terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Por que Jesus não volta?

Quem disse que ele iria voltar, mentiu. Portanto, a pergunta que deve ser feita é;

- Qual foi o motivo por detrás dessa mentira?

A história da dramática conversão de Paulo indo para Damasco é um marketing criado pelo evangelista Lucas; o próprio Paulo nunca narrou a história de ser cegado pela visão de Jesus. Embora Paulo não tenha divulgado quaisquer detalhes sobre sua conversão, ele insistiu incontáveis vezes que foi o próprio testemunha de Jesus ressuscitado, assegurando que essa experiência deu-lhe a mesma autoridade apostólica dos Doze. Veja, ele construiu um semideus e, esse mesmo semideus deu a ele, Paulo, a autoridade de apóstolo. Bom, é no mínimo suspeito.

O próprio Lucas desconfiava da autoridade apostólica de Paulo seu e amigo e mestre. Para Lucas existiam apenas doze apóstolos, um para cada tribo de Israel, conforme a intenção de Jesus. Judas Iscariotes foi substituído por Matias. Dessa forma, Lucas ainda observa que, o novo "estagiário" precisava ter acompanhado os discípulos o tempo todo em que Jesus entrou e saiu dentre eles, começando com o batismo de João até o dia em que Jesus fora crucificado, e, Paulo não fez isso, nem de longe.

Não só isso, Paulo exibe uma extraordinária falta de interesse pelo Jesus histórico mesmo em contato com os apóstolos genuínos. Porém, ele escreve em 1Tessalonicenses (4:16–17) que (parafraseado), o "cristo" da fé, o mesmo que ele criou, nos seus textos irá retornar. Veja o tamanho da enrolação que, acabou dando certo, proposta por Paulo e testada nos judeus helenistas e nos novos gentios convertidos.

Portanto, respondendo a pergunta;

Apesar de dois milênios de apologética cristã, o fato é que a crença num messias morto e ressuscitado simplesmente não existia no judaísmo - Como isso pode ter acontecido? Como poderia um messias fracassado, que morreu de forma vergonhosa como um criminoso, ser transformado, no espaço de poucas décadas, no criador dos céus e da terra: no Deus encarnado? Paulo. Sua doutrina sobre "cristo" ressuscitado soava, naquela época, como uma nova religião, em contraste com o cristianismo palestino original. E, a crença de que ele, Jesus iria retornar um dia - foram endossadas pelas ideias de Paulo. De resto, os textos que afirmam esse mesmo retorno foram todos influenciados pelos escritos paulinos.

 

       O que você sabe sobre a vida oculta e secreta de Jesus Cristo no Egito?

 

Há relatos que dizem que Jesus aprendeu a arte da magia, feitiçaria e ilusionismo com os egípcios. Essas são algumas das "acusações" mais antigas de judeus e pagãos contra Jesus. No entanto, como Jesus é um completo mistério existencial e social do primeiro século na região da Galileia, de igual forma, um enigma científico e, contemporaneamente obscuro, isso, claro, para muitas pessoas comuns do passado e também da atualidade, não gosto de descartar a possibilidade das magias e feitiçarias do nosso personagem. E, claro, a bíblia nos proporciona vários "insumos" teóricos para pensarmos dessa forma, tanto punitivamente como por simples curiosidade.

(…) que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. (…) Deuteronômio Cap. 18

Vamos ver outras fontes interessantes sobre o tema;

(Aulus Cornelius Celsus) ou simplesmente, CELSO. Médico, enciclopedista e Filófoso neoplatônico

175 d.EC - em sua Obra: Verdadeira Doutrina, pontua que….

- Jesus era filho de uma camponesa pobre. Para Celso, era demérito ser pobre.

- Essa camponesa engravidou de Jesus num adultério com um soldado romano chamado Pantera.

- Para ocultar esse adultério, a história da virgem foi inventada.

- O milagres de Jesus foram feitiçarias aprendidas com os egípcios.

- Por Jesus ter se tornado bastante orgulhoso com a sua facilidade em fazer esses feitiços, se considerou deus.

No Talmude (um conjunto de Textos Rabínicos), considera que…

"(…) Enforcaram Yeshu [Jesus]. Um arauto foi adiante dele por quarenta dias [proclamando]; ele será apedrejado, porque praticou magia e induziu Israel a se perder..."

(…) que Jesus aprendeu a feitiçaria no Egito.

E, por fim, No Texto conhecido como; Toledot Yeshu afirma;

- Jesus foi um feiticeiro que violou os costumes judaicos e, acabou sendo enforcado por esse motivo.

- Diz também que, Jesus nasceu de uma relação extraconjugal com um homem conhecido como Pantera (nessa obra, Pantera era um judeu).

- Que Jesus se autoproclamou como messias e, que seus discípulos, após a morte de Jesus, esconderam o corpo dele para vender o conto de que ele havia subido ao céu.

Portanto, é perfeitamente possível que os autores e as obras mencionadas acima tenham tido acesso a textos mais antigos, oriundos de uma crítica do judaísmo rabínico ao cristianismo greco-romano. No entanto, esses relatos são bem instigantes, além de fascinantes.

 

       Por que nunca encontraram o corpo de Jesus?

 

Porque ele morreu há 2.000 anos.

Existem vários motivos pelos quais o corpo de Jesus nunca foi encontrado. Você pode escolher o seu favorito, dependendo de suas crenças.

De acordo com a Bíblia, Jesus morreu, voltou dos mortos depois de três dias e então desapareceu. Seu corpo nunca foi encontrado porque não existe mais. Existem vários locais em Israel que afirmam ser seu túmulo, mas todos estão vazios. Porque o desaparecimento de seu cadáver tratou-se de um milagre.

De acordo com o folclore japonês, Jesus não morreu, mas mudou-se para o Japão, onde foi confundido com um Oni e viveu até os 100 anos. Portanto, seu corpo nunca foi encontrado porque todos vocês estão procurando no lugar errado. Eu imagino que histórias semelhantes existam em todo o mundo.

E, claro, em certos textos gnósticos antigos, foi na verdade Simão de Cirene quem morreu na cruz, não Jesus. Então você estaria procurando o cadáver errado.

Na verdade, a ideia de que Jesus nunca morreu realmente surge de vez em quando porque é interessante. E sem morte não pode haver cadáver.

Agora, de uma perspectiva ateísta, o corpo de Jesus nunca foi encontrado porque ele não existiu. Um cadáver não pode simplesmente sair de uma tumba sozinho. E estamos falando de uma religião que venera os ossos dos santos. Por isso, é estranho que os ossos de Jesus não tenham recebido o mesmo tratamento.

O contraponto é que os judeus não veneram ossos. Portanto, a tradição pode não ter começado até muito depois da morte de Jesus.

Mas a explicação mais simples é que o cadáver nunca foi encontrado porque não foi preservado de nenhuma maneira. Se Jesus era real, e se seu corpo não simplesmente desapareceu, então estamos falando sobre um simples pregador de rua que viveu e morreu 2.000 anos atrás.

Preservar um corpo por tanto tempo requer que certos passos sejam dados. Mumificação, por exemplo. Mas nem os romanos nem os judeus praticavam a mumificação. Jesus foi enterrado em uma tumba. Seus restos mortais voltaram para a Terra. E mesmo se você pudesse de alguma forma localizar a tumba, o que você não pode, não haveria nada nela.

Na maioria das circunstâncias, os ossos se transformam em pó em apenas 100 anos. No momento em que Constantino viu uma cruz no céu, o corpo de Jesus já estava desaparecido.

 

       Se a Bíblia diz que Jesus não é Deus, por que os cristãos pensam que Jesus é Deus?

 

A Bíblia diz que Jesus é Deus encarnado. Quem diz que não, realmente não leu a Bíblia.

•        Jesus afirmou ser Deus

Jesus não disse exatamente essas palavras “eu sou Deus”, assim como não há nenhuma referência bíblica de que Ele tenha dito “eu sou homem”. Mesmo assim, encontramos no Evangelho várias formas em que Jesus afirmou ser Deus:

Jesus deixou que as pessoas o adorassem (Mateus 28:9) – Jesus não recusou ser adorado. Jesus era judeu, os judeus acreditavam que só deviam adorar a Deus, nunca a homens.

Jesus perdoava pecados (Marcos 2:5-7) – Ele não estava perdoando pecados feitos contra Ele próprio, mas todos os pecados das pessoas! Os religiosos da época ficaram chocados, porque só Deus poderia perdoar os pecados, visto que todo o pecado é uma ofensa contra Deus.

Jesus afirmou ser o Eu Sou (João 8:28; João 8:58-59) – Quando Moisés perguntou a Deus qual era Seu nome, Deus respondeu: Eu Sou (Êxodo 3:13-14). Jesus afirmou ser o Eu Sou, quando foi questionado quem Ele era. Os judeus quiseram matá-lo quando ouviram a resposta, pois estava claro que Jesus afirmou ser Deus.

Jesus disse que Ele e Deus eram um (João 10:30-33) – Isso seria o mesmo que dizer: Eu sou Deus! Tanto que os judeus ao entenderam isto tentaram apedrejá-lo.

Jesus afirmou ser o caminho, a verdade e a vida (João 14:6) – Só Deus poderia dar acesso a Ele próprio. Jesus afirmou ser - tudo no singular - o caminho, a verdade e a vida. Ninguém - absolutamente nada e ninguém - chegaria ao Pai senão fosse por intermédio dele.

Jesus afirmou ser a única Salvação (João 5:24 e João 14:23) - Nenhum líder espiritual disse que a salvação viria por ele próprio. Tal afirmação cairia por terra quando o indivíduo morresse. Jesus não somente afirmou ser a Salvação (João 11:25), como ressuscitou e venceu a morte! (Mateus 28:5-6 e Romanos 6:9)

Muitas destas afirmações foram registradas por João Evangelista - discípulo de Jesus - que ouviu e testemunhou todas essas coisas. Os judeus teriam aceitado um Messias, profeta ou líder espiritual sem problema, pois já estavam a espera que Ele viesse. A razão porque muitos se recusaram a aceitar a Jesus e o mataram, foi justamente porque Ele dizia ser Deus.

•        Jesus revelou ser Deus

Outra passagem que nos ajuda a compreender que Jesus é Deus, está no Evangelho de João 14. Tomé indagou a Cristo para onde Ele iria e que caminho tomar (João 14:5). Jesus respondeu a Tomé dizendo: "Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto" (João 14:6-7). Além de afirmar que era o único caminho que levava à Salvação, Ele revelou que era Deus e que estava na frente de todos eles!

Filipe, ainda sem compreender disse: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta" (João 14:8). Jesus reafirma quem era de maneira categórica: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: Mostra-nos o Pai?

Jesus provou ser Deus quando ressuscitou! Todos os outros casos de ressurreição na Bíblia foram graças às orações de homens de Deus. Jesus ressuscitou sem ninguém ter intercedido por Ele (Atos dos Apóstolos 2:24 e Romanos 6:9). A morte não podia retê-lo porque era perfeito e era Deus.

 

       Por que Jesus era "de Nazaré" se ele nasceu em Belém ?

 

O nascimento de Jesus em Belém é uma construção puramente religiosa, tampouco é garantido o seu nascimento em Nazaré. A hipótese mais aceita entre aqueles que, tentam reconstruir os passos do Jesus histórico, é que ele nasceu e cresceu em Nazaré, uma aldeia pobre, com um substrato de habitantes analfabetos, agriculturores, pedreiros e diaristas.

Dessa forma, até mesmo a aldeia de Nazaré era uma hipótese considerada. Pois, ela não é citada por historiadores como Josefo. Entretanto, os comparativos arqueológicos encontrados em outras aldeias próximas da localidade de onde seria Nazaré, possibilitaram, com certa margem de segurança, o entendimento arqueológico que a aldeia de Nazaré existiu de fato.

 

       Se Jesus era judeu, por que é que os Cristãos os perseguiram por diversas vezes na História?

 

Acho que a perseguição RELIGIOSA (ignorando os fatores econômicos, políticos e étnicos) se dá principalmente por três motivos:

•        Os judeus mataram o profeta de Deus (segundo os cristãos). Quem já assitiu ao filme "A Paixão de Cristo", dirigido por Mel Gibson, consegue ver que os romanos não queriam saber da briguinha interna entre cristãos e judeus. Os romanos queriam pacificar aquela região tão cheia de conflitos a qualquer custo. Tanto que Pôncio Pilatos lava as suas mãos, e deixa que os judeus decidam sozinhos o destino de Jesus (alerta de Spoiler: ele é torturado e morto).

•        Os judeus não acham que Jesus é filho de Deus. Os judeus acham que Jesus foi um farsante, um enganador, uma mentira. Se eu fosse um cristão, e ofendessem meu profeta dessa maneira, eu iria ficar muito bravo.

•        Os judeus ignoram o Novo Testamento. Quando eu fiz catequese e ensino bíblico, os principais textos e os principais versículos que eu estudava eram os evangelhos (o evangelho segundo São Mateus, o evangelho segundo São Marcos, o evangelho segundo São Lucas e o evangelho segundo São João). Os principais textos do cristianismo não passam de contos de fadas para os judeus. Isso também me irritaria se eu continuasse cristão.

 

Fonte: Quora

 

Nenhum comentário: