sábado, 30 de setembro de 2023

Turismo baiano aposta em uma expansão de 20%

O setor do turismo vem atravessando transformações, impulsionadas pelos avanços tecnológicos, pelas mudanças comportamentais e pela segmentação de público. Com isso, os desafios da fase atual são postos aos órgãos públicos de fomento e ao setor privado envolvidos com a atividade. As entidades representativas, por sua vez, estão otimistas e apostam em um aumento no movimento de mais de 20% na alta estação em relação ao ano passado. Diante da proximidade do verão e da necessidade de se garantir ações que se mostrem sustentáveis ao longo de todo o ano, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-Ba) lançou o projeto Avança Turismo Bahia, visando o fortalecimento do segmento no território baiano. A pasta prevê um fluxo de 6,3 milhões de turistas.

As diversas tendências atuais do turismo – ecológico, náutico, gastronômico, religioso, cultural, de patrimônio, de eventos e negócios –, conforme os especialistas, estão alinhadas às mudanças mais gerais no comportamento do consumidor. Exemplos disso são a tendência por alimentos e bebidas mais saudáveis e orgânicos e as questões ligadas à sustentabilidade, bem como o atendimento personalizado, a crescente demanda por digitalização e o uso de tecnologia. E quando se fala em inovações tecnológicas no setor vem logo em mente a praticidade de comprar passagens, hospedagem, traslado e outros serviços de uma única vez, no formato de “pacote de viagem”, incluindo aí a possibilidade de conhecer detalhes dos destinos antes mesmo de fazer a viagem.

É dentro deste contexto que o Governo do Estado criou o Avança Turismo Bahia, lançado no final de agosto com a proposta de inovação nas 13 zonas turísticas baianas – Baía de Todos-os-Santos, Caminhos do Jiquiriçá, Caminhos do Sudoeste, Caminhos do Sertão, Caminhos do Oeste, Costa dos Coqueiros, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento, Costa das Baleias, Chapada Diamantina, Lagos do São Francisco e Caminhos do Oeste e Salvador – e nos municípios do interior baiano com vocação turística. O projeto, que tem como motivação a chegada dos turistas para conhecer as riquezas históricas, culturais e naturais da Bahia, teve seus trabalhos iniciados em Salvador e Itaparica, na Baía de Todos-os-Santos.

Além das capacitações, realizadas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a equipe técnica da Setur faz o levantamento da oferta e regulação da rede hoteleira e vistorias para  controle de qualidade, orientando a gestão dos meios de hospedagem. Com a iniciativa, o governo estadual pretende qualificar profissionais e empresas, além de fornecer orientações essenciais para o setor de hospedagem e facilitar a inscrição no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), com ações no Pelourinho e no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, e, até 2024, a proposta é se estender a outras regiões da Bahia.

O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, destaca que as metas do Governo do Estado passam pelo fortalecimento do setor na Bahia. Isso inclui, segundo ele, melhorias na infraestrutura; promoção em nível nacional e internacional; apoio a eventos que potencializam o turismo; parcerias para o desenvolvimento sustentável; e diversificação de destinos; além de estratégias para a retomada segura após a pandemia das atividades turísticas, a exemplo do turismo de negócios.

O gestor ressalta, também, os diferenciais da Bahia como um destino em crescimento, superando (a média do) desempenho nacional. “Nosso Estado, pela primeira vez, lidera o turismo nacional e isso se dá por conta da liderança do governador Jerônimo Rodrigues e a vocação turística da Bahia. Temos a expectativa de receber 450 mil cruzeiristas na temporada 2023/2024 de cruzeiros marítimos, que vão desembarcar em Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, sendo que na temporada do ano passado recebemos 400 mil”, ressaltou o gestor em entrevista recente ao A TARDE Talks, apresentado por Ildazio Jr.

Sendo uma atividade transversal, Maurício Bacelar destacou, ainda, que o turismo precisa de diversos atores e que estes devem estar com suas energias na mesma direção. “É preciso que os três poderes, federal, estadual e municipais, trade turístico, empresários e sociedade civil organizada atuem em conjunto. E é isto que vem acontecendo no nosso estado”.  Com o Avança Turismo Bahia, de acordo com o secretário, “o setor ganha mais qualidade e profissionalismo nos serviços para melhor atender os visitantes e caminha para um crescimento sustentável em todas as zonas turísticas da Bahia”.

•        Tendências e desafios

As agências de turismo têm investido em novas tecnologias, capacitações e atualizações frente às novas tendências do mercado, com ofertas renovadas e de qualidade de novos produtos, com capacidade de reter os turistas mais tempo na Bahia. Os ventos sopram para um aumento considerável de movimento de turistas para a Bahia. Sem dúvida, teremos um aumento de mais de 20% em relação ao ano passado”, aposta o presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav), Jean Paul Gonze.

O grande desafio atual, considera, é criar situações que façam o turista permanecer mais tempo na Bahia. “E, para isso, temos equipamentos novos de qualidade e vários cursos capacitando a mão de obra do setor foram realizados. Temos acreditado nas novas tendências e tentado acompanhar de forma a aplicá-las no dia a dia, tentando melhorar a imagem com ações positivas”, pontua Jean Paul, se referindo aos assédios de vendedores e pintores corporais aos turistas. “Temos que oferecer um ambiente de tranquilidade e segurança, que é um dos fatores primordiais para o crescimento do destino”.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-Ba), Luciano Lopes, acredita que um dos desafios do momento é ampliar cada vez mais a divulgação da Bahia. “Especialmente nas suas 13 zonas turísticas, que tornam o nosso estado com múltiplos destinos”. Outros desafios, completa, “são a continuidade da participação baiana nas principais feiras de turismo nacionais e internacionais; ampliar a promoção e divulgação digital, que é o formato atual mais consumido; e aumentar a infraestrutura para receber melhor os turistas, o que inclui a contínua melhoria das estradas e dos aeroportos regionais e de Salvador.

Para além dos desafios, o dirigente da Abih afirma que a perspectiva de ocupação hoteleira no verão baiano é otimista. “O verão é sempre muito aguardado pelos hoteleiros. A expectativa para a alta estação é de 80% a 90% de ocupação”. Outro fator que tem potencializado a vinda de visitantes, ressalta Lopes, é o turismo de negócios, com a confirmação de inúmeros eventos em Salvador, e o Carnaval, quando o setor espera uma ocupação de 95%, chegando a picos de 100% na maioria dos hotéis da capital.

•        BAHIA DEVE RECEBER 6.3 MILHÕES DE TURISTAS NO VERÃO, DIZ SALTUR

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-Ba) lançou o projeto Avança Turismo Bahia. O projeto animou o trade da capital. Segundo reportagem do Jornal A Tarde, o setor aposta em um aumento no movimento de mais de 20% na alta estação em relação ao ano passado. A secretaria espera um fluxo de 6,3 milhões de turistas.

O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, destaca que as metas do Governo do Estado passam pelo fortalecimento do setor na Bahia. Isso inclui, segundo ele, melhorias na infraestrutura; promoção em nível nacional e internacional; apoio a eventos que potencializam o turismo; parcerias para o desenvolvimento sustentável; e diversificação de destinos; além de estratégias para a retomada segura após a pandemia das atividades turísticas, a exemplo do turismo de negócios.

O gestor ressalta, também, os diferenciais da Bahia como um destino em crescimento, superando (a média do) desempenho nacional. “Nosso Estado, pela primeira vez, lidera o turismo nacional e isso se dá por conta da liderança do governador Jerônimo Rodrigues e a vocação turística da Bahia. Temos a expectativa de receber 450 mil cruzeiristas na temporada 2023/2024 de cruzeiros marítimos, que vão desembarcar em Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, sendo que na temporada do ano passado recebemos 400 mil”, ressaltou o gestor em entrevista ao jornal A Tarde.

Sendo uma atividade transversal, Maurício Bacelar destacou, ainda, que o turismo precisa de diversos atores e que estes devem estar com suas energias na mesma direção. “É preciso que os três poderes, federal, estadual e municipais, trade turístico, empresários e sociedade civil organizada atuem em conjunto. E é isto que vem acontecendo no nosso estado”.  Com o Avança Turismo Bahia, de acordo com o secretário, “o setor ganha mais qualidade e profissionalismo nos serviços para melhor atender os visitantes e caminha para um crescimento sustentável em todas as zonas turísticas da Bahia”.

•        Gastos de estrangeiros no Brasil atingem R$ 3,22 bilhões em agosto

Em agosto, os turistas estrangeiros deixaram no país cerca de R$ 3,22 bilhões, o maior valor registrado no mês dos últimos 25 anos. Foi o que trouxe o último levantamento do Banco Central (Bacen), divulgado nesta segunda-feira (25.09). No acumulado do ano, o gasto chegou a R$ 22,2 bilhões, valor 7,6% maior do que o contabilizado no pré-pandemia (2019) e 38,7% a mais do que o registrado no ano passado.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, esse marco importante reflete a crescente atração do Brasil como destino turístico mundial. “Os viajantes internacionais estão voltando com força total ao Brasil. Esses números revelam não apenas a força do nosso país como um destino turístico diversificado, mas também a confiança dos estrangeiros de que o nosso país está de volta, com sua bela cultura, atrativos naturais, gastronomia e muitos mais”, disse.

De janeiro a agosto de 2023, o Brasil recebeu mais de 4 milhões de visitantes internacionais, número já é mais que o dobro (111%) do registrado em todo o ano de 2022. Apenas em agosto, foram 365.648 turistas. Até o final de 2023, a estimativa do painel e que o país registre 6,7 milhões de estrangeiros turistando no país, o que daria um aumento de 33% em relação ao ano passado.

A previsão é que o Brasil deve encerrar o ano com crescimento de 8,58% em relação ao último ano. Já, o Painel de Chegadas, por exemplo, indica que no Brasil existe uma grande rotatividade de turistas vindos de países mais próximos, com destaque para a Argentina.

>>> PAINEL DE DADOS DO TURISMO

Em setembro, a Embratur, o Ministério do Turismo e a Polícia Federal (PF) lançaram o Painel de Dados do Turismo. O objetivo da plataforma é dar maior visibilidade ao turismo internacional e promover a atração de turistas estrangeiros ao Brasil. O site torna possível criar perfis de consumo (personas) relacionados aos principais destinos brasileiros e também de concorrentes internacionais.

As informações dos painéis foram captadas pelas equipes da Polícia Federal, Banco Central e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e leva em conta dados por pessoas que se alto declaram turistas, abordando o fluxo de turistas estrangeiros, o número de voos e o número de assentos em formato de gráficos, com números e bases abertas, em uma comparação ano a ano.

 

       Litoral de Camaçari se consolida como destino turístico

 

Conhecida, ao longo de décadas, como a “Cidade do Polo Industrial”, Camaçari hoje se destaca no cenário turístico nacional como um concorrido destino baiano. Para os próximos três meses, a estimativa é de que o município da Região Metropolitana de Salvador (RMS) receba algo em torno de 400 mil turistas e, para o fim do ano, cerca de 800 mil pessoas devem passar pela cidade, sendo que no período, em 2022, o número de visitantes foi 600 mil.

Seus 42 quilômetros de costa vêm recebendo da prefeitura inúmeras intervenções estruturantes, em um investimento público orçado em mais de R$ 100 milhões.

Entre as ações realizadas pela prefeitura, através da Secretaria de Turismo (Setur), a requalificação e urbanização de localidades como Guarajuba, Itacimirim e Barra do Jacuípe, além de Barra do Pojuca e Monte Gordo, se destacam. As obras fazem parte do pacote de prioridades da atual administração na área do desenvolvimento da atividade turística, de acordo com a secretaria municipal do Turismo, Cristiane Bacelar.

Inserir Camaçari no portfólio das principais operadoras e agências nacionais de turismo em todas as estações climáticas tem sido uma prática contínua da gestão municipal. “Sempre pautados na sustentabilidade, buscamos, com isso, extinguir a sazonalidade do turismo no município, tornando-o atrativo em qualquer período”, explica a gestora. O foco da administração para o turismo, completa Cristiane, vem contribuindo para a geração de emprego e renda para o município e, consequentemente, para o fortalecimento da economia local.

“Os nossos esforços aplicados sobre planejamento e investimento nas áreas de infraestrutura, serviços público e qualificação de mão de obra colocaram o município no protagonismo das riquezas econômicas da Bahia e do Brasil”, avalia. A gestora da Setur ressalta que o eixo central do trabalho é a preservação ambiental na atividade turística. “Camaçari recebeu, por quatro anos consecutivos, o selo Bandeira Azul de certificação de qualidade nas praias de Guarajuba e Itacimirim. Cuidar do que é nosso gera desenvolvimento para nós mesmos. A comunidade local e o trade turístico estão envolvidos nas ações preventivas contra a degradação e depredação do meio ambiente”.

Além das obras estruturantes de requalificação de ruas, avenidas, praças, campos, quadras, mercados municipais e equipamentos públicos voltados à prática de lazer, esporte e comércio, Cristiane Bacelar ressalta que atividades culturais e esportivas são promovidas com o objetivo de atrair visitantes à costa camaçariense. Das obras recentemente entregues à população, a secretária destaca as praças da Matriz e de Eventos e o Campo de Futebol Nery Nunes, conhecido popularmente como Tudão, ambos em Vila de Abrantes; a Praça do Papagaio, em Jauá, onde também foi instalado o Campo João Pinheiro; e o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Arembepe, que sedia importantes competições esportivas.

 

       INAUGURAÇÃO DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA BAHIA CELEBRA ARTE E CULTURA EM SALVADOR

 

Teve início, na manhã desta sexta-feira (29), o evento MAC 60 horas, que marca a inauguração do Museu de Arte Contemporânea da Bahia, no bairro da Graça, em Salvador, iniciando um novo capítulo na cena artística e cultural baiana. Com uma programação que se estenderá até as 22h do domingo (1º), a celebração pela abertura do espaço conta com exposições e uma variedade de atividades, incluindo performances de break-dance, slam de poesia, música, bate-papos, oficinas, projeções de vídeo mapping, cinema a céu aberto, arte digital com DJ, VJ e live code, pista de skate, yoga e muito mais.

O MAC Bahia está localizado no Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, onde funcionava o Palacete das Artes, uma edificação tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) desde 1986. O espaço passou por adaptações para receber obras e projetos de arte contemporânea, incluindo novos espaços expositivos e educativos voltados para linguagens contemporâneas como a arte urbana, a arte digital, a videoarte, a performance e produção maker.

Para trazer esse projeto à vida, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2 milhões, incluindo a contratação de uma produtora para viabilizar as primeiras exposições e uma ampla gama de serviços de manutenção e conservação predial, pintura, tratamento das fachadas, paisagismo e readequação de espaços administrativos. Além disso, o café do museu será agraciado com a assinatura gastronômica da renomada chef Angeluci Figueiredo, responsável pelo restaurante Preta, na Baía de Todos-os-Santos.

Na casa, o visitante encontrará uma exposição composta pelas obras que foram transferidas do MAM Bahia para formar o acervo inicial do MAC Bahia. São cerca de 175 trabalhos, de 102 artistas de diferentes regiões do país, que foram premiados ao longo das 16 edições do Salões do MAM Bahia. No anexo, será apresentada a exposição individual ‘Agô’, de Ayrson Heráclito – artista, curador, pesquisador e professor – que, atualmente, é o principal nome da arte contemporânea da Bahia, e um dos principais do Brasil. Outra atração organizada no espaço é a exposição ‘Muro’, com a participação de mais de 50 artistas urbanos que atuam nas ruas da cidade, que terão seus trabalhos incorporados ao acervo do museu.

O MAC Bahia vai contar, ainda, com uma programação periódica de vídeo mapping (projeções de vídeos, com efeitos e animações em 3D, interagindo na arquitetura do prédio); uma escultura skatável interativa (em formato de “mini-rampa” que permite a prática do skate); o Cine-Paredão (com exibições noturnas na área externa do museu com ênfase na videoarte); quatro laboratórios que compõem o Setor Educativo, sendo um voltado para as crianças e o público infanto-juvenil, e mais três estúdios para artistas e o público – um de áudio e vídeo; outro de arte digital, e outro que está sendo preparado para receber projetos que utilizam ferramentas da cultura maker, como impressora em 3D e máquina de corte laser.

Ainda nesta sexta-feira, às 19h, será realizada a cerimônia de descerramento da placa de inauguração do MAC, com a presença do secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, e outras autoridades.

 

Fonte: A Tarde/Bahia Econômica/Tribuna da Bahia

 

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