Sociedade
sem classes na atualidade
Embora
o verão extremamente quente, que finalmente começa a arrefecer, tenha quebrado
todos os recordes europeus de temperatura, as reações públicas foram
relativamente contidas. As estatísticas meteorológicas foram rotineiramente
processadas como mais uma prova do processo em curso de aquecimento global e
como confirmação de previsões de estações igualmente desagradáveis em um futuro
próximo; contudo, o verão quente não desencadeou, de modo algum, um clima
acalorado na mídia.
Também
o tom das reportagens sobre a Copa do Mundo de futebol, o único acontecimento
de atenção global durante os últimos meses, foi dominado por uma estranha
convergência entre fatos de grande escala e expectativas confirmadas. Nunca o
número de seleções participantes havia sido tão grande, nem tantos gols haviam
sido marcados e tantos espectadores registrados quanto entre meados de junho e
julho de 2026, entretanto, falou-se pouco de partidas dramáticas ou de
verdadeiras surpresas.
As
quatro seleções semifinalistas corresponderam às posições anteriores no ranking
da FIFA e, como favorito confiável dos especialistas, a Espanha venceu a final
contra a Argentina, campeã do torneio de 2022. Milhões de torcedores celebraram
devidamente seus heróis no centro de Madri como “Reis do Mundo”, antes que as
preocupações dos cidadãos, assim como os órgãos governamentais, voltassem
rapidamente – e afinal com sucesso – ao combate aos incêndios florestais.
Da
mesma forma, entre o vazio de notícias pouco empolgantes do verão e os
acontecimentos políticos previstos para o início do outono não deveriam surgir
descontinuidades marcantes. As guerras no território da antiga União Soviética
e em torno do estreito de Ormuz continuarão entretendo a opinião pública
mundial com negociações fracassadas ou ofensivas repelidas e oferecendo aos
observadores eticamente engajados a oportunidade de manter o tom menor de sua
indignação contra Donald Trump e Vladimir Putin.
Como
não se prevê um conflito ideologicamente carregado entre as duas potências
mundiais incontestáveis, separadas pela distância do Pacífico, não surgirá
motivo urgente para que os países europeus finalmente reconheçam para si mesmos
seu status, em muitos aspectos, tornado periférico. Friedrich Merz e o governo
federal alemão poderão continuar, por enquanto, administrando a estagnação com
a retórica já comprovada de planos gerais de reforma.
Vivemos
em um estado de espírito vago, de um presente que não se deixa nem perturbar
nem interromper pelas mudanças, e essa impressão provavelmente aponta para uma
fragilidade da concepção tradicional de “história” no registro dos movimentos
atuais. Ela se manifesta, por exemplo, na maneira como observamos a
transformação ocorrida no conceito e na realidade das “nações”.
O
páthos, deslocado no tempo, de suas bandeiras e hinos solenes, só o ouvimos
ainda em competições de esportes mundialmente populares, nas quais as derrotas
das respectivas seleções ou atletas, evidentemente, já não provocam estados de
depressão coletiva, como ficou demonstrado após a eliminação precoce dos
jogadores alemães diante do Paraguai. Mesmo em caso de vitória, não teria
ocorrido uma nova edição do “conto de fadas de verão” de vinte anos atrás. E
com quais referências coletivas nos identificamos entre as Olimpíadas e as
Copas do Mundo? Será que sua posição outrora indiscutivelmente superior já não
pertence ao nosso entendimento cotidiano de nós mesmos?
Num
mundo de redistribuições motivadas pela social-democracia e de diferenças de
renda possivelmente cada vez maiores, as antigas categorias populares como
“cidadão” ou “proletário”, “funcionário público” ou “profissional liberal”,
“protestante” ou “católico praticante” perderam, em todo caso, muito de sua
atratividade.
Da
mesma forma, tornou-se difícil identificar tipos sociais com base em atividades
preferidas, porque quase nenhuma forma de comportamento ainda está vinculada a
regras de acesso ou mesmo a privilégios. Jogar tênis ou golfe, frequentar
apresentações de ópera e realizar viagens educacionais tematicamente
especializadas, até mesmo cruzeiros em alto-mar e, de todo modo, estudos
universitários estão abertos a todos os contemporâneos que vivem na chamada
“classe média”, em constante expansão.
No
lugar das comunidades abrangentes, das hierarquias de classes que impulsionavam
a ambição de ascensão ou mesmo das lutas de classes, estabeleceu-se uma
“individualidade plana”, mais preocupada em perseguir ininterruptamente
interesses e preferências do que em cultivar perfis integrados.
Na era
do conhecimento acessível eletronicamente, pode-se desejar durante toda a vida
saber mais sobre a carreira de Elvis Presley ou sobre insetos da Patagônia,
visitar continuamente novos monumentos da arquitetura barroca e cozinhar pratos
até então desconhecidos segundo receitas exóticas. Como um tabu
bem-intencionado proíbe perguntas sobre o valor existencial de tais paixões
isentas de sofrimento, elas desembocam em horizontes crescentes de banalidade,
cujas variantes extremas a legislação moderna envolve, como ganho de
independência, com proteção jurídica.
Diante
dessas mudanças elementares nas estruturas da vida social cotidiana, forma-se
uma concentração na concretude dos corpos e um desejo de cultivá-los por meio
de exercícios austeros. Nesse contexto, a individualidade plana desenvolve
múltiplas atividades físicas que convidam ao engajamento como participante ou
espectador.
Da
corrida matinal às viagens transatlânticas com componentes de caminhada,
passando por gastos especiais com moda e restaurantes sofisticados, nossos
corpos são cercados por um horizonte de possibilidades de investimento que
subjetivamente são vivenciadas como experiências estéticas e, para os
observadores externos, são supérfluas. Entre esses “peripécias de luxo” e o
impulso migratório que explodiu na crise de Ceuta do mês passado, como
expressão de necessidades subjetivas sem resposta política, pode haver uma
afinidade que parece paradoxal apenas à primeira vista.
Na
realidade, os discursos de análise sócio-histórica ainda correntes nas culturas
ocidentais já não fazem justiça ao tipo de mudanças que se acelerou
visivelmente desde a dissolução das referências coletivas de comportamento por
volta da virada do milênio. É justamente por isso que nos faltam, ao olhar
retrospectivamente para o verão deste ano, aqueles tons de surpresa, aplauso ou
protesto aos quais nos acostumamos.
Eles
haviam surgido da concepção de “história”, central e obrigatória para toda a
elaboração da experiência desde o final do século XVIII, que pressupunha, como
agentes de qualquer movimento, grupos de pessoas unidos por necessidades e
projetos; isto é, pertencem a um esquema de percepção incapaz de apreender
tanto a passagem para uma individualidade plana quanto a concentração na
corporeidade.
Acima
de tudo, porém, a “história” havia pressuposto uma transformação incessante de
todos os fenômenos como efeito fundamental do tempo e, portanto, pressuposto
como necessário o contraste entre um passado que fica para trás da presença,
entendida como momento de transição, e um futuro passível de configuração,
contraste do qual as formas de experiência hoje se afastam cada vez mais.
Para
podermos identificar e explicar os estados de espírito ainda vagos de
continuidade, serenidade ou resignação que encontramos atualmente sem conseguir
encontrar para eles um lugar na concepção de “história”, é indispensável
conceber conceitualmente um tempo cotidiano que já não seja histórico, ao qual
se possa aplicar o nome de “presente amplo”. Pois, em vez do presente no
sentido da visão histórica de mundo, em lugar do presente como momento fugaz de
uma transformação constante, a individualidade plana pressupõe uma esfera na
qual as pessoas existem lado a lado como corpos sem vínculo com grupos. Esse
presente amplo, literalmente sem classes, já não é cercado por um futuro de
projetos a serem realizados nem por um passado que deva ser constantemente superado
por esses projetos.
O
passado do presente amplo fornece opções para o comportamento atual, e seu
futuro se realiza como confronto produtivo com desafios ameaçadores. Entre eles
estão fenômenos como a mudança climática, a inteligência artificial como
dinâmica de algoritmos eletrônicos não controlável pelos seres humanos e, em
breve, também o fim da expansão demográfica da humanidade.
Especialmente
na prática política, a mudança para um futuro não ocupado por visões de mundo
tem consequências profundas, frequentemente experimentadas como uma crise.
Desde a era das revoluções burguesas, as expectativas em relação aos políticos
haviam sido moldadas por um conceito de ação que relacionava o comportamento a
tais visões – em terminologia sociológica: a motivações. Elas se orientavam por
ideologias como sistemas coerentes de valores e determinavam tanto as
identidades dos políticos quanto as preferências de seus eleitores.
Se,
porém, o horizonte futuro ocupado por essas identidades perde progressivamente
seu status de orientação para a ação, então a nitidez tradicional das posições
políticas e da ação orientada para objetivos é substituída por uma forma de
negociação de curto prazo. Negociar não significa realizar projetos ou visões,
mas estabelecer relações individualmente favoráveis entre objetivos alcançados
e concessões inevitáveis.
Com a
prática da negociação no presente amplo, a rivalidade entre diferentes partidos
e ideologias também se transforma em disposição para formar coalizões, cuja
duração e eficácia dependem das respectivas situações problemáticas.
Quanto
mais complexas se tornam as coalizões, menos elas podem reivindicar representar
“camadas eleitorais” socialmente homogêneas. Em outras palavras: a passagem
para outra temporalidade enfraquece o princípio de representação de grupos
sociais, surgido sob os pressupostos da visão histórica de mundo e sobre o qual
se fundamenta a democracia parlamentar.
Como
sintoma dessa situação, o conceito de “populismo” deve seu uso hoje
inflacionário e predominantemente crítico à dificuldade de atribuir as formas
práticas de negociação a posições ideológicas clássicas. Ao mesmo tempo, ele
contém uma referência à certeza de que muitos contemporâneos não veem motivo de
objeção nessa evolução. Pois, embora os índices de participação eleitoral
tenham caído ligeiramente em todo o mundo, figuras como Georgia Meloni, Javier
Milei ou mesmo Donald Trump encontram apoio entre cidadãos sem se ajustarem a
identidades sociais que têm cada vez menos importância para desejos e
autoimagens.
Esse
diagnóstico político corresponde ao estado de espírito ainda sem nome destas
semanas, que reduz de maneira surpreendente o impacto de acontecimentos que
antes eram vivenciados como destinos dramáticos. No presente amplo, uma
coexistência de formas individuais de vida ocupou o espaço histórico das
tensões entre grupos sociais e retirou das mudanças em curso a ressonância
habitual.
Com
isso, surgiram, sob novas premissas, estruturas que lembram o conceito de
“sociedade sem classes” inventado por Karl Marx para designar o fim redentor e
coletivamente feliz da história. E, embora essa sociedade realmente sem classes
não tenha eliminado por completo a pobreza humana, o número de pessoas vivendo
abaixo da linha da pobreza de fato caiu, dentro de uma população mundial ainda
lentamente crescente, de 2,2 bilhões no ano 2000 para cerca de 800 milhões.
Permanece, entretanto, não cumprida a promessa de felicidade que sempre esteve
ligada às utopias.
Particularmente
entre as gerações mais jovens das sociedades ocidentais, a satisfação com a
própria vida está diminuindo. Isso não fala nem a favor nem contra o cotidiano
que surgiu sem contornos de classe – ao menos enquanto a reflexão sobre suas
relações com os novos estados de espírito ainda não tiver alcançado uma certeza
definitiva.
Fonte:
Por Hans Ulrich Gumbrecht, em A Terra é Redonda

Nenhum comentário:
Postar um comentário