quarta-feira, 29 de maio de 2024

5 mitos e verdades sobre o curso de Medicina

Antes de entrar na faculdade, é normal que tenhamos muitas fantasias a respeito desse momento. Elas são ilustradas pelas coisas que ouvimos as pessoas falarem sobre o curso que queremos fazer. Mas é necessário ter em mente que o imaginário popular é composto de mitos e verdades sobre o curso de medicina.

Quando o curso em questão é medicina, parece que os comentários se intensificam. Basta iniciarmos os estudos para ouvirmos uma série de “informações” sobre nossa escolha.

<<< Porém, como nem tudo o que ouvimos de fato procede, listamos abaixo alguns mitos e verdades sobre o curso de medicina:

•        1. Medicina é um curso para nerds

Mito.

- Você entra na faculdade e já ouve essa logo de cara. Normalmente, as pessoas associam o volume de conteúdo do curso com algo destinado somente a pessoas que tinham um excelente desempenho em todas as matérias da escola e que só pensam em estudar.

Todos nós temos dificuldade em algumas matérias e facilidade em outras e é claro que ter disciplina é importante para os estudos, seja na medicina ou em qualquer outro curso; mas não, o curso não é destinado somente para os nerds. “Gente como a gente” também pode escolhê-lo.

•        2. A medicina limita sua vida social

Mito.

- Normalmente o curso de medicina é ministrado em período integral. Fora as horas que o aluno passa na universidade, ainda há trabalhos e provas para as quais é necessário estudar.

Com isso, muita gente pensa que estudar medicina é passar 24 horas por dia dedicando-se ao curso e abrir mão totalmente da vida social. Isso não é verdade, já que o estudo, embora necessário, não precisa ocupar todo o tempo do estudante.

Sim, é possível dedicar-se a atividades de lazer nos finais de semana e nas horas vagas. Pode acreditar.

•        3. Um médico nunca para de estudar

Verdade.

- Mesmo depois de formado, o médico continua estudando. Essa é uma das profissões para as quais nunca se termina os estudos.

É claro que cursos de atualização e aprimoramento são bem-vindos em qualquer área, mas a medicina, em especial, está sempre se inovando. Novas doenças e tratamentos são descobertos o tempo todo. E você precisa acompanhar isso tudo para ser um bom profissional.

•        4. Medicina é só para os ricos

Mito.

- Tendemos a acreditar que, por tratar-se de um curso caro, ele se destina somente para jovens de família rica. Antigamente, pode até ser que isso fazia sentido.

Mas hoje em dia, existem muitos materiais gratuitos e cursinhos que ajudam o jovem a se preparar para o vestibular, dando a oportunidade também para pessoas de baixa renda. Para se manter durante o curso, busque algum programa de auxílio ao estudante. A condição financeira não deve ser empecilho para o seu futuro profissional.

•        5. O retorno financeiro pode demorar a chegar

Verdade.

Para tornar-se médico, são necessários 6 anos de estudos. Caso queira se especializar, são mais 3 de residência. Poder atender por si só e dar diagnósticos presume passar por esse processo. E é aí que começa a vir o retorno financeiro. Entretanto, após estabelecido na profissão, a tendência é que você conquiste um bom salário e alto padrão de vida.

 

•        5 curiosidades incríveis sobre o mundo da medicina

A medicina é uma área que envolve muita pesquisa, inovação e descobertas constantes. Confira abaixo 5 curiosidades sobre o mundo da medicina:

1.       Primeiro transplante de coração:

O primeiro transplante de coração bem-sucedido foi realizado em 1967 pelo cirurgião sul-africano Christiaan Barnard. O paciente viveu apenas 18 dias após o procedimento, mas o transplante abriu caminho para inúmeras outras cirurgias bem-sucedidas no futuro.

2.       Vacinação:

A vacinação é uma das maiores invenções da medicina moderna. A primeira vacina foi criada por Edward Jenner em 1796 para prevenir a varíola. Desde então, a vacinação ajudou a erradicar diversas doenças ao redor do mundo, como a poliomielite e a rubéola.

3.       Descoberta da penicilina:

A penicilina foi descoberta acidentalmente pelo médico escocês Alexander Fleming em 1928. Ele notou que um dos seus experimentos havia sido contaminado com um fungo, que produzia uma substância capaz de matar as bactérias. A descoberta da penicilina revolucionou o tratamento de infecções e salvou inúmeras vidas.

4.       Efeito placebo:

O efeito placebo é quando um paciente melhora apenas por acreditar que está recebendo um tratamento eficaz. O efeito é tão real que muitos estudos de medicamentos precisam incluir um grupo de controle que recebe um placebo para comparar com o grupo que recebe o tratamento ativo.

5.       Robótica cirúrgica:

A robótica cirúrgica é uma tecnologia relativamente recente que permite que cirurgiões realizem procedimentos complexos com maior precisão e segurança. O robô cirúrgico é controlado por um cirurgião, que usa uma interface para movimentar os braços do robô e realizar a cirurgia.

Essas são apenas algumas curiosidades sobre o mundo da medicina. A área é cheia de descobertas e avanços constantes, e continuar a pesquisar e aprender é fundamental para profissionais e pacientes que buscam o melhor cuidado e tratamento médico possível.

Mais 10 curiosidades sobre a Medicina

1. Antigamente, os médicos mandavam seus pacientes dizerem 33 ao examinarem-lhe o peito, porque o número provoca uma vibração no pulmão cheio de ar. Se ele estiver repleto de fluido, como fica quando alguém está com pneumonia, o médico tem dificuldade em sentir essa vibração.

2. Quando termina a faculdade, o médico recém-formado presta o longo Juramento de Hipócrates, que é considerado o Pai da Medicina. É o seguinte: “Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos e minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu e a minha vida e minha arte de boa reputação entre os homens e para sempre. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário”.

3. No Brasil, existem pelo menos 250.000 médicos, segundo a Associação Médica Brasileira.

4. A pesquisa “Perfil dos Médicos no Brasil”, concluída em 1998 pela Fundação Oswaldo Cruz e pelo Conselho Federal de Medicina, diz que 67,3% dos médicos são homens.

5. As maiores especialidades são: pediatria (15,3%) e ginecologia e obstetrícia (11,8%).

6. 65,9% dos médicos exercem sua profissão nas capitais, onde vivem 24% da população brasileira.

7. 63,8% dos médicos brasileiros têm menos de 45 anos.

8. Há dois candidatos a símbolo da Medicina: o caduceu de Mercúrio ( barra metálica alada com duas cobras enroladas) e o bastão de Esculápio (uma serpente enrolada em um cajado de madeira).A confusão entre os símbolos é antiga e existe desde o Renascimento. No entanto, o bastão de Esculápio é o verdadeiro símbolo da Medicina. O caduceu de Mercúrio, mais antigo, está relacionado ao comércio.

9. A primeira ambulância da história foi criada em 1792, pelo médico de Napoleão Bonaparte, para retirar os soldados feridos dos campos de batalha. Dominique Jean Larry, montou uma equipe de motoristas, cirurgiões e carregadores de macas. As ambulâncias foram usadas pela primeira vez durante a invasão de Napoleão à Itália, em 1796.

10. A medicina é a profissão mais rentável do Brasil. O salário médio de um médico com título de Mestre é de 8.966 reais.

 

Fonte: Blog.jaleko/Clínica Parnamirim/Guia dos Curiosos

 

Nenhum comentário: