sexta-feira, 31 de março de 2023

Por que tantos líderes mundiais estão ansiosos para visitar a China?

Vários líderes europeus planejam visitar a China no próximo mês, entre eles o presidente francês Emmanuel Macron, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e o chefe de política externa da União Europeia Josep Borrell.

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também pretende fazer uma visita oficial a Pequim. Lula deveria embarcar no último sábado (25), mas após ser diagnosticado com pneumonia, o mandatário precisou adiar a viagem. Uma reunião com o presidente chinês Xi Jinping estava agendada para 28 de março.

O governo remarcou a viagem do presidente do Brasil à China para 11 de abril, entretanto, a data ainda não foi confirmada por Pequim uma vez que o presidente, Xi Jinping, está com agenda bastante ocupada para visitas internacionais, de acordo com o Último Segundo.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, inicia sua visita à China na quinta-feira (30), tornando-se segundo líder de um país europeu a visitar a RPC desde a reversão de Pequim de suas restrições rígidas à pandemia da COVID-19 em 2022, que viu a viagem do chanceler alemão Olaf Scholz a Pequim.

Sánchez planeja realizar reuniões focadas comercialmente durante o Fórum Boao para a Ásia na ilha chinesa de Hainan em 30 de março, antes de viajar para Pequim para se encontrar com o presidente Xi Jinping em 31 de março.

O próprio primeiro-ministro espanhol disse aos repórteres que "descobriria em primeira mão qual é a posição [da China] para a paz na Ucrânia e transmitiria a mensagem de que os ucranianos serão os que estabelecerão as condições para a paz."

•        Quem mais planeja visitar a China?

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou a disponibilidade para visitar a China no início do próximo mês para discutir o impasse na Ucrânia.

Falando a repórteres na semana passada, Macron disse que "sugeriu à [presidente da Comissão Europeia, Ursula] von der Leyen que ela o acompanhasse à China" em 4 de abril para que pudessem falar "com uma voz unificada" sobre o assunto.

Além de Macron e von der Leyen, o chefe de Política Externa da União Europeia, Josep Borrell, disse que visitará a China em breve, embora a data da viagem ainda não tenha sido finalizada.

Um jornal chinês observou nesta linha que a prontidão dos líderes europeus para visitar a RPC destaca o papel de Pequim como uma "promotora da paz" no conflito na Ucrânia.

Cui Hongjian, diretor do Departamento de Estudos Europeus do Instituto Chinês de Estudos Internacionais, disse ao jornal que a China está em uma posição única na promoção da resolução pacífica da crise na Ucrânia.

"Os países europeus sabem que a China não só tem a capacidade, mas também mostrou disposição para oferecer uma proposta de paz para a crise da Ucrânia. Eles querem expressar a posição da Europa sobre o assunto", disse Cui.

Separadamente, os especialistas apontaram para o desenvolvimento das relações China-UE, que disseram ser uma necessidade objetiva e realista.

O jornal citou Gao Jian, diretor do Centro de Estudos do Think Tank Europeu da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, dizendo que na era pós-pandemia da COVID-19, a economia global permanece lenta, e a Europa percebe que o "desacoplamento" sugerido pelos EUA (a ideia de reduzir a dependência mútua em uma série de áreas) tem um impacto negativo na Europa.

Portanto, é seguro dizer que a UE deve se concentrar em reforçar o comércio bilateral e as relações econômicas com a China, concluiu Gao.

 

       Arábia Saudita 'ignora' EUA e se aproxima de aliança comercial e de segurança regional com a China

 

O jornal Financial Times destacou em seu artigo que a Arábia Saudita está deixando os Estados Unidos de lado, e se aproximando do "clube comercial e de segurança regional" liderado pela China.

Com isso, segundo o jornal, a China volta a confirmar sua influência no Oriente Médio, assim como avança em outras partes do mundo.

Além dos sauditas, o jornal enfatiza que o Catar e o Egito, que possuem laços militares com os EUA, deverão se reunir e dialogar com parceiros chineses.

A movimentação na região preocupa profundamente os norte-americanos, uma vez que é notável o avanço da supremacia e influência chinesa, bem como a formação de uma "aliança" comercial e de segurança regional envolvendo ainda a Rússia, Índia, Paquistão e outras quatro nações da Ásia Central.

Além do Catar e do Egito, o Irã é outro país que pode se tornar membro desta união, escancarando o domínio chinês na "antiga zona de influência" dos Estados Unidos.

Washington, por sua vez, segue acompanhando o avanço chinês no Oriente Médio com desconfiança, e seguindo sua doutrina de intimidação, alertou aos países que qualquer cooperação com Pequim, enfraqueceria as relações com os EUA.

 

       Taiwan e Coreia do Sul criticam critérios dos EUA para subsídio: 'Condições não podem ser aceitas'

 

Países asiáticos expressaram suas preocupações com condições impostas pelo Departamento de Comércio para que empresas possam abrir fábricas de chips nos EUA, entre elas, o envio de excesso de lucro para o governo americano e o compartilhamento de informações confidenciais.

Nesta quinta-feira (30), o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, disse que os critérios para novos subsídios de semicondutores dos Estados Unidos preocupam empresas como a Samsung e a SK Hynix, uma vez que as condições incluem compartilhar o excesso de lucro com o governo dos EUA, relata a Reuters.

Ao mesmo, três fontes do setor ouvidas pela mídia disseram que o próprio processo de inscrição poderia expor estratégias corporativas confidenciais.

Yoon se reuniu com a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, na capital sul-coreana e pediu a Washington que considerasse a preocupação das empresas com um "nível excessivo de fornecimento de informações", disse o gabinete presidencial. O SK Group, controlador da SK Hynix, planeja investir US$ 15 bilhões (R$ 76,59 bilhões) no setor de chips norte-americano, inclusive para construir uma fábrica avançada de embalagens de chips, e afirmou que está considerando solicitar financiamento. Já a Samsung está construindo uma fábrica de chips no Texas que pode custar mais de US$ 25 bilhões (R$ 127,4 bilhões) e disse que está revisando as diretrizes.

Os subsídios viriam de US$ 52 bilhões (R$ 267 bilhões) em fundos de pesquisa e manufatura destinados ao chamado CHIPS Act dos Estados Unidos, para o qual o Departamento de Comércio anunciou guias e modelos este mês, relata a mídia.

No entanto, os pedidos de financiamento podem exigir informações detalhadas da estrutura de custos, bem como rendimentos projetados de wafer, taxas de utilização e mudanças de preço. As solicitações de informações – de acordo com as três fontes coreanas de chips ouvidas pela mídia – eram semelhantes a revelar a estratégia corporativa das empresas.

"Tudo isso é informação confidencial. O mais importante em chips é a estrutura de custos. Os especialistas poderão dizer rapidamente nossa estratégia", disse uma das fontes, que pediu para não ser identificada devido à sensibilidade do assunto.

Além da Coreia do Sul, Taiwan compartilha da mesma preocupação com a política norte-americana para os investimentos. Mark Liu, presidente da empresa de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC), a maior fabricante de chips contratada do mundo, disse que "algumas condições não podem ser aceitas".

"Ainda estamos discutindo com eles. Existem algumas condições que não podem ser aceitas. Esperamos que possam ser ajustadas para que não haja efeito negativo. Continuaremos conversando com o governo dos Estados Unidos", disse Mark Liu a repórteres.

Do lado norte-americano, o Departamento de Comércio afirmou que protegerá as informações comerciais confidenciais e espera que a exigência de compartilhar o excesso de lucro ocorra apenas quando os projetos excederem significativamente o fluxo de caixa projetado, afirmou um funcionário do órgão à mídia ao citar seu aviso para o financiamento.

Ainda de acordo com o departamento, os pedidos de subsídio podem ser feitos em duas datas: amanhã, dia 31, e outra em 26 de junho.

 

       Presidente turco: 'Não permitiremos que a Turquia seja arrastada para a guerra'

 

O governo atual de Ancara não permitirá que o Ocidente arraste o país para uma guerra contra a Rússia, disse o atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em conversa com Ahaber.

"Não permitiremos que a Turquia seja arrastada para a guerra – esse é um dos nossos slogans eleitorais", disse Erdogan.

Segundo ele, os esforços de Ancara nos últimos dois anos impediram que o "clube ocidental" arrastasse o país para o conflito.

"Enquanto estivermos aqui [no poder] não deixaremos que isso aconteça. [...] Nossa intenção é empreender esforços com determinação séria e desempenhar um papel de intermediário entre a Rússia e a Ucrânia, para que eles eventualmente tenham sucesso", ressaltou o líder turco.

As eleições presidenciais e parlamentares na Turquia estão marcadas para 14 de maio.

Moscou tem indicado repetidamente que está pronta para as negociações, mas Kiev legislou uma proibição das mesmas. Vladimir Zelensky disse anteriormente no G20 que não haverá nenhum terceiro acordo de Minsk.

O porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, disse à Sputnik que tais palavras "confirmam absolutamente" o posicionamento de Kiev de indisponibilidade para negociar. O Ocidente pede constantemente à Rússia para negociar, o que Moscou demonstrou sua vontade de fazer, mas ao mesmo tempo o Ocidente ignora a constante recusa de Kiev em negociar.

 

       Mídia: Rússia só se beneficia da retirada dos comerciantes de grãos ocidentais do país

 

A saída dos comerciantes ocidentais de grãos da Rússia não seria uma perda para a Rússia, pois os grãos russos continuariam a fluir no mercado mundial e se tornaria mais fácil para Rússia determinar as direções e os preços de exportação, disse Bloomberg.

O escritório russo da empresa americana Cargill, um dos maiores fornecedores mundiais de produtos agrícolas, informou no final de março o Ministério da Agricultura da Rússia dos seus planos de deixar de exportar grãos do país na próxima época agrícola (a partir de 1º de julho de 2023).

"Apesar da saída dos principais comerciantes ocidentais, os grãos russos e outras culturas agrícolas continuarão a fluir para os mercados globais. No interior do país, os comerciantes locais substituirão os estrangeiros", escreveu Bloomberg.

"E fora dele – onde termina a autoridade dos portos russos e começa a atividade dos navios de bandeira estrangeira – os comerciantes ocidentais continuarão a transportar os grãos russos".

De acordo com Bloomberg, sem comerciantes ocidentais comprando e vendendo grãos dentro da Rússia, Washington e Bruxelas perderão uma importante fonte de informação.

Seja como for, o Kremlin terá uma palavra de maior peso para dizer para onde – e a que preço – irão os seus grãos.

Anteriormente, a representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que as exceções às sanções ocidentais para fertilizantes e alimentos russos não funcionam.

No dia 22 de julho, Rússia, Turquia e ONU assinaram um acordo para desbloquear a exportação de grãos e fertilizantes da Ucrânia. Representantes do governo ucraniano assinaram um documento semelhante com representantes de Ancara e da ONU.

Além disso, a Rússia assinou um memorando com a ONU para contribuir com a exportação de fertilizantes e produtos agrícolas russos para os mercados internacionais.

 

       Tribunal da ONU sentencia EUA a pagarem indenização ao Irã por congelamento ilegal de ativos

 

Nesta quinta-feira (30), a Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas (ICJ, na sigla em inglês) declarou que o congelamento de parte dos ativos do Irã pelos Estados Unidos é ilegal, determinando pagamento de indenização ao país persa.

De acordo com o vice-presidente do tribunal, Kirill Gevorgian, Washington violou suas obrigações sob o Tratado de Amizade, Relações Econômicas e Direitos Consulares de 1955 com o Irã e, portanto, deve pagar uma indenização a Teerã pelas consequências e violações das obrigações internacionais.

O valor da indenização será determinado em fase posterior do processo, conforme decisão do tribunal.

O caso perante o ICJ, também conhecido como Tribunal Mundial da ONU, foi inicialmente apresentado por Teerã contra os EUA em 2016 por justamente violar o tratado 1955 ao permitir que tribunais norte-americanos congelassem ativos de empresas iranianas.

Em audiências no ano passado, Washington argumentou que todo o caso deveria ser arquivado porque o Irã tem "mãos sujas" e as apreensões de ativos foram resultado do suposto patrocínio de terrorismo por Teerã. O tribunal rejeitou totalmente essa defesa e decidiu que o tratado era válido, relembra a Reuters.

Em 2018, Washington retirou-se do tratado, no entanto, a ICJ decidiu que, como estava em vigor no momento do congelamento dos ativos de empresas e entidades comerciais iranianas, o governo norte-americano violou o tratado.

Contudo, a decisão do tribunal foi uma vitória em partes para República Islâmica visto que a corte disse que não tinha jurisdição sobre o US$ 1,75 bilhão (cerca de R$ 9 bilhões) em ativos congelados do Banco Central do Irã, diz a mídia. O valor é a maior quantia reivindicada pelo país persa.

As decisões do tribunal das Nações Unidas, são obrigatórias, mas não há meios de aplicá-las. Tanto Washington quanto Teerã estão entre um punhado de países que desconsideraram suas decisões no passado.

 

Fonte: Sputnik Brasil

 

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