sábado, 30 de dezembro de 2023

Bares e restaurantes de Salvador preveem alta de até 10% no faturamento do verão

Assumindo posição de destaque no cenário turístico brasileiro, apontada como o  destino nacional mais procurado para 2024, conforme levantamento da plataforma Decolar.com, a cidade de Salvador, que antes de chegar a esse topo já tinha um verão altamente movimentado, agora deve superar as expectativas, trazendo bom faturamento para o trade turístico e para os serviços privados, que tem o maior peso na composição  do PIB da cidade.

Mas para que tudo ocorra bem e para que este verão seja, de fato, um marco na história da capital baiana, é preciso trabalhar muito para alcançar um turismo socialmente responsável, com qualificação e capacitação no atendimento, obedecendo os princípios da transparência, sustentabilidade, solidariedade, assentando na defesa dos direitos humanos e, principalmente, no respeito aos direitos dos trabalhadores.

Esse tem sido o foco da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que estima um aumento de 8% a 10% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o presidente da Associação, Luiz Henrique Amaral, não sairá ganhando apenas o setor: a previsão é de uma alta geração de empregos diretos e indiretos, em todo estado, mas principalmente em Salvador, onde existem mais de 14 mil bares e restaurantes. A projeção é de estabelecimentos lotados até acabar o carnaval. E para isso, um grande número de trabalhadores, qualificados e capacitados, é primordial para o sucesso dessa jornada.

Com estudos que já apontavam a alta do turismo na Bahia,  a preparação para o verão 2023/2024 começou cedo, logo no início deste ano.   De acordo com Luiz Henrique Amaral, a Abrasel tem colaborado intensamente com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) para fazer dar certo o programa Qualifica Turismo 2023, uma iniciativa que visa formar mão de obra especializada para atuar no setor de turismo do estado. O investimento para esta etapa do projeto é de mais R$ 2,8 milhões, oriundos do Fundo Estadual do Trabalho (FTE).

Além da parceria com a Abrasel e Setur-Ba, o Qualifica Turismo  conta com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

 A ideia, conforme explica o presidente da Abrasel, é que os profissionais estejam capacitados com cursos de alto nível pra atender a demanda do setor geram oportunidade de renda para grupos específicos e trabalhadores considerados estratégicos para a economia.

“Capacitação e qualificação do segmento é uma constante, fazemos durante todo o ano. Mas agora, com a Setur e a Setre, tivemos um grande salto nesse sentido. Existem diversos cursos de capacitação e qualificação não só na capital, como no interior do estado”, afirma Amaral, reforçando o compromisso com as condições de trabalho dignas.

O resultado, para ser completamente positivo, terá que ser fruto de muita ação. Há uma questão que gera dúvidas em alguns empresários: em 2024 o carnaval começa mais cedo, o que promove o “encurtamento do verão”. “A expectativa é sempre positiva, temos absorvido  mão de obra temporária, geração de empregos diretos e indiretos. A permanência desses empregos depende do fluxo, de até quando ele vai. Só vamos descobrir mais na frente qual será o impacto, mas estamos esperançosos”, acrescenta Amaral.

Para o empresário Rogério Carlos de Souza, dono de um restaurante na Mouraria, a expectativa é boa, mas não ao ponto de dobrar o faturamento. “Acho que quem vai lucrar mais são os bares e restaurantes dos pontos turísticos, da orla, onde a gestão pública faz de tudo para agradar os turistas. Aqui no Centro, provavelmente continuaremos como todo ano. Sem policiamento, sem segurança, sem meio fio pintado”, reclama. Ele, que há 20 anos é proprietário, diz que durante essas duas décadas nunca viu nenhum projeto de valorização do bairro pela prefeitura. “O turismo aqui é orgânico. São pessoas que saem do roteiro turístico mercadológico e conhecem moradores da cidade. Chegam aqui com quem já frequenta. Eles não saem do aeroporto com vontade de vir pra cá”, afirma.  

Para ele, é preciso que as gestões públicas se voltem para o Centro Antigo, e não só para Centro Histórico. “O Centro não é só Pelourinho e Santo Antônio”, comenta.

 

Ø  Turismo cria mais de 23,5 mil empregos formais em novembro

 

Mês a mês, o turismo brasileiro vem colhendo bons resultados. Em novembro, o setor foi responsável pela criação de 23.521 vagas formais de emprego. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28.12) pelo Ministério do Turismo com base nas informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“O Turismo é potente e contribui enormemente com o desenvolvimento da economia brasileira, com a sua capacidade de criar empregos, gerar renda e promover a inclusão. Em 2024, seguimos trabalhando para colocar o Brasil onde ele merece estar: entre os primeiros lugares do turismo mundial”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Entre os segmentos que mais geraram empregos no período, o de alojamento e alimentação se destacou, com a criação de 14.904 vagas formais. Em segundo lugar, está atividades de organização e eventos, com 3.625 empregos. Locação de Meios de Transporte sem Condutor e Artes, Cultura e Esporte e Recreação vem em seguida com 1.781 e 1.585 vagas formais criadas, respectivamente.

O segmento de transportes de passageiros, que reúne o aéreo, aquaviário, terrestre, trens turísticos, além de agências de viagens respondem por 1.626 novos empregos formais. O grupamento de serviços, no qual o setor de Turismo está incluído, admitiu em novembro 92.620 novos profissionais.

NOVO CAGED 

Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.

 

Ø  Pesquisa aponta cenário otimista para a hotelaria no ano que vem

 

Com as projeções positivas para o turismo no próximo ano, o setor hoteleiro cresce junto. É o que revela o estudo Orçamentos Hoteleiros 2024, conduzido pela Noctua Advisory em colaboração com o Hotelier News. De acordo com a pesquisa, a ocupação hoteleira observou um cenário de aumento de 5% em relação ao ano de 2019, ano pré-pandemia, na América do Sul e na América Central.

A projeção é animadora para o Brasil, tendo em vista outras regiões do mundo, onde os índices seguem abaixo do patamar de pré-pandemia. De acordo com o que foi observado no estudo, a demanda gerada por empresas de pequeno e médio portes no turismo corporativo tem ajudado a alavancar positivamente esses índices de ocupação nos hotéis. 

Para se ter uma ideia, no acumulado de janeiro a outubro o setor faturou mais de R$ 11,37 bilhões, valor que supera todo o ano de 2022 e quase se iguala ao montante de 2019 — antes dos impactos da pandemia, quando a movimentação totalizou R$ 11,38 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

A PESQUISA

Participaram do estudo mais de 400 meios de hospedagem, incluindo hotéis, resorts, entre outros empreendimentos, em 23 Estados e 148 cidades brasileiras. Além disso, entidades hoteleiras, como ABIHS, FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Resorts Brasil, entre outras, também fizeram parte da pesquisa.

A análise traz os dados de indicadores setoriais a partir de 2020 a fim de compor as expectativas para 2024 e, ainda, orientar os empresários sobre o que fazer para melhorar a atuação no próximo ano.

 

Fonte: Tribuna da Bahia/Ministério do Turismo

 

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