Como desenvolver
confiança em um novo emprego e se destacar
Começar em um
novo emprego sempre gera
muitas expectativas. É o início de uma jornada cheia de possibilidades e
de crescimento
profissional.
Mas, junto com o
entusiasmo, de uma nova oportunidade, também vêm a ansiedade e o medo de falhar. "Será que eu
vou dar conta?", é comum se perguntar.
Segundo a psicóloga organizacional
Renata Burgo, sentir-se inseguro é natural até mesmo para profissionais com
anos de experiência.
"Todo mundo
sente isso quando sai da zona de conforto e passa a lidar com algo
desconhecido, que não tem controle", afirma.
Apesar de a
insegurança fazer parte desses momentos de transição, é fundamental não deixar
que esse sentimento se torne um instrumento de autossabotagem e leve o
profissional a duvidar da sua própria capacidade.
Uma das formas de
evitar isso é se lembrar dos motivos que te levaram àquele cargo e o que você
tem a oferecer. Uma estratégia que parece simples, mas que ajuda a ter mais
confiança, segundo a especialista em desenvolvimento de carreiras Simone
Bortoletto, da Faculdade ESEG, do Grupo Etapa.
"Autoconhecimento, nessas horas, é
muito importante. Entenda o seu valor, a sua trajetória, o que te trouxe até
ali. E lembre-se que se você está naquele espaço é porque você tem competência
e as pessoas acreditam no seu trabalho", afirma.
De acordo com
especialistas entrevistados pela BBC News Brasil, a adaptação a um novo emprego
leva em torno de três meses. Nesse período, é importante ter paciência para não
se frustrar e colocar em prática outras atitudes que ajudam a criar mais
confiança no trabalho para se destacar. Confira alguma delas.
·
Entenda
a cultura da empresa
Conhecer bem a
empresa, as pessoas e a cultura de trabalho é um dos primeiros passos para
construir confiança, afirma Renata Burgo.
A cultura
organizacional reflete os valores e práticas compartilhadas por uma empresa, funcionando
quase como um "guia invisível" para o comportamento dos
colaboradores.
"Quando você
conhece essa dinâmica, fica mais fácil se adaptar e entender o que esperam de
você", destaca a psicóloga.
Segundo Burgo, a
melhor forma de entender a cultura de um local é conversando com as pessoas que
trabalham ali e observando como elas interagem. Por isso, praticar a escuta
ativa e a observação é essencial para quem começa um novo emprego.
"Converse com
as pessoas e ouça o que elas têm a dizer. Mostre interesse, chame para um café,
pergunte sobre a empresa. Ninguém melhor do que os colegas de trabalho para ajudar a
entender a cultura daquele espaço", destaca.
·
Peça
ajuda e esteja aberto a aprender
É muito comum que,
ao começar um novo emprego, um profissional tenha dúvidas
sobre determinadas atividades ou até mesmo o funcionamento da empresa. Nestes
casos, os especialistas são taxativos: pergunte.
Pedir ajuda também
faz parte do processo de construção de confiança e mostra que o profissional
está aberto a aprender.
"Muitas
pessoas acham que ao pedir ajuda, elas estão demonstrando fraqueza, sendo que é
exatamente o contrário, elas mostram que tem humildade. Ninguém gosta de lidar
com um profissional 'sabe-tudo'", destaca Bortoletto.
Uma das piores
atitudes que um profissional pode ter, segundo Bortoletto, é fingir ter
conhecimento sobre algo que ele não tem. Além de a pessoa gerar um problema
para ela mesma, que pode culminar em crises de ansiedade e insegurança, ela
corre o risco de executar uma tarefa de forma inadequada e atrapalhar toda a
equipe. Por isso, é necessário saber se comunicar.
"Se te pediram
para fazer algo que você nunca fez ou não sabe, diga abertamente que você nunca
fez aquilo e que não tem tanto domínio sobre o assunto, mas que vai estudar e
buscar apoio. Não saber não é um problema, o problema é você não falar que não
sabe", afirma.
Burgo também
destaca a importância de tratar os erros como parte do processo para não deixar
que eles prejudiquem a confiança no trabalho.
"Ninguém
acorda querendo errar, mas nós erramos porque somos seres humanos. E as pessoas
esperam que você erre, principalmente quando está começando um emprego
novo".
·
Peça
feedbacks e ofereça ajuda
Neste tempo de
adaptação, o profissional está sendo observado pelos gestores. Por isso, em vez
de esperar que as pessoas digam o que elas estão achando do seu trabalho,
busque feedbacks (avaliações) para saber se você está atendendo
às expectativas e se tem algo que possa melhorar.
"A gente fala
muito sobre protagonismo no ambiente de trabalho. E isso significa ir atrás de
informações e não esperar que as pessoas venham até você. Quem toma iniciativa,
se destaca", destaca Burgo.
A psicóloga também
ressalta o valor de ir além do simples cumprimento de tarefas. Isso não
significa, contudo, se sobrecarregar com demandas ou fazer o trabalho dos
outros, mas analisar formas de contribuir com a equipe e colegas de trabalho.
"Quando você
ajuda um colega com a sua experiência, traz uma informação que ele não tem, um
contato ou uma ideia, você está indo além, e fazendo um pouco a mais do que
esperam de você. As pessoas valorizam esse tipo de atitude, e isso gera mais
confiança", afirma.
·
Busque
destaque, mas cuidado para não soar arrogante
Ninguém gosta
daquele aluno que, na sala de aula, é excessivamente participativo. Ou daquela
pessoa que, em qualquer oportunidade, só quer falar sobre ela ou das
experiências que já passou.
Situações como essa
também acontecem no ambiente de trabalho, onde o profissional, ao querer tentar
se destacar, pode soar como arrogante.
"Algumas
pessoas, na tentativa de provar seu valor, já chegam propondo mudanças,
apontando gargalos. E isso muitas vezes não pega bem, porque você passa uma
imagem de alguém que quer ensinar", ressalta Burgo.
Segundo Bortoletto,
não há problema nenhum em propor melhorias para o ambiente de trabalho, e usar
a própria experiência na hora de apresentar uma solução. Contudo, é preciso
ouvir as pessoas que estão há mais tempo naquele ambiente e incluí-las nas
discussões.
"Se você faz
parte de uma equipe e vê que tem possibilidade de otimizar uma tarefa, uma atitude legal
é procurar as pessoas para ver o que elas acham, se elas têm outras sugestões
e, juntos, elaborar uma proposta. Dessa forma, as pessoas se sentem respeitadas
e você age com humildade, o que é muito importante para a construção de
confiança", destaca.
Fonte: BBC News
Brasil
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