Turismo baiano aposta em uma expansão de 20%
O setor do turismo vem atravessando transformações,
impulsionadas pelos avanços tecnológicos, pelas mudanças comportamentais e pela
segmentação de público. Com isso, os desafios da fase atual são postos aos
órgãos públicos de fomento e ao setor privado envolvidos com a atividade. As
entidades representativas, por sua vez, estão otimistas e apostam em um aumento
no movimento de mais de 20% na alta estação em relação ao ano passado. Diante
da proximidade do verão e da necessidade de se garantir ações que se mostrem
sustentáveis ao longo de todo o ano, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia
(Setur-Ba) lançou o projeto Avança Turismo Bahia, visando o fortalecimento do
segmento no território baiano. A pasta prevê um fluxo de 6,3 milhões de
turistas.
As diversas tendências atuais do turismo –
ecológico, náutico, gastronômico, religioso, cultural, de patrimônio, de
eventos e negócios –, conforme os especialistas, estão alinhadas às mudanças
mais gerais no comportamento do consumidor. Exemplos disso são a tendência por
alimentos e bebidas mais saudáveis e orgânicos e as questões ligadas à
sustentabilidade, bem como o atendimento personalizado, a crescente demanda por
digitalização e o uso de tecnologia. E quando se fala em inovações tecnológicas
no setor vem logo em mente a praticidade de comprar passagens, hospedagem,
traslado e outros serviços de uma única vez, no formato de “pacote de viagem”,
incluindo aí a possibilidade de conhecer detalhes dos destinos antes mesmo de
fazer a viagem.
É dentro deste contexto que o Governo do Estado
criou o Avança Turismo Bahia, lançado no final de agosto com a proposta de
inovação nas 13 zonas turísticas baianas – Baía de Todos-os-Santos, Caminhos do
Jiquiriçá, Caminhos do Sudoeste, Caminhos do Sertão, Caminhos do Oeste, Costa dos
Coqueiros, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento, Costa das Baleias, Chapada
Diamantina, Lagos do São Francisco e Caminhos do Oeste e Salvador – e nos
municípios do interior baiano com vocação turística. O projeto, que tem como
motivação a chegada dos turistas para conhecer as riquezas históricas,
culturais e naturais da Bahia, teve seus trabalhos iniciados em Salvador e
Itaparica, na Baía de Todos-os-Santos.
Além das capacitações, realizadas em parceria com o
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a equipe
técnica da Setur faz o levantamento da oferta e regulação da rede hoteleira e
vistorias para controle de qualidade,
orientando a gestão dos meios de hospedagem. Com a iniciativa, o governo
estadual pretende qualificar profissionais e empresas, além de fornecer
orientações essenciais para o setor de hospedagem e facilitar a inscrição no
Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), com ações no
Pelourinho e no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, e, até 2024, a
proposta é se estender a outras regiões da Bahia.
O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar,
destaca que as metas do Governo do Estado passam pelo fortalecimento do setor
na Bahia. Isso inclui, segundo ele, melhorias na infraestrutura; promoção em
nível nacional e internacional; apoio a eventos que potencializam o turismo;
parcerias para o desenvolvimento sustentável; e diversificação de destinos;
além de estratégias para a retomada segura após a pandemia das atividades
turísticas, a exemplo do turismo de negócios.
O gestor ressalta, também, os diferenciais da Bahia
como um destino em crescimento, superando (a média do) desempenho nacional.
“Nosso Estado, pela primeira vez, lidera o turismo nacional e isso se dá por
conta da liderança do governador Jerônimo Rodrigues e a vocação turística da
Bahia. Temos a expectativa de receber 450 mil cruzeiristas na temporada
2023/2024 de cruzeiros marítimos, que vão desembarcar em Salvador, Porto Seguro
e Ilhéus, sendo que na temporada do ano passado recebemos 400 mil”, ressaltou o
gestor em entrevista recente ao A TARDE Talks, apresentado por Ildazio Jr.
Sendo uma atividade transversal, Maurício Bacelar
destacou, ainda, que o turismo precisa de diversos atores e que estes devem
estar com suas energias na mesma direção. “É preciso que os três poderes,
federal, estadual e municipais, trade turístico, empresários e sociedade civil
organizada atuem em conjunto. E é isto que vem acontecendo no nosso
estado”. Com o Avança Turismo Bahia, de
acordo com o secretário, “o setor ganha mais qualidade e profissionalismo nos
serviços para melhor atender os visitantes e caminha para um crescimento
sustentável em todas as zonas turísticas da Bahia”.
• Tendências
e desafios
As agências de turismo têm investido em novas
tecnologias, capacitações e atualizações frente às novas tendências do mercado,
com ofertas renovadas e de qualidade de novos produtos, com capacidade de reter
os turistas mais tempo na Bahia. Os ventos sopram para um aumento considerável
de movimento de turistas para a Bahia. Sem dúvida, teremos um aumento de mais
de 20% em relação ao ano passado”, aposta o presidente da Associação Brasileira
dos Agentes de Viagens (Abav), Jean Paul Gonze.
O grande desafio atual, considera, é criar
situações que façam o turista permanecer mais tempo na Bahia. “E, para isso,
temos equipamentos novos de qualidade e vários cursos capacitando a mão de obra
do setor foram realizados. Temos acreditado nas novas tendências e tentado
acompanhar de forma a aplicá-las no dia a dia, tentando melhorar a imagem com
ações positivas”, pontua Jean Paul, se referindo aos assédios de vendedores e
pintores corporais aos turistas. “Temos que oferecer um ambiente de
tranquilidade e segurança, que é um dos fatores primordiais para o crescimento
do destino”.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria
de Hotéis na Bahia (Abih-Ba), Luciano Lopes, acredita que um dos desafios do
momento é ampliar cada vez mais a divulgação da Bahia. “Especialmente nas suas
13 zonas turísticas, que tornam o nosso estado com múltiplos destinos”. Outros
desafios, completa, “são a continuidade da participação baiana nas principais
feiras de turismo nacionais e internacionais; ampliar a promoção e divulgação
digital, que é o formato atual mais consumido; e aumentar a infraestrutura para
receber melhor os turistas, o que inclui a contínua melhoria das estradas e dos
aeroportos regionais e de Salvador.
Para além dos desafios, o dirigente da Abih afirma
que a perspectiva de ocupação hoteleira no verão baiano é otimista. “O verão é
sempre muito aguardado pelos hoteleiros. A expectativa para a alta estação é de
80% a 90% de ocupação”. Outro fator que tem potencializado a vinda de
visitantes, ressalta Lopes, é o turismo de negócios, com a confirmação de
inúmeros eventos em Salvador, e o Carnaval, quando o setor espera uma ocupação
de 95%, chegando a picos de 100% na maioria dos hotéis da capital.
• BAHIA
DEVE RECEBER 6.3 MILHÕES DE TURISTAS NO VERÃO, DIZ SALTUR
A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia
(Setur-Ba) lançou o projeto Avança Turismo Bahia. O projeto animou o trade da
capital. Segundo reportagem do Jornal A Tarde, o setor aposta em um aumento no
movimento de mais de 20% na alta estação em relação ao ano passado. A
secretaria espera um fluxo de 6,3 milhões de turistas.
O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar,
destaca que as metas do Governo do Estado passam pelo fortalecimento do setor
na Bahia. Isso inclui, segundo ele, melhorias na infraestrutura; promoção em
nível nacional e internacional; apoio a eventos que potencializam o turismo;
parcerias para o desenvolvimento sustentável; e diversificação de destinos;
além de estratégias para a retomada segura após a pandemia das atividades
turísticas, a exemplo do turismo de negócios.
O gestor ressalta, também, os diferenciais da Bahia
como um destino em crescimento, superando (a média do) desempenho nacional.
“Nosso Estado, pela primeira vez, lidera o turismo nacional e isso se dá por
conta da liderança do governador Jerônimo Rodrigues e a vocação turística da
Bahia. Temos a expectativa de receber 450 mil cruzeiristas na temporada
2023/2024 de cruzeiros marítimos, que vão desembarcar em Salvador, Porto Seguro
e Ilhéus, sendo que na temporada do ano passado recebemos 400 mil”, ressaltou o
gestor em entrevista ao jornal A Tarde.
Sendo uma atividade transversal, Maurício Bacelar
destacou, ainda, que o turismo precisa de diversos atores e que estes devem
estar com suas energias na mesma direção. “É preciso que os três poderes,
federal, estadual e municipais, trade turístico, empresários e sociedade civil
organizada atuem em conjunto. E é isto que vem acontecendo no nosso
estado”. Com o Avança Turismo Bahia, de
acordo com o secretário, “o setor ganha mais qualidade e profissionalismo nos
serviços para melhor atender os visitantes e caminha para um crescimento
sustentável em todas as zonas turísticas da Bahia”.
• Gastos
de estrangeiros no Brasil atingem R$ 3,22 bilhões em agosto
Em agosto, os turistas estrangeiros deixaram no
país cerca de R$ 3,22 bilhões, o maior valor registrado no mês dos últimos 25
anos. Foi o que trouxe o último levantamento do Banco Central (Bacen),
divulgado nesta segunda-feira (25.09). No acumulado do ano, o gasto chegou a R$
22,2 bilhões, valor 7,6% maior do que o contabilizado no pré-pandemia (2019) e
38,7% a mais do que o registrado no ano passado.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, esse
marco importante reflete a crescente atração do Brasil como destino turístico
mundial. “Os viajantes internacionais estão voltando com força total ao Brasil.
Esses números revelam não apenas a força do nosso país como um destino
turístico diversificado, mas também a confiança dos estrangeiros de que o nosso
país está de volta, com sua bela cultura, atrativos naturais, gastronomia e
muitos mais”, disse.
De janeiro a agosto de 2023, o Brasil recebeu mais
de 4 milhões de visitantes internacionais, número já é mais que o dobro (111%)
do registrado em todo o ano de 2022. Apenas em agosto, foram 365.648 turistas.
Até o final de 2023, a estimativa do painel e que o país registre 6,7 milhões
de estrangeiros turistando no país, o que daria um aumento de 33% em relação ao
ano passado.
A previsão é que o Brasil deve encerrar o ano com
crescimento de 8,58% em relação ao último ano. Já, o Painel de Chegadas, por
exemplo, indica que no Brasil existe uma grande rotatividade de turistas vindos
de países mais próximos, com destaque para a Argentina.
>>> PAINEL DE DADOS DO TURISMO
Em setembro, a Embratur, o Ministério do Turismo e
a Polícia Federal (PF) lançaram o Painel de Dados do Turismo. O objetivo da
plataforma é dar maior visibilidade ao turismo internacional e promover a
atração de turistas estrangeiros ao Brasil. O site torna possível criar perfis
de consumo (personas) relacionados aos principais destinos brasileiros e também
de concorrentes internacionais.
As informações dos painéis foram captadas pelas
equipes da Polícia Federal, Banco Central e Agência Nacional de Aviação Civil
(Anac) e leva em conta dados por pessoas que se alto declaram turistas,
abordando o fluxo de turistas estrangeiros, o número de voos e o número de
assentos em formato de gráficos, com números e bases abertas, em uma comparação
ano a ano.
Litoral
de Camaçari se consolida como destino turístico
Conhecida, ao longo de décadas, como a “Cidade do
Polo Industrial”, Camaçari hoje se destaca no cenário turístico nacional como
um concorrido destino baiano. Para os próximos três meses, a estimativa é de
que o município da Região Metropolitana de Salvador (RMS) receba algo em torno
de 400 mil turistas e, para o fim do ano, cerca de 800 mil pessoas devem passar
pela cidade, sendo que no período, em 2022, o número de visitantes foi 600 mil.
Seus 42 quilômetros de costa vêm recebendo da
prefeitura inúmeras intervenções estruturantes, em um investimento público
orçado em mais de R$ 100 milhões.
Entre as ações realizadas pela prefeitura, através
da Secretaria de Turismo (Setur), a requalificação e urbanização de localidades
como Guarajuba, Itacimirim e Barra do Jacuípe, além de Barra do Pojuca e Monte
Gordo, se destacam. As obras fazem parte do pacote de prioridades da atual
administração na área do desenvolvimento da atividade turística, de acordo com a
secretaria municipal do Turismo, Cristiane Bacelar.
Inserir Camaçari no portfólio das principais
operadoras e agências nacionais de turismo em todas as estações climáticas tem
sido uma prática contínua da gestão municipal. “Sempre pautados na
sustentabilidade, buscamos, com isso, extinguir a sazonalidade do turismo no
município, tornando-o atrativo em qualquer período”, explica a gestora. O foco
da administração para o turismo, completa Cristiane, vem contribuindo para a
geração de emprego e renda para o município e, consequentemente, para o
fortalecimento da economia local.
“Os nossos esforços aplicados sobre planejamento e
investimento nas áreas de infraestrutura, serviços público e qualificação de
mão de obra colocaram o município no protagonismo das riquezas econômicas da
Bahia e do Brasil”, avalia. A gestora da Setur ressalta que o eixo central do
trabalho é a preservação ambiental na atividade turística. “Camaçari recebeu,
por quatro anos consecutivos, o selo Bandeira Azul de certificação de qualidade
nas praias de Guarajuba e Itacimirim. Cuidar do que é nosso gera
desenvolvimento para nós mesmos. A comunidade local e o trade turístico estão
envolvidos nas ações preventivas contra a degradação e depredação do meio
ambiente”.
Além das obras estruturantes de requalificação de
ruas, avenidas, praças, campos, quadras, mercados municipais e equipamentos
públicos voltados à prática de lazer, esporte e comércio, Cristiane Bacelar
ressalta que atividades culturais e esportivas são promovidas com o objetivo de
atrair visitantes à costa camaçariense. Das obras recentemente entregues à
população, a secretária destaca as praças da Matriz e de Eventos e o Campo de
Futebol Nery Nunes, conhecido popularmente como Tudão, ambos em Vila de
Abrantes; a Praça do Papagaio, em Jauá, onde também foi instalado o Campo João
Pinheiro; e o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Arembepe, que sedia
importantes competições esportivas.
INAUGURAÇÃO
DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA BAHIA CELEBRA ARTE E CULTURA EM SALVADOR
Teve início, na manhã desta sexta-feira (29), o
evento MAC 60 horas, que marca a inauguração do Museu de Arte Contemporânea da
Bahia, no bairro da Graça, em Salvador, iniciando um novo capítulo na cena
artística e cultural baiana. Com uma programação que se estenderá até as 22h do
domingo (1º), a celebração pela abertura do espaço conta com exposições e uma
variedade de atividades, incluindo performances de break-dance, slam de poesia,
música, bate-papos, oficinas, projeções de vídeo mapping, cinema a céu aberto,
arte digital com DJ, VJ e live code, pista de skate, yoga e muito mais.
O MAC Bahia está localizado no Palacete do
Comendador Bernardo Martins Catharino, onde funcionava o Palacete das Artes,
uma edificação tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da
Bahia (Ipac) desde 1986. O espaço passou por adaptações para receber obras e
projetos de arte contemporânea, incluindo novos espaços expositivos e
educativos voltados para linguagens contemporâneas como a arte urbana, a arte
digital, a videoarte, a performance e produção maker.
Para trazer esse projeto à vida, o Governo do
Estado investiu cerca de R$ 2 milhões, incluindo a contratação de uma produtora
para viabilizar as primeiras exposições e uma ampla gama de serviços de
manutenção e conservação predial, pintura, tratamento das fachadas, paisagismo
e readequação de espaços administrativos. Além disso, o café do museu será
agraciado com a assinatura gastronômica da renomada chef Angeluci Figueiredo,
responsável pelo restaurante Preta, na Baía de Todos-os-Santos.
Na casa, o visitante encontrará uma exposição
composta pelas obras que foram transferidas do MAM Bahia para formar o acervo
inicial do MAC Bahia. São cerca de 175 trabalhos, de 102 artistas de diferentes
regiões do país, que foram premiados ao longo das 16 edições do Salões do MAM
Bahia. No anexo, será apresentada a exposição individual ‘Agô’, de Ayrson
Heráclito – artista, curador, pesquisador e professor – que, atualmente, é o
principal nome da arte contemporânea da Bahia, e um dos principais do Brasil.
Outra atração organizada no espaço é a exposição ‘Muro’, com a participação de
mais de 50 artistas urbanos que atuam nas ruas da cidade, que terão seus
trabalhos incorporados ao acervo do museu.
O MAC Bahia vai contar, ainda, com uma programação
periódica de vídeo mapping (projeções de vídeos, com efeitos e animações em 3D,
interagindo na arquitetura do prédio); uma escultura skatável interativa (em
formato de “mini-rampa” que permite a prática do skate); o Cine-Paredão (com
exibições noturnas na área externa do museu com ênfase na videoarte); quatro
laboratórios que compõem o Setor Educativo, sendo um voltado para as crianças e
o público infanto-juvenil, e mais três estúdios para artistas e o público – um
de áudio e vídeo; outro de arte digital, e outro que está sendo preparado para
receber projetos que utilizam ferramentas da cultura maker, como impressora em
3D e máquina de corte laser.
Ainda nesta sexta-feira, às 19h, será realizada a
cerimônia de descerramento da placa de inauguração do MAC, com a presença do
secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, e outras autoridades.
Fonte: A Tarde/Bahia Econômica/Tribuna da Bahia
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