terça-feira, 31 de outubro de 2023

Turismo tem alta de 13% na Bahia, diz IBGE

Os números não deixam dúvidas sobre a plena retomada do turismo na Bahia, gerando a expectativa do estabelecimento de novos marcos no Verão que se aproxima. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram um crescimento de 13% no volume das atividades turísticas no estado, mais que o dobro dos 4,9% da média nacional. O percentual é uma comparação do último mês de agosto com o mesmo período de 2022.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Luciano Lopes, afirma que pela primeira vez, desde a pandemia, o setor hoteleiro alcançou constância nos resultados.

“Desde julho que a gente tem ocupação mensal acima de 60% nos hotéis, variando entre 60% e 65%. A tendência é que outubro também fique nesse patamar”, comenta, referindo-se a Salvador, e acrescentando que a média antes da covid era de 62%.

O aumento do fluxo de visitantes também foi notado no aeroporto de Salvador, onde a movimentação do mês passado foi 27% maior do que a de setembro de 2022. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o Verão deve atrair cerca de 3,5 milhões de visitantes para a capital baiana, superando o recorde anterior de 3,3 milhões, registrado em 2019, último ano antes da pandemia.

O casal Hugo Tenório e Vitória Alexandre nem esperou a chegada da estação mais quente do ano para curtir o calor e o litoral baiano. Moradores de Maceió, eles viajaram quase 600 quilômetros de carro na última quarta-feira, e só passaram no hotel para deixar a bagagem e tomar banho. Guiado por Vitória, que já visitou Salvador inúmeras vezes, ele começou seu roteiro de estreia pelo Farol da Barra.

•        Estratégia

Quando chegaram ao Farol, capoeiristas se organizavam para entreter os turistas tocando berimbau enquanto eles seguiam para visitar o Museu Náutico, no interior do forte. Hugo disse estar encantado com Salvador, não só pela beleza, mas pela organização e pelo “trânsito bom de andar”, em comparação com sua cidade natal. O casal permaneceria dois dias na capital, seguindo depois para a Costa do Sauipe.

Em viagem pela Europa em missão de divulgação do turismo de negócios no estado, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, não pôde dar entrevista. Em nota enviada pela assessoria da pasta, ele afirma: “tudo isso está acontecendo porque nos preparamos com infraestrutura, capacitação, qualificação e promoção dos destinos, em um trabalho que tem a contribuição dos governos federal e municipais, do trade turístico e da sociedade civil organizada".

A avaliação positiva quanto ao setor é reforçada pelo presidente da Abih no estado.  “Hoje, em todas as pesquisas que são feitas, por vários caminhos, aparecem destinos da Bahia entre os mais procurados: Salvador, Porto Seguro e Litoral Norte”, fala Luciano Lopes. Independentemente de levantamentos, ele destaca ainda a Chapada Diamantina, Barra Grande, Itacaré e Trancoso como destinos tradicionalmente muito procurados no Verão.

Na rede hoteleira, a expectativa é ter uma ocupação entre 75% e 80% ao longo da estação mais quente do ano, alcançando picos de 100% no Carnaval, no Réveillon e em finais de semana com grandes eventos. Lopes ressalta que a rede hoteleira tem papel ativo na captação de turistas, colocando “o produto na prateleira de venda” não só no Brasil, mas em outros países, a exemplo de Portugal, Espanha, Argentina, Chile e Colômbia.

Lopes destaca ainda o papel central da hotelaria no crescimento de 34% na arrecadação do ISS (Imposto sobre Serviço) nos segmentos de hospedagem, turismo e eventos entre 2022 e 2023, divulgado pela gestão municipal. A retomada do setor é observada até mesmo por empreendimentos mais recentes, como o Canto Hotel, que completará dois anos no início de 2024.

“Percebemos que os investimentos no setor turístico e esforços na promoção do estado baiano tem surtido este efeito na apresentação do nosso estado, aumentando nossa visibilidade de uma forma positiva trazendo este maior fluxo de turistas”, avalia a proprietária do Canto Hotel, Ausy Pezzangora. Situado no Rio Vermelho, o hotel espera uma ocupação média de 92% no Verão.

Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem da Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze destaca a grande aceitação nas ações de promoção do destino Bahia ao redor do mundo, e a boa estrutura de recepção ofertada aos visitantes.  “Temos tudo, gastronomia, religiosidade, praias, história, arquitetura, todo esse conjunto e outras coisas mais fazem com que a Bahia seja olhada como destino de qualidade”, comenta.

Sobre o setor que representa, Gonze afirma “as agências de viagem têm notado um significativo aumento e temos a temporada de navios, que começou agora em outubro, e isso tem dado um movimento bastante animador”.

Além do fluxo marítimo e aéreo, ele acrescenta o maior volume de excursões rodoviárias chegando a Salvador neste início da alta temporada, em comparação ao ano passado.

•        Mais de 440 mil cruzeiristas devem visitar o estado até maio de 2024

Mais de 440 mil viajantes de cruzeiros devem desembarcar na Bahia até maio de 2024, totalizando 130 operações nos portos de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, segundo divulgado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur).

A temporada teve início na última quarta-feira, quando cerca de três mil pessoas desembarcaram na capital baiana e passaram o dia visitando a cidade.

Esse foi o caso do casal gaúcho José Valdir Costa e Edi Costa, em sua segunda passagem por Salvador como cruzeiristas. Por volta das 15h, eles chegaram ao Farol da Barra, antes tinham visitado o Rio Vermelho, onde almoçaram em um restaurante de culinária baiana. Moradores de Novo Hamburgo, José e Edi viajavam com mais três casais, entre parentes e amigos.

A bordo do navio há 20 dias, eles seguiram para Ilhéus no início da noite, cidade na qual o cruzeiro faria a última parada antes de navegar até São Paulo, de onde pegariam o avião para o Rio Grande do Sul. Embora sejam cruzeiristas habituais, eles também visitaram a Bahia em outro formato, quando passaram alguns dias em um antigo resort da ilha de Itaparica.

•        Cultura afro

Diretor de Turismo da Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Gegê Magalhães informou que o Município, em parceria com o Estado, está fazendo o acompanhamento da experiência dos cruzeiristas em Salvador, aplicando questionários por amostragem.

“Para a gente saber o que está acertando, o que está errando e o que a gente pode melhorar”, explica.

Magalhães conta que a intenção é cada vez mais “antecipar” o Verão, trazendo o fluxo típico da estação antes mesmo da sua chegada oficial, em dezembro. A consolidação do mês de novembro como período de destaque da cultura afro vem dentro dessa perspectiva, com a realização do Salvador Capital Afro e o recebimento de outros eventos, a exemplo do Festival Liberatum, que deve trazer personalidades como Viola Davis à cidade.

Capitaneada pelo Estado, a captação de novos voos é outro fator destacado pelo diretor de Turismo, citando o início recente dos voos Salvador -  Varsóvia. De acordo com o Salvador Bahia Airport, em 2 de janeiro de 2024, a empresa Sky Airline irá iniciar operações ligando a capital baiana às cidades de Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile). E o número de voos semanais para Buenos Aires (Argentina) aumentará de quatro para seis, na segunda quinzena de dezembro.

 

Fonte: A Tarde

 

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