domingo, 26 de março de 2023

Estudantes protestaram contra abandono do Parque Solar Boa Vista, em Salvador

Os alunos e professores do Colégio Opera realizaram uma manifestação no Parque Solar Boa Vista, nesta sexta-feira (24). Localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas, o local é um espaço de lazer que deveria estar sendo usado pela comunidade, mas sofreu um incêndio há 10 anos e, desde então, está abandonado.

O Colégio Opera fica no mesmo bairro e os estudantes conhecem de perto a situação de negligência atinge o parque, por isso, a ideia do ato foi chamar a atenção do poder público e das autoridades. Ao todo, 70 pessoas estiveram presentes.

A ação fez parte do projeto extra-curricular sobre o Engenho Velho de Brotas realizado na escola desde o dia 20 de fevereiro. De acordo com a coordenadora da unidade de educação, Carla Lindoso, esta é uma maneira de os estudantes se aproximarem dos equipamentos públicos do bairro e reconhecerem a importância de lutar pela preservação deles.

“Isso é para que eles percebam que o nosso bairro tem encantos, coisas que nós podemos aproveitar, como o Parque Solar Boa Vista, que é de extrema importância histórica. [...] É triste ver um local que já foi a casa de Castro Alves assim”, destacou a coordenadora.

O terreno do Parque Solar Boa Vista pertence atualmente à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A reportagem entrou em contato com a pasta para saber quando o local será restaurado e aguarda reposta.

 

       Jerônimo Rodrigues responde sobre atraso da ponte Salvador-Itaparica

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou, durante a entrega de 80 ônibus escolares rurais no Parque de Exposições, em Salvador, nesta sexta-feira (24), sobre o atraso na ponte Salvador-Itaparica. Na mesma ocasião, o gestor rebateu uma crítica feita pelo ex-prefeito, ACM Neto (União), sobre o projeto.

“Hoje faz 14 anos de uma promessa que não saiu da propaganda e do discurso: a Ponte Salvador-Itaparica. Anunciado em 2009 com data de inauguração para 2013, o projeto já passou por quatro mandatos de governos petistas e até agora nenhum pilar foi levantado”, escreveu Neto no Twitter, onde ele compartilhou um vídeo do senador Jaques Wagner (PT).” Postou ACM Neto em seu twitter.

Sobre a fala Neto, Jerônimo disparou: “Cobrar uma coisa que ele não fez. [...] Não fez e quer cobrar”. E em seguida afirmou: “Nós vamos correr sim, esse é um tema delicado, o valor da obra é muito grande, nós não podemos errar nesse momento”.

“Ele [ACM Neto] deve saber que nos últimos anos nós não avançamos porque o governo federal não ajudou, pelo contrário, dificultou, não só com a ponte, mas com outros projetos. Eu estou indo [para China] na tentativa de poder resolver as tratativas que estão pendentes. A gente tem de torcer para o positivo”, pontuou Jerônimo Rodrigues.

O governador afirmou que tem “fé em Deus que consegue entregar a obra nos próximos anos”. “Nos quatro que eu tenho não dá para fazer a inauguração, mas eu vou lutar para que a gente tenha a ponte.”

•        Jerônimo anuncia duas mil licenças-prêmios a profissionais da Educação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) usou as redes sociais, na manhã deste sábado (25), para anunciar que, neste semestre, está prevista a concessão de cerca de duas mil licenças-prêmios, para servidores da Secretaria da Educação (SEC) e professores dos ensinos Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

A decisão segue os critérios estabelecidos na Lei nº 7937 de 11 de outubro de 2001 e no Decreto Estadual nº 8.753 de 1º de julho de 2003. Das licenças-prêmios disponibilizadas, cerca de mil deverão ser convertidas em pecúnia (pagamento em dinheiro) e outras mil serão para fruição (usufruto de vantagens).

“Com esta ação, estaremos mantendo os nossos educadores em sala de aula, garantindo a aprendizagem dos estudantes, além de podermos atender àqueles profissionais da carreira que fizeram esta solicitação à SEC”, explicou o governador.

De acordo com a SEC, a conversão fica assegurada aos ocupantes de cargos permanentes vinculados ao magistério público do Estado que estejam em efetiva regência de classe e vai alcançar, preferencialmente, o professor enquadrado nas seguintes condições: maior tempo de serviço no Estado; que não tenha sido beneficiado com a conversão da licença em pecúnia há pelo menos um ano; e que esteja em regência de classe.

A licença-prêmio visa normatizar os procedimentos administrativos voltados para a concessão de benefícios aos integrantes da carreira do magistério público e, com isso, em lugar de tirar o período de licença, os professores poderão receber o dobro da remuneração, permanecendo em sala de aula, garantindo, com isso, a aprendizagem aos estudantes.

•        Partiu Estágio 2023: Governo do estado disponibiliza 5.917 vagas para universitários em 268 municípios

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) lançou o programa Partiu Estágio 2023, ofertando 5.917 vagas para universitários, conforme o edital publicado neste sábado. Os estudantes terão direito a bolsas de R$ 455, além de auxílio-transporte. As oportunidades de estágio serão oferecidas em 58 órgãos estaduais, distribuídas em 268 municípios baianos, para 143 cursos de nível superior.

A informação havia sido antecipada na última sexta-feira (25), quando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) publicou em suas redes sociais que publicaria o edital neste sábado.

Entre os 267 municípios do interior, o programa abriu 4.403 vagas de estágio, enquanto para Salvador são 1.514 vagas. A Secretaria da Educação (SEC) é o órgão de Estado que oferece o maior número de oportunidades (3.865 vagas). Dentre os 143 cursos de nível superior, Administração é o que possui maior oferta de vagas (812), seguido por Licenciatura em Letras (590) e Pedagogia (517).

A relação dos municípios, dos órgãos e dos cursos com vagas disponíveis pode ser conferida no site do programa. As inscrições também serão realizadas pelo website do programa, no período entre 27 de março e 28 de abril deste ano.

Para participar, os interessados precisam estudar e residir no estado, possuir idade mínima de 16 anos e ter concluído, pelo menos, 50% do curso de graduação. Estudantes de Ensino à Distância também podem participar, desde que façam o curso em um polo de EAD localizado no estado.

O estudante que deseja fazer a inscrição deve fazer o login no site do programa e preencher uma ficha cadastral, fornecendo seu nome e CPF, além de outros dados pessoais, como e-mail, endereço residencial e local onde estuda. Na sequência, o candidato deve escolher três opções de órgãos onde deseja estagiar.

As vagas serão prioritárias para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública, ou com bolsa integral na rede privada. O programa reservará 10% das vagas para pessoas com deficiência, conforme Lei federal nº 11.788/2008.

O estágio possui duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para pessoas com deficiência, que poderão estagiar até o fim do seu curso. Aqueles universitários que já estagiaram pelo período de um ano só poderão participar se estiverem matriculados em um curso diferente. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais

 

       Vice solta o verbo sobre críticas de ACM Neto ao Governo do Estado

 

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB) soltou o verbo sobre as recentes manifestações do ex-prefeito, ACM Neto (UB), via redes sociais, para criticar a segurança pública e outras medidas do Governo do Estado.

Em conversa com o BNews, Geraldo Júnior disse que não tem tempo de acompanhar redes sociais e mandou um recado direto para o ex-gestor municipal. 

“Não tenho tempo de ficar acompanhando as redes sociais da oposição. Estamos mergulhados no começo do governo, nos 100 dias de governo, no Bahia Sem Fome e cuidando da vida das pessoas. Criticar é muito fácil dentro de um processo democrático e precisamos continuar cuidando da vida das pessoas. As urnas deram a resposta, acabou a eleição. As pessoas têm que começar a entender isso. O que a gente precisa agora é governar e é isso que estamos fazendo. Criticar por criticar não merece prosperar e a sociedade civil já está acostumado com isso”, disse.

Recentemente, ACM Neto usou as redes sociais para criticar a segurança pública e disse que a Bahia tem maior número de mortes violentas em todo o país pela 4ª vez consecutiva. "A gente vê que esses números são alarmantes. Comparando, por exemplo, com a Guerra da Ucrânia, foram assassinadas, por habitante, um número maior de pessoas na Bahia do que na própria guerra. E essa é a sensação, esse é o sentimento que as pessoas têm no dia a dia do nosso estado. Do aumento da insegurança, de que a violência se aproxima da sua família", destacou.

Geraldo Júnior, que nos próximos dias assumirá interinamente o governo da Bahia, esteve com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) entrega da conclusão das obras da Linha Azul e trecho da avenida 29 de Março.

 

Fonte: Correio/BNews/BN

 

Nenhum comentário: