Tinta de inseto, cola de coelho e jornada
espiritual: a escola de artes do rei Charles 3º em Londres
Insetos moídos para
fazer tinta púrpura. Cola de pele de coelho. Pincéis feitos com pêlo de barriga
de esquilo. Materiais que parecem inusitados, mas eram comuns na produção
artística até o século 17. E, por isso, são diariamente utilizados em uma
escola de artes de Londres, cuja história está intimamente ligada ao rei
Charles 3º.
A King’s Foundation
School of Traditional Arts, fundada em 2004, é uma das organizações sem fins
lucrativos da qual o monarca é presidente — chamava-se antes Prince’s
Foundation (Fundação do Príncipe), e mudou de nome com a ascensão de Charles ao
trono, em 2023. O monarca costuma visitar exposições e ir às cerimônias de
formaturas dos alunos.
O termo "artes
tradicionais" aqui é levado muito a sério: os alunos são estimulados a
dominar técnicas seculares (de, no mínimo, 300 anos atrás, mas em alguns casos
milenares) para a produção de seus próprios materiais de trabalho.
Isso envolve moer
pedras e insetos para obter um pigmento de determinada cor ou o uso de peles de
animais para fazer colas e telas, como no passado, quando não havia discussão
sobre a causa animal.
"Há uma criação
constante ao nosso redor, de microcosmos a microcosmos. O que estamos ensinando
é um processo de descoberta de sua verdadeira identidade, por meio da
compreensão de que você não está separado dos materiais com que está
criando", diz o diretor da escola, Khaled Azzam. "Temos uma ideia
muito clara do que estamos focados e vemos isso como algo muito importante para
o que o mundo precisa abordar hoje. Isso é algo que Sua Majestade vem dizendo
há tempos".
Os artistas que buscam
a escola de artes tradicionais da King’s Foundation estão justamente atrás
desta jornada espiritual que a escola propõe.
Até hoje, apenas três
brasileiros estudaram no local, sendo que dois já se
Catarina Pignato,
aluna do mestrado e única brasileira atualmente na escola, diz que as múltiplas
possibilidades proporcionadas pela tecnologia estavam a deixando desnorteada.
"Eu me formei em
Design Gráfico, totalmente na contramão do que eu faço hoje aqui. Só que
comecei a crescer nesse meio, inteligência artificial, tudo feito pelo robô.
Não acho que necessariamente seja uma coisa ruim, mas a gente está começando a
ficar perdido e desaprendendo, perdendo a referência e conhecimento”, diz.
Catarina mostra à
reportagem alguns dos materiais que utiliza. Bolsista, ela está desenvolvendo
seu trabalho focado em pinturas em pele de animal — um material caro, diga-se.
Uma folha grande de
pele de vaca ressecada custa em torno de 120 libras (aproximadamente R$ 766).
A cola de pele de
coelho é um verdadeiro curinga, sendo utilizada como aglutinante de pigmentos,
selador e para a preparação de suportes de pintura.
"Tem um cheiro
muito forte, um cheiro muito específico de… natureza. Você consegue comprar em
pó ou como folhas secas de pele, coloca em água, espera algumas horas e vai
virar quase que uma geleia”, detalha.
O artista Gabriel
Chaim, de 29 anos, diz que havia se decepcionado com escolas contemporâneas e
que se encontrou nas práticas tradicionais ensinadas na escola.
"O processo não
está desconexo do produto final. A jornada que você tem de A a B, ela é
basicamente a verdadeira obra de arte. Se você for até a montanha e coletar os
materiais, a pintura começou quando você deu o primeiro passo. Isso demanda um
certo tipo de filosofia, de processo espiritual", diz.
A dificuldade na
obtenção dos materiais, inclusive, ajuda a entender as escolhas feitas pelos
artistas ao longo do tempo.
"Tem todo um
trabalho que você acaba pensando duas vezes onde implementar. E aí você passa a
entender também o uso de certos materiais mais preciosos. Por exemplo, quando
você percebe que a pedra lápis-lazúli é usada para fazer as vestes de Maria, você
percebe que ela não seria aplicada se fosse uma coisa comum. Mas como as vestes
de Nossa Senhora têm um certo protagonismo, se usa um produto com maior
status", observa.
Chaim representou a
escola em um evento com o rei em dezembro de 2023, apresentando a Charles 3º
alguns de seus trabalhos em têmpera de ovo — uma técnica que utiliza gema de
ovo na tinta, de acordo com os princípios das artes tradicionais.
• 'Estado de consciência'
Disciplina, processos
alquímicos, jornada. Há, de fato, todo um caráter espiritual no trabalho
desenvolvido, algo assumido pela escola, ainda que sem conotação religiosa.
"É um estado de
consciência. Mas não falamos sobre filosofia e religião e assim por diante.
Descobrimos isso fazendo. A coisa real é fazer a descoberta da jornada dentro
de si mesmo, a jornada da disciplina, do foco e da paciência. E então surge um momento
de iluminação", analisa o diretor.
Nas paredes da sala de
aula, é possível ver um quadro com os 10 princípios inspiradores, escritos à
mão. Estão entre os dizeres: "reconhecimento da divindade", "a
visão espiritual é o sopro vital da civilização" e "compreensão da
tradição como uma renovação contínua".
A mensagem, claro,
ressoa nos alunos.
"Eu me sinto
muito mais conectada com um sentido divino e, ao mesmo tempo, me sinto muito
mais desconectada com o que esse divino é. Vendo todas essas repetições e todos
esses padrões de natureza, é só impossível dizer que isso acontece sem motivo",
diz Catarina.
O tipo de
originalidade cultivada e respeitada na King’s School vai além da produção de
obras de arte excepcionais por indivíduos.
Para a escola,
originalidade significa "desde a origem", cultivando a disciplina e a
perfeição técnica para, diz Azzam, os artistas se tornarem "os veículos
adequados para trazer o mundo da inspiração a este mundo físico".
Por isso, a Geometria,
considerada o elo de todas as artes sagradas e tradicionais, é matéria
obrigatória — facilidades como uso de softwares de desenho são rechaçadas
precisamente por este motivo.
"Quando se
desenha algo à mão, usando um compasso em um pedaço de papel, há energia a uma
criatividade que fluem do meu coração, da minha cabeça, para minha mão
instintivamente. Embarcamos em uma jornada de descoberta. Quando isso é
transferido para o reino da tecnologia, eu apenas digo a este computador
'desenhe um círculo, gire-o seis vezes'. Não tenho esse processo de
aprendizado", afirma Khaled Azzam.
"Não é entender a
Geometria apenas para desenhar padrões, mas entender a criação do mundo",
diz. "Estudamos os movimentos dos planetas e das estrelas, as formações
biológicas ao nosso redor. Estudamos cristais, flores e vemos que existe uma
ordem lá, e essa ordem nunca muda. Como uma flor quíntupla, que você vê em
todos os lugares. O padrão dessas flores não é apenas um padrão bonito. É o
mesmo padrão que Vênus desenha ao redor da Terra a cada oito anos."
Mas afinal, quem
embarca nessa "jornada" terá que tipo de trabalho neste mundo cada
vez mais veloz?
Acredite, as
possibilidades não são poucas.
Muitos museus da
Europa, como o Victoria and Albert, em Londres, têm em sua gigantesca coleção
(no caso do V&A, de 4,5 milhões de objetos) um grande acervo de miniaturas
indianas e persas, por exemplo, ainda não catalogadas - e apenas pessoas com o
grau de conhecimento oferecido pela King’s Foundation são capazes de analisar
as obras e apontar a partir das cores e materiais utilizados onde, por qual
civilização e em que período da história eles foram feitos.
"Quando se
aprecia o tipo de pigmento que foi usado, de acordo com a sua composição, você
sabe de que região do mundo veio aquele tipo de verde e de que época", diz
Gabriel Chaim.
A King’s Foundation
School of Traditional Arts não é propriamente escola de restauração, mas o
profundo conhecimento proporcionado também permite que os artistas, caso sigam
por este caminho, não cometam erros como aqueles do afresco Ecce Homo, do
pintor Elias García Martínez, completamente alterado após uma intervenção
desastrada da paroquiana do santuário de Borja chamada Cecilia Giménez.
Numa dessas viradas
que só a internet é capaz de proporcionar, o trabalho, que foi motivo de
chacota mundial em 2012, virou objeto cult e hoje sustenta o fluxo turístico da
pequena cidade espanhola, de 5 mil habitantes.
Khaled Azam diz ainda
que a própria escola absorve parte dos alunos para seu time.
"Todos eles vêm
com o objetivo de serem artistas. Sempre digo aos alunos que o que você
aprendeu, você tem a responsabilidade de transmitir. Então, tentamos
envolvê-los em algum conteúdo de ensino conosco, seja no programa aberto ou nos
projetos de extensão", diz o diretor. "Além disso, empregamos uma
grande quantidade de nossos estudantes porque temos outros seis centros para
administrar em todo o mundo. Dizemos que vamos ficar de olho neles".
Atualmente a escola de
artes tradicionais da King’s Foundation mantém centros regionais na China,
Arábia Saudita, Egito, Azerbaijão, Paquistão e Escócia.
"Não temos uma
grande campanha publicitária. Não anunciamos nossos programas. Somos muito
claros sobre o que fazemos e as pessoas vêm porque entendem que querem aprender
algo que seja mais universal, mais relevante para quem são. Todo mundo é obcecado
por produtos. O que dizemos aos nossos alunos é que os levaremos em uma
jornada. E há um processo pelo qual você alcançará um produto final",
conclui Khaled Azzam.
Fonte: BBC News Mundo
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