segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Quais outras religiões possuem provas históricas como o cristianismo?

Sim, o islamismo surgiu por volta do ano 570 d.C, e por isso tem uma história muito rica, que merece ser investigada.

Apesar de que existem muitos estereótipos em relação aos árabes e mulçumanos, eles também acreditam em Cristo, assim como os cristãos, e da mesma forma acreditam em Maomé.

Tanto a vida de Cristo, quanto de Maomé, tem inúmeros paralelos, que não mencionaremos aqui, porém a influência de ambos foi notável, tanto durante a vida deles, quanto depois.

A Fé Bahá'í é uma outra religião que possui provas históricas. Por ser mais recente do que as citadas, existe um grande volume de registros e dados. Eles têm inclusive um centro mundial com uma biblioteca internacional, e arquivos internacionais.

Em relação a um paralelo com a vida de Cristo, eu diria que foi a vida do Báb. Ambos eram jovens quando iniciaram sua missão. Ambos tiveram um ministério curto, Cristo foi 3 anos, O Báb 6 anos. Ambos foram pendurados em locais públicos e executados em meio a uma multidão de expectadores. Ambos tiveram um companheiro leal na hora de suas mortes. Entre inúmeras outras características.

O Báb é considerado um Profeta (os bahá'ís chamam de Manifestante), mas o significado é o mesmo. Só que O Báb veio com uma missão bem específica, que era de preparar seu povo para a vinda de um Manifestante ainda mais poderoso do que ele mesmo, conforme dizia.

Esse Manifestante foi Bahá'u'llah, então na verdade foram dois manifestantes de Deus que vieram no mesmo período. (Os bahá'ís chamam de Manifestantes Gêmeos).

Isso aconteceu há menos de 200 anos. (1844 d.C.) E a vida do Báb e de Bahá'u'llah certamente merece atenção.

Leon Tolstoi, um escritor russo: "Desperdiçamos nossas vidas tentando descobrir os mistérios do universo, mas havia um prisioneiro do governo turco, Bahá'u'llah, em Akká, que possuia a chave."

Mahatma Gandhi: "A Fé Bahá'í é um consolo para a humanidade."

Hellen Keller: "A filosofia de Bahá'u'llah merece a melhor reflexão que podemos oferecer… Qual tema mais nobre do que "o bem-estar do mundo e a felicidade das nações" para ocupar nossas vidas? A mensagem da paz universal irá certamente prevalecer.."

Rainha Maria da Romênia: "Se alguma vez o nome de Bahá'u'lláh ou o de 'Abdu'l-Bahá vos chamar atencão, não os deixeis de lado. Investiguem. E deixem que suas palavras criativas se fundam em vossos coracões, assim como fizeram no meu.“

 

       A existência de Deus está muito mais voltada para a filosofia?

 

Os deuses são construções abstratas anteriores ao pensamento filosófico. Mas, sem dúvidas, podem ser discutidos por meio da filosofia. Em alguns casos, pensamentos filosóficos são incorporados aos ditames religiosos no intuito de fortalecer as características dos deuses. Dessa forma, um dos primeiros, senão, o protagonista dessa ideia, da junção entre filosofia e os textos da bíblia, foi Filon de Alexandria. Por conseguinte, nesse universo, podemos citar o neoplatonismo e o estoicismo usados pelos pais da igreja proto católica e o aristotelismo por Tomás de Aquino.

Para tanto, não podemos nos esquecer da escolástica, que baseou seus estudos mais importante na tradição filosófica greco-latina, da qual herdou as obras de Platão, através do neoplatonismo (escola latina que seguiu os ensinamentos platônicos), e de Aristóteles, cujas obras foram conservadas pelos neoplatônicos e por alguns pensadores do mundo islâmico. Depois da Patrística, na antiguidade tardia, a escolástica se impôs não só como corrente filosófica, mas também como corrente de ensino nas universidades, catedrais ou catedralícias e outras formas de estudo. Portanto, uma maneira de se trabalhar com mais eficiência os argumentos dogmáticos.

 

       A esperança em Deus precisa fazer parte da nossa vida, porque é esta virtude que nos faz ver o mundo com outros olhos. Concorda?

 

A crença em deuses não é necessária e nem tampouco, se faz indispensável ou obrigatória.

Essa dependência ideológica e filosófica, se apresenta de diferentes maneiras, de acordo com a realidade de cada povo.

Em Países de Primeiro Mundo, onde o acesso à Cultura e Formação Acadêmica é mais justo e equalitário, a ascensão econômica e financeira se faz alcançar com mais facilidade e rapidez e então, os deuses são desprezados ou tidos como mero acessório ideológico e obviamente, religioso.

No Terceiro Mundo e sua vasta desigualdade social, financeira e econômica, impele o cidadão ao ato de buscar por ilusões, fantasias e crendices primitivas, ineficazes, escravagistas e que, alimentam de maneira contínua, a poderosa "Indústria da Fé".

Nada muda na vida de tais vítimas, porém, as alternativas para ascensão econômica e social são escassas e as crendices funcionam como "muletas" para manter o cidadão firme em seu raciocínio circular e fazer com que esse, continue em sua jornada, buscando pelo nada em um horizonte vazio e sem perspectivas.

A crença em deuses é tola, vazia, inconsistênte e sem nenhuma comprovação de resultados ou recompensas.

Pobres Teístas.

Eles não possuem nada que se apresente de maneira inequívoca ou verificável.

Possuem apenas a crendice, as tradições ultrapassadas, a Mitologia plagiada e dogmas controladores e ditados por espertalhões que, se apossaram de uma autoridade ilegítima e criminosa.

Mas, ignore o deus Cananeu-Persa-Greco-Romano-Judaico-Cristão, se desejar.

Somente na Índia, já inventaram mais de 35 milhões de deuses e 8 mil crendices diferentes.

Ou todos os deuses são falsos ou todos são verdadeiros.

 

       Qual a diferença em acreditar no diabo, em anjos, fadas, Papai Noel e Deus?

 

A diferença é que seu orar para fadas e papai noel você vai se frustar . A diferença é que você pode contratar um arqueólogo para encontrar fadas e não vai encontrar. A diferença é que as histórias de fadas e papai noel não possuem registros históricos, ao contrário do livro de Atos (na Bíblia) onde você comprova referência a 32 países, 54 cidades, nove ilhas do Mediterrâneo e 95 pessoas, entre elas autoridades. Lucas não erra nenhum dado.

Quem iria morrer por uma mentira ? Se fosse apenas uma pessoa, tudo bem , mas quase todos os apóstolos foram mortos por não abdicar de sua fé , vários seguidores foram mortos nos estádios romanos comidos por animais, serrados, esfolados, caldeirões quentes ,muitos viraram tochas para Nero, quem iria sustentar uma suposta "mentira" por tanto tempo ao ponto de terem mortes tão tenebrosas. Quase todos os apóstolos não tiveram filho, quem iria abdicar de ter uma família para sustentar uma mentira ?

Ou seja, algo realmente muito extraordinário aconteceu naqueles dias, algo que los deu uma tamanha coragem ao ponto de perder a vida para isso, e mesmo com 300 anos de perseguição, essas mortes não impediram o avanço da mensagem.

Era só abdicar da fé que estariam vivos, mas por que não fizeram ?

Então essa é a diferença entre crente e crendice.

 

Fonte: Quora

 

Nenhum comentário: