Salvador é a 6ª cidade que mais consome artigos para casa e decoração
no Brasil
Segundo a Pesquisa Setorial produzida com
exclusividade pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa,
Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o
IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), Salvador ocupa a 6ª posição
no ranking nacional de consumo de artigos para casa e decoração. A participação
do município no consumo geral do segmento foi de 1,8%, em 2022.
Salvador ocupa 6ª posição no ranking, ficando atrás
de cidades como São Paulo (1ª), Rio de Janeiro (2ª), Brasília (3ª), Porto
Alegre (4ª), Belo Horizonte (5ª) e à frente de Curitiba (7ª), Recife (8ª),
Fortaleza (9ª) e Goiânia (10ª).
Cenário Nacional
De acordo com o estudo apresentado pela ABCasa, o
mercado de varejo de artigos para casa, decoração, presentes, celebrações e
utilidades domésticas do Brasil apresentou números expressivos em 2022,
revelando um setor robusto e em crescimento constante, que movimentou mais de
R$ 96,3 bilhões no ano passado, envolvendo 238,8 mil pontos de venda em todo o
país.
Dentre esses pontos de venda, 135,2 mil são lojas
de varejo especializadas em artigos para casa, decoração, presentes e
utilidades domésticas, enquanto 103,7 mil são pontos de venda de varejo não
especializado, incluindo lojas de departamentos, variedades e home centers.
"É importante ressaltar que o nosso setor
empregou um total de 2,7 milhões de pessoas em 2022, tanto em lojas
especializadas como em varejistas não especializados." aponta Eduardo
Cincinato, presidente da ABCasa.
A produção local de artigos para casa, decoração,
presentes e utilidades domésticas em 2022 correspondeu a R$ 54 bilhões, em
valores líquidos, sem impostos, por meio de 25,9 mil unidades produtoras que
empregam diretamente 458,5 mil funcionários.
No que diz respeito ao comércio exterior, o setor
de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas fez
importações no valor de US$ 1,3 bilhão em valores FOB (Free on Board) em 2022.
Paralelamente, as exportações brasileiras desses produtos somaram US$ 897
milhões, também em valores FOB, no mesmo período.
Outro destaque dessas estatísticas é o consumo
residencial nas principais cidades brasileiras. Entre as dez maiores cidades em
consumo de artigos para casa, destacam-se: São Paulo com 9,2%, Rio de Janeiro
com 4,5%, Brasília com 2,6%, Porto Alegre e Belo Horizonte, ambos com 2,4%.
Esses municípios são vitais para o mercado de varejo desse setor.
Segundo o presidente da ABCasa, esses dados
demonstram a vitalidade e a importância do mercado de artigos para casa,
decoração, celebrações, presentes e utilidades domésticas no Brasil.
“O nosso setor, ao lado da construção civil, teve
um aumento expressivo no pós-covid 19 e o resultado direto foi o aumento no
número de lojas, produção e profissionais ligados ao segmento. Houve uma
mudança de mentalidade do consumidor final, que passou a ter um novo olhar para
a casa e hoje investe mais em decoração”, destaca Eduardo Cincinato.
• Recife
(PE) entra no TOP 10
Recife agora está entre as 10 maiores cidades no
ranking de consumo no varejo de artigos para casa e decoração. Segundo a
Pesquisa Setorial produzida com exclusividade pela ABCasa (Associação
Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas,
Festas e Flores) em parceria com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing
Industrial), a cidade saltou para a 8ª posição em 2022, subindo três posições,
já que em 2019 ocupava a 11ª colocação.
A participação do município no consumo total da
categoria atingiu a porcentagem de 1,3%, enquanto em 2019 sua participação foi
de 0,9%. Recife agora está à frente de Fortaleza (9ª) e Goiânia (10ª).
• São
Luís do Maranhão salta 10 posições no ranking
São Luís (MA) agora ocupa a 19ª posição no ranking
de consumo de artigos para casa e decoração, segundo o mapeamento produzido
pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes,
Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o instituto IEMI
(Instituto de Estudos e Marketing Industrial), a cidade saltou dez posições, no
mesmo período em 2019, ocupou a 29ª colocação.
A participação do município no consumo geral do
segmento foi de 0,4% (2019) para 0,5% (2022). A distribuição dos artigos de
consumo para o Estado do Maranhão foi de 1,6%.
Considerando o ranking das 150 maiores cidades
brasileiras em consumo de artigos para casa e decoração, o município se destaca
ficando à frente das cidades Florianópolis (SC) , João Pessoa (PB) , Niterói
(RJ) e Caxias do Sul (RS).
• Cuiabá
sobe 20 posições
Cuiabá é destaque na pesquisa inédita realizada
pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes,
Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o IEMI (Instituto de
Estudos e Marketing Industrial).
O estudo revela que a cidade saltou da 33ª posição,
em 2019, para a 13ª colocação, em 2022,
entrando no ranking das 15 maiores cidades em consumo de artigos para casa,
decoração, presentes e utilidades domésticas.
Reconhecida como uma das cidades que mais cresce
economicamente no país, o município demonstra um aumento significativo do poder
aquisitivo de sua população. Isso justifica o salto na participação no consumo
total da categoria de 0,4% (2019) para 0,7% (2022), foram 0,3% de aumento em um
curto período de tempo.
O município ficou à frente das outras cidades que
compõem o Top 20 da lista: Guarulhos (14ª), Manaus (15ª), Belém (16ª), Maceió
(17ª), São Bernardo do Campo (18ª), São Luís (19ª) e Florianópolis (20ª).
• Campo
Grande (MS) se mantém entre as 20
Segundo a Pesquisa Setorial produzida com
exclusividade pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa,
Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o
IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), Campo Grande ocupa a 11ª
posição no ranking nacional de consumo de artigos para casa e decoração.
A participação do município no consumo geral do
segmento foi de 1,1%, em 2022. A cidade ficou à frente das outras cidades que
compõem o Top 20 da lista: Campinas (12ª), Cuiabá (13ª), Guarulhos (14ª),
Manaus (15ª), Belém (16ª), Maceió (17ª), São Bernardo do Campo (18ª), São Luís
(19ª) e Florianópolis (20ª).
• Goiânia
se mantém entre as 10
Goiânia permanece entre as 10 maiores cidades do
Brasil em consumo de artigos para casa e decoração, segundo responsável por
1,2% das compras do setor, é o que aponta a Pesquisa Setorial produzida com
exclusividade pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa,
Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o
IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial).
A participação da cidade no consumo geral do
segmento atingiu 1,1%, em 2019, com aumento de 0,1% para 2022 (1,2%).
O município ficou à frente das outras cidades que
compõem o Top 20 da lista: Campo Grande (11ª), Campinas (12ª), Cuiabá (13ª),
Guarulhos (14ª), Manaus (15ª), Belém (16ª), Maceió (17ª), São Bernardo do Campo
(18ª), São Luís (19ª) e Florianópolis (20ª).
Fonte: ABCasa
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