terça-feira, 3 de outubro de 2023

Turismo religioso movimenta a capital e o interior da Bahia

O Turismo Religioso é forte na Bahia, estado de todos os santos e devoções. A atividade movimenta em diferentes épocas do ano a capital e o interior em eventos tradicionais de expressão de fé e de mobilização popular, que atraem entre fiéis e curiosos, moradores próximos e visitantes de outros estados e países.

Tradição do povo de santo e filhos do axé a Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho é uma expressão genuína e popular com mistura de fé religiosa e variada programação profana.

Embora aconteça em pleno verão, quando a cidade geralmente já está cheia de turistas, a festa se destaca no calendário atraindo um público específico, que valoriza o festejo essencialmente soteropolitano.

A capital é a cidade com maior aproveitamento da programação religiosa para movimentar o setor turístico em todo estado. Os maiores eventos católicos são as festas do Senhor do Bonfim, de Santa Bárbara, Santa Dulce dos Pobres e Conceição da Praia, dentre uma infinidade de manifestações.

No entanto, o turismo religioso vai além das festas e neste contexto foram lançados roteiros católicos através de um trabalho desenvolvido em parceria entre a Secretaria Estadual de Turismo e a Pastoral do Turismo da Arquidiocese. Denominado de Os caminhos da Fé na Cidade de Salvador, cujo circuito inclui igrejas, conventos, mosteiros e santuários.

No interior do estado a maior concentração acontece em Bom Jesus da Lapa, 777 km de Salvador, cidade que cresceu em torno do morro calcário com diversas grutas, que foi transformado em santuário pela igreja católica. A estimativa é que o local receba aproximadamente dois milhões de visitantes por ano nas diversas romarias.

A principal peregrinação é dedicada ao Bom Jesus, em agosto, mas em setembro tem a celebração pela Nossa Senhora Soledade e em julho a Romaria da Terra e das Águas, dentre outras que aquecem a economia local, fortemente influenciada pelo turismo religioso.

A Festa do Bom Jesus da Lapa foi reconhecida este ano pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do estado (Ipac) como Patrimônio Imaterial da Bahia, título que a Festa da Boa Morte, em Cachoeira, 112 km de Salvador, possui desde 2010.

Caracterizada pelo sincretismo religioso com fortes elementos e rituais seculares do candomblé e da tradição católica, o festejo organizado pela confraria das mulheres pretas lota também hotéis e pousadas na vizinha São Félix na primeira quinzena de agosto.

•        No sertão baiano

Na RMS o destaque é a comemoração de Nossa Senhora das Candeias, no mês de janeiro e na Zona Turística Caminhos do Sertão, o movimento acontece em Monte Santo, 367 km da capital, na semana que antecede a Páscoa. Neste caso, a devoção religiosa e a relevância histórica da região que foi cenário da sangrenta Guerra de Canudos, são fortes atrativos turísticos.

# Municípios com turismo religioso:

- Salvador

- Bom Jesus da lapa

- Cachoeira

- Candeias

- Monte Santo

 

       Negócios garantem o fluxo turístico durante todo o ano

 

Salvador voltou a ser o terceiro destino de congressos internacionais, de acordo com a Salvador Destination. Além da capital baiana, em municípios como Porto Seguro, Ilhéus e Mata de São João, o turismo de negócios e eventos tem atuado como um importante suporte para a superação da sazonalidade, garantindo fluxo turístico durante todo o ano. O governo estadual, através da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-Ba) já garantiu apoio, este ano, a mais de 15 grandes eventos nas áreas da cultura, esporte, comunicação, saúde, meio ambiente e agropecuária, nas 13 zonas turísticas, com a expectativa de trazer à Bahia 50 mil visitantes.

O segmento de eventos de cultura e entretenimento na Bahia, por sua vez, projeta um crescimento de 80% na movimentação econômica e a geração de mais de dez mil empregos diretos e indiretos ao longo do segundo semestre de 2023, de acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape). Os dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) são mesmo otimistas: o Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia apresentou resultado positivo de 1,1% no primeiro semestre deste ano comparado ao mesmo período em 2022.

O presidente da Salvador Destination, Glicerio Lemos, destaca que a entidade também trabalhou para que a capital baiana voltasse a ocupar a terceira posição no país na realização de eventos internacionais na classificação da ICCA (International Congress and Conventions Association). “Depois de chegar à sétima colocação no país, em 2022, Salvador finalmente voltou a ser o terceiro destino de congressos internacionais. As perspectivas para 2024 são bastante animadoras”, destaca gestor da entidade idealizada, em 2014, pelo ex-secretário estadual de Turismo, Paulo Gaudenzi.

•        Cidade de eventos

Somente para o Centro de Convenções Salvador (CCS), localizado na capital baiana, a Salvador Destination calcula que, em 2023, um total de 50 congressos deverão entrar na pauta. Destes, 29 já foram confirmados, enquanto que os outros 21 estão em fase de captação. São grandes eventos, inclusive internacionais, previstos para acontecer no período de 2023 a 2027. Até dezembro de 2023, a expectativa é que 400 mil pessoas terão circulado em 150 eventos no CCS, espaço da capital baiana administrado pela GL Events Brasil. Somente congressos médicos e feiras deverão atrair, até o final do ano, 60 mil pessoas. Para 2024, já estão confirmados 21 eventos com público estimado de 280 mil pessoas. Outros 27 estão em negociação.

“A realização de congressos e feiras traz um forte impacto em toda a cadeia produtiva do turismo, contribuindo, também, para o aumento da arrecadação do município”, frisa o diretor geral do CCS, Ludovic Moullin. Ele ressalta, ainda, que Salvador vem ganhando espaço como cidade de negócios, ideal para abrigar grandes eventos de todos os segmentos da economia. “Temos experimentado um crescimento na procura pela realização de eventos no CCS. Inclusive, já assinamos congressos para 2028”, acentua.

O presidente do Conselho Baiano de Turismo, Roberto Duran, destaca que o Litoral Norte, por conta da estrutura oferecida pelos seus diversos resorts, também tem mostrado força no setor. “O turismo de negócios e eventos vem tendo uma retomada muito efetiva, principalmente após a inauguração do novo Centro de Convenções de Salvador e a reestruturação da cidade. Este mercado vem crescendo cada vez mais, obviamente obedecendo as limitações relacionadas à grade de voos e dos preços estipulados pelas companhias áreas. Mas, fora isso, estamos em franco desenvolvimento e é um momento muito feliz para a retomada do seguimento, que passou por uma fase muito delicada durante a pandemia, ficando 18 meses proibido de exercer as suas atividades”, avalia.

Para contribuir com a retomada do volume de eventos do setor, completa Duran, todo o trade envolvido e suas instituições correlatas vêm trabalhando estratégias de divulgação do destino, com foco nas entidades e empresas que organizam eventos de negócios. “Este é um empenho feito a muitas mãos e cada vez mais precisamos do envolvimento das prefeituras de cidade como Mata de São João e Camaçari, além de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, entre outras, para que, junto à Setur-Ba fazermos um plano de divulgação e marketing, visando desenvolver ainda mais toda essa cadeia produtiva”, pontua.

 

       Bahia se prepara para receber 7 mil turistas poloneses

 

Os voos fretados de Varsóvia, capital da Polônia, para Salvador, começam a partir de 29 de outubro. As linhas vão funcionar até 7 de abril de 2024, sempre aos domingos, com estimativa de trazer para a Bahia 7 mil poloneses, injetando cerca de R$ 35 milhões na economia. As viagens serão feitas em aeronave Boeing 787-900 da Lot Polish Airlines, com capacidade para 294 passageiros.

Para tratar dos últimos detalhes do início da operação inédita, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) se reuniu, na capital baiana, com a operadora de viagens Itaka, a maior do Leste Europeu, responsável pelos voos. “A Bahia é o primeiro destino brasileiro a ser comercializado pela Itaka. Para ampliar a atração de turistas, vamos realizar uma ação promocional em Varsóvia, com a capacitação de agentes de viagens locais sobre a nossa infraestrutura para receber os visitantes e os atrativos das 13 zonas turísticas do estado”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

"A operação será um sucesso. Tenho uma impressão muito positiva da Bahia e a hospitalidade do povo chamou a minha atenção", completou o gerente de Contrato da Itaka, Tomasz Kaliszan.

O encontro teve a participação também da empresa de receptivo AmahBrazil, parceira da Itaka, e da Vinci Airports, que administra o aeroporto de Salvador. “Estamos prontos para receber os poloneses, em mais um avanço do aeroporto da Bahia, onde desenvolvemos um trabalho conjunto com o Governo do Estado, pela ampliação da conectividade aérea internacional ”, declarou o CEO da Vinci no Brasil, Júlio Ribas.

 

       Promoção internacional do turismo baiano acontece na Argentina

 

A Feira Internacional de Turismo ( FIT) foi aberta, sábado (30), no espaço La Rural Buenos Aires, na capital da Argentina, e segue até esta terça-feira (3). O país portenho é o maior polo emissor de visitantes estrangeiros para a Bahia, representada no evento pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que promove os atrativos das 13 zonas turísticas baianas. Autoridades do setor, operadores e agentes de viagens e o público, que vai à feira em busca de novas experiências de lazer, são recebidos no estande da Setur-BA por uma baiana típica, atração que gera fila para as pessoas receberem a tradicional fitinha do Senhor do Bonfim.

“A baiana traz a atmosfera da cultura afro, um dos fortes atrativos do turismo étnico em nosso estado, que tem investido no incremento das atividades desse segmento, ligado à história e religiosidade do povo baiano”, pontuou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.

O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, visitou o estande da Bahia e falou sobre a negociação entre os governos federal e estadual e a Aerolíneas Argentinas, para a ampliação do número de voos de Buenos Aires para Salvador e Porto Seguro, na alta temporada. “A empresa aérea argentina deve anunciar, em breve, a ampliação de seis para oito voos semanais, ligando Buenos Aires à Bahia, no verão. Este ano, o Brasil conseguiu aumentar em 40% o número de voos internacionais, e vamos crescer mais”.

O estande da Setur-BA na FIT abriga também parceiros do trade, que fazem rodadas de negócios, como a gerente regional de vendas do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Fernanda Moliterno. Ela ainda comemora a premiação do hotel, localizado na Costa dos Coqueiros, eleito o melhor resort de praia da América Latina, na edição 2023 do World Travel Awards Caribbean & The Americas, iniciativa global que reconhece a excelência em serviços turísticos. “O destino Bahia está sendo muito valorizado pelos brasileiros e também pelo público internacional, com os novos voos para o estado. O Tivoli continua investindo para manter a alta qualidade no atendimento ao hóspede, que é feito em sua maior parte por trabalhadores do litoral norte baiano”. 

Para Roxana Rivilli, CEO da operadora de turismo Mediterránea, sediada na cidade argentina de Córdoba, “a Bahia é um dos estados mais importantes no turismo do Brasil e o destino mais procurado pelos nossos passageiros, que vão em busca da diversidade oferecida, desde a cultura do Pelourinho às belezas naturais de Morro de São Paulo e outras praias, que estão entre as preferências dos nossos clientes”.

 

Fonte: A Tarde/Tribuna da Bahia

 

Nenhum comentário: