Festival de Morro de São Paulo confirma 7ª
edição para fevereiro
A energia da
musicalidade do Carnaval de Salvador vai chegar a Morro de São Paulo no final
de semana imediatamente posterior ao da festa na capital. Nos dias 15
(quinta-feira), 16 (sexta-feira) e 17 (sábado) de fevereiro, o Festival de
Morro de São Paulo celebra a 7ª edição, celebrando a estação em um dos destinos
turísticos mais procurados no verão brasileiro. No palco montado na Segunda
Praia, passarão artistas como Luiz Caldas, Jau, Filhos de Jorge, Afrocidade,
Cheiro de Amor, Negra Cor e Batifun.
Depois de sete anos
sem acontecer, o Festival ganhou nova edição no ano passado (2023), com nomes
como Marcelo Falcão e Toni Garrido. Agora, a iniciativa deve se firmar no
calendário do verão baiano, aposta a coordenadora geral do projeto, Márcia
Mamede: “Morro de São Paulo é um lugar mágico, um destino procurado
internacionalmente, e merece ter eventos como esse festival, que celebra a
música, a natureza, os encontros. Em 2024 tenho certeza que vamos repetir o
sucesso que aconteceu em 2023”.
O projeto propõe uma
relação direta com os cuidados socioambientais. Seguindo o exemplo de anos
anteriores, o Festival será creditado com o selo Carbon Free, calculando o
índice de emissões de dióxido de carbono emitido durante todos os três dias de
evento. A cota de emissões registrada será mitigada por meio do plantio de
árvores executado pela empresa OCT - Organização de Conservação da Terra,
situada em Pratigi, localidade próxima a Morro de São Paulo. Toda a gestão será
supervisionada pelo especialista da Organização, que vai gerenciar as reduções
de impactos dos resíduos do projeto na natureza.
·
Um festival pela
descarbonização
O projeto propõe uma
relação direta com os cuidados socioambientais, com principal atenção à
descarbonização. Seguindo o exemplo de anos anteriores, o Festival será
creditado com o selo Carbon Free, calculando o índice de emissões de dióxido de
carbono durante todos os três dias de evento. A cota de emissões registrada
será mitigada por meio do plantio de árvores executado pela empresa OCT -
Organização Internal Use de Conservação da Terra, situada em Pratigi,
localidade próxima a Morro de São Paulo.
Toda a gestão será
supervisionada pelo especialista da organização, que vai gerenciar as reduções
de impactos dos resíduos do projeto na natureza. A sustentabilidade também está
presente no descarte do material reciclável utilizado durante a festa. Os resíduos
gerados serão direcionados à uma cooperativa local, que será responsável pelas
etapas de coleta, transporte, transbordo e destinação final ambientalmente
adequada dos resíduos sólidos para reciclagem.
Essa gestão do
material tem também um foco social, já que todos os trabalhadores da
cooperativa residem no município de Cairu, contribuindo para a geração de
empregos locais. “A Neoenergia Coelba acredita que por meio da música e do
incentivo à economia criativa é possível contribuir para o desenvolvimento da
Bahia. Por isso, é simbólico o nosso patrocínio ao Festival Morro de São Paulo,
que além do entretenimento, gera emprego para a comunidade deste importante
ponto turístico. A ilha já foi palco de importantes entregas estruturantes da
Neoenergia Coelba para o sistema elétrico. Agora, é a vez de levar a esse palco
muita música e entretenimento, com sustentabilidade, que é um dos nossos
propósitos”, destaca o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.
O Festival de Morro de
São Paulo 2024 tem a promoção da Prefeitura Municipal de Cairu e patrocínio da
Neoenergia e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda
e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Ø
Qualifica Turismo/BA entrega certificados
para hotéis, bares e restaurantes
O projeto Qualifica
Turismo, iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)
e Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), com financiamento do Fundo
de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), entregou, nesta quarta-feira (24),
certificados a 31 profissionais que participaram dos cursos de qualificação
para atuar no setor turístico do estado. As aulas, para recepcionista e garçom,
com noções de inglês, foram realizadas entre outubro e dezembro, com carga de
120 horas, na sede no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho.
“Nossos esforços são
para que as pessoas que visitam o estado sejam bem atendidas e, para isto,
precisamos qualificar os profissionais. O mercado e os turistas estão aí e
precisamos oferecer bons serviços para que eles voltem e tragam mais pessoas
para conhecer os destinos baianos”, declarou a assessora técnica da Diretoria
de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur, Magda Guimarães.
“Realizamos estes
cursos para, ao mesmo tempo, melhor atender ao turismo e proporcionar trabalho
para as pessoas, principalmente num período como este, de alta estação, em que
hotéis, bares e restaurantes absorvem mão de obra”, declarou o titular da Setre,
Davidson Magalhães, que anunciou o encaminhamento da lista com os nomes dos
profissionais qualificados para o programa SineBahia, de intermediação com o
mercado de trabalho.
“Optei por este curso
para aprimorar os conhecimentos e buscar novos horizontes, porque em
turismo a recepção é a linha de frente, nos colocando em contato direto com as
pessoas. As aulas abriram a minha mente, adquiri noções de inglês e tive um aprendizado
satisfatório. Agora, é partir para o mercado de trabalho”, relatou Ana Cláudia
Salustiano, 44 anos, que se qualificou como recepcionista.
“Já possuía
experiência como garçom e procurei me qualificar por necessidade de entrar no
mercado de trabalho. Agora me sinto preparado para trabalhar em hotéis,
restaurantes e onde houver disponibilidade”, afirmou João Lucas Gonçalves, 23
anos, também certificado pelo Qualifica Turismo.
O programa terá
sequência com outros cursos em especialidades ligadas ao turismo, como
camareira, condutor, barman, sommelier, artesão, marceneiro e mecânico de
náutica.
Ø
Carnaval: setor de bares e restaurantes
espera crescimento de até 15%
O Carnaval está
chegando e promete aquecer não só as avenidas pelo Brasil, mas a economia
nacional. O setor de bares e restaurantes espera um crescimento nos lucros de
até 15% nas principais capitais onde a tradicional festa acontece. A previsão é
da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
De acordo com a
entidade, cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife devem faturar no
Carnaval deste ano até 15% a mais do que no ano passado. Já para Salvador e São
Paulo, o aumento deve ser de até 10%, em relação a 2022.
A pesquisa Tendências
de Turismo, realizada pelo MTur, revelou que cerca de um terço dos brasileiros
vai viajar no carnaval. “É uma grande oportunidade para se empreender no
Turismo, então, mostra o tamanho do nosso potencial e as grandes oportunidades
que o setor oferece para geração de renda”, destacou o ministro do Turismo,
Celso Sabino.
Fatores positivos na
economia do país impactaram diretamente essa expectativa de crescimento, como
explica o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci. “No ano passado,
tivemos quase 2 milhões de novos postos de trabalho, coisa positiva para todos,
e duas notícias boas que liberaram renda para consumo: a queda da inflação,
especialmente inflação de alimentos, que libera muitos recursos da população e
a queda da taxa de juros” ressaltou.
PACOTES DE
VIAGENS
– No mesmo ritmo da folia, a busca por pacotes de viagens
durante o Carnaval tem aumentado. Dados da plataforma de Decolar apontam que o
interesse em conhecer o Brasil cresceu 114% em comparação com o ano passado.
Destinos como Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) despontam como
os favoritos, prometendo atrair um público animado em busca de experiências
únicas durante o período do Momo.
PROTEÇÃO
DAS MULHERES
- Os ministérios do Turismo e das Mulheres estão alinhando uma
campanha de proteção à violência de gênero e de combate ao assédio e à
importunação sexual durante o período carnavalesco. As medidas envolverão o
trade turístico, principalmente os segmentos de hotéis, pousadas, bares,
restaurantes e casas noturnas. Entre os pontos discutidos estão, por exemplo, a
possibilidade de criação de uma cartilha para gestores de bares e restaurantes.
Fonte: Tribuna da Bahia
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