quarta-feira, 8 de março de 2023


O que é o fascismo? Perguntamos a pensadores da Itália, berço do movimento

Não é só no Brasil destes dias que o termo "fascismo" voltou a permear o debate político. Em países europeus como Hungria, Polônia, Áustria e Itália, berço do fenômeno, a ascensão de políticos populistas de extrema direita - com pendores nacionalistas e xenófobos - tem suscitado calorosas discussões sobre a conveniência ou não de se usar a palavra.

O historiador Emilio Gentile é considerado na Itália o maior especialista vivo sobre o assunto. Autor de inúmeros livros sobre o período fascista, muitos deles adotados nas escolas italianas, ele afirma que utilizar o termo, como se tornou comum recentemente, é uma forma de confundir as ideias e não observar um fenômeno que, na verdade, tem a ver com a crise da democracia.

"A democracia não está em risco por causa de um fascismo que não existe. Hoje, o perigo é a democracia que se suicida", disse à BBC News Brasil. "O que há de novo, em todo o mundo, é um novo poder de direita nacionalista e xenófobo. É o que Orbán (Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, um dos expoentes desse movimento na Europa) classificou de política nacionalista democrática iliberal."

De acordo com Gentile, há muitos movimentos políticos - na Europa e em outros lugares do mundo - que se referem à experiência fascista e utilizam seus símbolos, mas de uma maneira muito "idealizada e imaginária".

O fascismo foi criado por Benito Mussolini - um ex-socialista - há quase cem anos. Originário da palavra latina "fascio littorio", um conjunto de galhos amarrados a um machado, símbolo do poder de punição dos magistrados na Roma Antiga, o experimento nasceu oficialmente em 23 de março de 1919, quando Mussolini fundou em Milão o grupo "Fasci di Combattimento", que reunia ex-combatentes da Primeira Guerra Mundial (1914-18).

Com a Itália imersa no caos - à beira de uma guerra civil, com crise política, econômica e social, num momento em que o poder fugiu do controle do Estado -, e à sombra da revolução russa de 1917 (temia-se que o comunismo chegasse também no país), o grupo fundado por Mussolini cresceu rapidamente.

Ainda em 1919, ocorreram ataques de brigadas fascistas - que depois se tornariam efetivamente milícias paramilitares - contra políticos de esquerda, judeus, homossexuais e órgãos da imprensa. Eles ficariam conhecidos como os "camisas negras".

No final de 1921, nasceu o Partido Nacional Fascista (PNF), cujo símbolo era exatamente o "fascio littorio". Menos de um ano depois, Mussolini assume o poder. Ele fortaleceu sua influência na Itália angariando o apoio de industriais, empresários e do Vaticano, e tornou-se referência para regimes autoritários mundo afora - Francisco Franco na Espanha, António Salazar em Portugal e, sobretudo, Adolf Hitler na Alemanha (que por muito tempo manteve um busto do Duce italiano em seu escritório) tiveram em Mussolini e no seu regime uma grande fonte de inspiração.

Regime totalitário baseado num partido único, a característica fundamental do fascismo foi a militarização da política, que era tratada como uma experiência de guerra: além do projeto de expansão imperial, com a supremacia fascista imposta no Estado e na sociedade, o regime tratava os adversários como inimigos que deveriam ser eliminados. No mês passado, a Itália lembrou os 80 anos da chamada lei racial, aprovada contra os judeus e que estava em consonância ao regime nazista de Hitler.

"O fascismo sempre negou a soberania popular, enquanto o nacionalismo populista de hoje reivindica o sucesso eleitoral. Esse políticos de agora se dizem representantes do povo, pois foram eleitos pela maioria. Isso o fascismo nunca fez", comenta Emilio Gentile.

·         Raízes fascistas

Para o sociólogo italiano Domenico de Masi, que conhece o Brasil há muitos anos, se não é possível falar num fascismo histórico como o implementado na Itália no século passado, não há dúvidas, por outro lado, de que Jair Bolsonaro (PSL) é um político de inspiração fascista - o candidato à Presidência disse recentemente num comício no Acre em "metralhar a petralhada". A eliminação física de adversários era exatamente uma das características do regime de Mussolini.

"Ele tem inspiração fascista no que diz respeito à relação do Estado com a economia, entre o poder civil e militar, política e religião. E com base num conceito de autoritarismo, acha que pode resolver problemas complexos com receitas fáceis", diz De Masi.

O sociólogo vê com inquietação a ascensão de governos e políticos com raízes "claramente fascistas". "Bolsonaro é como Salvini (Matteo Salvini, político de direita e vice-premiê italiano hoje). Os dois têm uma visão autoritária da sociedade. Brasil e Itália são sociedades muito distintas, mas vejo os dois muito parecidos", completou.

Salvini, aliado de Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump que já se reuniu com um dos filhos de Bolsonaro, declarou recentemente no Twitter torcer pela eleição do ex-capitão no Brasil.

Domenico de Masi ressalta que, enquanto na Europa o que alimenta esse tipo de discurso é a imigração (e que tem, na Itália, o apoio das classes média e média-baixa), no Brasil o fenômeno é estimulado pelo ódio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Partido dos Trabalhadores. "No caso brasileiro, o cidadão pobre do Nordeste é mais inteligente quanto ao perigo de Bolsonaro do que os ricos de São Paulo, que apoiam o candidato".

Como o colega Emilio Gentile, o historiador Eugenio di Rienzo, professor de História Contemporânea da Universidade Sapienza, em Roma, afirma que o fascismo é um regime que nasceu e morreu no século passado - em 1945, quando Mussolini foi assassinado em Milão.

"Não se pode fazer uma analogia entre aquele fenômeno e outro. O fascismo não se reproduz mais, é preciso cuidado com o uso da palavra, pois acaba provocando desinformação", disse. "Um racista não é sempre um fascista. O governo de (Recep Tayyip) Erdogan na Turquia é autoritário, mas não fascista."

Di Rienzo reconhece que há muitos nostálgicos do fascismo na Itália, assim como do nazismo na Alemanha, mas para ele o processo atual (na Europa e nos Estados Unidos de Trump) não é uma "repetição do passado": "Há algumas semelhanças, mas os processos são muito diferentes. A analogia, muitas vezes, tem o propósito de propaganda".

Emilio Gentile concorda. "Na verdade, faz-se propaganda de um fascismo que parece eterno, mas ao menos na Europa é um fenômeno novo que se relaciona à crise da democracia, ao medo da globalização e dos movimentos imigratórios que poderiam sufocar a coletividade nacional. Mexe com a imaginação das pessoas, mas não se trata de um perigo real."

Gentile lembra que o sucesso de Bolsonaro no Brasil tem a ver com uma tradição latino-americana da participação dos militares na política, vistos como atores da "ordem e da competência", o que não acontece nos países europeus.

Madeleine Albright, ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, país onde chegou nos anos 1940 após sua família fugir do nazi-fascismo na Europa, publicou recentemente o livro Fascismo: Um Alerta, em que discute o tema e as formas atuais de transmutação do que ela chama de "vírus do autoritarismo". "Definir fascismo é difícil. Primeiro, não acho que fascismo seja uma ideologia. É um método, um sistema", disse Albright recentemente numa entrevista.

O certo é que o debate sobre o que é fascismo e em quais situações se deve utilizar o conceito é tão antigo quanto o próprio regime.

Numa coluna para o jornal inglês Tribune, em março de 1944, o escritor e jornalista George Orwell escreveu - o artigo intitulava-se "O que é fascismo?" - que todo aquele que usa indiscriminadamente a palavra fascismo está agregando a ela um significado emocional. "Por fascismo, eles estão se referindo, de maneira grosseira, a algo cruel, inescrupuloso, arrogante, obscurantista."

Autor de livros clássicos sobre o totalitarismo (como 1984 e A Revolução dos Bichos), Orwell recomendava: "Tudo que se pode fazer no momento é usar a palavra com certa medida de circunspeção e não, como usualmente se faz, degradá-la ao nível de um palavrão".

 

Ø  Como Mussolini chegou ao poder e instalou o 1º governo fascista

 

"Ou nos dão o governo ou iremos a Roma tomá-lo."

Com estas palavras, em 24 de outubro de 1922, Benito Mussolini conclamou seus seguidores — muitos deles armados — na Praça do Plebiscito, em Nápoles, a tomar a capital italiana para pressionar o rei Vítor Manuel 3° a entregar a ele o poder.

Seu Partido Nacional Fascista (PNF) era, na época, uma força marginal no Parlamento, com apenas 35 de um total de 535 deputados. A ameaça era grave, mas poucos a levaram a sério.

E, para surpresa até mesmo dos seus próprios seguidores, Mussolini, que era jornalista e antigo revolucionário socialista, atingiu seu objetivo e instalou o primeiro regime fascista da história.

Seu sucesso acabaria trazendo graves consequências, não só para o país, mas para o restante da Europa e do mundo nos anos que se seguiram.

Às vésperas de completar 100 anos destes acontecimentos, a BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC, conversou com historiadores, analistas e cientistas políticos para aprofundar o que aconteceu.

·         O mito da revolução

A chamada Marcha sobre Roma foi uma operação liderada por Mussolini para tomar o poder com uma insurreição.

A mobilização ocorreu entre 27 e 28 de outubro de 1922, quando dezenas de milicianos fascistas, conhecidos como "camisas negras" devido aos seus uniformes, começaram a tomar cidades e vilarejos no norte e no centro da Itália, depondo suas autoridades legítimas e invadindo repartições militares e policiais.

Depois de controlar cidades como Pisa, Florença e Cremona, em alguns casos de forma violenta, os "camisas negras" - alguns, armados com baionetas roubadas das forças de manutenção da ordem, mas a maioria com escopetas, pistolas ou paus - rumaram para Roma.

Na capital, o então primeiro-ministro Luigi Facta ordenou ao Exército e à polícia que impedissem a entrada das hordas de Mussolini "por qualquer meio". E, no dia 28 de outubro, apresentou ao rei um decreto declarando estado de sítio, o que lhe permitiria deter os insurgentes.

Mas o monarca não assinou o documento. E, em resposta à negativa, Facta renunciou.

Um dia depois, Vítor Manuel 3° entregou o governo ao líder dos rebeldes, que primeiramente recusou devido às condições impostas pelo rei de compartilhar o poder com setores mais moderados. O rei então desistiu das condições e Mussolini, que estava em Milão, viajou para Roma para aceitar a "oferta".

Mesmo conseguindo seu objetivo, os fascistas acabaram invadindo a Cidade Eterna e, no dia 31, desfilaram pelo Palácio do Quirinal, que era então a residência real.

"Um dos mitos centrais do fascismo foi o seu assalto ao poder em outubro de 1922. Na verdade, o poder foi entregue a eles de bandeja", segundo explica o historiador Álvaro Lozano, autor do livro Mussolini y el Fascismo Italiano ("Mussolini e o fascismo italiano", em tradução livre).

·         Golpe de sorte

Lozano afirma que a marcha esteve longe de ser a epopeia apresentada por seus seguidores.

"Depois de dias de chuvas torrenciais sobre Roma, seus membros não eram nada parecidos com as legiões de César, como sonhava Mussolini", ele conta.

"Do ponto de vista militar, a marcha foi uma operação mal planejada", explica o historiador. "Os 12 mil homens da 16ª Divisão de Infantaria do Exército poderiam ter acabado com os fascistas sem maiores dificuldades. A marcha foi produzida entre o caos e a desorganização. (...) Foi uma jogada de pôquer na qual Mussolini se saiu bem."

Um fator que favoreceu os insurgentes foi a falta de coordenação das autoridades. Exceto por algumas exceções, as forças de segurança não agiram contra os rebeldes.

·         Aproveitando os erros do adversário

Em 1919, Mussolini fundou o grupo Fasci Italiani di Combattimento, uma organização formada por veteranos da Primeira Guerra Mundial.

O movimento originalmente defendia o republicanismo, a participação dos trabalhadores na gestão industrial ou a desapropriação das organizações religiosas, mas os maus resultados obtidos nas urnas fizeram com que eles mudassem de posição.

Eles adotaram o nacionalismo e começaram a exercer oposição radical ao socialismo, o que os fez ganhar adeptos entre os empresários, o Exército e os setores mais conservadores da sociedade italiana.

"Até meados de 1922, a Itália estava à beira do colapso, em consequência do derretimento da economia", segundo Lozano.

"No final de julho de 1922, os sindicatos socialistas convocaram uma greve geral para forçar o governo a agir contra os fascistas. Mussolini aproveitou a oportunidade para demonstrar que a esquerda representava uma séria ameaça e que somente o fascismo era capaz de combatê-la", acrescenta o historiador.

"Os fascistas tomaram o controle do transporte público e garantiram que os serviços postais continuassem funcionando", segundo Lozano. "Se os grevistas protestassem, eram brutalmente agredidos. (...) Mussolini conseguiu apresentar-se como a garantia da lei e da ordem."

O economista venezuelano Humberto García Larralde, autor do livro El Fascismo del Siglo 21: La Amenaza Totalitaria del Proyecto Político de Hugo Chávez ("O fascismo do século 21: a ameaça totalitária do projeto político de Hugo Chávez", em tradução livre), acrescenta outro elemento para explicar o auge do movimento: as sequelas da Primeira Guerra Mundial.

"A Itália estava do lado dos vencedores, mas não recebeu os territórios adicionais esperados por parte dos aliados e isso fez com que amplos setores da sociedade se sentissem parte dos derrotados", explica Larralde.

·         Medo, resignação ou ambos?

Como se já não fosse suficiente, Mussolini, ao assumir o governo, também renegou o sistema democrático vigente na Itália.

"O fascismo não é uma reunião de políticos, mas de guerreiros. (...) Somos uma formação de combate que se consolida por meio de tiros, incêndios e destruições", advertiu Mussolini em setembro de 1922. Logo ele seria conhecido como "Il Duce" (líder ou caudilho).

Mas, com este contexto, por que o rei não declarou estado de sítio e recorreu ao Exército para impedir Mussolini?

Para Lozano, pode ter havido diversos motivos. "Como os principais políticos pareciam aceitar que Mussolini entrasse no governo, o rei pensou que a resistência não fazia muito sentido", explica ele.

O historiador recorda que havia muitos simpatizantes do fascismo no Exército italiano, "que não era confiável no caso de uma crise". E, por fim, ele acrescenta que "o rei pode ter receado que seu primo, o duque de Aosta (Emanuel Felisberto), simpatizante do fascismo, pudesse ser considerado candidato ao trono".

A explicação que o monarca deu em 1945 aos senadores foi "evitar derramamento de sangue", segundo o historiador italiano Emilio Gentile no seu livro E fu Subito Regime: Il Fascismo e la marcia su Roma ("E surgiu o regime: o fascismo e a marcha sobre Roma", em tradução livre).

O rei afirmou que "as autoridades garantiram que os fascistas armados que chegaram a Roma eram 100 mil", segundo o historiador. A decisão do monarca não só levaria ao fim da frágil democracia italiana, mas também da própria monarquia que ele pretendia proteger.

·         'Um movimento que insiste em não morrer'

A vitória de Giorgia Meloni nas eleições gerais italianas de 25 de setembro de 2022 trouxe o fascismo de volta às discussões. Meloni é líder do partido Irmãos da Itália, originário da reestruturação do Movimento Social Italiano de Direita Nacional (MSI), criado por antigos simpatizantes de Mussolini.

Mas os especialistas acreditam que não existem motivos de alarme.

"A relação de Meloni com Mussolini é regida pela nostalgia. (...) Apesar da retórica dominante sobre o retorno da extrema direita, não existem condições para o retorno à ditadura fascista", segundo explicou à BBC News Mundo o analista italiano Alberto Alemanno, professor de direito comunitário da Escola de Estudos Econômicos HEC de Paris, na França.

"Existem elementos que indicam rápida erosão das infraestruturas democráticas, similares às que existiam um século atrás, quando o nazifascismo encontrou um terreno fértil na Europa", segundo o professor.

"Hoje em dia, existem muito mais controles e equilíbrios, dentro e fora do governo, com uma sociedade civil tecnologicamente empoderada que fiscaliza os governos."

Já Lozano adverte que o fascismo é uma ideologia que "insiste em não morrer" porque "conta com uma forte atração como caminho intermediário entre o comunismo e o capitalismo, atraindo eleitores desencantados com os políticos tradicionais".

 

Fonte: BBC News Brasil

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