O primeiro ano de uma política externa que resgatou a imagem e a
soberania do Brasil
A política externa praticada durante o governo Bolsonaro
prejudicou muito a imagem do Brasil no exterior e comprometeu o protagonismo
internacional do país e sua soberania.
Com efeito, ao longo daquele fatídico governo,
praticou-se uma política de intencional isolamento, com base na opção
ideológica pelo “antiglobalismo”, calcado numa luta irracional contra a suposta
ameaça do “marxismo cultural”, que estaria corroendo os autênticos fundamentos
e valores da civilização ocidental.
O próprio chanceler da época, Ernesto Araújo,
chegou a reivindicar, como positiva, a condição de pária para o Brasil.
Funcionou. Nos grandes encontros internacionais,
Bolsonaro era evitado como alguém que portava moléstia muito grave e
contagiosa. Um autêntico representante da barbárie.
Esse “isolamento reacionário” via no meio externo
“globalista” a fonte de conspirações que justificavam posturas negacionistas e
rupturas com a tradição diplomática brasileira, no pós-redemocratização.
Com fundamento em tal posição ideológica, o Brasil
de Bolsonaro colocou toda a ênfase de sua política externa numa aliança
subalterna com os EUA de Trump e de Steve Bannon, líderes da extrema-direita
mundial. Também se deu excessiva relevância ao relacionamento com o governo de
extrema-direita de Israel, em detrimento de nossas históricas posições
equilibradas, relativamente ao Oriente Médio e seus conflitos.
Embora os prejuízos tenham se espraiado por todas
as áreas das relações exteriores, os danos mais graves ocorreram nos temas
ambientais, direitos humanos, integração regional, saúde internacional e
projeção no Sul Global.
O resultado geral foi a quase que total ausência
Brasil do cenário global e uma imagem péssima para o país.
Com Lula, porém, o Brasil voltou.
E voltou com tudo.
Na área ambiental, por exemplo, uma das mais
atingidas pelo negacionismo bolsonarista, o Brasil reassumiu seus compromissos
internacionais com o combate ao efeito-estufa, estabeleceu a meta de atingir o
desmatamento zero até 2030, normalizou suas relações com os doadores do Fundo
Amazônia, lançou a proposta inovadora da “OPEP das Florestas Tropicais”,
decidiu hospedar a COP-30 em Belém e reduziu a área desmatada na Amazônia em
cerca de 60%. Tornou-se, de novo, exemplo positivo a ser emulado. Potência ambiental
em ascensão.
No campo dos direitos humanos, o Brasil de Lula
retomou suas posições históricas e reafirmou o próprio mandato constitucional
da política externa, o qual determina que as relações internacionais do Brasil
devem reger-se pelos princípios “da prevalência dos direitos humanos; da
não-intervenção, do repúdio ao terrorismo e ao racismo”.
Desse modo, o novo governo brasileiro desfez as
alianças ultraconservadoras que o governo Bolsonaro havia feito no Conselho de
Direitos Humanos na ONU e reassumiu a defesa de vários direitos, como o direito
à saúde, o direito à alimentação adequada, o direito à igualdade de gênero e
racial, os direitos reprodutivos femininos etc. Retomamos nosso protagonismo
progressista.
No que tange à integração regional, o Brasil de
Lula reativou o Mercosul, a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e a
Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), organismos que
haviam sido abandonados por Bolsonaro. Também redinamizou a Organização do
Tratado do Cooperação Amazônica (OTCA), organismo regional estratégico para o
desenvolvimento sustentável.
Ademais, ainda em âmbito regional, o governo Lula
retomou as relações diplomáticas com o governo real da Venezuela, abandonando o
apoio ideológico ao “governo” fictício de Juan Guaidó. Essa normalização de
relações com um vizinho tão importante como a Venezuela permitiu ao Brasil
retomar protagonismo no norte da América do Sul, reativar relevante agenda
bilateral de cooperação e, mais recentemente, mediar positivamente negociações
entre Caracas e Georgetown, no delicado tema de Essequibo.
O governo Lula também conseguiu aprovar, no
Congresso Nacional, o ingresso da Bolívia no Mercosul, projeto que estava
parado desde 2016.
Em relação à geopolítica mundial, o abandono da
aliança ideológica e subalterna com a extrema-direita trumpista permitiu ao
Brasil reativar sua participação no BRICS e suas parcerias estratégicas com
países como a China. O Brasil de Lula voltou a contribuir para a geração de uma
ordem mundial multipolar, mais simétrica e assentada no multilateralismo.
Ao mesmo tempo, voltamos a nos reaproximar da
África e do Oriente Médio, regiões que, à exceção dos países do Golfo Pérsico,
foram relegadas a um distante segundo plano, no governo anterior.
Passamos a manter boas relações com todas as
regiões e países do mundo, sem discriminações ideológicas e sem alinhamentos
acríticos a quaisquer dos polos da nova “Guerra Fria”, que alguns países
hegemônicos tentam impor ao resto do mundo
O Brasil passou a se alinhar com seus próprios
interesses soberanos. E Lula, ao contrário de Bolsonaro, retomou sua condição
de autêntico líder mundial, um representante cortejado do chamado Sul Global.
Neste ano, refletindo esse imenso prestígio, o presidente Lula visitou, a
convite, nada menos que 24 países, em 15 diferentes viagens internacionais.
Esse renovado protagonismo do Brasil permitiu ao
país passar, com brilhantismo, pela presidência do Conselho de Segurança da
ONU, pela presidência do BRICs e pela presidência do Mercosul. Agora, em
dezembro, o Brasil assumiu, pela primeira vez, a presidência do G20, com uma
agenda centrada no desenvolvimento sustentável. Outra demonstração do atual
prestígio do Brasil foi a designação da ex-presidenta Dilma Rousseff para o
Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS.
Tal ativismo universalista da nova política externa
do Brasil se refletiu também no plano comercial, pois o nosso país deverá
apresentar, neste ano (2023), um superávit comercial recorde, algo próximo a U$
100 bilhões.
Por conseguinte, foram muitas e profundas as
realizações, neste primeiro ano do terceiro governo Lula, na área estratégica
da política externa.
Entretanto, se pudéssemos identificar a principal
delas, diríamos que foi a defesa da vida.
Defesa da vida dos nossos nacionais que estavam em
Gaza e Israel e defesa da vida de todos: palestinos, israelenses e de quaisquer
outras nacionalidades.
No caso das brasileiras e dos brasileiros, nosso
país montou uma complexa e delicada operação de resgate. Operação bem-sucedida
e pioneira, no campo mundial. Graças à capacidade negociadora do país, à nossa
competente diplomacia e à logística propiciada pela FAB, o Brasil de Lula não
deixou ninguém para trás.
Além disso, o Brasil, à frente do CSNU, trabalhou
arduamente pelas negociações, pela paz, pela criação de um corredor humanitário
em Gaza e para evitar mais mortes e sofrimento, especialmente entre crianças e
civis inocentes.
O fato de que os EUA, no último momento, terem
vetado, por motivos políticos menores, a nossa Resolução no CSNU, que estava em
sintonia com a comunidade internacional, com os valores civilizatórios e com as
próprias decisões da ONU, não borra o brilhantismo da nossa diplomacia e o
grande empenho pessoal de Lula pela paz.
O povo brasileiro reconheceu esse esforço.
As Relações Internacionais apareceram, de forma
inédita, como o 4º ponto mais positivo do governo Lula, segundo a pesquisa do
IPEC, divulgada no início de dezembro.
O Brasil voltou. E o povo sabe.
Ø Última
pesquisa do ano revela melhora na aprovação do governo Lula
Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Reputação
e Imagem (IPRI), encomendada pelo Palácio do Planalto e obtida com
exclusividade pelo Brasil 247, mostra uma melhora consistente na avaliação do
governo do presidente Lula. Após um ano do terceiro mandato presidencial de
Lula, 54% dos brasileiros aprovam o trabalho do governo federal em dezembro,
ante 51% em outubro.
A taxa de desaprovação ficou em 39%, enquanto 7%
não souberam ou não responderam. A desaprovação caiu 2 pontos percentuais em
relação a outubro.
Nesse sentido, mais brasileiros passaram a avaliar
que o governo do presidente Lula supera suas expectativas, com 39% dos
respondentes, ante 34% em outubro. Os que consideram o governo pior do que
esperavam estão em 34%, ante 37% no mês anterior. 35% disseram que o desempenho
condiz com suas expectativas, enquanto 2% não souberam responder.
Além disso, a pesquisa também questionou sobre a
percepção em relação aos rumos da gestão federal. 52% consideram que o Brasil
está melhorando, ante 48% em outubro. 38% consideram que o país está piorando,
ante 43% em outubro. 7% acreditam que o país está igual, e 3% não souberam
responder.
A pesquisa contou com 2.007 entrevistas telefônicas
representativas da população brasileira a partir de 16 anos nos 27 estados. A
margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo, com um
intervalo de confiança de 95%. O campo foi realizado entre os dias 26 e 28 de
dezembro.
Fonte: Por Marcelo Zero, em Brasil 247
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