Falso Desenrola, Pix 'fantasma' – o que fez os
golpes terem quadruplicado Brasil?
Seja por SMS, mensagem no
WhatsApp, ligação ou pessoalmente, cresce de forma exponencial no Brasil o
número de golpes. É até difícil conhecer algum brasileiro que não caiu em um -
ou evitou cair.
Dados do Fórum Brasileiro
de Segurança Pública mostram que, em cinco anos, quadruplicou o número de
ocorrências do tipo no país: de 426.799, em 2018, para 1.819.409, em 2022. Uma
média de 207 casos por hora.
A lista inclui velhos
golpes conhecidos da polícia, como do falso bilhete premiado, a novos, como da
"mão fantasma" e do falso brinde de aniversário.
Para especialistas em
segurança ouvidos pela BBC News Brasil uma série de fatores explicam o aumento
exponencial de golpes no país.
"O Brasil passou por
um processo de digitalização das finanças muito intensivo, isso já estava em
curso, mas foi acelerado com a pandemia do coronavírus. O que criou um conjunto
de oportunidades aos criminosos", apontou David Marques, coordenador de
projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Para ele, o grande
desafio do país para combater essas novas modalidades de crimes digitais passa
pelo melhoramento das técnicas de investigação.
“Temos um desafio que é o
de reter novos talentos para a polícia na área digital. A polícia mais do que
nunca vai ter que disputar esses talentos com o setor privado, seja na questão
salarial, seja com melhorias na infraestrutura.”
David também defende uma
maior concentração das forças de segurança nas investigações. “Precisamos de
uma atualização das tarefas de articulação das policias brasileiras. Hoje, em
muitos casos, os criminosos que está aplicando golpes em São Paulo, não está no
estado, mas em outro estado da federação.”
Já Adriano Volpini,
diretor do comitê de prevenção a fraudes da Federação Brasileira de Bancos
(Febraban), defende que o país invista em educação digital.
“O brasileiro ainda tem
um comportamento de segurança no mundo digital diferente do que adota diante do
mundo físico, em que as pessoas já se acostumaram a tomar cuidados com
carteiras, pertences e celulares”, afirmou.
Ele diz que, em regra, os
golpes mais aplicados nos dias atuais, utilizam a mesma abordagem e técnica de
ações criminosas já são praticadas há anos.
"Basta pensar nos
golpes comuns no passado, onde alguém encontrava um anúncio no jornal e
acreditava que compraria um carro de um funcionário de uma montadora pela
metade do preço. Ao fazer o pagamento antecipado, quando seguia para retirar o
carro na porta da montadora, descobria que o anúncio não existia e era uma
fraude. Hoje, isso é muito comum com anúncios nas redes sociais."
À BBC News Brasil,
Adriano Volpini listou os golpes que, atualmente, estão sendo mais aplicados
pelos criminosos.
• Golpe do falso presente
Joana (nome fictício),
que prefere não se identificar, foi vítima do golpe do falso presente. A
modalidade de estelionato tem sido uma das mais aplicadas por criminosos nas
capitais do país.
"No dia do meu
aniversário, um entregador chegou na portaria do meu trabalho e me informou que
tinha uma entrega para mim, mas que eu tinha que descer para buscar."
Quando chegou ao local, o
entregador a informou que ela somente deveria pagar a entrega, pois a cesta de
aniversário de uma famosa loja de chocolates já estava paga.
"No momento, eu nem
desconfiei, pois ele estava todo uniformizado e tudo era customizado da loja de
chocolates."
Após pagar com o cartão
de crédito e subir de volta ao local de trabalho com a cesta que acreditava ter
ganho, Joana descobriu que havia caído em um golpe.
"Só lembro do meu
cartão bloquear, após eles terem feito várias transações. Tudo foi em questão
de segundos", lembra a vítima.
O golpe se consuma quando
o falso entregador entrega uma maquininha com o visor danificado de forma que
impossibilite a visualização do preço cobrado na tela ou ainda ao fazer a troca
de cartão, sem que o cliente perceba.
"Nesses casos,
orientamos que os clientes, não forneçam dados pessoais e jamais aceitem
presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente mandou", orienta
Volpini, da Febraban.
• Golpe do 0800
Quem também foi vítima de
outro golpe "do momento" foi Leonor (nome fictício), que, acreditando
estar falando com um funcionário de sua instituição financeira, caiu no golpe
do "falso 0800".
"Tudo começou com
uma mensagem por SMS informando de uma compra em meu nome e que para cancelar
eu deveria ligar em determinado 0800."
Desesperada, ela ligou e
ao informar as informações do seu cartão para o falso funcionário foi alvo dos
criminosos. "O mais impressionante é que o SMS tinha meu nome e até a loja
que eu sempre compro. Por isso, acabei acreditando."
No golpe, como a compra é
falsa, ao ligar para a falsa central de atendimento, o golpista diz que a
transação está em análise e que por isso ainda não aparece na fatura do
cliente. E que para resolver o assunto, o consumidor deve fazer uma transação
para regularizar o problema, ou ainda pede dados pessoais, como número de conta
e senha, para cancelar a operação.
"Outro artifício que
também tem sido muito usado pelos golpistas nas mensagens é afirmar que as
milhas ou pontos do cartão do cliente estão vencendo e que ele precisa ligar
para determinado número", alerta Adriano Volpini.
• Golpe do WhatsApp
Contudo, engana-se quem
pensa que os golpes se restringem apenas a falsas mensagens. Nos dias atuais,
até fotos estão sendo usadas para fazer novas vítimas.
É o caso do golpe do
WhatsApp. Nele, o criminoso escolhe uma vítima, pega sua foto em redes sociais,
e, de alguma forma, consegue descobrir números de celulares de contatos da
pessoa.
Em seguida, passa a
mandar mensagens para amigos e familiares da vítima, alegando que teve de
trocar de número devido a algum problema. A partir daí, se passando pelo
familiar, pede uma transferência via Pix, dizendo estar em alguma situação de
emergência.
Laurinda, que prefere não
se identificar, foi uma das brasileiras que quase caiu na armadilha dos
criminosos. "Somente não caí porque resolvi ligar para o meu filho e
descobri que o celular dele não tinha quebrado coisa nenhuma e que aquele
número era de um golpista", lembra.
Como forma de evitar
novas vítimas, Ione Amorim, economista e coordenadora do programa de serviços
financeiros do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) orienta que as
pessoas evitem cadastrar números de WhatsApp de desconhecidos.
"Ao receber uma
mensagem de algum contato com um número novo, certifique-se que a pessoa
realmente mudou seu número de telefone. Não faça Pix ou qualquer tipo de
transferência até falar, de preferência por ligação, com a pessoa que está
solicitando o dinheiro", alertou Amorim.
• Outros golpes
Também estão na lista dos
golpes mais aplicados o golpe do acesso remoto, popularmente conhecido como
golpe da "mão fantasma".
Nele, o fraudador entra em
contato com a vítima se passando por um falso funcionário de banco.
Usa várias abordagens
para enganar o cliente e diz que vai enviar um link para a instalação de um
aplicativo que irá solucionar um suposto problema. No entanto, o link permite a
instalação de um malware (software maligno).
E o golpe do falso leilão
ou falsa venda, em que golpistas criam sites falsos de leilão ou de lojas de
comércio, anunciando todo tipo de produto por preços bem abaixo do mercado.
"Depois pedem
transferências, depósitos e até dinheiro via Pix para assegurar a compra.
Geralmente apelam para a urgência em fechar o negócio, dizendo que você pode
perder os descontos, mas nunca entregam as mercadorias", alertou Volpini.
Nestes casos, bancos
orientam que o cliente sempre pesquise sobre a empresa de leilões em sites de
reclamação e confira o CNPJ do leiloeiro.
• Golpe do falso Desenrola
Outra artimanha usada
pelos criminosos para fazer novas vítimas é de acompanhar as mudanças
econômicas da sociedade. Isso porque na engenharia do golpe, o perfil da vítima
é o que mais importa.
"Isso fica muito
evidente quando analisamos os golpes do Desenrola Brasil e até do falso
emprego. Até meses atrás, em meio as dificuldades financeiras da população,
criminosos estavam utilizando de falsos anúncios de vagas de emprego ou até de
falsas renegociações de dívidas em nome do Desenrola Brasil para obter
vantagem", ressalta Ione Amorim, economista e coordenadora do programa de
serviços financeiros do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
No golpe do Desenrola
Brasil, por exemplo, criminosos criam e-mails e mensagens falsas informando
links falsos às vítimas para renegociação. Contudo, ao clicar a vítima não
renegocia com o banco, mas sim com o criminoso.
"Hoje, também
notamos que muitas vezes os criminosos utilizam dos próprios vazamentos de
dados para aplicar golpes. Eles captam informações das pessoas e fazem 'iscas'
aos usuários cada vez mais convincentes, com dados pessoais da vítima nesses
e-mails, SMSs e mensagens que faz com que até quem tem bom conhecimento em
internet acredite", afirmou Ione.
• Como não cair em golpes
Com o objetivo de te
ajudar a não cair em golpes, a BBC News Brasil preparou uma lista de atitudes
que podem diminuir as chances de você ser vítima dos criminosos. Confira:
• Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou
aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas;
• Ao escolher uma senha, não utilize sequências numéricas de
fácil dedução, como datas de aniversário, por exemplo;
• Desconfie de SMS, e-mail ou qualquer forma de comunicação
dizendo ser de seu banco, mas que seja de número de celular comum e contenha
erros de escrita;
• Links suspeitos podem levar à instalação de programas
espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando
informações de navegação e dados do usuário;
• Desconfie de mensagens solicitando dinheiro, mesmo sendo de
pessoas próximas, pois o telefone pode ter sido clonado;
• Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades
imperdíveis”;
• Utilize exclusivamente os canais oficiais do banco para
buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhe dados pessoais,
login de usuário e senha;
• Mantenha o sistema operacional do celular e aplicativos
sempre atualizados;
• Caso fique na dúvida de um contato suspeito de uma
instituição financeira, desligue a ligação e retorne no número de telefone
oficial da empresa;
• Ao notar que está sendo vítima de golpe, ligue para a
polícia. Agora se já tiver transferido algum dinheiro, faça um boletim de
ocorrência e entre em contato com a instituição financeira pela qual o
pagamento foi feito.
• O que dizem os bancos
A BBC News Brasil também
entrou em contato com os cinco maiores bancos do Brasil em número de clientes,
segundo o Banco Central, para saber quais ações cada instituição financeira
está adotando para combater a alta de incidência de golpes.
Por meio de nota, a Caixa
informou que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e suas salas de
autoatendimento e, quando identificada ação criminosa em transações, as medidas
cabíveis são adotadas, inclusive com atuação conjunta da Polícia Federal e
demais órgãos de segurança pública.
“Como parte da atuação na
prevenção dessas ocorrências, a Caixa realiza constantemente ações de
orientação e esclarecimento a seus clientes por meio de seus canais de
atendimento, sites eletrônicos e redes sociais. No site ‘Segurança nas
Agências’, os clientes podem obter informações especificas para cada tipo de
golpe e procedimentos a serem adotados.”
Ainda segundo a
instituição financeira, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é
possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco. “Além
disso, os clientes também têm à disposição, em caso de dúvidas, os telefones:
4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões
do Brasil).
Já o Itaú Unibanco
informou que tem reforçado campanhas de conscientização e investido
continuamente em tecnologias para a proteção de seus sistemas e aplicativos.
“Adicionalmente, o banco
também realiza campanhas de prevenção a golpes e fraudes, por meio de diversos
canais, para os seus clientes e toda a sociedade, além de dispor uma seção no
site que reúne todas as dicas e orientações sobre o tema
(www.itau.com.br/seguranca).”
A instituição financeira
ressalta ainda que, ao ser vítima de golpe ou fraude, é necessário que a vítima
contate imediatamente o banco e registre um boletim de ocorrência para que as
autoridades competentes possam tomar as medidas necessárias.
• Inteligência artificial
O Nubank afirmou que
possui mecanismos internos de detecção de operações suspeitas, a partir do uso
de inteligência artificial.
“Entre os mecanismos
temos as defesas inteligentes, que consistem em um sistema construído com
inteligência artificial pelo qual, com o uso de algoritmos, é possível extrair
padrões de dados que indicam comportamentos atípicos em relação ao perfil do
usuário. Isso permite que o Nubank se antecipe em agir contra ataques que
nascem a partir da quebra de um padrão de comportamento do cliente”, explicou
em nota.
Ainda segundo a
instituição financeira, o aplicativo da empresa possui o “alerta de golpe”, que
sinaliza caso o cliente esteja prestes a confirmar uma transação para uma conta
potencialmente suspeita, via notificação no app antes da conclusão da
transação.
“Outra função do
aplicativo é o ‘modo rua’, que limita transações de Pix, transferências e
pagamentos de boleto nos momentos em que a pessoa estiver fora das redes de
wi-fi que cadastrou previamente como seguras”.
Já o Bradesco disse que
com frequência implanta novos dispositivos de segurança visando combater as
mais diversas tentativas de fraudes e que possui um canal de denúncias
(evidencia@bradesco.com.br) para que qualquer mensagem suspeita, possa ser
encaminhada pelos clientes.
“Essas mensagens são
avaliadas, sites falsos são ‘derrubados’ diariamente, bem como as empresas de
telefonia são contatadas para desabilitar números de telefones utilizados para
fraude”, informou em nota.
A BBC News Brasil também
entrou em contato com o Banco do Brasil, mas até o fechamento da reportagem não
obteve resposta.
Fonte: BBC News Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário