quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Por que os narcisistas começam a te odiar sem motivo?

Os narcisistas podem começar a odiar outras pessoas por uma variedade de motivos, muitos dos quais estão relacionados ao seu próprio senso de inferioridade ou insegurança. O comportamento narcisista é uma defesa contra sentimentos de inadequação e vulnerabilidade, e quando se sentem ameaçados de alguma forma, podem reagir com hostilidade ou desprezo em relação aos outros.

Algumas das razões pelas quais um narcisista pode começar a odiar alguém sem motivo aparente incluem:

A pessoa não está mais cumprindo o papel de admirador ou supridor de suas necessidades narcisistas. O narcisista pode sentir que a outra pessoa não está mais prestando a devida atenção ou mostrando o suficiente devoção, o que ameaça seu senso de autoestima e importância.

A pessoa é percebida como uma ameaça ao narcisismo do próprio narcisista. Isso pode incluir a presença de outra pessoa com características que o narcisista acredita serem superiores às suas próprias, ou uma situação em que o narcisista se sinta menosprezado ou rejeitado.

O narcisista pode estar projetando suas próprias falhas e inseguranças na outra pessoa. Isso pode acontecer quando o narcisista se sente desconfortável com suas próprias emoções ou comportamentos e, em vez de lidar com eles, direciona sua raiva e frustração para outra pessoa.

O narcisista pode simplesmente ter um senso de controle sobre a outra pessoa. Isso pode incluir a tentativa de manipular ou dominar a outra pessoa para satisfazer suas próprias necessidades.

É importante notar que, em muitos casos, o comportamento de ódio de um narcisista pode parecer irracional ou injustificado para os outros. Mas, do ponto de vista do narcisista, suas emoções e reações são justificadas e necessárias para proteger seu senso de autoestima e importância.

•        Ainda não entendi porque o narcisista quer destruir a vítima?

Os narcisistas são vazios. Compram, esbanjam, exibem. Ele quer eliminar quem não precisa de comprar, esbanjar e se mostrar, porque está de boa consigo. O problema é que o ser humano tem fases e, por vezes, uma pessoa saudável pode ter uma fase menos boa e cair na teia. Uma fase menos boa, quer dizer, frágil. E eles sabem, percebem e jogam coma fragilidade humana. Um narcisista não consegue atingir alguém que esteja numa fase boa. Eles atingem quer está passando por fases menos boas: divórcio, separação, falta de auto-estima, cansaço no trabalho, enfim. Então, ele te quer destruir porque o destruir alguém que está mal é uma vitória para o ego. Isso alimenta estas mentes tão malévolas. Para além disso, narcisista precisa de ser idolatrado, precisa de colecionar vítimas para ter mais hipóteses de ser idolatrado.

 

       Quais são as 30 coisas que os narcisistas fazem?

 

Abaixo seguem 30 características comportamentais recorrentes em um relacionamento com parceiro/a narcisista:

1 - Mentem o tempo todo;

2 - Traem;

3 - Não amam verdadeiramente;

4 - Trocam de parceiro como trocam de roupa;

5 - Triangulam;

6 - Não conseguem manter um relacionamento saudável;

7 - Não tem capacidade de diálogo;

8 - Se fazem de seres sérios, honestos, leais…

9 - Te acusam do que eles fazem;(traições, mentiras);

10 - Adoram seduzir a todos, mesmo que não se relacione com ninguém;

11 - Se acham superiores e todos os outros são idiotas;

12 - Não assumem culpa a respeito do que fazem, ou deixam de fazer;

13 - Criticam de todas as formas o parceiro;

14 - São fúteis e se acham muito mais bonitos do que são;

15 - Geralmente falam alto e riem de forma chamativa;

16 - Fazem tudo para manter o status;

17 - Se relacionam apenas com amigos influentes, ricos, descolados, etc;

18 - São queridos, por serem agradáveis, alegres, comunicativos, em momentos sociais, com os amigos e parentes;

19 - Se comunicam de forma dúbia, sempre tentando deixar subentendido algum desvio de conduta ou falha;

20 - Sempre acham o parceiro pouco para eles;

21 - Sempre estão à procura de alguém “melhor”, as vezes se relacionam com alguém “pior”, iludidas com a idealização de que a nova pessoa seja perfeita, lhe bajule, enalteça, mas com o tempo, ele enxerga apenas os defeitos do atual parceiro e sente tédio, passando a desvalorizar ou até descartar;

22 - Destroem sua vida social; familiar, te deixam isolado, ilhado, sem condições de recomeçar num eventual descarte;

23 - Não sentem empatia, culpa, remorso, não há nenhum tipo de emoção;

24 - Não possuem memória afetiva, não guardam recordações, não tem lembranças boas e nem ruins;

25 - Terminam por mensagem ou simplesmente somem, principalmente quando traem e não querem assumir. Não olham nos olhos, juram por tudo e todos para confirmar suas mentiras e traições;

26 - Começam um novo relacionamento no paralelo, e quando se sentem seguros com o novo parceiro, te descartam, como um papel higiênico usado;

27 - Sempre se envolvem com pessoas do círculo de amizades ou familiar do parceiro. Não se envergonham de assumir, dias após a separação, o outro relacionamento para o mesmo grupo de convivência social;

28 - Fazem o novo parceiro se sentir especial diante dos amigos e parentes do ex;

29 - São extremamente adaptáveis e não sentem lutos;

30 - Necessitam de validação social constante, adoram ser desejados;

Conclusão

Seu íntimo vai te avisar!. Você sentirá que há algo de errado! Não negue seus instintos! Vá atrás do histórico da pessoa. Escute e acredite nos conselhos de quem a conhece. O povo aumenta, mas não inventa! Não sou estudioso do assunto. Tento apenas ajudar! Pois, se no passado eu ouvisse meu sexto sentido e pessoas que me expuseram os problemas anteriores, não estaria numa situação extremamente difícil hoje. Portanto, a única saída é finalizar o relacionamento!. Pois ela não vai mudar!

 

       Como o seu silêncio afeta o narcisista depois que ele o descarta?

 

Seu silêncio, sua falta de contato é o caminho para conquistar o narcisista. Através do seu silêncio e bloqueio do narcisista, você vencerá um dia. Não importa se você deixou o narcisista ou se ele te deixou, não importa o quão dramático foi o rompimento. O mais importante é que você já saiba com quem está lidando e que nunca ninguém vai ganhar nada com tal pessoa.

Você só pode perder com um narcisista porque o narcisista sempre vence. Sua maior vitória depois de terminar com um narcisista é essa coisa simples como o silêncio. Para o narcisista, você era apenas uma fonte de recursos. Você pensou que estava em um relacionamento normal, por isso deu o melhor de si, deu o seu melhor e o narcisista se aproveitou disso.

O propósito da vida de um narcisista é obter uma resposta de você, e não importa se é positiva ou negativa, cada resposta que você faz é importante. Com cada uma de suas respostas, ele se sente poderoso, vivo, no controle de você, e esse controle sobre você é o que ele deseja. O poder e o controle total são o caminho para a vitória por causa deles, o narcisista sempre vence.

Suas reações alimentam o narcisista, são o ar que ele precisa para sobreviver. Quando você o privar de suas reações, ele não será mais tão poderoso. O narcisista tem uma vantagem sobre você até que você saiba com o que está lidando. Depois de saber com quem está lidando, você pode aplicar as regras certas ao jogo doentio dele. Com essas regras simples, você é quem pode ganhar. O silêncio é a regra de ouro quando se trata de qualquer interação com um narcisista. A regra de ouro é nenhuma reação.

O narcisista quer te provocar a uma determinada reação e se você não reagir, não deixar que ele te provoque a reagir, você vence. Mesmo que você seja forçado a interagir com o narcisista, você mantém esse contato no mínimo absoluto. Você não compartilha mais seus segredos, preocupações, planos, pensamentos com ele, você começa a guardar para si mesmo e dá a ele respostas evasivas e curtas. Um narcisista não quer o melhor para você, nunca quis. Ele quer o melhor para si mesmo. Você é o meio para o fim dele, o meio para corrigir sua baixa auto-estima. Até agora você investiu toda a sua energia no narcisista, agora é hora de começar a recuperar essa energia e investir em você.

Qualquer relacionamento com um narcisista está fadado ao fracasso mais cedo ou mais tarde. Através do silêncio, você tira sua energia e limita significativamente o controle do narcisista sobre você. O vampiro de energia percebe imediatamente essa mudança e não fica feliz com isso e tentará provocar ainda mais sua reação. Ao não reagir, você estabelece limites, sua mensagem deixa claro que você está farto desse tratamento e não concorda mais com ele.

 

Fonte: Quora

 

Nenhum comentário: