quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

A pergunta é: ‘Por que os brasileiros não dão tanto valor para Portugal?’

A pergunta tem a mesma resposta como se fosse posta em relação ao Brasil.

Os menos avisados tendem a desvalorizar o que é seu ou mais próximo! Já ouviu falar no complexo do "pé rapado", expressão usada no Brasil? Será um exercício do direito de ter opinião, mesmo que não tenha informação e formação para que ela seja sábia, ou sequer inteligente. Isso prova a proximidade de Portugal aos brasileiros, que é genética!

A valorização de outras culturas, chegando ao eudeusamento patético e ignorante, suporta a fraca qualidade e inteligência. O mistério do desconhecido/ignorado aliado com o baixa auto-valorização/autoestima, produz o efeito de que tudo que nos é estranho é melhor!

O valor atribuído a cada cultura é definido individualmente, reflectindo a qualidade do sujeito, e mesmo que seja influenciado pelo meio isso não é desculpa para simplismos e/ou empatias.

Em Portugal, aprendemos depois da revolução que todos têm o seu valor (antes havia o mencionado complexo de "pé rapado"), caracterizado pelo que tem de bom e mau. Sabemos que não somos melhores nem piores que os outros mas valorizamos o que é nosso, e também o que é dos outros, enfim, deixamos de considerar que somos diferentes, sem sermos iguais!

O Brasil um dia será como nós, e como todos os outros…

 

       Porque é que a Madeira "deu certo" e o Brasil não?

 

Porque é que a Madeira "deu certo" e o Brasil não? Sabendo que tamanho não é desculpa já que este proporciona maior atividade e oportunidades económicas como se vê no caso dos EUA ou da China.

A madeira também dará certo. No teu lombo, otário. É o tipo da assimetria falsa, típica de um ruminante. O Brasil é um país continental. Não há termos de comparação [honesta].

Normalmente, não respondo mais a este tipo de boçalidade bolsonarista ou similar, mas a resposta do Marco Brandini me encorajou a responder a mais uma estultice no Quora (em português, o segmento internacional permanece algo isento destes gafanhotos de espaços de discussão séria).

Brasil deu certo, sim. Somos uma das maiores economias de mercado do planeta, temos um protagonismo político, climatológico e pela paz mundial. Estamos muito bem.

 

       Existe alguma esperança do Brasil 🇧🇷 um dia ser um país desenvolvido ?

 

Cara, quando o Brasil estava desenvolvendo sua indústria siderúrgica, a Alemanha já fabricava submarinos, os EUA aviões de grande porte….

Dê tempo ao tempo.

A Coreia do Sul com ajuda dos EUA conseguiu se "desenvolver" mais rapidamente que outros países, mas ainda hoje o passado recente deles ainda está muito vivo por lá, refletindo-se na desigualdade existente no país.

Isto é na Coreia do Sul:

Os países hoje "desenvolvidos" fora da Europa, receberam ajudinha da Europa para desenvolverem suas industrias, à exceção da Austrália e Nova Zelândia que por serem ricas em recursos naturais conseguiram se desenvolver vendendo commodities. (O Chile também alcançou a renda alta vendendo commodities, mas não é considerado desenvolvido)

O Japão recebeu ajuda dos EUA e da Alemanha, Hong Kong e Singapura receberam ajuda da Inglaterra.

O Brasil por sua vez sempre foi ignorado pelos EUA e pela Europa, só conseguimos desenvolver nossa pouca indústria àquela época, vendendo café e borracha, que eram produtos que eles precisavam importar de nós. Tivemos que entrar na segunda guerra para que os EUA nos ajudassem a desenvolver a indústria siderúrgica.

Depois que a Argentina passou a ser ignorada pela Europa, estagnaram no tempo.

O Brasil está sim se desenvolvendo, em seu ritmo, com o suor do próprio povo brasileiro que está fazendo o país se respeitar economicamente internacionalmente. Sem ajudinha de país rico, sem fronteirinha com país rico tendo 90% de seus produtos exportados àquele país (como o mexico rsrs)

Não há como nos comparar com países que se industrializaram muito antes que nós, ou com países que estão próximos de países industrializados como Portugal ou Polonia.

•        Santa Catarina é uma prova de que se o Brasil fosse colonizado pela Alemanha a gente seria um país desenvolvido?

Claro que não, pois Santa Catarina NÃO foi colonizada pela Alemanha (que nem sequer existia como país unificado até 1871), e sim povoada por imigrantes de língua alemã mais de 250 anos depois das primeiras povoações coloniais lá, que chegaram lá quando o Estado já tinha dezenas, não, mais de uma centena de milhares de habitantes nativos do lugar; e já que boa parte da população catarinense é de origem total ou parcial NÃO alemã (portugueses, italianos, espanhóis, poloneses, ucranianos, africanos, indígenas brasileiros, etc.), incluindo quase 20% de pessoas que nem brancas são. Logo, é muito complicado desvencilhar o que realmente se deve à presença alemã por lá do que teria acontecido com ou sem alemães miseráveis imigrando para lá e um punhado de nazistas fugidos décadas depois.

O fato de que São Paulo, com um porcentual de descendentes de alemães bem menor, é mais desigual, mas tão ou mais desenvolvido e rico, estando só um pouco ao norte e tendo, para complicar muito sua situação, um histórico muito mais longo e intenso de escravidão em massa e monocultura tropical de exportação (bem diferente de SC), também torna improvável que haja correlação bem direta e necessária entre uma coisa e outra.

Essa supervalorização do "sangue alemão", ainda mais numa terra que teve apoio surpreendentemente ostensivo e numeroso ao nazifascismo poucas décadas atrás, deveria ser evitada a todo custo pelo povo catarinense. Digo isso com muita boa intenção, porque queima muito o filme do estado e do seu povo no Brasil inteiro, virou até motivo de piadas e risinhos ácidos. Santa Catarina deve ter orgulho de seus antepassados alemães, mas sem os colocar num pedestal que aparentemente apaga os outros centenas de milhares de indivíduos de outras origens que construíram e seguem construindo o estado, até porque boa parte da população catarinense de hoje tem um ou dois pés em outros estados brasileiros. Uma das cidades mais desenvolvidas e boas de se viver em SC, a capital Florianópolis, está, não se esqueçam, localizada numa das áreas mais antigas de povoamento pré-alemão e menos "germânicas" em cultura e composição genética.

Além disso, como Santa Catarina não é desenvolvido, a não ser que agora consideremos a Argentina, Turquia e Uruguai desenvolvidos, e tem um IDH que, se fosse um país independente, estaria muito mais próximo de Irã ou Malásia do que de uma Alemanha ou Áustria, a premissa simplesmente é impossível de se avaliar, porque para poder cogitarmos que SC é uma prova cabal disso precisaria primeiro SC ser um estado com o mesmo nível de desenvolvimento de países de desenvolvimento muito alto. Não é. Então o assunto morre antes mesmo de começar.

A única coisa que Santa Catarina pode ajudar a provar, a contrario sensu (isto é, por ter sido parcialmente mais poupada de tudo isto que o resto do Brasil), é que o misto de escravidão, economia calcada em monocultura de exportação, estrutura fundiária dominada por latifundiários e, portanto, grande parte da população agrária sem terra e economia dependente de um ínfimo punhado de commodities agrícolas e minerais voltadas para exportação e com preços extremamente instáveis no mercado internacional NÃO É uma boa forma de começar e desenvolver um país e NÃO conduz uma sociedade para a formação de condições socioeconômicas minimamente equitativas, gerando sociedades de desigualdade extremamente alta e fortíssima dependência de coronéis do agronegócio e seus descendentes "pseudomoderninhos".

Curiosamente, eu percebo que, ainda hoje, parte substancial dos catarinenses (a julgar pelas escolhas políticas que vêm fazendo sucessivamente, em prol de figuras e ideologias regressivas, que defendem a conservação e até o resgate da "antiga ordem" e modelo tradicional de economia e distribuição de riquezas prevalentes no Brasil, naturalizadas e mesmo idealizadas, a despeito de todas as suas iniquidades e heranças perversas transmitidas por inércia) NÃO parecem ter a mínima ideia de quanta sorte tiveram por sua atual terra natal estar à margem do colonialismo, bem como NÃO conseguem perceber qual foi a verdadeira vantagem histórica que tiveram (o grosso do povoamento ocorreu depois da colonização com pessoas livres e sem nenhum grande interesse dos donos de terra superpoderosos em formar latifúndios gigantescos e semifeudais por lá).

Muitos ainda preferem ficar se enganando e fantasiando, procurando encontrar as causas de sua condição comparativamente melhor em alguma qualidade "especial" de sua cultura, moral, ancestralidade ou raça, o que só serve para reforçar que realmente o lugar não é nem um pouco tão avançado e desenvolvido quanto pensa, ainda tem muito provincianismo, obscurantismo e atraso para ser vencido, como no resto do Brasil.

 

       Porque é que alguns brasileiros  descendentes dos colonos que colonizaram o Brasil, continuam a oprimir os indígenas brasileiros

 

Qual seria.

A relação entre.

Os dois fatos?

Crimes transmitidos por DNA?

O Brasil seria uma continuação de Portugal!?

Os brasileiros não oprimem os indígenas.

Alguns pouquíssimos brasileiros o fazem.

E como é crime.

São passíveis de punição por isso.

Mas os brasileiros deveriam exatamente o quê?

Agradecer terem sido explorados?!

 

Fonte: Quora

 

Nenhum comentário: