alguns países ficaram tão horríveis que, de fato, o governo
social-democrata venezuelano interveio para fornecer apoio aéreo a alguns dos
grupos guerrilheiros. No entanto, a Venezuela nunca foi rotulada como um Estado
patrocinador do terror.
Na
década de 1980, os Estados Unidos apoiaram o apartheid na África do Sul, um
regime terrorista, mas foram os cubanos que realmente enviaram tropas e
oficiais de inteligência para Angola para ajudar as forças de libertação. Com a
derrota da África do Sul na Batalha de Cuito Cuanavale em 1987, o Estado do
apartheid foi finalmente levado ao diálogo com o Congresso Nacional Africano.
Quando Nelson Mandela saiu da prisão, ele foi a Havana em sua primeira visita
ao exterior e agradeceu aos cubanos.
Enquanto
eu estava na Namíbia, pessoas na Southwest Africa People’s Organization me
disseram que os cubanos são as únicas pessoas que intervêm sem querer nada em
troca de sua intervenção. Eles intervêm por princípio, diferentemente dos EUA,
que intervieram na África do Sul por razões geopolíticas e — trazendo de volta
o Corolário de Roosevelt — para proteger os interesses do capital.
·
Na sua opinião, Cuba
representa não apenas um desafio ao domínio dos EUA da Doutrina Monroe sobre o
hemisfério, mas também um farol do socialismo. Por que é importante que vejamos
a Revolução Cubana como um modelo de resistência ao imperialismo e como uma
inspiração para governos que se movem em direção ao socialismo?
VP
- Para qualquer país em qualquer lugar do mundo, a primeira prioridade é
colocar os interesses de seu povo em primeiro lugar. Para fazer isso, você
precisa exercer soberania sobre seu território — reivindicando controle sobre
seus recursos e resistindo às forças externas que insistirão em possuir suas
minas, seus sistemas de energia e assim por diante. A propriedade privada,
mesmo através de fronteiras internacionais, é sacrossanta. Esse é o Corolário
de Roosevelt.
A
tendência de estabelecer soberania entra em choque direto com o imperialismo.
Veja a Guatemala sob Jacobo Árbenz — ele não era um socialista; era
simplesmente um liberal que queria uma vida digna para os guatemaltecos. Para
que os guatemaltecos mais pobres vivessem com dignidade, ele disse que teriam
que tomar algumas terras de corporações multinacionais — não todas, apenas as
terras não utilizadas — e dá-las a pequenos proprietários e fazendeiros. A
United Fruit Company, que possuía vastas quantidades de terra, não queria dar
terras em pousio para fazendeiros sem-terra. Para eles, isso abriu um mau
precedente, então pressionaram por um golpe, com autoridades como John e Allen
Dulles, que tinham ações na United Fruit, apoiando-o. Che Guevara testemunhou isso
e percebeu que qualquer tentativa de soberania nacional seria recebida com uma
reação imperialista.
Tudo
o que Cuba estava dizendo era: queremos controle sobre nossos próprios sistemas
elétricos e termos justos para comercializar nossa cana-de-açúcar, e queremos
construir uma sociedade digna. Mas essa visão entra em choque com as
corporações multinacionais e a ideia de propriedade. Imperialismo e soberania
não podem coexistir. Um tem que triunfar sobre o outro. Essa é a luta em Cuba.
Rompendo
o bloqueio
·
Cuba hoje está lidando
com muita coisa: furacões, crises de energia, migração em massa para os Estados
Unidos e, claro, o bloqueio vigente e as tentativas de derrubar a revolução,
uma política enraizada no Corolário de Roosevelt e executada pela OEA. Como
Cuba e outros países latino-americanos estão enfrentando pressões semelhantes
para combater esses desafios?
VP
- Dê uma olhada nos esforços de Andrés Manuel López Obrador (AMLO). Quando Cuba
foi excluída da Cúpula das Américas, AMLO ficou indignado e disse que o México
também não participaria. Desde então, ele vem liderando a luta contra o
isolamento de Cuba. Quando era presidente, AMLO foi ousado e tentou construir
fóruns internacionais pós-OEA que não estivessem enraizados na história
anticomunista. Por que a OEA deveria ter sede em DC? Por que Washington deveria
ter domínio sobre a agenda da OEA? Se você quer uma organização hemisférica,
por que Cuba não está incluída?
O
verdadeiro problema neste ciclo contínuo de crises que Cuba enfrenta é que
ninguém conseguiu confrontar diretamente os Estados Unidos — além dos votos da
ONU para tentar acabar com o bloqueio. Por que navios de certos países não
chegam até lá? Cuba alugou navios-usina turcos por um tempo. Não é como se os
navios fossem impedidos de entrar e sair de Cuba, mas, no final das contas, o
bloqueio tem que acabar. Se o bloqueio acabasse, Cuba poderia transformar sua
indústria farmacêutica, exportar medicamentos que salvam vidas e formar
parcerias internacionais para patentes conjuntas. No momento, os medicamentos
inovadores de Cuba não podem chegar ao mundo por causa do embargo.
O
povo de Cuba se mantém firme porque sabe que se a revolução fracassar, eles
retornarão às condições anteriores à Revolução Cubana em dezembro de 1958.
Ninguém quer ir isso. Eles podem avançar? Precisam de capital, precisam de
recursos e precisam obtê-los de algum lugar. Onde? Não sabemos. Talvez um dos
países dos BRICS ou possivelmente a Turquia, que, é preciso notar, até se
ofereceu para tirar os reféns israelenses feridos das mãos do Hamas.
Fonte:
Entrevista com Vijay Prashad – Tradução de Pedro Silva, para Jacobin
Brasil
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