GOVERNADOR
ANUNCIA INÍCIO DA SONDAGEM PARA CONSTRUÇÃO DA PONTE SALVADOR-ITAPARICA
O
governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, em suas redes sociais, o
início do primeiro passo para a construção da ponte entre Salvador e a Ilha de
Itaparica. A etapa começou na tarde desta quarta-feira (31), no município de
Vera Cruz, onde foram coletadas amostras do terreno onde haverá a instalação de
pilares.
“A
sondagem é o primeiro passo para a compreensão das características do solo e
definição da fundação da ponte. Junto ao presidente Lula, estamos completamente
empenhados para que esse sonho se torne realidade, transformando a vida de
baianas e baianos”, publicou o governador.
Jerônimo
havia anunciado no final de dezembro que a sondagem para a construção da ponte
Salvador-Itaparica seria iniciada pela concessionária chinesa em 8 de janeiro.
No entanto, a previsão não se concretizou, resultando em críticas por parte dos
oposicionistas.
O processo
de sondagem abrangerá a ilha de Itaparica, Salvador e a Baía de
Todos-os-Santos. Após a conclusão desta etapa, a concessionária prosseguirá com
a dragagem, uma atividade de engenharia destinada a planejar, desenvolver e
executar soluções ambientais para a remoção de sedimentos do leito de corpos
hídricos.
A
concepção da ponte Salvador-Itaparica é uma ideia discutida na Bahia desde a
década de 1960. Contudo, somente em 2009, durante o governo de Jaques Wagner
(PT), a administração estadual começou a dar os primeiros passos para sua
realização.
O projeto
enfrentou diversos obstáculos, e as obras, inicialmente previstas para começar
durante o governo de Rui Costa (PT), sofreram atrasos. De acordo com o então
governador e atual ministro da Casa Civil, a elevação dos preços dos insumos
durante a pandemia de Covid-19 foi o principal motivo pelo qual a construção
não teve início.
A
expectativa é que a obra tenha um custo superior a R$ 13 bilhões.
Ø
ORLA DE PITUAÇU TERÁ UM ENORME ELEVADO DE
CONCRETO. O QUE DIZEM OS URBANISTAS E A PREFEITURA
A nova
orla de Pituaçu que está sendo construída pela Prefeitura de Salvador terá as
pistas de rolamento para carros bem afastadas da praia e das vias de pedestres
e ciclistas. As vias para automóveis serão afastadas do calçadão
que terá cerca de 10 metros, com restaurantes, quadras de esportes e quiosques
e um elevado de concreto gigantesco de 16 metros de largura e bem alto,
passando por cima das pistas e ligando o Parque de Pituaçu a orla
Atlântica.
Urbanistas
ouvidos pelo Bahia Econômica criticaram o projeto, afirmando que a Prefeitura
de Salvador está colocando estruturas de concreto por toda a cidade e que isso
tiraria a leveza da orla. Segundo eles, a passarela para pedestres poderia ser
plana, sem necessidade de elevado de concreto. Manifestaram também
preocupação com o afastamento das vias alegando que a região pode ficar
despovoada especialmente à noite.
O portal
Bahia Econômica ouviu então o presidente da Fundação Mario Leal Ferreira, Tânia
Scofield, responsável pela concepção do projeto que explicou a razão da
passarela e disse que os equipamentos que serão instalados evitarão que a orla
fique vazia.
Segundo
ela, a passarela é realmente gigantesca, mas estará integralmente integrada ao
projeto e totalmente arborizada.
“Será uma
passarela para pedestres e ciclistas e toda arborizada, existindo inclusive um
canteiro central. O objetivo é ligar o Parque de Pituaçu à orla, que será um
verdadeiro parque linear, e assim integrar as áreas de lazer. Tentamos fazer
isso inicialmente através de um “mergulhão”(túnel) que passaria por baixo das
pistas, mas no local passam as adutoras da Embasa e o “mergulhão ficou
inviável”, disse Tânia.
Questionada
sobre o afastamento das pistas e a possibilidade da orla ficar deserta,
Scolfield disse que a intenção foi ampliar a área de lazer e que no calçadão
haverá três restaurantes, quiosques e quadras de esporte o que deve garantir o
povoamento.
Em relação
ao fato de se colocar uma estrutura de concreto pesada no local, ela afirmou
que, quando estiver pronta, ela terá leveza pois será uma passarela para
pedestres e ciclistas e será arborizada com canteiros centrais, sendo que os
materiais usados serão granito e pedra portuguesa. Veja a construção e as fotos
do projeto.
Ø
GOVERNO FEDERAL PAGA R$ 12,3 BILHÕES EM
DÍVIDAS DE ESTADOS E MUNICÍPIOS EM 2023
A União
pagou cerca de R$ 12,29 bilhões em dívidas atrasadas de estados e municípios em
2023, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, nesta quarta-feira (30). O dado
está incluído no Relatório de Garantias Honradas pela União em operações de
crédito.
Os valores
foram pagos porque a União é garantidora dos estados e municípios em operações
de crédito junto a instituições financeiras.
No ano
passado, a União pagou dívidas desses estados:
- Rio
de Janeiro: R$ 4,61 bilhões;
- Minas
Gerais: R$ 3,56 bilhões;
- Rio
Grande do Sul: R$ 1,39 bilhão
- Goiás:
R$ 919 milhões;
- Maranhão:
R$ 681 milhões.
- Pernambuco:
R$ 645 milhões;
- Piauí:
R$ 334 milhões;
- Espírito
Santo: R$ 61,7 milhões.
O governo
também honrou as dívidas destes municípios:
- Taubaté
(SP): R$ 65,5 milhões;
- Corumbá
(MS): R$ 15,1 milhões;
- Santanópolis
(BA): R$ 240 mil.
Desde
2016, no total, a União fez o pagamento de R$ 63,98 bilhões visando honrar
garantias em operações de crédito de estados e municípios.
Fonte:
Bahia Econômica
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