domingo, 26 de março de 2023

Precisando descansar? Confira alguns destinos para conhecer durante os feriadões na Bahia

O mês de abril está se aproximando e traz consigo os tão esperados feriadões: Sexta-feira Santa (8) e Tiradentes (21). Para quem consegue transformar a folga em descanso, a Bahia reúne destinos incríveis com as mais diversas paisagens e opções de programações. Fugindo das principais atrações turísticas do litoral baiano, o BN Hall reuniu alguns locais que unem belezas naturais e aventuras, ideais para fazer um detox da agitação dos centros urbanos. Confira:

•        Lençóis

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a cidade de Lençóis, na região centro-oeste da Bahia, é o destino queridinho dos amantes da natureza. Com diversas opções de atividades ao ar livre e a maior infraestrutura da região, contando até com aeroporto, Lençóis faz parte da Chapada Diamantina e atrai pessoas de todos os lugares do mundo.

Entre os atrativos naturais, se destacam: os poços do Serrano, no Parque Municipal da Muritiba; o Ribeirão do Meio, com grande poço e tobogã natural; a Cachoeira do Sossego, que possui cerca de 20 metros de queda d’água; o rio Mucugezinho e o Poço do Diabo, com tirolesa e rapel; e a Gruta do Lapão, uma das maiores grutas de quartzito do país.

•        Palmeiras

Dono do pôr do sol mais famoso da região, o município de Palmeiras atrai inúmeros turistas durante todo o ano. Além das belas paisagens naturais, o local se destaca por abrigar uma das atrações mais conhecidas da região: o Vale do Capão. O município ainda é sede do Parque Parque Nacional da Chapada Diamantina.

O ecoturismo da região é ideal para quem deseja estar bem próximo da natureza, podendo visitar também a Cachoeira da Fumaça, o Morro do Pai Inácio, o vilarejo Campos de São João e  a vila Conceição dos Gatos, que possui o Poço das Cobras e as Cachoeiras de Baixo e Boa Vista.

•        Baixio

Povoado do distrito de Esplanada, Baixio é uma ótima opção para quem deseja se desconectar da rotina e aproveitar a tranquilidade da região litorânea do estado. Além das praias e lagoas, é possível fazer trilhas em meio à vegetação nativa e conhecer cachoeiras incríveis.

Outra opção é o passeio de barco pelas lagoas de água doce. Para quem gosta de cultura, há a possibilidade de visitar as vilas de pescadores próximas, onde é possível aprender sobre a tradição local e experimentar a pesca artesanal. A cidade de Baixio também tem uma rica história que pode ser explorada em seus museus e igrejas.

•        São Desidério

Município mais extenso da região oeste da Bahia, São Desidério chama atenção pelas suas belezas naturais e é um ótimo destino para quem deseja explorar o estado para além das praias. Com mais de cem grutas, o município é parada obrigatória para se aventurar nas trilhas e escaladas.

Entre as atrações turísticas estão o Parque Municipal da Lagoa Azul, o Sítio Arqueológico das Pedras Brilhantes, e o Paredão Deus me Livre e o Buraco do Inferno, que abriga o maior lago subterrâneo do Brasil.

•        Santa Cruz Cabrália

Localizada na Costa do Descobrimento, a cidade de Santa Cruz de Cabrália é bastante procurada por quem deseja um bom descanso à beira-mar. Apenas 23 km ao norte de Porto Seguro, o local possui belas praias e os passeios de escunas são populares, principalmente nas praias de Santo André e a de Coroa Vermelha.

Esses passeios incluem visitas a diferentes praias e ilhas, onde os visitantes podem desfrutar as águas cristalinas da região. Há também passeios de caiaque e stand-up paddle.

•        Morro do Chapéu

Morro do Chapéu é um destino turístico na Bahia com muitas atrações para os visitantes. A cidade é conhecida por sua beleza natural, com destaque para a Serra do Sincorá, que oferece trilhas ecológicas e vistas panorâmicas da região. A cidade é o lar de muitos festivais culturais ao longo do ano, incluindo o Festival de Inverno de Morro do Chapéu.

Para quem gosta de se aventurar, o município é detentor da segunda maior boca de caverna do país, localizada na Gruta dos Brejões. Importante sítio arqueológico, a gruta só pode ser acessada por meio de veículos 4x4 e com auxílio de um guia de turismo local. Os visitantes também podem explorar a história da região visitando o Museu Histórico de Morro do Chapéu.

•        Paulo Afonso

Localizada no sertão baiano, a 460 km da capital, Paulo Afonso é a cidade perfeita para quem deseja aproveitar a natureza e se aventurar em esportes não convencionais. O município é conhecido pelas formações rochosas do cânion do rio São Francisco, o Velho Chico, considerado o maior cânion navegável do mundo.

Há várias trilhas disponíveis na região, incluindo a Trilha do Cangaço e a Trilha do Mirante. Opções culturais e históricas também fazem parte do destino, os visitantes podem conhecer a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, que é uma das maiores do país. Também é possível visitar a casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita de Lampião, o local virou museu e tem toda sua estrutura arquitetônica da época mantida.

 

       Chapada Diamantina e suas vantagens no outono com cachoeiras cheias e clima ameno para caminhar

 

A região chapadeira foi destaque na feira alemã de turismo em 2023 e é considerada o melhor destino do Brasil. Para os amantes da natureza, a Chapada Diamantina é perfeita. E para quem não sabe, o nome dela foi dado devido à sua história como um importante centro de extração de diamantes no século XIX.

Mas sabe quais as vantagens de viajar no outono para a região? Confirmando que não existe época ruim na Chapada, o clima é ameno no outono e as cachoeiras estão mais cheias por conta das chuvas, e as trilhas se tornam mais confortáveis para caminhar.

É possível praticar diversos esportes do ecoturismo como rapel e trilhas. Os locais mais altos são perfeitos para observar o nascer e o pôr do sol. Da mesma maneira, existem maravilhosas grutas e cavernas submersas que podem ser visitadas por meio de mergulhos guiados.

O Poço Encantado, por exemplo, é muito visitado. O local é uma gruta que abriga um lago de água translúcida. Sua profundidade, que varia de 20 a 60 metros, é nítida graças à transparência da água, e a caverna se estende por 98 metros de comprimento e 49 metros de largura.

Entre os lugares visitados também está a Cachoeira da Fumaça que no outono pode ser acessada tanto por cima quanto por baixo. A opção mais comum e de fácil acesso é o topo, que oferece uma vista deslumbrante da cachoeira. Já lá embaixo, é possível tomar banho na cascata, mas o percurso exige mais esforço físico e tem um total de 36 km, com nível de dificuldade alto.

•        Vale do Capão está entre os destinos mais acolhedores da Bahia

O Vale do Capão, no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, está entre os destinos mais acolhedores da Bahia. Praia do Forte e Imbassaí completam os três primeiros colocados da pesquisa feita por usuários do Booking.com. O resultado do 11º Traveller Review Awards foi baseado em mais de 240 milhões de avaliações de viajantes.

Os rankings estaduais consideram a proporção de parceiros de acomodação que receberam o prêmio. Para receber um prêmio, os parceiros de acomodação precisaram ter uma nota de avaliação média igual ou superior a 8 (de 10), com base nas últimas 3 avaliações recebidas até 20 de novembro de 2022.

Para quem não sabe, o Vale do Capão tem uma grande oferta culinária e história gastronômica na Chapada Diamantina. O local se destaca como um paraíso ecológico fincado no coração da região chapadeira.

As trilhas são basicamente compostas por cachoeiras, entre outras preciosidades naturais. É onde fica a trilha mais batida para a Cachoeira da Fumaça, a mais alta do Brasil, uma área tomada por Mata Atlântica, montanhas de até 1,5 mil metros, além de fauna e flora diversificadas.

Não é por falta de atrativos que o Vale se destaca. Um paraíso ecológico, no coração da Chapada. Lá se tem trilhas para o ‘Silêncio dos Gerais’, a correnteza do Rio Preto, o imponente Morrão e o famoso ‘abismo da Fumaça’.

>>>> Confira os destinos mais acolhedores ao redor do país:

Nordeste

Alagoas: Praia do Francês, Porto de Pedras e Maragogi

Bahia: Vale do Capão, Praia do Forte e Imbassaí

Ceará: Icaraí, Flecheiras e Canoa Quebrada

Maranhão: Carolina, Atins e Santo Amaro

Paraíba: Jacumã, João Pessoa e Bananeiras

Pernambuco: Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Praia dos Carneiros

Piauí: Barra Grande, Teresina e Parnaíba

Rio Grande do Norte: Mossoró, Pipa e São Miguel do Gostoso

Sergipe: Aracaju e Estância

Norte

Amapá: Macapá

Amazonas: Manaus

Pará: Alter do Chão, Belém e Santarém

Rondônia: Porto Velho

Roraima: Boa Vista

Tocantins: Palmas

Centro-Oeste

Distrito Federal: Brasília

Goiás: São Jorge, Rio Quente e Anápolis

Mato Grosso: Chapada dos Guimarães e Cuiabá

Mato Grosso do Sul: Bonito e Campo Grande

Sudeste

Espírito Santo: Pedra Azul, Itaúnas e Domingos Martins

Minas Gerais: Monte Verde, Lavras Novas e Serra do Cipó

Rio de Janeiro: Penedo, Visconde de Mauá e Abraão

São Paulo: Brotas, Serra Negra e Cunha

Sul

Paraná: Ilha do Mel, Cascavel e Morretes

Rio Grande do Sul: Cambará do Sul, Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul

Santa Catarina: Pomerode, Guarda do Embaú e Praia do Rosa

 

Fonte: BN/Jornal da Chapada

 

Nenhum comentário: