quarta-feira, 27 de março de 2024

Painel dos Festejos Juninos inicia coleta de dados dos investimentos públicos estaduais e municipais da Bahia

O ‘Painel de Transparência dos Festejos Juninos’  iniciou na segunda-feira, dia 25, a coleta de dados dos investimentos que serão realizados pelo Estado e Municípios com as festas em 2024. A meta é que até o próximo dia 24 de maio, todos os 417 municípios e também o governo do Estado tenham preenchido, diretamente no sistema disponibilizado pelo Painel, os formulários com informações sobre as contratações artísticas previstas para este ano. A nova versão do Painel, com os dados de 2024 (referente a contratações do período entre 1º de maio e 31 de julho), estará acessível para consulta pública a partir do dia 1º de maio e seguirá sendo diariamente atualizado até o final do prazo de coleta dos dados.

O Painel, que nesta edição traz para os gestores acesso direto à plataforma via login e senha, foi apresentada aos prefeitos e representantes municipais no último dia 12 de março, com significativa receptividade. Na ocasião, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o atual prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva, apostou em adesão massiva das prefeituras.  “Considero esse evento um marco histórico. O sucesso do ano passado está refletido na adesão dos municípios, que já enxergam o painel como um aliado na gestão e no planejamento dos gastos com os festejos juninos. O que vivemos aqui é único no Brasil, um movimento de união em prol da transparência”, afirmou na ocasião.

A plataforma é resultado de uma parceria do MP da Bahia com Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), os Ministérios Públicos de Contas junto ao TCE (MPC/TCE) e ao TCM (MPC/TCM), União das Controladorias Internas (Ucib), o Estado da Bahia, a Rede de Controle da Gestão Pública no Estado da Bahia e, este ano, conta também com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Na sua primeira edição, o Painel recebeu dados de 217 municípios referentes aos anos de 2022 e 2023, totalizando quase 6,7 mil contratações, no valor de R$ 279 milhões.

 

Ø  TCM APROVA CONTAS DE QUATRO PREFEITURAS BAIANAS

 

Na sessão desta terça-feira (26/03), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios recomendaram, às câmaras de vereadores, a aprovação – ainda que com ressalvas – das contas de mais quatro prefeituras baianas. Todas são relativas ao exercício de 2022 e englobam tanto as contas de governo quanto as de gestão.

Foram aprovadas as contas da Prefeitura de Caetanos, da responsabilidade do prefeito Paulo Alves dos Reis; de Ilhéus, na gestão de Mário Alexandre Correa de Sousa; de Lafayete Coutinho, do gestor José Freitas de Santana Júnior; e de Tabocas do Brejo Velho, na administração de Flávio da Silva Carvalho.

Após a aprovação dos votos, os conselheiros relatores apresentaram as Deliberações de Imputação de Débito com multas de R$1 mil (Tabocas do Brejo Velho), R$2 mil (Ilhéus), R$4 mil (Lafayete Coutinho) e R$7 mil (Caetanos), em razão das ressalvas destacadas nos relatórios técnicos.

·        CONSELHEIROS RECOMENDAM A APROVAÇÃO DE CONTAS DE MAIS QUATRO PREFEITURAS

Na sessão de quinta-feira (21/03), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendaram, às câmaras de vereadores, a aprovação – ainda que com ressalvas – das contas das prefeituras de mais quatro municípios baianos. Três dessas contas são relativas ao exercício de 2022 e uma referente ao ano de 2021.

Foram aprovadas com ressalvas as contas de 2022 da Prefeitura de Ibicoara, da responsabilidade do prefeito Gilmadson Cruz de Melo; de Macarani, na gestão de Selma Rodrigues Souto; e de Presidente Tancredo Neves, sob a administração de Antônio dos Santos Mendes.

Com a aprovação dos votos, os relatores apresentaram as Deliberações de Imputação de Débitos – DID com multas aos gestores nos valores de R$1,5 mil (Ibicoara e Presidente Tancredo Neves) e de R$2 mil (Macarani).

Na sessão também foram aprovadas com ressalvas as contas da Prefeitura de Gandu, da responsabilidade do prefeito Leonardo Barbosa Cardoso, relativas ao exercício de 2021. O conselheiro Ronaldo Sant’Anna, relator do parecer, imputou multa de R$2 mil ao gestor, em razão das irregularidades indicadas no relatório técnico.

 

Ø  Audiências públicas destacam ilegalidade de loteamentos rurais

 

Os impactos socioambientais e a ilegalidade dos loteamentos rurais foram destacados pelo promotor de Justiça Alan Cedraz, na última quarta-feira (20), durante audiências públicas promovidas pela Promotoria Regional Ambiental do Alto Paraguaçu e parceiros nos municípios de Mucugê e Andaraí. Durante os encontros, o membro do Ministério Público estadual abordou conceitos e requisitos para instalação de loteamentos urbanos.

Alan Cedraz explicou aos participantes das audiências que, conforme a legislação, somente é possível realizar o parcelamento do solo para fins urbanos em zonas urbanas, de expansão urbana ou de urbanização específica, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal. Além disso, para se criar loteamento é preciso que haja aprovação do projeto pelo Município, registro no Cartório de Imóveis e licenciamento ambiental. O promotor de Justiça também frisou que é vedada a supressão de vegetação primária do Bioma Mata Atlântica, para fins de loteamento ou edificação, nas regiões metropolitanas e áreas urbanas consideradas como tal em lei específica.

As audiências públicas foram promovidas em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cippa). Elas também foram realizadas nos municípios de Lençóis, Iraquara e Ibicoara.

 

Fonte: Cecom MP/Ascom TCM Bahia

                                                           

 

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