Em ano eleitoral, Marcha para Jesus deixa
de ser por Jesus e vira terreno político
em disputa
Jair Bolsonaro foi o
primeiro presidente do Brasil a participar de uma Marcha para Jesus, em 2019.
Na ocasião, foi fotografado fazendo gesto de “arminha”, como se estivesse
executando alguém que estava no chão. Em 2022, em busca da reeleição (que não
veio), ele participou da marcha em Vitória, no Espírito Santo, ao lado do
senador evangélico Magno Malta (PL-ES) e outros candidatos que iriam concorrer
nas eleições daquele ano. Entre a multidão, era possível ver uma arma gigante e
um caixão com o símbolo do Partido dos Trabalhadores (PT). Fazia poucas semanas
que um petista havia sido morto por um bolsonarista após uma discussão
política.
Para pesquisadores que
estudam o desenvolvimento da Marcha para Jesus no país – que é organizada pela
Igreja Renascer em Cristo, do apóstolo Estevam Hernandes e da bispa Sônia,
desde 1993, e foi crescendo à medida que a população se tornou mais evangélica
–, esses acontecimentos são simbólicos de como o evento se consolidou como um
palanque político nos últimos anos. Com privilégio mais evidente de políticos
de direita e extrema direita.
Este ano, a Marcha
para Jesus do Rio de Janeiro teve participação de pré-candidato à prefeitura e
ataques ao STF. No ano passado, a Marcha na capital paulista reuniu
aproximadamente 3 milhões de pessoas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
(PT) não foi à marcha em São Paulo. Ele respondeu com uma carta em que
agradecia pelo “honroso convite” e
enviou como representantes a deputada Benedita da Silva (PT) e Jorge
Messias, advogado-geral da União, que foi vaiado durante seu discurso. Na
edição deste ano, na quinta-feira (30), Messias será novamente o representante
do presidente.
<><> Por
que isso importa?
• Maior evento gospel do país, a Marcha
para Jesus cresceu junto com a população evangélica. Além de programação
religiosa, a marcha se tornou um terreno de disputa política que tem sido
dominado pelo bolsonarismo e pela extrema direita.
A aprovação do governo
Lula entre os evangélicos segue baixa. Na opinião de Christina Vital,
professora do Departamento de Sociologia e coordenadora do Laboratório de
Estudos Sócio-Antropológicos em Política, Arte e Religião da Universidade
Federal Fluminense (UFF), a esquerda ainda falha na comunicação com esse
público.
“Os políticos
religiosos à esquerda que defendem as pautas de interesse direto da maioria da
população evangélica encontram grande dificuldade de diálogo com seu próprio
grupo religioso, e isso vem favorecendo os políticos e líderes mais à direita”,
diz a pesquisadora.
Por outro lado, Raquel
Sant’Ana, antropóloga e pesquisadora do Museu Nacional da Universidade Federal
do Rio de Janeiro (UFRJ), pontua que a direita, nos últimos anos, investiu
“sistematicamente recursos, quadros e elaborou projetos que incluem os evangélicos
de um modo que a esquerda não faz”.
Sant’Ana pesquisa
manifestações evangélicas na esfera pública brasileira. Um dos pontos do seu
trabalho é a teologia do domínio, que defende a disputa do poder terreno por
aqueles que querem implementar o reino de Jesus na Terra – o que valorizou a
atuação de alguns grupos evangélicos na política institucional e na mídia.
“Também é importante
notar”, ela continua, “que quem teve os melhores recursos para realizar essa
disputa foi quem se associou à ditadura. Muitas concessões de rádios gospel,
por exemplo, foram fruto dessa relação. Assim como o acesso a postos importantes
na política local. Por outro lado, a esquerda evangélica, desmobilizada durante
o regime, priorizou outras frentes de organização política e defendeu durante
muito tempo que era necessário separar religião e política, deixando o terreno
livre”.
De acordo com Vital, a
associação com a direita se intensificou ao longo do tempo. “Embora essa
associação já fosse verdadeira durante a Constituinte de 1987, vários
parlamentares evangélicos que compunham a chamada ‘bancada evangélica’ votavam
em favor de pautas sociais ligadas ao combate às desigualdades sociais, de
acesso à saúde e educação”, diz.
“Mas, com o
fortalecimento de um perfil de evangélicos empresários dos setores
principalmente de comunicação, segurança, agronegócio, saúde e educação, o
posicionamento político e o alinhamento com interesses de partidos à direita e
liberais em termos econômicos foi se tornando orgânica, de modo que observamos
nas votações desses parlamentares posicionamentos contrários às demandas
sociais de suas bases”, afirma.
• De evento evangelístico a palanque
A Marcha para Jesus se
autodenomina como “maior evento popular cristão do mundo”. Ela se afirma como
uma clara demonstração da capacidade de mobilização e da força da população
evangélica no país. Este ano, ao menos 13 mil caravanas de fiéis de diferentes
denominações evangélicas e estados são esperadas na edição da capital paulista,
com caminhada da Luz até a praça Heróis da FEB, onde um palco com megaestrutura
de som e luz estará montado para shows de música gospel.
Em suas mais de quatro
décadas, a Marcha para Jesus deixou de ser apenas um evento de música e oração,
como demonstra a ativa participação de políticos que figuram no trio principal,
comandado pelo apóstolo Estevam Hernandes e pela bispa Sônia e nos discursos
feitos no palco.
No Brasil, a primeira
Marcha para Jesus, realizada em São Paulo em 1993, reuniu 350 mil pessoas. A
pesquisadora Raquel Sant’Ana explica que o crescimento do evento coincide com a
chamada “explosão gospel” nos anos 1990 e a consolidação da Frente Parlamentar
Evangélica no Legislativo.
“Esses movimentos
ofereceram um repertório comum de músicas, programas de televisão e agenda
política, que passou a circular além das igrejas específicas, por um público
amplo”, explica.
Nos anos 2000, a
marcha já tinha virado um megaevento. “A partir de 2013, com o retorno das
mobilizações de rua como modelo de ativismo político e a maior organização da
chamada nova direita, as atividades de preparação da marcha, com caravanas de
bairros e de igrejas, a elaboração de cartazes próprios, camisas de movimentos
com pautas próprias e outros modos de manifestação do público passaram a ser
mais comuns”, diz a pesquisadora.
Foi durante esse
período que a Igreja Renascer tornou-se pouco a pouco um conglomerado de mais
de 800 templos, escolas, gravadoras e emissoras de rádio e TV. Hoje, o apóstolo
Estevam Hernandes preside e é sócio de seis organizações, sendo duas empresas de
publicidade, uma de empresários evangélicos ligados à Renascer, uma produtora
musical, um instituto teológico e a Marcha para Jesus.
Foi durante a
reeleição de Lula à Presidência, em 2009, que a celebração passou a ser
incluída no calendário oficial do país. A lei, sancionada pelo presidente, é de
autoria do senador Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que já foi um dos bispos
da Igreja Universal, presidida pelo seu tio Edir Macedo.
Já em São Paulo,
estado que representa o centro da Marcha para Jesus no país, no ano passado o
governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou uma lei que declara o
evento como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado.
Em campanha este ano,
Tarcísio mais uma vez estará presente no evento, acompanhado do prefeito da
cidade, Ricardo Nunes (MDB), que acena para o eleitorado evangélico numa
tentativa de se reeleger. A confirmação deles se deu a partir de postagens nas
redes sociais, inclusive, convidando a população para participar.
Nesse sentido, as
edições dos anos 1990 eram apenas uma aposta, dialogavam com a mobilização
nacional gerada com o impeachment do presidente Collor, mas ainda eram muito
identificadas com a Igreja Renascer em Cristo, não havia adesão de um público e
um arco de alianças abrangente como o de hoje.
A “explosão gospel”,
como a pesquisadora Magali Cunha chama o desenvolvimento da indústria cultural
evangélica nos anos 1990, e a consolidação da Frente Parlamentar Evangélica
deram essas condições, pois ofereceram um repertório comum músicas, programas de TV e agenda política
que passou a circular além das igrejas específicas, por um público amplo.
Isso deu às versões do
evento nos anos 2000 um perfil muito bem-sucedido como megaevento musical. A
partir de 2013, com o retorno das mobilizações de rua como modelo de ativismo
político e a maior organização da chamada nova direita, as atividades de preparação
da marcha com caravanas de bairros e de igrejas, a elaboração de cartazes
próprios, camisas de movimentos com pautas próprias e outros modos de
manifestação do público, paralelas à programação do palco, passaram a ser mais
comuns.
A marcha de São Paulo,
em especial, que sempre valorizou a institucionalidade e a participação de
representantes dos executivos municipal, estadual e nacional, independentemente
do seu espectro político, é tratada como uma prova da relevância do evento. A
necessidade de respeitar e orar pelas “autoridades” é sempre defendida pelos
apresentadores e pela organização. O que não quer dizer que o público não tenha
suas próprias ideias e medidas do respeito devido (ou não) a esses políticos.
Em 2018, por exemplo, a participação de Jair Bolsonaro, ainda na condição de
parlamentar e candidato, inspirou algumas vaias, junto aos gritos de “mito” e
aplausos.
“Nas marchas para
Jesus sempre esteve presente a ideia de criar um Brasil para Cristo com
hegemonia evangélica”, explica. “No entanto, desde o governo passado, as
marchas para Jesus foram se tornando não só um evento religioso e cultural, mas
também político, ainda que vários evangélicos que frequentam resistam a isso”,
completa.
Fonte: Por Amanda Audi
e Danilo Queiroz, da Agencia Pública
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