Com volume histórico, Governo da Bahia
investe R$ 8,38 bilhões em 2023
Área
social, que reúne Educação, Saúde e Segurança Pública, teve o maior
investimento direcionado, totalizando R$ 4,02 bilhões, Por outro lado os
servidores públicos continuam amargando com perdas salariais acima dos 60%, frutos dos nove anos de
arrocho praticados pelo carrasco Rui Costa, cuja política o ex-servidor público
e agora governador insiste em dar continuidade
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O Estado da Bahia
encerrou o ano de 2023 com um total de R$ 8,38 bilhões em investimentos
empenhados, o que constitui um marco estabelecido pela gestão do governador
Jerônimo Rodrigues. Nas últimas décadas, o valor é o maior já investido pelo
governo estadual no primeiro ano de administração. A cifra também supera a
média dos investimentos registrados pela Bahia nos quatro anos
anteriores.
Em publicação nas
redes sociais, nesta quinta-feira (25), o governador falou sobre o volume
histórico investido. “Um recorde de quem trabalha de forma determinada a
melhorar a vida de baianas e baianos. Em 2023, fizemos o maior
investimento para um primeiro ano de governo”, declarou Jerônimo.
Confirmando uma
tendência que já se delineava desde o início do ano passado, o maior volume de
investimentos em 2023, totalizando R$ 4,02 bilhões, foi direcionado à área
social, que reúne as secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública. Também
foram bastante expressivos os valores investidos na área de Infraestrutura: R$
3,53 bilhões, aplicados pelas secretarias de Infraestrutura, Urbanismo e
Infraestrutura Hídrica.
Os desembolsos para
investimentos foram aplicados, entre outros itens, em escolas de tempo
integral, policlínicas e equipamentos hospitalares, equipamentos de segurança,
rodovias, obras de mobilidade, sistemas de abastecimento de água e obras de
convivência com os efeitos da seca.
·
Segundo entre os
estados
No primeiro ano da
gestão de Jerônimo, a Bahia manteve a performance das gestões anteriores e
seguiu com o segundo lugar em investimentos entre os estados, atrás apenas de
São Paulo, de acordo com os dados mais recentes do Sistema de Informações
Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), da Secretaria do
Tesouro Nacional (STN).
O Estado da Bahia, no
entanto, apresenta um endividamento bem abaixo do paulista: segundo a
Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), até o segundo quadrimestre de 2023
a dívida baiana correspondia no final do ano passado a 21% da receita, o menor
patamar em duas décadas e bem abaixo em comparação com a do estado mais rico do
país, cujo endividamento estava em 116%.
·
Recursos próprios
O secretário da
Fazenda do Estado, Manoel Vitório, ressalta que os investimentos realizados
pela atual gestão em 2023 contaram, principalmente, com recursos próprios, “já
que o nosso Estado passou por um período relevante, nos últimos anos, em que,
inexplicavelmente, não tinha acesso a operações de crédito”. Esta situação,
observa, ajuda a explicar a forte queda do endividamento nos últimos
anos.
Ainda de acordo com
Vitório, em 2024, a Bahia terá condições para dar sequência à pauta de
investimentos, com o apoio de recursos de novos financiamentos, por ter
retomado o acesso pleno ao crédito com a conquista da nota máxima em Capacidade
de Pagamento, a Capag A, concedida pelo Tesouro Nacional.
“Os investimentos
públicos são estratégicos para a nossa economia e necessários para o bem-estar
social”, afirma. “Vamos continuar investindo e mantendo o equilíbrio fiscal,
conforme orientação do governador Jerônimo Rodrigues”, complementa, lembrando
que a responsabilidade fiscal é uma marca das últimas gestões governamentais no
Estado da Bahia.
Ø
Campanhas publicitárias do Governo do
Estado voltam a ser destaque em premiação
Repetindo feito de
campanhas estaduais lançadas nos últimos anos, duas novas peças publicitárias
do Governo da Bahia foram destaque em premiação de relevância nacional. Os
vídeos das campanhas “Areninhas” e “Esporte por Toda Parte” foram premiados com
a Prata de Técnica, na categoria "filmes", no Prêmio Colunistas Norte
e Nordeste 2023 - considerado um dos mais tradicionais prêmios da publicidade
brasileira, entregue desde 1968. O resultado oficial está publicado no site
Prêmio Colunistas (www.colunistas.com.br). As peças foram produzidas pela agência Morya Comunicação.
O secretário estadual
de Comunicação, André Curvello, relacionou a premiação e mais um reconhecimento
na área e às diretrizes do governador Jerônimo, que valoriza o esporte como
importante ferramenta de desenvolvimento social. “Mais que um reconhecimento
pela qualidade do trabalho da Comunicação, essa premiação reforça a importância
do trabalho que o governador Jerônimo Rodrigues vem fazendo pela valorização do
esporte como um instrumento de transformação social na vida de milhares de
jovens baianos e baianas”, declarou.
As campanhas
publicitárias foram criadas a partir das ações de fomento ao esporte e lazer e
da ampliação da infraestrutura esportiva no estado realizados pelo Governo da
Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sdudesb),
autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
·
Outras premiações
No final de 2023,
outro filme publicitário que mostra o apoio do Governo da Bahia ao esporte foi
escolhido como um dos finalistas na categoria Norte-Nordeste da maior premiação
brasileira de propaganda: o Prêmio Profissionais do Ano, que há 45 anos homenageia
o talento e a criatividade dos profissionais da publicidade no Brasil. O case
finalista, também realizado em parceria com a Agência Morya Comunicação,
apresenta a história de muitas meninas que vivem o sonho de jogar futebol e
destaca a importância de um estado atento ao futuro delas, na promoção da
igualdade de gênero, trazendo uma história real e que valoriza a participação
das mulheres no esporte e onde mais elas quiserem estar, mostrando um estado
com mais oportunidade para todos.
Em 2022, a campanha
‘Bahia: aqui é respeito’, do Governo do Estado, levou o bronze na categoria TV
e Cinema do Prêmio Internacional Lusófonos da Criatividade. Sediada em
Portugal, a premiação abrange todos os países que tem a língua portuguesa como
a oficial. Realizado pela agência Leiaute, o vídeo foi veiculado em 2021 e
retrata situações cotidianas para conscientizar sobre as consequências do
preconceito na sociedade. Com mensagens fortes na voz das pessoas no vídeo, o
filme fala de racismo, machismo, gordofobia e lgbtfobia, por exemplo.
Mais um case de
sucesso do Governo do Estado foi o vídeo publicitário ‘Naquela Mesa’. O filme,
que venceu o Prêmio Profissionais do Ano, em 2021, na categoria nacional ‘Valor
Social’, fez parte de uma das campanhas do Estado para conscientizar a população
sobre os fortes efeitos da pandemia de Covid-19 e a importância dos cuidados
necessários, à época. As imagens mostram famílias alegres preparando a
refeição. Em um segundo momento, sentados à mesa, filhos e parentes se deparam
com o vazio e a tristeza da perda de um ente querido.
·
Filme: Esporte Por
Toda Parte
Resumo: A Bahia está
realizando o maior investimento no esporte já feito pelo estado, com a
construção ou restauração de mais de 400 equipamentos esportivos na capital e
cidades do interior. Um investimento no esporte que vem contribuindo para
milhares de jovens mudarem de vida através do esporte, colaborando com o
desenvolvimento de novos atletas e da união com a educação para a construção de
novas perspectivas.
·
Filme: Areninhas
Resumo: Com estética
inspirada nos filmes da Nike, Areninhas é um filme esportivo que de forma
acelerada e criativa revela a entrega de 90 arenas society inseridas em toda a
Bahia. Incluindo esportes como futebol, baleado e atletismo, os campos
incentivam a força do esporte como meio de lazer, educação e descoberta de
novos talentos, contribuindo com a dinâmica cultura e social das cidades.
Fonte: Tribuna da
Bahia
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