O alerta de dermatologistas contra o
perigoso uso de cremes 'da moda' por crianças
Na moda entre
crianças, o uso de cremes de pele indicados para adultos pode deixá-las
com problemas dermatológicos, alerta a
Associação Britânica de Dermatologistas.
Movidas pela
propaganda e por influenciadores no YouTube e TikTok, crianças de menos de 10 anos têm pedido de presente cremes de
beleza — mas alguns deles contêm ingredientes nocivos à pele infantil, como
ácidos esfoliantes.
Usados para combater o
envelhecimento da pele, esses ácidos só devem ser usados por adultos.
Isso porque podem
provocar reações alérgicas,
irritações e eczema.
A britânica Sadie, de
oito anos, começou a assistir a vídeos de cuidados com a pele no TikTok.
Ela foi
particularmente atraída por um produto da empresa Bubble. "Quando você
aperta, ele faz (o formato de) uma flor", conta Sadie à BBC News.
Outros favoritos de
Sadie e de mais crianças da faixa etária dela são os produtos da marca
americana Drunk Elephant: "É porque eu gostei muito da embalagem",
explica a menina.
A dermatologista
pediátrica britânica Tess McPherson diz que é importante que crianças tenham
acesso "a informação, e não desinformação" sobre cuidados com a pele.
"Muitos desses
produtos são antienvelhecimento. Podem ser adequados para peles mais velhas,
mas não devem ser usados por crianças. Podem causar irritação em qualquer idade
— mas, na infância, são potencialmente perigosos ou problemáticos", explica
McPherson, que representa a Associação Britânica de Dermatologistas.
"Para uma criança
com eczema ou pele sensível, os danos podem ser significativos. E muitos
produtos têm muitas fragrâncias, que podem causar alergias."
A médica também se
preocupa com o fato de as embalagens serem coloridas e atraentes para crianças.
"São produtos
vendidos como empoderamento, mas na verdade se aproveitam de
vulnerabilidades", afirma.
A BBC News recebeu
mensagens de diversos pais preocupados com o interesse de seus filhos com os
cuidados de pele — e também com a influência das redes sociais nesse fenômeno.
Com suas embalagens
coloridas, a Drunk Elephant é uma das marcas mais presentes nos conteúdos
promovidos por influenciadores — sejam eles adultos ou juvenis.
Mas muitos de seus
produtos mais vendidos, que chegam a custar o equivalente a quase R$ 400 cada,
contêm esfoliantes como ácidos alfa e beta hidroáxidos e retinol.
Conteúdos de beleza
não enfrentam nenhum tipo de controle nas redes sociais. É comum que vídeos de
rotinas de "skincare" recebam milhões de visualizações. Há relatos
também de crianças e adolescentes visitando lojas como a da varejista Sephora
para testar os produtos da Drunk Elephant.
·
'Mantenham distância'
Diante da popularidade
da Drunk Elephant nessa faixa etária, a fundadora da marca, Tiffany Masterson,
teve de pedir, nas redes sociais, que "crianças e pré-adolescentes
mantenham distância dos nossos produtos mais potentes, que incluem ácidos e
retinol".
"A pele delas
ainda não precisa desses ingredientes", afirmou Masterson.
A BBC News pediu que a
empresa se pronuncie e aguarda resposta.
Enquanto isso, a
fascinação com a marca fez com que as amigas de Sadie comprassem os produtos —
a ponto de a menina "implorar" a sua mãe, Lucy, que os comprasse
também.
Diante da negativa da
mãe, Sadie pediu o presente a outros parentes, menos cientes do potencial
danoso dos produtos para a menina.
O resultado é que,
depois de usá-los, Sadie ficou com a pele vermelha e irritadiça. Lucy resolveu
intervir.
"É muito difícil,
porque ela só falava nisso (em comprar os produtos)", diz Lucy à BBC News.
"A Sadie gosta de
fazer (rotinas de beleza) com as amigas e se sente excluída quando é
impedida."
Lucy acabou decidindo
banir o uso do TikTok pela filha.
Mas muitos criadores
de conteúdo de beleza estão presentes também no YouTube Shorts.
"Tentar educar
uma menina de oito anos quanto a cuidados com a pele é muito difícil quando
existem influenciadoras em quem ela acredita mais do que qualquer pessoa",
lamenta Lucy.
"Ela é minha
filha mais nova, e não achei que fosse precisar me preocupar em policiar os
cuidados de pele dela nessa idade. A sensação é de que a infância dela foi
roubada."
Fonte: BBC News
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