Turismo tem alta de 13% na Bahia, diz IBGE
Os números não deixam dúvidas sobre a plena
retomada do turismo na Bahia, gerando a expectativa do estabelecimento de novos
marcos no Verão que se aproxima. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) mostram um crescimento de 13% no volume das atividades
turísticas no estado, mais que o dobro dos 4,9% da média nacional. O percentual
é uma comparação do último mês de agosto com o mesmo período de 2022.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria
de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Luciano Lopes, afirma que pela primeira vez,
desde a pandemia, o setor hoteleiro alcançou constância nos resultados.
“Desde julho que a gente tem ocupação mensal acima
de 60% nos hotéis, variando entre 60% e 65%. A tendência é que outubro também
fique nesse patamar”, comenta, referindo-se a Salvador, e acrescentando que a
média antes da covid era de 62%.
O aumento do fluxo de visitantes também foi notado
no aeroporto de Salvador, onde a movimentação do mês passado foi 27% maior do
que a de setembro de 2022. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
(Secult), o Verão deve atrair cerca de 3,5 milhões de visitantes para a capital
baiana, superando o recorde anterior de 3,3 milhões, registrado em 2019, último
ano antes da pandemia.
O casal Hugo Tenório e Vitória Alexandre nem
esperou a chegada da estação mais quente do ano para curtir o calor e o litoral
baiano. Moradores de Maceió, eles viajaram quase 600 quilômetros de carro na
última quarta-feira, e só passaram no hotel para deixar a bagagem e tomar
banho. Guiado por Vitória, que já visitou Salvador inúmeras vezes, ele começou
seu roteiro de estreia pelo Farol da Barra.
• Estratégia
Quando chegaram ao Farol, capoeiristas se
organizavam para entreter os turistas tocando berimbau enquanto eles seguiam
para visitar o Museu Náutico, no interior do forte. Hugo disse estar encantado
com Salvador, não só pela beleza, mas pela organização e pelo “trânsito bom de
andar”, em comparação com sua cidade natal. O casal permaneceria dois dias na
capital, seguindo depois para a Costa do Sauipe.
Em viagem pela Europa em missão de divulgação do
turismo de negócios no estado, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício
Bacelar, não pôde dar entrevista. Em nota enviada pela assessoria da pasta, ele
afirma: “tudo isso está acontecendo porque nos preparamos com infraestrutura,
capacitação, qualificação e promoção dos destinos, em um trabalho que tem a
contribuição dos governos federal e municipais, do trade turístico e da
sociedade civil organizada".
A avaliação positiva quanto ao setor é reforçada
pelo presidente da Abih no estado.
“Hoje, em todas as pesquisas que são feitas, por vários caminhos,
aparecem destinos da Bahia entre os mais procurados: Salvador, Porto Seguro e
Litoral Norte”, fala Luciano Lopes. Independentemente de levantamentos, ele
destaca ainda a Chapada Diamantina, Barra Grande, Itacaré e Trancoso como
destinos tradicionalmente muito procurados no Verão.
Na rede hoteleira, a expectativa é ter uma ocupação
entre 75% e 80% ao longo da estação mais quente do ano, alcançando picos de
100% no Carnaval, no Réveillon e em finais de semana com grandes eventos. Lopes
ressalta que a rede hoteleira tem papel ativo na captação de turistas,
colocando “o produto na prateleira de venda” não só no Brasil, mas em outros
países, a exemplo de Portugal, Espanha, Argentina, Chile e Colômbia.
Lopes destaca ainda o papel central da hotelaria no
crescimento de 34% na arrecadação do ISS (Imposto sobre Serviço) nos segmentos
de hospedagem, turismo e eventos entre 2022 e 2023, divulgado pela gestão
municipal. A retomada do setor é observada até mesmo por empreendimentos mais
recentes, como o Canto Hotel, que completará dois anos no início de 2024.
“Percebemos que os investimentos no setor turístico
e esforços na promoção do estado baiano tem surtido este efeito na apresentação
do nosso estado, aumentando nossa visibilidade de uma forma positiva trazendo
este maior fluxo de turistas”, avalia a proprietária do Canto Hotel, Ausy
Pezzangora. Situado no Rio Vermelho, o hotel espera uma ocupação média de 92%
no Verão.
Presidente da Associação Brasileira de Agências de
Viagem da Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze destaca a grande aceitação nas ações
de promoção do destino Bahia ao redor do mundo, e a boa estrutura de recepção
ofertada aos visitantes. “Temos tudo,
gastronomia, religiosidade, praias, história, arquitetura, todo esse conjunto e
outras coisas mais fazem com que a Bahia seja olhada como destino de
qualidade”, comenta.
Sobre o setor que representa, Gonze afirma “as
agências de viagem têm notado um significativo aumento e temos a temporada de
navios, que começou agora em outubro, e isso tem dado um movimento bastante
animador”.
Além do fluxo marítimo e aéreo, ele acrescenta o
maior volume de excursões rodoviárias chegando a Salvador neste início da alta
temporada, em comparação ao ano passado.
• Mais
de 440 mil cruzeiristas devem visitar o estado até maio de 2024
Mais de 440 mil viajantes de cruzeiros devem
desembarcar na Bahia até maio de 2024, totalizando 130 operações nos portos de
Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, segundo divulgado pela Secretaria de Turismo
da Bahia (Setur).
A temporada teve início na última quarta-feira,
quando cerca de três mil pessoas desembarcaram na capital baiana e passaram o
dia visitando a cidade.
Esse foi o caso do casal gaúcho José Valdir Costa e
Edi Costa, em sua segunda passagem por Salvador como cruzeiristas. Por volta
das 15h, eles chegaram ao Farol da Barra, antes tinham visitado o Rio Vermelho,
onde almoçaram em um restaurante de culinária baiana. Moradores de Novo
Hamburgo, José e Edi viajavam com mais três casais, entre parentes e amigos.
A bordo do navio há 20 dias, eles seguiram para Ilhéus
no início da noite, cidade na qual o cruzeiro faria a última parada antes de
navegar até São Paulo, de onde pegariam o avião para o Rio Grande do Sul.
Embora sejam cruzeiristas habituais, eles também visitaram a Bahia em outro
formato, quando passaram alguns dias em um antigo resort da ilha de Itaparica.
• Cultura afro
Diretor de Turismo da Secult (Secretaria Municipal
de Cultura e Turismo), Gegê Magalhães informou que o Município, em parceria com
o Estado, está fazendo o acompanhamento da experiência dos cruzeiristas em
Salvador, aplicando questionários por amostragem.
“Para a gente saber o que está acertando, o que
está errando e o que a gente pode melhorar”, explica.
Magalhães conta que a intenção é cada vez mais
“antecipar” o Verão, trazendo o fluxo típico da estação antes mesmo da sua
chegada oficial, em dezembro. A consolidação do mês de novembro como período de
destaque da cultura afro vem dentro dessa perspectiva, com a realização do
Salvador Capital Afro e o recebimento de outros eventos, a exemplo do Festival
Liberatum, que deve trazer personalidades como Viola Davis à cidade.
Capitaneada pelo Estado, a captação de novos voos é
outro fator destacado pelo diretor de Turismo, citando o início recente dos
voos Salvador - Varsóvia. De acordo com
o Salvador Bahia Airport, em 2 de janeiro de 2024, a empresa Sky Airline irá
iniciar operações ligando a capital baiana às cidades de Montevidéu (Uruguai) e
Santiago (Chile). E o número de voos semanais para Buenos Aires (Argentina)
aumentará de quatro para seis, na segunda quinzena de dezembro.
Fonte: A Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário