Varanasi: um passeio na cidade sagrada da morte na Índia
Há séculos, peregrinos hindus vêm a Varanasi para
morrer, acreditando que isso trará salvação. Mas ao caminhar sem rumo, o
escritor Pico Iyer percebe que esta cidade da morte na verdade é uma cidade da
alegria.
Leia abaixo o seu relato.
Havia
fogueiras, seis, sete delas, erguendo-se em meio à névoa do inverno. Grupos de
homens, lenços enrolados na cabeça, olhos brilhando na meia-luz, estavam
reunidos, descalços, ao redor das chamas, aproximando-se. Uma figura quase nua
com dreadlocks emaranhados e empoeirados até a cintura cutucava uma cabeça
carbonizada com uma vara de bambu. Ouviam-se cânticos ao longe, sinos
sacudindo, batuques furiosos, e na escuridão infernal do crepúsculo do
Ano-Novo, não consegui distinguir quase nada além de labaredas alaranjadas, ao
longe, à beira do rio.
Quanto
disso eu estava imaginando? Quanto era efeito de um “fascínio do estrangeiro”,
ou resultado de jet lag e deslocamento? Pessoas vieram em minha direção saindo
da névoa, cobertas de cinzas da cabeça aos pés, portando o tridente de três
pontas do deus patrono da cidade sagrada, Shiva, o destruidor.
Ao
passar pelos pequenos becos atrás das chamas, cheguei a um labirinto de ruas
estreitas, nas quais uma vela já gasta ardia na escuridão de uma caverna com
chão de terra. Um menino estava sentado no chão, atrás de uma balança.
As
vacas avançavam incessantemente pela alameda entupida e salpicada de esterco.
De vez em quando, outro grupo de cantores passava, carregando um corpo morto
sob uma mortalha dourada em uma maca de bambu, em direção ao rio. Apertei-me
contra a parede e senti um sussurro da mortalidade.
Eu
tateei meu caminho através da escuridão total, no labirinto de passagens
estreitas, e outro cadáver apareceu, duas mulheres em seus melhores saris de
seda, caminhando descalças pela lama macia em direção às águas sagradas. Segui
minha intuição pelas ruas escuras, passando por pequenas velas tremeluzindo em
santuários e aberturas onde homens sussurravam sílabas sagradas.
Então,
virando uma esquina, cheguei a um cruzamento e três homens pararam diante de
mim, armas visíveis em suas costas.
Era
estranho pensar que, apenas 72 horas antes, eu estivera do outro lado do mundo,
comemorando um tranquilo ano novo sob o sol. Agora havia cabras com marcas
vermelhas em suas testas trotando por aí, brasas queimando e lamparinas
flutuando pelo rio na névoa. Ao longo das paredes havia rostos pintados de
laranja, deuses macacos risonhos, falos sagrados agigantados.
Lojas
por todos os lados vendiam pasta de sândalo e óleo de manteiga clarificada para
ungir os corpos dos mortos, e pequenas urnas de barro para as cinzas.
A
cidade da morte já foi conhecida como Kash", ou Cidade da Luz. O escritor
inglês Richard Lannoy, que quase perdeu sua alma para Varanasi, chamou-a de
Cidade das Trevas e dos Sonhos. Em um livro longo e muitas vezes alucinatório,
ele citou o superintendente-chefe da polícia do que antes era chamado de Benares,
descrevendo "o rapto de mulheres dos templos, a prostituição em nome de
Deus, a prevalência do roubo na cena dos peregrinos, os costumes canibais dos
Aghoris, as orgias bêbadas de tântricos falsos".
No
entanto, o que mais me surpreendeu quando comecei a andar por suas ruas foi que
a cidade da morte era, sem dúvida, uma cidade de alegria. As pessoas que
passavam apressadas por mim em direção às piras ardentes, levando cadáveres em
direção ao rio sagrado, erguiam suas vozes em louvor e em um grande e avassalador
grito de agradecimento.
A
Índia urbana é uma imersão em intensidade em todos os lugares - uma espécie de
terapia de choque - mas a cidade sagrada habita uma categoria própria. O
tráfego convergia em cada centímetro da estrada de todas as direções, mas, fiel
ao seu desprezo místico pela razão, o lugar não possuía semáforos. Aqui e ali,
um policial idoso com uma máscara cobrindo a boca estendia um braço
esperançoso, enquanto carros, vacas, bicicletas, caminhões passavam por ele
imprudentemente. Cachorros dormiam no meio de uma rua movimentada – a Quinta
Avenida de Varanasi, imaginei – e homens estavam estendidos (dormindo, eu
esperava) ao longo da lateral e na calçada. Uma multidão havia se reunido no
meio da rua em torno de um homem que dançava, girando espadas.
Eu
sabia que as águas sagradas deveriam ser minha primeira parada, então deixei
minhas malas em um hotel e peguei um carro para ir em direção aos ghats (escadas
que dão acesso ao rio Ganges). No decorrer do passeio de 20 minutos, passamos
por duas jubilosas procissões de cadáveres, dois desfiles de crianças.
"Este
é um momento muito desfavorável", um jovem local virou-se do banco do
motorista para me avisar (atrás dele eu podia ver apenas uma massa de corpos e
veículos furiosos, mas sem avançar, buzinando). "Chama-se Kharmas.
Todo mundo fica escondido nessa época; ninguém fala sobre casamentos, coisas
assim. Todo mundo fica em silêncio. É como uma maldição lançada sobre a
cidade."
Se
isso era Varanasi em sua forma mais silenciosa, pensei, quase incapaz de
ouvi-lo quando um trem também passou trovejando em uma ponte de tijolos acima
de nós, não poderia imaginá-la em um de seus frequentes dias de festival.
"A maldição termina em 14 de janeiro", meu novo amigo me disse.
"Então nós comemoramos." Isso não era motivo de comemoração para
alguém que deveria, como eu, partir em 13 de janeiro.
Descemos
em uma igreja cristã e nos juntamos ao amontoado de corpos sendo levados em
direção ao rio sagrado. As placas ao longo da estrada falavam de "o mais antigo
centro de aulas de ábaco" e "gloriosas damas costureiras", me
fazendo pensar se a glória estava com as damas ou com a costura. "Escola
Britânica para Línguas agora é Trounce Education", li em outra placa - um
resumo engraçado do fim do Império.
Em
Varanasi, meio milhão de pessoas são espremidas na escuridão de um quilômetro
quadrado de vielas conhecidas como Cidade Velha. O resultado é que alguns
visitantes estrangeiros mais ou menos desistem, enquanto outros se perguntam se
alguém colocou uma substância alucinógena em sua bebida.
"Tudo
está sempre mudando aqui", anunciou meu guia quando chegamos à margem do
rio, onde homens santos estavam sentados sob guarda-sóis coloridos no chão,
cantando e passando pasta e cinzas na testa. "Cores diferentes. Espírito
diferente. Energia diferente. Você tem que estar em alerta máximo quando vem à
minha cidade."
Isso
eu já tinha percebido.
Começamos
a caminhar ao longo do rio, desviando de lixo e excrementos por todos os lados,
e passamos por um homem quase nu, olhando para nós, protegido por uma pequena
fogueira dentro de uma cabana.
"Ele
está meditando?", perguntei.
"Tudo
para ele são cinzas", foi a resposta. "Esses sadhus gostam muito de
viver com a cremação. Eles não usam roupas como nós. Eles não fazem nada como
as pessoas que vivem no mundo material. Eles querem viver em um mundo de
cinzas.”
Um
pouco mais abaixo, quase esbarramos em um homem de túnica e turbante azul
brilhante que falava o que pareciam ser piadas, como se estivesse batendo papo
na barbearia de bairro (apesar de que, aqui em Varanasi, a barbearia de bairro
- como o cemitério, a igreja e o zoológico- ficava na rua, aberta a todos).
"Mestre
de yoga risonho", explicou meu guia, e ele próprio caiu na gargalhada,
como se fosse abruptamente impelido por uma iluminação repentina.
Uma
vaca enorme e inchada passou flutuando lentamente. Subimos cambaleantes em um
pequeno barco que balançava, enquanto, na praia, um punhado de belos rapazes em
elaboradas pantalonas douradas seguravam lamparinas a óleo com cinco chamas e
começavam a praticar a purificação pelo fogo que eles realizariam ritualmente
naquela noite. Outras embarcações levavam peregrinos para a outra margem
escura, um banco de areia comprido e vazio, pelo que pude perceber. Fogueiras
ardiam ao norte e ao sul, e o ar estava carregado com o cheiro de
cravos-amarelos e fogueiras de carvão.
"Só
nesta cidade, senhor, o senhor vê cremação 24 horas", afirmou o barqueiro,
como se falasse de uma loja de conveniência. Em outras cidades, os crematórios
são tradicionalmente colocados fora dos portões da cidade, ao sul. Aqui, eles
queimam no centro de toda a vida.
Voltei
ao meu hotel para absorver tudo. "Tudo está em fluxo", meu jovem
Virgílio (o guia de Dante no livro A Divina Comédia) me disse enquanto
caminhávamos ao longo do rio. "Tudo é uma sucessão constante de porvires.
Nada permanece o mesmo."
Ø O misterioso portal
para as estrelas construído por rei indiano há 300 anos
Uma semana antes do equinócio da primavera, era uma
tarde quente e sem nuvens. A hora talvez não fosse a melhor para aventurar-se
na paisagem da cidade de Jaipur — a capital do Estado indiano do Rajastão, em
meio ao deserto — mas era perfeita para medir o tempo com as sombras moldadas
pelo Sol.
Caminhei
a passos largos pelo frenesi do Johri Bazaar — o principal mercado de Jaipur —,
passando pelas suas paredes de coral, treliças delicadas e arcos mogóis,
enquanto me encaminhava ao Jantar Mantar, o misterioso portal indiano para as
estrelas.
À
primeira vista, esse complexo ao ar livre, repleto de estranhas paredes
triangulares e escadas que não levam a lugar nenhum, parece fora de lugar. Ele
não tem a ornamentação do Palácio da Cidade que o rodeia, nem a complexidade do
respeitado templo Govind Dev Ji e do Hawa Mahal (Palácio dos Ventos), nas suas proximidades.
Mas
esse local — uma coleção de 20 esculturas científicas conhecidas como yantra,
com 300 anos de idade, que podem medir as posições das estrelas e dos planetas,
calculando o tempo com precisão — haviam me deixado perplexo desde a infância
aqui em Jaipur, quando as estruturas pareciam versões gigantescas dos
instrumentos delicados do meu kit de geometria da escola.
Anos
depois, como arquiteto profissional, pude compreender melhor o seu uso. São
soluções arquitetônicas geniais para compreender a mecânica da astronomia e
ferramentas fundamentais para que os astrólogos tradicionais hindus pudessem
elaborar mapas astrais e prever datas auspiciosas.
Em
1727, quando o rei da região, Sawai Jai Singh, concebeu Jaipur como sua capital
e a primeira cidade planejada do país, ele quis projetá-la com base nos
princípios do Vastu Shastra, que faz uso da natureza, da astronomia e da
astrologia para projetar a arquitetura e o planejamento.
Ele
percebeu que, para alinhar perfeitamente Jaipur com as estrelas, auxiliar as
práticas astrológicas e prever eventos meteorológicos importantes para a
produção agrícola, seriam necessários instrumentos precisos e acessíveis.
Mas,
depois de enviar equipes de pesquisa pela Ásia Central e Europa para coletar
dados sobre o conhecimento dos cientistas islâmicos e europeus, Sawai Jai Singh
encontrou discrepâncias entre as leituras dos instrumentos de latão que eram
amplamente utilizados na época.
- Patrimônio
mundial
Para
aumentar essa precisão, ele aumentou o tamanho dos instrumentos em escala,
estabilizou-os reduzindo as partes móveis e os tornou resistentes ao desgaste e
às condições climáticas, usando mármore e pedras locais na sua construção.
Depois, ele usou essas inovações para construir cinco observatórios ao ar livre
nas cidades indianas de Jaipur, Déli, Ujjain, Varanasi e Mathura — os Jantar
Mantar.
Quatro
Jantar Mantar sobrevivem até hoje (o de Mathura foi demolido), mas o de Jaipur,
inaugurado em 1734, é o maior e mais completo. Hoje, ele é Patrimônio Mundial
da Unesco, não apenas por ser o observatório mais bem conservado do seu tipo na
Índia, mas porque, segundo a Unesco, ele representa inovações da arquitetura,
astronomia e cosmologia, além de aprendizados e tradições da cultura ocidental,
do Oriente Médio, da Ásia e da África.
"Jantar",
em sânscrito, significa instrumentos e "mantar" significa
calculadora. Por isso, cada yantra do complexo tem um propósito matemático.
Alguns são relógios de sol que indicam a hora local e a posição do Sol sobre o
hemisfério; outros medem os movimentos dos planetas e das constelações para
detectar os signos do zodíaco e orientar previsões.
O
maior de todos é um enorme relógio de sol equinocial conhecido como Samrat
Yantra: uma parede triangular com 27 metros de altura e duas rampas semicirculares
finas, que se irradiam como asas a partir dos seus lados. Abaixo dele, meu guia
indicou a sombra sobre uma das rampas à medida que ela se movia precisamente a
1 mm por segundo, indicando a hora local com precisão de dois segundos.
Outro
yantra, o Jai Prakash, mede a trajetória do Sol através dos signos do zodíaco
védico indiano para determinar o horóscopo. Sua estrutura em forma de tigela,
cavada no solo, é como um mapa invertido do céu e uma placa metálica minúscula
suspensa sobre um fio cruzado determina uma sombra que mostra a posição de um
dado planeta ou estrela.
"Usei
esses instrumentos muitas vezes nos meus dois anos de mestrado", afirma
Neha Sharma, agora doutora em astrologia védica (Jyotish Shastra) pela
Universidade do Rajastão, na Índia. "Aprender a ler esses instrumentos e
fazer cálculos com eles ainda é parte obrigatória do currículo de qualquer
pessoa que deseje cursar astrologia como opção de carreira."
Mas
a maior parte do mundo científico moderno considerava os observatórios Jantar
Mantar uma curiosidade até que a renomada astrofísica indiana Nandivada
Rathnasree defendeu que as estruturas ainda eram úteis.
No
seu cargo de diretora do Planetário Nehru, em Nova Déli — exercido entre 1999 e
sua morte, em 2021 —, ela incentivou os estudantes de astronomia a ganhar
experiência prática sobre a posição dos astros nos diversos Jantar Mantar, o
que levou ao reconhecimento acadêmico e internacional dos observatórios.
"Foi
Nandivada Rathnasree que lançou os holofotes da comunidade científica para os
Jantar Mantar", segundo Rima Hooja, arqueóloga e diretora consultiva do
Museu Marajá Sawai Man Singh 2°, no Palácio da Cidade. "Seu papel também
foi fundamental para o reconhecimento do Jantar Mantar de Jaipur como
Patrimônio Mundial da Unesco."
Os
Jantar Mantar continuam a ganhar fama, não apenas pela sua genialidade
arquitetônica, mas pelo seu estilo clássico.
"Superficialmente,
os Jantar Mantar podem parecer que não pertencem à arquitetura local",
afirma a arquiteta de conservação Kavita Jain, que mora em Jaipur. "Mas,
quando você olha de perto, o enorme relógio de sol é estável por criar espaços
vazios na forma de arcos. Os dosséis hindus que coroam os instrumentos, o
mármore e as pedras usadas na construção — todos são reminiscências das tradições
arquitetônicos locais."
Atualmente,
turistas, estudantes e cientistas de muitas disciplinas e culturas em todo o
mundo compreendem que o Jantar Mantar de Jaipur é muito mais que um monumento
histórico. Situado no centro de uma antiga e próspera cidade de fortes e
palácios, suas estruturas monolíticas continuam a espelhar o cosmos e criar um
legado permanente.
Fonte:
BBC Travel
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