segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Você sabe quando Adão foi criado por Deus? Como?

De acordo com os estudiosos que montaram uma cronologia baseado nas próprias datas bíblicas, baseadas nas gerações pos Adão , a data do início do mundo ou criação divina é de 4000 antes de Cristo.

Em relação a Adão a narrativa bíblica afirma que foi criado a partir do barro, pelas mãos do próprio Deus.

Estes fatos são amplamente questionados pela comunidade científica por encontrarem evidências de datas bem superiores, como a chegada do homem nas americas (+- 20 000 anos), baseada em diversos sítios arqueológicos encontrados e mensurados pela datação com Carbono 14.E pelas evidências evolutivas propostas por Darwin e aceitas pela comunidade científica.

 

       Eva foi gerada a partir de uma costela (vertebrocondral) de Adão, isso é verdade?

 

O relato fala apenas que foi uma costela. Na verdade o processo não é tão simples, envolve muito conhecimento que estamos apenas arranhando agora no século 21.

Vamos ao que o texto diz:

Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

Gênesis 2:21-23

Primeiramente, vemos que até a criação da mulher, o homem é chamado de Adâm, em tradução livre seria "o terroso" ou "o vermelho" fazendo referencia a cor de sua pele com relação ao solo. Após a criação da mulher, o homem passa a ser chamado de Ish e a mulher de Isha que significa exatamente isso, homem e mulher, masculino e feminino, a origem de "isha" é um derivativo de "ish" e isso faz jus a fala de Adão.

Voltando a criação: Perceba a precisa descrição dos fatos:

- o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu;

- tomou uma das suas costelas;

- cerrou a carne em seu lugar;

- da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher.

O processo é um tanto quanto "simples" na forma de descrever, mas para um olhar mais atento, o que Deus fez não foi diferente do que o que chamamos hoje por clonagem e engenharia genética.

- Anestesia geral;

- Retirada do material genético, a costela concentra uma boa quantidade de células tronco, excelente local para se coletar tal material;

- Cirurgia plástica para tapar a abertura feita e não deixar o Adão "torto";

Do material coletado é feita uma engenharia genética, veja, o homem é feito dos genes XY, já a mulher é feita de XX, Deus precisaria pegar o gene X e duplica-lo para que fosse feita a mulher, não havendo a necessidade de criar um gene novo.

Perceba que Deus poderia ter formado a mulher do mesmo material que fez o homem, com os mesmos átomos, mesma composição química inicial, no entanto Deus optou por fazer por um processo diferente. Por quê? Perceba que dentro do relato da criação, Deus da ordem para que tudo seja feito e para que tudo tenha vida, mas ao fazer o homem, parece que a coisa é um pouco mais pessoal, o texto nos mostra que Deus tinha uma intenção de faze-lo a mão, isso demonstra um carinho e atenção especial, de modo que Deus não trata o homem como apenas mais uma coisa em sua criação, mas como algo especial e ao fazer a mulher da costela do homem, Deus quer mostrar o quão importante é a nossa união, que para Ele, somos um ser só, diferentes, mas complementares, Deus não disse que a mulher era menos importante, Deus disse que ela tinha um papel diferente do homem.

Quando levamos o relato para a parte filosófica, vemos que a costela, além de ficar próxima ao coração, por protege-lo, ela é uma área que cuidamos muito, é uma região que protegemos a todo custo.

 

       A história de Adão e Eva é um mito?

 

Em primeiro lugar, não é um mito, é uma metáfora.

A história narra basicamente a criação do primeiro homem (Adão) e da primeira mulher (Eva) a povoar a terra, feitos à imagem e semelhança do criador (Deus) . Viviam no paraíso terrestre provido de fartura e felicidade sem dor ou preocupações na convivência com outros seres vivos.

O criador os havia proibido de comer o fruto sagrado (a árvore do bem e do mal) , porém, a serpente (Conhecimento) tentou Eva fazendo-a provar o fruto proibido e depois Adão fez o mesmo.

E por essa desobediência ambos foram expulsos do paraíso tendo que vivenciar sofrimento, carência (desejo), fome e morte.

O que esta metáfora nos diz é que todos os homens são Adão e todas as mulheres são Eva, enquanto somos crianças somos felizes, em geral vivemos uma experiência de abundância e felicidade, não há grandes preocupações ou sofrimentos porque não temos conhecimento do bem e não desejamos o mal e também não sabemos muito sobre sexo.

À medida que crescemos aprendemos coisas , como diferenciar o que é certo do que é errado, nos tornamos conhecedores e seres sexuais, é aí que o paraíso em que vivíamos em nossa infância começa a desaparecer, começamos a viver fora do paraíso , com problemas, complicações, preocupações, impulsos sexuais, desejos e sofrimentos.

Então acreditamos que o que se sabe é ruim e começamos a proibir e fazer mal do que é bom (sexo) e algo bom do que é ruim (repressão) e então tudo dá errado e começa um sofrimento interno inconsciente.

O paraíso nunca saiu, nem nós dele, é só que direcionamos nossa atenção para outro lugar.

Se você quer ver o paraíso, passe algum tempo brincando com as crianças, elas vão te mostrar através dos olhos de criança, aqueles olhos que não conhecem distinções. Eles só vivem no momento, aqui e agora é onde está o paraíso.

Na natureza e/ou na vida não existe o bem e o mal, existe essa diferenciação na percepção humana, e daí surge o conflito.

 

       Se Deus não queria que Adão e Eva comessem do fruto proibido por que criou a tal árvore?

 

A árvore representava o direito de Deus decidir o que é bom e o que é mau. É como se um pai desse ao filho adolescente a liberdade de usar drogas, mas com um aviso - "Você pode fazer o que quiser, mas no dia em que começar a usar drogas, vai se viciar, e provavelmente vai consumir cada vez mais."

O filho tem o poder de decidir se é o pai quem tem o direito de fazer as regras - e seguir essas regras -, ou se toma esse direito para si. O mau está ali. Pode ir atrás dele, mas sofrerá as consequências disso.

Deus fica feliz quando o obedecemos por amor, mesmo tendo a oportunidade de fazer o contrário. Sem o direito de escolha, seríamos apenas robôs e não serviríamos a Deus por amor.

 

       Supondo que o mito do Eden fosse rea, como os literalistas imaginam que Adão e Eva iriam controlar os filhos adolescentes pra não comerem do fruto proibido?

 

Seria um baita problema. Já que ambos não tiveram infância, isso confundiria bastante o julgamento e a maneira como conduziriam seus filhos da infância até a fase adulta. Muito daquilo que fazemos quando temos filhos, ou seja, corrigi-los, educá-los em muitos pormenores da vida em sociedade e em família, conversar com eles sobre os problemas e as soluções cotidianas, é tirado da nossa época acriançada de quando éramos educados pelos nossos pais e, claro, de como nós nos comportávamos, isto é, uma espécie de "hereditariedade ética, moral e comportamental" que, o mito de Adão e Eva jamais tiveram acesso, pelo menos, a literatura imagética bíblica não nos apresenta a versão que, dê alguma margem para elaborarmos uma ideia sobre essa infância.

 

       O pecado de Adão e Eva foi tentar se igualar a Deus?

 

Não.

Foi o de terem conseguido a consciência e o entendimento sobre o meio em que estavam envolvidos. O mesmo acontece no mito de Prometheus. Os símbolos (fruto e fogo) são uma identificação da consciência que é adquirida por eles e, como punição, todos são castigados de alguma forma, isto é, ao fornecer por algum meio esse importante poder aos humanos submissos de outrora.

•        Deus sabia que Adão e Eva iriam pecar? Se sim, então isso estava nos planos de Deus?

Claro que sabia, afinal Deus sabe tudo, é omnisciente. Portanto ele colocou a árvore num local onde sabia que Eva alcançaria, ele sabia que Adão iria comer o fruto e expulsou-os porque sabia que, se eles ficassem seriam iguais a Deus. Tudo foi um plano de Deus.

Estou a brincar, Deus não existe. Se existisse seria um narcisista perverso com tendências anarcocapitalistas.

 

       Qual foi a primeira palavra que Adão disse para Eva?

 

Reza a lenda que Adão tinha recebido uma mulher chamada Lilith. Essa Lilith, por ter sido feita do barro como Adão, junto com ele, não aceitava se sujeitar a ele, queria direitos iguais e queria ficar por cima na hora de fazer sexo.

Adão era um macho inseguro, e precisava estar por cima, e mandar na mulher, e não se dava bem com a ideia de dividir as tarefas de casa, ou que a mulher montasse sobre ele na hora do sexo, e pediu a Deus "pelamordedeus, me arranja uma mulher submissa, obediente, subalterna, alguém que me obedeça e que atenda as minhas vontades sem que eu precise pedir, e que só tenha a mim nos seus olhos, pense apenas em mim, antes mesmo de pensar em si mesma."

Adão, com a ajuda de Deus, expulsaram Lilith do Paraíso, e o que aconteceu a seguir está no Gênesis também:

Considerando o histórico de Adão, ele deve ter visto Eva, mostrou a jeba para ela e perguntou "você quer ficar por cima ou por baixo", ao que Eva respondeu "como você me quiser, meu senhor, você me terá."

Adão, o Inseguro, ficou feliz.

 

       Se só existia Adão e Eva na Terra, porque Caim tinha medo que outros fizessem mal a ele após matar Abel?

 

Todo o Gênesis se trata de uma alegoria sobre o início da criação (natureza), humanidade e povo israelita através de histórias míticas que visam a ensinar lições sobre a relação do ser humano, dos demais seres vivos e, mais especificamente, das tribos israelitas (a trajetória delas rumo a um melhor entendimento da natureza e vontade de Deus é basicamente boa parte da história da Bíblia). O Gênesis não é um livro científico nem de biologia, nem muito menos de história, não há pretensão de retratação objetiva, metódica e fiel dos fatos que ocorreram. É um livro religioso que transmite valores éticos, filosóficos e espirituais e deve ser lido assim, que aí, sim, poder-se-á extrair o máximo de utilidade dele, em vez de ficar confuso e, depois, começar a ter todos os tipos de mal-entendidos devido ao inevitável choque dos relatos do livro com as evidências científicas sobre o que concretamente aconteceu.

No caso de Caim, Adão e Eva, a escritura bíblica em alguns momentos os trata como precursores de toda a humanidade, mas em outros parece deixar claro que são os precursores do mundo conhecido diretamente pelos israelitas, isto é, as diversas tribos não só hebreias, mas também dos demais cananeus e, mais amplamente, outros semitas da região onde viviam. É provável que inicialmente a história fosse focada apenas na origem do povo israelita desde suas mais remotas origens, quando ainda eram indistiguíveis dos demais semitas pagãos do Levante, mas, com o tempo, a mesma história mítica e alegórica passou a ter uma preocupação mais ampla, refletindo um pensamento mais universal, com os primórdios de toda a humanidade. Com isso, para além da cosmologia, o mito da criação do povo se estendeu de uma narrativa étnica para uma narrativa abrangente sobre a humanidade inteira. Por isso, em alguns momentos parece bem claro que, ao falar dos descendentes de Adão e Eva, o texto insinua a existência de outros povos de outras linhagens também.

Por sinal, importante ressaltar que Adão não existiu com esse nome propriamente dito. Adão nada mais significava do que “o homem, o ser humano” no hebraico antigo, palavra relacionada remotamente com a mesma raiz de “sangue”. Ter noção disso importa muito para interpretar corretamente o Gênesis com a clareza de que não se trata de um romance, muito menos um livro biográfico, e sim um grande apanhado da história da humanidade e do povo hebreu contado, como nas parábolas de Jesus, através de uma história bem mais simplificada, porém que mantém a essência da mensagem que realmente importava para os autores antigos, que não eram historiadores, cientistas ou algo do tipo.

 

Fonte: Quora

 

Nenhum comentário: