Bares e restaurantes de Salvador preveem alta de até 10% no faturamento
do verão
Assumindo posição de destaque no cenário turístico
brasileiro, apontada como o destino nacional mais procurado para 2024,
conforme levantamento da plataforma Decolar.com, a cidade de Salvador, que
antes de chegar a esse topo já tinha um verão altamente movimentado, agora deve
superar as expectativas, trazendo bom faturamento para o trade turístico e para
os serviços privados, que tem o maior peso na composição do PIB da
cidade.
Mas para que tudo ocorra bem e para que este verão
seja, de fato, um marco na história da capital baiana, é preciso trabalhar
muito para alcançar um turismo socialmente responsável, com qualificação e
capacitação no atendimento, obedecendo os princípios da transparência,
sustentabilidade, solidariedade, assentando na defesa dos direitos humanos e,
principalmente, no respeito aos direitos dos trabalhadores.
Esse tem sido o foco da Associação Brasileira de
Bares e Restaurantes (Abrasel), que estima um aumento de 8% a 10% no
faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o
presidente da Associação, Luiz Henrique Amaral, não sairá ganhando apenas o
setor: a previsão é de uma alta geração de empregos diretos e indiretos, em
todo estado, mas principalmente em Salvador, onde existem mais de 14 mil bares
e restaurantes. A projeção é de estabelecimentos lotados até acabar o carnaval.
E para isso, um grande número de trabalhadores, qualificados e capacitados, é
primordial para o sucesso dessa jornada.
Com estudos que já apontavam a alta do turismo na
Bahia, a preparação para o verão 2023/2024 começou cedo, logo no início
deste ano. De acordo com Luiz Henrique Amaral, a Abrasel tem
colaborado intensamente com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia
(Setur-BA) para fazer dar certo o programa Qualifica Turismo 2023, uma
iniciativa que visa formar mão de obra especializada para atuar no setor de
turismo do estado. O investimento para esta etapa do projeto é de mais R$ 2,8
milhões, oriundos do Fundo Estadual do Trabalho (FTE).
Além da parceria com a Abrasel e Setur-Ba, o
Qualifica Turismo conta com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego,
Renda e Esporte (Setre).
A ideia, conforme explica o presidente da
Abrasel, é que os profissionais estejam capacitados com cursos de alto nível
pra atender a demanda do setor geram oportunidade de renda para grupos
específicos e trabalhadores considerados estratégicos para a economia.
“Capacitação e qualificação do segmento é uma
constante, fazemos durante todo o ano. Mas agora, com a Setur e a Setre,
tivemos um grande salto nesse sentido. Existem diversos cursos de capacitação e
qualificação não só na capital, como no interior do estado”, afirma Amaral,
reforçando o compromisso com as condições de trabalho dignas.
O resultado, para ser completamente positivo, terá
que ser fruto de muita ação. Há uma questão que gera dúvidas em alguns
empresários: em 2024 o carnaval começa mais cedo, o que promove o “encurtamento
do verão”. “A expectativa é sempre positiva, temos absorvido mão de obra
temporária, geração de empregos diretos e indiretos. A permanência desses
empregos depende do fluxo, de até quando ele vai. Só vamos descobrir mais na
frente qual será o impacto, mas estamos esperançosos”, acrescenta Amaral.
Para o empresário Rogério Carlos de Souza, dono de
um restaurante na Mouraria, a expectativa é boa, mas não ao ponto de dobrar o
faturamento. “Acho que quem vai lucrar mais são os bares e restaurantes dos
pontos turísticos, da orla, onde a gestão pública faz de tudo para agradar os
turistas. Aqui no Centro, provavelmente continuaremos como todo ano. Sem
policiamento, sem segurança, sem meio fio pintado”, reclama. Ele, que há 20
anos é proprietário, diz que durante essas duas décadas nunca viu nenhum projeto
de valorização do bairro pela prefeitura. “O turismo aqui é orgânico. São
pessoas que saem do roteiro turístico mercadológico e conhecem moradores da
cidade. Chegam aqui com quem já frequenta. Eles não saem do aeroporto com
vontade de vir pra cá”, afirma.
Para ele, é preciso que as gestões públicas se
voltem para o Centro Antigo, e não só para Centro Histórico. “O Centro não é só
Pelourinho e Santo Antônio”, comenta.
Ø Turismo
cria mais de 23,5 mil empregos formais em novembro
Mês a mês, o turismo brasileiro vem colhendo bons
resultados. Em novembro, o setor foi responsável pela criação de 23.521 vagas
formais de emprego. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28.12) pelo
Ministério do Turismo com base nas informações do Cadastro-Geral de Empregados
e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
“O Turismo é potente e contribui enormemente com o
desenvolvimento da economia brasileira, com a sua capacidade de criar empregos,
gerar renda e promover a inclusão. Em 2024, seguimos trabalhando para colocar o
Brasil onde ele merece estar: entre os primeiros lugares do turismo mundial”,
ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Entre os segmentos que mais geraram empregos no
período, o de alojamento e alimentação se destacou, com a criação de 14.904
vagas formais. Em segundo lugar, está atividades de organização e eventos, com
3.625 empregos. Locação de Meios de Transporte sem Condutor e Artes, Cultura e
Esporte e Recreação vem em seguida com 1.781 e 1.585 vagas formais criadas,
respectivamente.
O segmento de transportes de passageiros, que reúne
o aéreo, aquaviário, terrestre, trens turísticos, além de agências de viagens
respondem por 1.626 novos empregos formais. O grupamento de serviços, no qual o
setor de Turismo está incluído, admitiu em novembro 92.620 novos profissionais.
NOVO CAGED
Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera
estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas
eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a
qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a
transição dessas fontes de captação de dados.
Ø Pesquisa
aponta cenário otimista para a hotelaria no ano que vem
Com as projeções positivas para o turismo no
próximo ano, o setor hoteleiro cresce junto. É o que revela o
estudo Orçamentos Hoteleiros 2024, conduzido pela Noctua
Advisory em colaboração com o Hotelier News. De acordo com a pesquisa,
a ocupação hoteleira observou um cenário de aumento de 5% em relação ao ano de
2019, ano pré-pandemia, na América do Sul e na América Central.
A projeção é animadora para o Brasil, tendo em
vista outras regiões do mundo, onde os índices seguem abaixo do patamar de
pré-pandemia. De acordo com o que foi observado no estudo, a demanda
gerada por empresas de pequeno e médio portes no turismo corporativo tem
ajudado a alavancar positivamente esses índices de ocupação nos hotéis.
Para se ter uma ideia, no acumulado de janeiro a
outubro o setor faturou mais de R$ 11,37 bilhões, valor que supera todo o ano
de 2022 e quase se iguala ao montante de 2019 — antes dos impactos da pandemia,
quando a movimentação totalizou R$ 11,38 bilhões, segundo dados da Associação
Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
A PESQUISA
Participaram do estudo mais de 400 meios de
hospedagem, incluindo hotéis, resorts, entre outros empreendimentos, em 23
Estados e 148 cidades brasileiras. Além disso, entidades hoteleiras, como
ABIHS, FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Resorts Brasil, entre
outras, também fizeram parte da pesquisa.
A análise traz os dados de indicadores setoriais a
partir de 2020 a fim de compor as expectativas para 2024 e, ainda, orientar os
empresários sobre o que fazer para melhorar a atuação no próximo ano.
Fonte: Tribuna da Bahia/Ministério do Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário