segunda-feira, 22 de abril de 2024

João Lucas Santos Viegas: Deus é católico?

Da mesma forma que Deus não se prende à um corpo, ele também não se prende a uma vertente, designação ou comunidade religiosa.

Mas não se engane que quando afirmo que Deus não se prende à uma religião quero dizer que Deus aceita todas as religiões. Ele realmente não liga pra qual religião você segue ou acredita, pra ele não importa quem somos ou o que fizemos, onde vivemos ou nossa aparência; Deus olha os passos que você toma e bastando isso já sabe onde você quer chegar.

Porém, da mesma forma que ele não se prende à um corpo mas ainda assim escolhe a forma de se manifestar, ele faz com sua adoração. Na bíblia hebraica há um relato de 2 filhos principais de Adão(o primeiro pai/antepassado da terra). Nesse relato, Caim que era o mais velho e era creditado ser o escolhido de Deus faz uma oferta de ervas, mas Deus havia pedido aos 2 filhos que fosse entregue um animal… Abel que era seu irmão atendeu a voz e ordem do dívino e ofereceu um animal do seu rebanho(uma ovelha, etc); A oferta de Abel foi aceita e houve manifestação de Deus indicando que Deus recebeu de bom coração o esforço do homem(os filhos de Adão) pra se aproximar à Deus.

Caim ficou írado e cheio de inveja, ele foi presunçoso e confiante de que por ser o "escolhido" da família teria sua vontade recebida independente da oferta que desse, coisa que não aconteceu. Caim algum tempo depois chamou seu irmão ao campo/pastagem e em uma discussão matou o próprio irmão.

Esse evento causou descontentamento de Adão e logo do próprio Deus que questionou Caim pela morte de seu irmão… Desde então sempre houve 2 classes explicitas na humanidade: Os filhos de Caim que fazem a sua própria adoração, com seus próprios preceitos e idéias(todas humanas que se voltam ao homem e terminam/fim na humanidade); E os filhos de Abel/Sete, que fazem a adoração do Deus de Abel, ou melhor, o Deus criador da humanidade (supondo que tu sejas monoteista e acredita na existência de 1 unico Deus).

Anos depois, após o dilúvio, maldição e benção para os filhos de Noé(Noé amaldiçoa Cam, seu filho) e por fim a torre de Babel que é documentada em todas as culturas do mundo pois vieram da cultura súmeria e indicam que houve uma crença em um dilúvio e tal construção serviria para salvar a humanidade; Os homens da súmeria, grande civilização fundada e mantida pelos descendentes de Noé e seus filhos entrou em "rebelião" e novamente houve a ascenção do paganismo, coisa que desde o crime de Caim havia sido criado/cultuado entre os povos. Segundo a bíblia, Abraão foi um dos últimos súmerianos que ainda era monoteísta e tinha famíliares do monoteísmo; Por esse motivo é dito que Abraão ouviu a voz de Deus e fugiu de sua terra cheia de pagãos e pollíteistas da súmeria.

Desde então Deus havia separado pela 3ª vez um povo ou um homem que deveria ouvir sua voz ou ao menos guardar de alguma forma as intenções do dívino. Abraão foi testado, provado e abençoado à ser o pai da linhagem do messias profetizado desde Adão, e este seria um homem abençoado por receber 2 grandes bençãos de Deus: Os oráculos de Deus(as chamadas tábuas do testemunho, ou popularmente lei dos 10 mandamentos) e ser o "pai" do Messias que viria salvar a humanidade (a linhagem que geraria o Cristo profetizado).

Porém antes que haja qualquer veneração/adoração à Israel(nome dado por Deus à Jaco após uma luta de uma noite inteira com o Anjo do Senhor, próprio Deus manifesto pelo Filho); Israel assim como o nome de seu pai(Jacó) indica, eles também lutaram com Deus, porém ao invés de protegerem ou mesmo ouvir o que o Cristo/Messias dizia, preferiram mata-lo… Qual dos 2 grupos da humanidade foi marcado pelo homicidio entre irmãos…

A Israel que Moisés libertou dos egipicios era má, se tornaram violentos, maus, selvagens; Pra piorar se rebelaram várias vezes contra o dívino quando adoravam o paganismo contemporâneo dos seus vizinhos e sendo o mais plausível o da Babilônia que lhes acarretou uma servidão de 50 anos pelo preço de sua rebelião (O tal cativeiro da babilônia o qual Daniel viveu. Esse castigo dado aos Israelitas era prometido aos babilônios caso não se convertessem em 5 anos, mas quem se rebelou foram os próprios judeus que acabaram por pagar por 50 anos de algo que era prometido apenas 5 anos aos pagãos).

Sendo assim, nem Católico, nem Judeu, nem Mulçumano, nem Hindu, nem Budísta ou Taoísta; Deus é Deus, sua adoração verdadeira foi ensinada e dada desde Adão até Noé (o último pre-diluviano), e de Noé surgiu Abraão(a última linhagem monoteísta de Noé) que é o pai das religiões monoteístas pois este foi a geração dos ultimos guardadores de tal religião.

O Deus único é monoteísta(o Deus do criacionismo); Sua lei indicada nos 10 mandamentos em 4 ordenanças afirma isso, os 4 primeiros mandamentos são a prova de sua aliança como Senhor dos que o adoram:

1) Deus único, não terás outros deuses.

2) Não farás pra ti imagem alguma ou semelhança de algo para adora-lo, eu sou teu único Deus.

3) Não tome meu nome de forma jocosa ou depreciavel, eu sou teu Deus e exijo reverência.

4) Lembra-te que tu és homem, criação minha feita no 6º dia, eu abençoeei um dia inteiro para que seja guardado em minha memória e memória de minha criação pra que de mim não se esqueça, eu sou teu único Deus e exijo fidelidade.

Todo o restante são mandamentos mais "humanos" e de comportamento entre humanos pra outros humanos (não matarás, honrar pai e mae, etc).

Exatamente por isso só há 2 classes de adoradores: os Pagãos e os Monoteístas(Deus único e criador). Porém há um movimento de falso profeta que sempre existirá e o próprio messias avisou que existiria no tempo do fim(os últimos anos da humanidade); Além de vários dos profetas do judaísmo(que estão no canôn bíblico) indicarem e relembram a lei de Deus como prova de sua justiça/adoração como forma de "seguro"/apolice de sua fé para seguir o verdadeiro Deus e fazer a verdadeira adoração (mesmo que o falso profeta venha, pela lei e os profetas é que se pode confirmar a vontade do dívino).

Isaías afirma "À lei e aos mandamentos! Se eles não falarem desta maneira, jamais veram a alvá"; Isso indica que por mais abstrato ou "livre" que você queira ser, com ou sem vinda de Messias, a adoração ao Deus de Abraão, Noé, Jacó, Adão e Abel É FEITA ATRAVÉS DA TOTAL OBEDIÊNCIA E REVERÊNCIA com suas ordens, seus mandamentos, suas leis… Cristo veio e trouxe uma versão mais complicada ainda dessas leis, vejamos o que Cristo afirma em Lucas 6:27–49; Em bom resumo, até porque quem quiser vai poder ler calmamente esse trecho, nos ultimos 2 versiculos o Messias indica que quem não ouvir sua voz, não fizer a vontade dele será como o homem que faz sua casa em uma fundação de terra/areia, basta a chuva vir que a casa se despedaçará; Aos que ouvem e fazem sua vontade, guardam seus mandamentos, este se compara com o homem que faz sua casa em fundação de pedra, pode chover por dias, a casa não desmorona ou balança em meio a tempestade.

Eu "exagerei" no tamanho do texto mas pra não haver dúvida alguma restante, Deus não tem religião especifica mas sim uma adoração, ele DEU A TODOS suas ordens desde os tempos de Adão e infelizmente precisou novamente repetir suas ordens a um povo que infelizmente se tornou rebelde(os judeus; Os oráculos de Deus foram dados aos judeus como confirmação da promessa de Abraão, assim como o messias veio entre os judeus como confirmação da promessa).

Quer seguir o Deus monoteísta? Obedeça os mandamentos das 2 tábuas da lei de Deus!

Ali é dito toda a vontade do Pai, e se lhe faltar orientação, dê uma olhada no evangelho de Cristo e ele mostrará a intenção e perfeição a qual Deus tanto quis que os homens pudessem atingir mas infelizmente nunca fomos ou seremos capaz nessa natureza do pecado, o próprio Paulo indica tal efeito da dualidade em Romanos 6 e 7 (ainda bem que há a graça, pois se dependessemos unicamente de nossas mãos e nossos esforços pra sermos salvos, não atingiramos o ideal da perfeição de Cristo e não poderiamos aguentar o grande dia do Senhor, seríamos tão facilmente destruídos pela glória de Deus como os pagão/servos de satanás).

Trechos onde afirmam a exigência de fidelidade as ordens de Deus para que se possa conhecer o caráter de Cristo (o único capaz de cumprir a lei) e por fim adorar/fazer a vontade do Deus criador:

"Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Mateus 22:40.

"Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." Jeremias 31:33.

"1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.

2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.

3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. " 1 João 5.

"11 Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.

12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

15 Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.

17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." Apocalipse 22.

 

Fonte: Quora

 

Nenhum comentário: