domingo, 28 de janeiro de 2024

Onde de fato começa o novo testamento?

Se formos considerar a ordem cronológica dos textos, então começaria com as Cartas de Paulo;

- 1 e 2 Tessalonicenses mais ou menos 51 d.EC.

- Terminando com as Epístolas pastorais: 1Timóteo, Tito e 2Timóteo entre 62 e 65 d.EC.

Seguido tardiamente pelos evangelhos;

- Ev. Marcos 70–75 d.EC.

- Ev. Mateus 80–90 d.EC.

- Ev. Lucas 80–90 d.EC.

- Ev. João 100–120 d.EC.

Mas, essa ordem cronológica não foi considerada pelos organizadores dos livros. Cabe salientar que, os evangelhos foram influenciados pelo proto Marcos, pelas fontes Q, L e M, pelas Cartas de Paulo e, também pelo livro "Guerras dos Judeus" do historiador Flávio Josefo, na verdade, com relação a esse último, é quase um plágio.

João, o evangelista foi influenciado pela filosofia de Filon de Alexandria e pelas Cartas de Paulo. Lembrado que, o evangelho de João não é reconhecido como um Sinótico.

 

       Porque os estudiosos acham que o Salmo 29 foi escrito para Baal (Uguritico)?

 

Canaã era formada por cidades-estados e, Isra-EL do Norte era a mais desenvolvida das cidades. Os deuses adorados em Canaã era EL, como o pai dos deuses, Baal, como famoso deus-filho, Astarote (Asherah) como esposa de EL. Dessa forma, Canaã era politeísta e suas cidades-estados seguiam esse politeísmo, tendo EL, como deus principal e, mais ou menos, 70 deuses-filhos, Jeová era um desses, criado e adorado pelos nômades e pastores da região pobre e montanhosa de Seir, no sul de Canaã. Conforme citação abaixo;

Ó Senhor, saindo tu de Seir, caminhando tu desde o campo de Edom, a terra estremeceu; até os céus gotejaram; até as nuvens gotejaram águas. Juízes 5:4

Cabe considerar que, a distribuição dada por EL aos seus filhos era uma maneira de elevar o poder dessa divindade de um deus-filho ao patamar semelhante a de um deus-pai, isso para o povo que o cultuava, obviamente. Detalhe interessante, essa é a mesma estrutura deificante presente na história de Jesus, filho de deus, Jesus igual a deus e, Jesus igual ao ES;

Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel. Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança. Deuteronômio 32:8,9

Quando EL Elyon [um dos nomes de EL] repartirá a herança para as nações e quando espalhavam os filhos de Adão ele estabeleceu Os territórios dos povos conforme o número dos filhos de Isra-EL.

A citação supracitada mostra o que é conhecido pela maioria dos religiosos. Porém, na segunda citação, está o que realmente foi transliterado do Antigo Testamento hebraico. Existe uma versão grega encontrada em Qumran que explana essa mesma citação seguinte maneira;

Quando Elion [Epíteto de EL] (o Altíssimo) deu as nações em herança, quando ele repartiu os homens, fixou o território dos povos segundo o número dos filhos de deus EL. A parte de YHWH, é o seu povo, Jacó, é a parte que lhe é atribuída.

Agora, com relação ao Salmo 29, os atributos dados ao deus YHWH, são os mesmos atribuídos ao deus Baal, que fora adorado em Ugarit, ou seja, ambos possuem como características, no salmo em questão; glória e força, que se ouve sobre as águas, a voz poderosa, controla o caos, voz como labaredas de fogo, etc. Cada tribo tinha uma Baal específico, com semelhanças e sutis diferenças, eram os Baalim.

Portanto, Baal exerceu grande influência dentro do panteão e, o Ciclo de Baal é um dos textos religiosos encontrados em Ugarit que revelam a proeminência desse deus na região. Não menos importante, muitos indícios atestam que Baal foi venerado em Judá. A narrativa bíblica faz menção a templos construídos em sua honra em Samaria.

 

       O "Novo Testamento" é uma correção dos erros de deus do "Antigo Testamento"? E se vier um "Terceiro"?

 

Entenda a farsa - Lamento informar mais o novo testamento não cumpre o velho testamento. O que aconteceu foi o seguinte:

A igreja primitiva desenvolveu uma técnica sofisticada pra escrever o novo testamento que se chama – TIPOLOGIA.

Na tipologia o tipo representa um sinal, uma história no velho testamento, e o antitipo é uma técnica de relacionar qualquer história do velho testamento com Jesus.

Então que tudo foi manipulado pra fazer parecer que as histórias do velho testamento se cumpriram em Jesus. Mais quando se lê o contexto, nota-se tudo foi forçado e que uma coisa nada tem a ver com a outra.

Como podes ter a certeza de que o meu argumento é verdadeiro?

Note: o contexto de todas as supostas profecias q se cumpriram em Jesus no velho testamento prova que o escritor não estava a profetizar sobre Jesus, e que nada tem a ver com Jesus sequer

O problema é que quando o escritor diz: se cumpriu em Jesus conforme o texto y, o leitor não vê o contexto da suposta profecia pra saber se de fato tem alguma relação com ele.

Existem muitos textos e tempo faltaria para mencionar toda essa manipulação, entretanto vou dar apenas 3 exemplos:

Primeiro a mais famosa, a traição por 30 moedas de prata:

1.       Mat 26:14 fala que Jesus seria traído com 30 moedas de prata

<<< Zac 11:12 fala da suposta profecia que se cumpriu em Jesus das mesmas 30 moedas de prata

Só que ao  se ler o contexto do capítulo 11 de Zacarias nota-se claramente que nada tinha a ver com Jesus, na verdade fala de pastores que deviam ser pagos pelas suas terras e que o dinheiro foi dado ao profeta pra contribuir pra adoração a Jeovah.

2- Miq 5:2 fala da suposta profecia de onde jesus nasceria

•        Suposto cumprimento em Mat 2:2

<<< O contexto:

Miqueias 5 fala de um general de exército que nasceria em Belém e que iria livrar os israelitas da força militar Assiria destruindo seus carros de guerra e sua força militar com a espada - E aplicar a Jesus torna-se até um insulto porque nada tem a ver com a personalidade nem a mensagem que ele pregou nem o que ele fez.

<<< Perceba a farsa:

3- Is 7:14 fala do nascimento de Emanuel que supostamente é Jesus conforme Mat 1:22 ",

Diz , isso Tudo (OU SEJA, TODO ESSE sonho e ESTA Gravidez) foi Feito Para Que se

cumprisse O Que foi Dito da Parte do Senhor, cabelo profeta, dizendo:

"Eis Que a virgem (o significado origem nesse texto não é" Virgem ", é" donzela ", o texto foi manipulado e felizmente muitas traduções ja vertem por donzela ao invés da virgem) Ficara Grávida e dara à luz hum filho, e ELE Será, Chamado Pelo Nome de Emanuel, que Traduzido é: Deus Conosco".

Esta passagem está em Isaías, cap. 7. ver. 14, e o escritor do livro de Mateus se esforçou para fazer seus leitores acreditam que esta passagem é uma profecia sobre a pessoa chamada Jesus Cristo, que existe tal coisa - e eu vou mostrar que não é. Mas primeiro é necessário que eu explico a ocasião destas palavras que estão sendo ditas por Isaías; facilmente percebemos, que longe de ser uma profecia de Jesus Cristo, eles não têm a menor referência a tal pessoa, ou qualquer coisa que poderia acontecer no tempo em que Cristo se diz ter vivido - que foi cerca de 700 anos após o tempo de Isaías.

>>> O caso: Com a morte de Salomão, a nação judaica dividido em duas monarquias: um chamado do reino de Judá, cujo capital era Jerusalém: o outro o reino de Israel, cujo capital era Samaria.

O reino de Judá seguiu a linha de David, e o reino de Israel que de Saul; e essas duas monarquias rivais frequentemente teriam realizado guerras ferozes uns contra os outros.

Na era Época Acaz rei de Judá, Que era sem ritmo de Isaías, Peca, rei de Israel; e Peca, Chegou-se a Rezim, rei da Síria, decide Fazer uma guerra contra Acaz, rei de Judá. Marchou com um Exército Confederado e Poderoso contra Jerusalém. Acaz e Seu povo Ficou alarmado com o perigo, e " Seu Coração Movido Como As Arvores do Bosque São movidos com o vento. " Is: 7:3.

Nesta Situação das Coisas Perigosa, Isaías dirigiu-se a Acaz, e assegura-lhe em Nome do Senhor, Que Estes Dois reis NÃO DEVE ter Sucesso contra ELE e para garantir-lhe diz a Acaz para q Compatilhe um Sinal do Senhor.

Acaz recusou a Fazer, como dando Razão, q ele NÃO tentarás o Senhor;

Isaías Diz, ver. 14, "portanto o mesmo Senhor vos dará um Sinal: eis Que a virgem conceberá e dara à luz hum filho - Manteiga e mel Comerá, quando ele Souber rejeitar o mal e escolher o Bem - Pois antes que o menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra que te enfadas, Será desamparada dos SEUS Dois reis "-

SEJA OU, O rei de Israel e do rei da Síria, Que estavam Marchando contra ele.

* Cro. xxviii. ver.. 1 Tinha Acaz Vinte Anos quando começou a Reinar, e reinou Dezesseis anos em Jerusalém, mas ELE NÃO fez O Que  era reto Olhos do Senhor. -. ver . 5 Pelo Que o Senhor seu Deus o entregou Na Mão do Rei da Síria, e feriram, e levaram Uma grande Multidão de cativos e trouxeram a Damasco; e ele também foi Entregue Na Mão do Rei de Israel, o qua Lhe infligiu grande derrota.

Ver.. 6 E Peca (rei de Israel) matou em Judá Cento e Vinte mil em Um Dia. -. ver . 8 E Os Filhos de Israel levaram cativos de SEUS Irmãos Duzentos mil Mulheres, Filhos e filhas.

Aqui, então, é o sinal, o que era para ser o nascimento de uma criança, e essa criança um filho; e aqui também é o tempo limitado para a realização do sinal, ou seja, antes de a criança deve saber rejeitar o mal e escolher o bem.

A coisa, portanto, ser um sinal de sucesso para Acaz, ele deve algo que iria ter lugar antes do evento da batalha então pendente entre ele e os dois reis poderia ser conhecido. Uma coisa a ser um sinal deve preceder a coisa significada. O sinal de chuva deve ser antes da chuva.

Teria sido zombaria e absurdo insultuoso para Isaías ter assegurado Acaz como um sinal, que estes dois reis não devem prevalecer contra ele: a de que uma criança deve nascer de 700 anos ( o tempo desde a profecia ao nascimento d Jesus) depois que ele foi morto; e que, antes de a criança nascer assim deve saber rejeitar o mal e escolher o bem.

Acaz, deve ser entregue a partir do perigo que ele foi imediatamente ameaçado.

Leia e prova por si - todas as outras supostas profecias também pode-se usar o mesmo método e notarás que nada tem a ver com Jesus, tudo manipulado pela igreja primitiva junto com o fundador do cristianismo - Paulo.

 

       Quem foi Elias e Eliseu?

 

Foram profetas do Velho Testamento.

Viveram em Israel por volta de 900 a.C.

Elias foi um profeta de Deus que foi usado para fazer milagres e trazer julgamento sobre a nação de Israel por sua adoração ao deus Baal. No final de sua vida, Elias foi arrebatado para o Céu em um carro de fogo.

Eliseu foi o sucessor de Elias. Foi seu auxiliar e depois foi designado como seu sucessor como profeta em Israel. Eliseu completou a missão de Elias, com referência à unção de Hazael como rei da Síria e a unção de Jeú como rei de Israel. Eliseu também agiu como líder das escolas de profetas, seguindo a tradição de Samuel.

Elias e Eliseu foram a vários lugares juntos e, no final da vida de Elias, Eliseu insistiu em acompanhá-lo. Depois de um milagre realizado no Jordão, Eliseu pediu uma porção dobrada do espírito do seu mestre. Elias lhe respondeu que não cabia a ele, e sim a Deus, decidir se o pedido de Eliseu seria atendido. A sequência do texto bíblico nos informa que a concessão desse pedido foi atendida.

 

       Como sabemos a diferença entre história real e alegações na Bíblia?

 

De todos os livros ditos religiosos o mais criticado é a Bíblia e por quê?

Alguém já viu alguma crítica ao Livro dos Mórmons, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Alcorão, Cabala, etc. se são histórias reais e as alegações verdadeiras?

A resposta é muito simples, porque a Bíblia fala a verdade e ela não é nada agradável aos olhos do ser humano pecador, portanto todos querem ataca-la dizendo que são mentiras.

Veja o encontro de Jesus com um jovem rico, o texto está Mateus 19:16–30.

Quando Jesus disse que “era mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino de Deus” estava falando de impossibilidade mesmo, que os discípulos ficaram perplexos: - então quem pode ser salvo? Para as pessoas isso é impossível, mas tudo é possível para Deus. Quer dizer: só Deus pode mudar o modo de pensar de uma pessoa.

 

Fonte: Quora

 

Nenhum comentário: