A pergunta é: ‘Por que os brasileiros não dão tanto valor para Portugal?’
A pergunta tem a mesma resposta como se fosse posta
em relação ao Brasil.
Os menos avisados tendem a desvalorizar o que é seu
ou mais próximo! Já ouviu falar no complexo do "pé rapado", expressão
usada no Brasil? Será um exercício do direito de ter opinião, mesmo que não
tenha informação e formação para que ela seja sábia, ou sequer inteligente.
Isso prova a proximidade de Portugal aos brasileiros, que é genética!
A valorização de outras culturas, chegando ao
eudeusamento patético e ignorante, suporta a fraca qualidade e inteligência. O
mistério do desconhecido/ignorado aliado com o baixa
auto-valorização/autoestima, produz o efeito de que tudo que nos é estranho é
melhor!
O valor atribuído a cada cultura é definido
individualmente, reflectindo a qualidade do sujeito, e mesmo que seja
influenciado pelo meio isso não é desculpa para simplismos e/ou empatias.
Em Portugal, aprendemos depois da revolução que
todos têm o seu valor (antes havia o mencionado complexo de "pé
rapado"), caracterizado pelo que tem de bom e mau. Sabemos que não somos
melhores nem piores que os outros mas valorizamos o que é nosso, e também o que
é dos outros, enfim, deixamos de considerar que somos diferentes, sem sermos
iguais!
O Brasil um dia será como nós, e como todos os
outros…
Porque
é que a Madeira "deu certo" e o Brasil não?
Porque é que a Madeira "deu certo" e o
Brasil não? Sabendo que tamanho não é desculpa já que este proporciona maior
atividade e oportunidades económicas como se vê no caso dos EUA ou da China.
A madeira também dará certo. No teu lombo, otário.
É o tipo da assimetria falsa, típica de um ruminante. O Brasil é um país
continental. Não há termos de comparação [honesta].
Normalmente, não respondo mais a este tipo de
boçalidade bolsonarista ou similar, mas a resposta do Marco Brandini me
encorajou a responder a mais uma estultice no Quora (em português, o segmento
internacional permanece algo isento destes gafanhotos de espaços de discussão
séria).
Brasil deu certo, sim. Somos uma das maiores
economias de mercado do planeta, temos um protagonismo político, climatológico
e pela paz mundial. Estamos muito bem.
Existe
alguma esperança do Brasil 🇧🇷 um dia ser um país desenvolvido ?
Cara, quando o Brasil estava desenvolvendo sua
indústria siderúrgica, a Alemanha já fabricava submarinos, os EUA aviões de
grande porte….
Dê tempo ao tempo.
A Coreia do Sul com ajuda dos EUA conseguiu se "desenvolver"
mais rapidamente que outros países, mas ainda hoje o passado recente deles
ainda está muito vivo por lá, refletindo-se na desigualdade existente no país.
Isto é na Coreia do Sul:
Os países hoje "desenvolvidos" fora da
Europa, receberam ajudinha da Europa para desenvolverem suas industrias, à
exceção da Austrália e Nova Zelândia que por serem ricas em recursos naturais
conseguiram se desenvolver vendendo commodities. (O Chile também alcançou a
renda alta vendendo commodities, mas não é considerado desenvolvido)
O Japão recebeu ajuda dos EUA e da Alemanha, Hong
Kong e Singapura receberam ajuda da Inglaterra.
O Brasil por sua vez sempre foi ignorado pelos EUA
e pela Europa, só conseguimos desenvolver nossa pouca indústria àquela época,
vendendo café e borracha, que eram produtos que eles precisavam importar de
nós. Tivemos que entrar na segunda guerra para que os EUA nos ajudassem a
desenvolver a indústria siderúrgica.
Depois que a Argentina passou a ser ignorada pela
Europa, estagnaram no tempo.
O Brasil está sim se desenvolvendo, em seu ritmo,
com o suor do próprio povo brasileiro que está fazendo o país se respeitar
economicamente internacionalmente. Sem ajudinha de país rico, sem fronteirinha
com país rico tendo 90% de seus produtos exportados àquele país (como o mexico
rsrs)
Não há como nos comparar com países que se
industrializaram muito antes que nós, ou com países que estão próximos de
países industrializados como Portugal ou Polonia.
• Santa
Catarina é uma prova de que se o Brasil fosse colonizado pela Alemanha a gente
seria um país desenvolvido?
Claro que não, pois Santa Catarina NÃO foi
colonizada pela Alemanha (que nem sequer existia como país unificado até 1871),
e sim povoada por imigrantes de língua alemã mais de 250 anos depois das
primeiras povoações coloniais lá, que chegaram lá quando o Estado já tinha
dezenas, não, mais de uma centena de milhares de habitantes nativos do lugar; e
já que boa parte da população catarinense é de origem total ou parcial NÃO
alemã (portugueses, italianos, espanhóis, poloneses, ucranianos, africanos,
indígenas brasileiros, etc.), incluindo quase 20% de pessoas que nem brancas
são. Logo, é muito complicado desvencilhar o que realmente se deve à presença
alemã por lá do que teria acontecido com ou sem alemães miseráveis imigrando
para lá e um punhado de nazistas fugidos décadas depois.
O fato de que São Paulo, com um porcentual de
descendentes de alemães bem menor, é mais desigual, mas tão ou mais
desenvolvido e rico, estando só um pouco ao norte e tendo, para complicar muito
sua situação, um histórico muito mais longo e intenso de escravidão em massa e
monocultura tropical de exportação (bem diferente de SC), também torna
improvável que haja correlação bem direta e necessária entre uma coisa e outra.
Essa supervalorização do "sangue alemão",
ainda mais numa terra que teve apoio surpreendentemente ostensivo e numeroso ao
nazifascismo poucas décadas atrás, deveria ser evitada a todo custo pelo povo
catarinense. Digo isso com muita boa intenção, porque queima muito o filme do
estado e do seu povo no Brasil inteiro, virou até motivo de piadas e risinhos
ácidos. Santa Catarina deve ter orgulho de seus antepassados alemães, mas sem
os colocar num pedestal que aparentemente apaga os outros centenas de milhares
de indivíduos de outras origens que construíram e seguem construindo o estado,
até porque boa parte da população catarinense de hoje tem um ou dois pés em
outros estados brasileiros. Uma das cidades mais desenvolvidas e boas de se
viver em SC, a capital Florianópolis, está, não se esqueçam, localizada numa
das áreas mais antigas de povoamento pré-alemão e menos "germânicas"
em cultura e composição genética.
Além disso, como Santa Catarina não é desenvolvido,
a não ser que agora consideremos a Argentina, Turquia e Uruguai desenvolvidos,
e tem um IDH que, se fosse um país independente, estaria muito mais próximo de
Irã ou Malásia do que de uma Alemanha ou Áustria, a premissa simplesmente é
impossível de se avaliar, porque para poder cogitarmos que SC é uma prova cabal
disso precisaria primeiro SC ser um estado com o mesmo nível de desenvolvimento
de países de desenvolvimento muito alto. Não é. Então o assunto morre antes
mesmo de começar.
A única coisa que Santa Catarina pode ajudar a
provar, a contrario sensu (isto é, por ter sido parcialmente mais poupada de
tudo isto que o resto do Brasil), é que o misto de escravidão, economia calcada
em monocultura de exportação, estrutura fundiária dominada por latifundiários
e, portanto, grande parte da população agrária sem terra e economia dependente
de um ínfimo punhado de commodities agrícolas e minerais voltadas para
exportação e com preços extremamente instáveis no mercado internacional NÃO É
uma boa forma de começar e desenvolver um país e NÃO conduz uma sociedade para
a formação de condições socioeconômicas minimamente equitativas, gerando
sociedades de desigualdade extremamente alta e fortíssima dependência de
coronéis do agronegócio e seus descendentes "pseudomoderninhos".
Curiosamente, eu percebo que, ainda hoje, parte
substancial dos catarinenses (a julgar pelas escolhas políticas que vêm fazendo
sucessivamente, em prol de figuras e ideologias regressivas, que defendem a
conservação e até o resgate da "antiga ordem" e modelo tradicional de
economia e distribuição de riquezas prevalentes no Brasil, naturalizadas e
mesmo idealizadas, a despeito de todas as suas iniquidades e heranças perversas
transmitidas por inércia) NÃO parecem ter a mínima ideia de quanta sorte
tiveram por sua atual terra natal estar à margem do colonialismo, bem como NÃO
conseguem perceber qual foi a verdadeira vantagem histórica que tiveram (o
grosso do povoamento ocorreu depois da colonização com pessoas livres e sem
nenhum grande interesse dos donos de terra superpoderosos em formar latifúndios
gigantescos e semifeudais por lá).
Muitos ainda preferem ficar se enganando e
fantasiando, procurando encontrar as causas de sua condição comparativamente
melhor em alguma qualidade "especial" de sua cultura, moral,
ancestralidade ou raça, o que só serve para reforçar que realmente o lugar não
é nem um pouco tão avançado e desenvolvido quanto pensa, ainda tem muito
provincianismo, obscurantismo e atraso para ser vencido, como no resto do
Brasil.
Porque
é que alguns brasileiros descendentes
dos colonos que colonizaram o Brasil, continuam a oprimir os indígenas
brasileiros
Qual seria.
A relação entre.
Os dois fatos?
Crimes transmitidos por DNA?
O Brasil seria uma continuação de Portugal!?
Os brasileiros não oprimem os indígenas.
Alguns pouquíssimos brasileiros o fazem.
E como é crime.
São passíveis de punição por isso.
Mas os brasileiros deveriam exatamente o quê?
Agradecer terem sido explorados?!
Fonte: Quora

Nenhum comentário:
Postar um comentário