Greve nas universidades estaduais do Ceará
No estado do Ceará,
sob o governo de Elmano de Freitas, do PT, a instrumentalização da Procuradoria
Geral do Estado – PGE, que já vinha do governo Camilo Santana, se tornou
avassaladora. Todas as ações que impliquem qualquer tipo de repercussão
financeira e/ou despesa de qualquer órgão da administração pública do estado
tem de ter o “aval” PGE ou da Secretária de Planejamento e Gestão – SEPLAG.
No caso das
universidades estaduais do Ceará (UECE, URCA e UVA), até as promoções e
progressões do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV, que antes
seguiam diretamente para a SEPLAG, e depois para publicação no diário oficial
do estado, somente têm prosseguimento após o batismo da PGE. Por este
intermédio, a Procuradoria Geral do Estado além de um órgão de assessoria
jurídica, representação judicial, contencioso administrativo, recuperação de
créditos, legislação e consultoria e assistência jurídica aos órgãos estaduais,
tornou-se também, ao lado da SEPLAG, um instrumento político do executivo de
controle, filtragem, contenção e retenção de gastos públicos, frente aos
orçamentos dos órgãos estaduais.
Para não conceder as
progressões e promoções devidas aos docentes, o governo do estado do Ceará,
utiliza-se da Procuradoria Geral do Estado. De forma que um direito adquirido
no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos não pode mais ser implantado de forma
automática após sua tramitação, como prevista no referido plano. Existem
atualmente processos de promoção e progressão de docentes que estão há dois e
até três anos na PGE. Processos que anteriormente eram publicados no diário
oficial do estado em até três meses, após sua entrada no sistema pelo docente
interessado. O que estamos assistindo é o represamento de processos que têm
repercussão financeira através de um órgão jurídico do estado do Ceará,
instrumentalizado pelo seu executivo para tal fim. No caso das I.E.S estaduais
isto representa a própria quebra de seus PCCVs.
Outra função atribuída
pelo governo do estado do Ceará à PGE vem ser a de criminalizar greves. O que
está ocorrendo em pleno governo do PT. Foi assim com a greve do DETRAN-CE e
está sendo assim com a greve das universidades estaduais: Universidade Estadual
do Ceará – UECE; Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA; e Universidade
Regional do Cariri – URCA. No caso do DETRAN-CE, na página do Tribunal de
Justiça do Ceará, foi publicada a seguinte notícia: “A Justiça do Ceará
aumentou, nesta sexta-feira (05/04), de R$ 50 mil para R$ 100 mil o valor da
multa diária por descumprimento da determinação de suspensão da greve do
Sindicato dos Trabalhadores da Área de Trânsito (Sindetran). A decisão é do
desembargador Washington Luís Bezerra de Araújo, que também fixou multa de R$
15 mil aos diretores da entidade”. O que se configura um caso típico de abuso
de autoridade na aplicação da lei: pela posição da autoridade de usar e
intimidação financeira através da imposição de multas e penalidades
exorbitantes aos trabalhadores em greve para controlar ou manipular dirigentes
e líderes.
Da mesma forma, a PGE
utilizando os nomes das reitorias das três universidades estaduais entrou com
decisão interlocutória objetivando a declaração da ilegalidade da greve das
estaduais. Na Página do Tribunal de Justiça do Ceará, foi publicada a seguinte
notícia: “Judiciário estadual determinou a suspensão da paralisação dos
servidores da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), sob pena de
multa diária no valor de R$ 10 mil, com ressalva da possibilidade de aplicação
de outras medidas, caso necessário. A decisão é do desembargador Inácio de
Alencar Cortez Neto e foi proferida nessa quarta-feira (03/04).”
No caso da URCA, a
multa diária pelo descumprimento da suspensão da greve, aprovada no dia 27 de
março de 2024, e deflagrada no dia 04 de abril de 2024, proferida pelo
Desembargador Washington Luís Bezerra, foi de R$ 50.000,00, direcionada ao ente
sindical.
No entanto, atuando de
forma unificada as universidades estaduais do Ceará, até por terem cumprido os
requisitos da lei de greve (notificação prévia, serviços essenciais, negociação
coletiva, manutenção de serviços mínimos), responderam, cada uma em seu tempo,
na forma da lei, ao Judiciário Estadual, dando continuidade à greve. A
categoria entende que a greve é legal e legítima e o comando de greve unifica a
luta nas três estaduais. Mas, a Procuradoria Geral do Estado não havia acionado
somente o Judiciário Estadual na ocasião; já havia, também, no caso da URCA,
através do ofício no 078/2024 – PGE/GAB, de 01 de abril de 2024, assinado pelo
Procurador-Geral do Estado do Ceará, Rafael Machado Moraes, além de informado
que iria entrar com “o ajuizamento de ação judicial buscando a continuidade dos
serviços públicos prestados por essa entidade” (inclusive colocando o nome da
URCA como sujeito agravante no processo de decisão interlocutória enviado ao
Tribunal de Justiça do Ceará); também
solicitou ao Reitor “exclusão da folha de pagamento dos servidores ausentes na
prestação do serviço durante o movimento grevista.” Tem-se aqui um caso claro
de abuso de autoridade e de descumprimento do artigo 9º da CF/88, que
estabelece que é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores
decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devem por
meio dele defender.
Antes mesmo da
Procuradoria Geral do Estado entrar com ação judicial, já estava enviando
ofício à URCA para decretar corte de ponto dos docentes. A deflagração da greve
foi dia 04 de abril e o ofício da PGE foi do dia 01 de abril. Parece até
mentira, mas é órgão jurídico do estado instrumentalizado pelo executivo. Mais
uma inovação tipo neoliberal na forma de gestão política/pública criada pelos
governos do Ceará.
Outro ponto
relacionado à Procuradoria Geral do Estado é que ela comprometeu ainda mais a
autonomia das universidades estaduais do Ceará. Se estas já não dispunham de
autonomia financeira nem para seus próprios gastos, devido aos controles de
austeridade permanente impostos pela SEPLAG, agora passa a não dispor também de
autonomia jurídica. As Assessorias Jurídicas das próprias universidades que
antes tinham status de procuradoria, passaram a ser totalmente representadas
pela PGE, como no processo acima descrito.
Em particular, no caso
da URCA, fundada em 5 de julho de 1986, que tem como missão promover o
desenvolvimento regional no centro-sul do Ceará, este semestre letivo já estava
comprometido pela falta de professores, bem como por um conjunto de carências
de infraestrutura, de espaço, tecnológicas e de pessoal (desde sua criação
nunca houve um concurso para pessoal técnico administrativo, por exemplo, bem
como seu plano de cargos e carreira é de uma carência inominável, sendo grande
parte do trabalho administrativo da URCA executado por trabalhadores
terceirizados, alguns deles com trinta anos de serviços prestados).
Alguns campi da URCA,
como é o caso de Iguatu-CE, por exemplo, funcionam basicamente com professores
temporários: uma anomalia universitária e uma irregularidade do governo
estadual que vem se estendendo, desde 2004, quando foi criado o primeiro campus
avançado, justamente o de Iguatu-CE (além de outros campus avançados hoje
existentes, como é o caso de Campos Sales e Missão Velha, por exemplo). Depois
de muita luta por parte da URCA, foi autorizado, em 2022, no governo Camilo
Santana, um concurso para 184 vagas de professor efetivo, para reparar em algum
grau esse contrassenso (numa medida de fim de governo de caráter insolitamente
eleitoreira). Todavia, por uma séria de complicações, o resultado final desse
concurso foi publicado somente em março de 2024, não havendo até o momento data
definida para contratação dos aprovados.
Entre fevereiro e maio
deste ano encerram-se entre 120 e 150 contratos de professores substitutos e
temporários, sendo que o semestre letivo termina em meados de junho de 2024. A
administração superior da URCA até tinha enviado um edital de concurso para
professor substituto e temporário no final de 2023 para suprir tais carências.
Mas, este edital ficou “retido” e somente foi publicado no final de março de
2024. A prova didática ocorreu dia 22 de abril e os aprovados somente serão
contratados quando este semestre estiver terminando. Onde estava o edital? Na
Procuradoria Geral do Estado? O que importa é que tal demora inviabilizou o
semestre letivo da URCA.
A deflagração de greve
pelas universidades estaduais do Ceará e ao menos em 51 universidades federais
e 79 institutos federais, que entre outros tem como um ponto comum perdas
salariais, tem que representar neste momento um solavanco para a categoria docente,
alertando para a desertificação dos alicerces universitários, conforme o
esclarecedor artigo de Daniel Afonso da Silva, de 24/03/2024, publicado no site
A Terra é Redonda, intitulado “Alicerces desertificados”. Na verdade, conforme
explica o referido autor em outro excelente artigo, “Greve dos professores das
Universidades Federais”, também publicado site A Terra é Redonda, “o
fundamental de toda a situação reside na necessidade de imediato reconhecimento
da incontestável derrota moral, intelectual, tática e operacional de toda a
categoria nos últimos dez, quinze ou vinte anos.”
E acrescenta: “quando
um histriônico proprietário de lojas de departamento tipo Havan começa a
ubiquamente vandalizar e menosprezar a legitimidade do que se ensina no
interior das universidades federais e nenhum reitor, nenhum conselho
universitário, nenhuma associação da classe, nenhum intelectual ou nenhum
professor de expressão pública se levanta, tudo está claramente perdido. O rei
está nu e a torre de marfim, desabada. Não há o que fazer nem o que
reivindicar. A capitulação geral está consumada. Trata-se de uma implacável
‘défaite’. ‘Étrange défaite’.”
Precisamos ir mais
além. Precisamos entender os efeitos colaterais do FIES e do Prouni para a
educação superior pública. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi
criado no Brasil em 1999, como parte do Programa de Estudantes Financiamento
(PROFIES), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O FIES é um
programa do governo federal que tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino
superior, oferecendo financiamento estudantil a juros baixos para estudantes
que não têm condições de arcar integralmente com as mensalidades de cursos
superiores em instituições privadas. O Programa Universidade para Todos
(Prouni) foi instituído no Brasil em 2004, por meio da Lei nº 11.096, de 13 de
janeiro de 2005. Tem como objetivo conceder bolsas de estudo integrais e
parciais em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa
renda.
De instrumentos de
política social, o FIES e o Prouni, foram transformados pelas universidades
privadas em uma mercadoria muito lucrativa. Nesses últimos vinte anos o
esvaziamento de matrículas nas universidades públicas e seu crescimento
extraordinário nas instituições privadas, que agora existem em cada esquina,
concorrendo até com salões de beleza e farmácias, é patente em qualquer estado
deste espaço nacional de “infomania que se abate sobre nós”.“O mundo tangível
se confunde com o mundo virtual, gerando uma sociedade deprimida, embrutecida e
desmiolada”, conforme nos alerta Marilia Pacheco Fiorillo, em artigo no site A
Terra é Redonda. Francisco Teixeira também faz um elucidativo alerta sobre a
“Prostração da universidade”, no site A Terra é Redonda, quando expressa que:
“Mundo de analfabetos é o que é a sociedade da tecnologia da informação e da
comunicação. Nela, as pessoas vivem mergulhadas na mais profunda indigência
científica, cultural e política que chega a beirar a idiotia”. Mas o principal
movimento que queremos destacar aqui é o de uma privatização “silenciosa” do
ensino público superior no Brasil, que já aconteceu e que nem todos nos demos
conta. Precisamos encontrar meios de lutar para recuperar o lugar do ensino
público de nível superior. E ninguém melhor para nos ajudar nesta empreitada
que nosso saudoso e brilhante Darcy Ribeiro.
Universidade, para
quê? Não é Darcy!? E ele responde: “A dura verdade é que nós, universitários,
temos sido e somos, também nós, coniventes com o atraso do povo brasileiro.
Somos coniventes com o projeto que fez de nós um povo de segunda classe, dentro
da civilização a que pertencemos. Como negar que tivemos, como nação, um
desempenho medíocre? É evidente que sim, mas cabe perguntar quais são os
fatores causais desta frustração.”[iii] Pois bem. Como universidade temos o
dever de estudar, entender, explicar e elaborar mecanismos e instrumentos de
superar as “causas ocultas e ocultadas de nosso atraso nacional”. Pois, “As
classes dominantes dizem, com toda altivez, que a culpa do atraso não é delas.
Estaria no clima, na mistura de raças: tanto calor, tantos mulatos. Nada valem
todos os saberes científicos que aí estão a dizerem há tantas décadas que
nenhum fator natural, climático ou racial é explicativo do desempenho de um
povo. Dentro da pupila de nossas classes patronais e patriciais, continua
persistente este olhar racista, raivoso, azedando a convivência entre os
brasileiros.”
A universidade neste
contexto precisa se constituir, mais do que nunca, em um artefato na forma de
“uma assessoria cultural, científica e técnica, que seja independente e
insubornável, composta por sábios, que não sejam servidores de ninguém, que não
dependam de partido nenhum. Essa assessoria autônoma, só a universidade pode
dar” (DARCY RIBEIRO). Além da formação de odontólogos e matemáticos, em
qualquer quantidade, de advogados ou psicólogos, de médicos, engenheiros,
precisamos nos tornar como universidades públicas um centro cultural autônomo e
criativo, o que não pode ser realizado pelas instituições privadas que
transformaram a educação superior em mercadoria barata, que tem como finalidade
última o lucro. Porque no fim o que importa, conforme nosso mestre Darcy
Ribeiro, é “interromper a dominação hegemônica e pervertida de nossa classe
dominante infecunda”, pois, “frente a estas questões, as universidades
brasileiras têm que se mobilizar”.
Por fim, a
universidade pública precisa relembrar que seu papel é repensar e recobrar a
“construção interrompida” do Brasil, constituída de políticas econômicas
instáveis, herança colonial, modelo dependente de importações, e desigualdades
sociais; conforme constatação de nosso saudoso e ilustre economista Celso
Furtado. Embora, a construção interrompida seja uma tese formulada nos idos de
1992, ela ainda constitui o nosso dilema do eterno retorno, que levanta
questões profundas sobre o nosso tempo, destino, liberdade, autonomia nacional
e o significado de nossa existência enquanto nação.
Fonte: Por José
Micaelson Lacerda Morais, em A Terra é Redonda
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