terça-feira, 18 de junho de 2024

Cuidados com a tatuagem: o que fazer, como lavar e o que passar

Após fazer uma tatuagem é muito importante cuidar da pele, não apenas para evitar uma possível infecção, mas também para garantir que o desenho fica bem definido e as cores se mantêm por muitos anos.

Assim, é recomendado manter a tatuagem protegida e passar uma pomada cicatrizante para favorecer a recuperação mais rápida. Além disso, é importante evitar coçar a tatuagem, evitar pegar sol e o consumo de alimentos que possam interferir na cicatrização, como carne de porco e frituras.

Os cuidados com a tatuagem devem começar logo após sair do estúdio de tatuagem e manter-se por toda a vida. Nos casos em que é notado inchaço, dor no local, febre ou vermelhidão muito intensa, é importante que o médico seja consultado.

<><> O que fazer no primeiro dia

Após fazer a tatuagem, a pele encontra-se bastante machucada e, por isso, existe um elevado risco de infecção, já que as bactérias e vírus conseguem chegar mais facilmente no interior do corpo.

Assim, logo desde o momento em que se sai do estúdio de tatuagem é importante manter a pele protegida com um pedaço de celofane ou plástico firme, por pelo menos 4 horas. Mas este tempo pode variar de acordo com cada tatuagem, devendo-se sempre receber orientação do tatuador.

Depois, o plástico deve ser removido para evitar criar um ambiente úmido e quente onde as bactérias consigam se multiplicar mais facilmente. Neste dia é ainda importante lavar a tatuagem e aplicar um creme cicatrizante, para estimular a recuperação mais rápida da pele.

<><> O que não fazer nos primeiros dias

Embora existam alguns hábitos que podem ser feitos para reduzir o risco de infecção, também existem outros que devem ser evitados nas primeiras 4 semanas para garantir uma melhor cicatrização, como:

•           Não retirar as casquinhas que começam a se formar nos primeiros 4 dias após a tatuagem, pois ainda podem estar ligadas a camadas mais profundas da pele, onde a tinta ainda está se alojando;

•           Não coçar a tatuagem, pois pode agravar a irritação da pele e promover o surgimento de uma infecção devido à presença de bactérias debaixo das unhas;

•           Não mergulhar a tatuagem em água, especialmente em locais públicos como piscinas ou praias, pois a grande parte das bactérias se desenvolve na água, aumentando o risco de infecção;

•           Evitar pegar sol, porque os raios UV causam inflamação da pele e podem acabar deslocando as camadas de tinta da tatuagem, além de atrasar a cicatrização;

•           Evitar passar creme em excesso na tatuagem, principalmente cremes com petróleo, pois criam uma barreira que impede a pele de respirar e cicatrizar corretamente;

•           Evitar alimentos que prejudicam a cicatrização, como carne de porco, frituras e embutidos.

•           Não usar roupa muito apertada, pois evita a respiração da pele e também pode acabar puxando as casquinhas de pele que ajudam na cicatrização.

Além disso, também é importante ter cuidado com o regresso às atividades físicas, porque a produção de suor pode acabar deslocando a tinta que ainda não se acomodou nas camadas mais profundas da pele, além de ser um local com bastante sujeira, o que pode acabar aumentando o risco de infecção. Por isso, o regresso à academia ou ao exercício físico deve ser adiado por pelo menos 1 semana.

<><> Como lavar a tatuagem

A primeira lavagem da tatuagem é muito importante para garantir uma cicatrização adequada e evitar o desenvolvimento de uma infecção, pois ajuda a remover os restos de sangue e células mortas. Porém, antes de lavar o local da tatuagem é muito importante lavar as mãos, para retirar a maior parte das bactérias e impedir que cheguem na pele tatuada.

Depois, deve-se passar água corrente sobre o local da tatuagem esfregando levemente com os dedos, evitando usar uma esponja ou algum tipo de pano e, só depois, passar um sabonete antibacteriano suave na pele. Idealmente, a água deve estar morna sem causar vapor de água, pois o calor pode levar à abertura dos poros da pele, facilitando a entrada de bactérias e permitindo que a tinta se mova no interior da pele.

Por fim, deve-se secar bem a pele, usando toalhas de papel descartável ou deixar secar ao ar livre, pois as toalhas convencionais além de terem um maior número de bactérias também podem ser ásperas para a pele, causando irritação.

<><> Como reduzir o inchaço e a vermelhidão

O inchaço da pele e a vermelhidão são muito comuns nos primeiros dias após fazer a tatuagem devido ao trauma causado pela máquina tatuadora, no entanto, é um processo natural de cicatrização e, por isso, não deve ser motivo de alarme.

O melhor para reduzir estes sintomas mais rapidamente consiste em manter sempre a pele bem limpa e seca, além de passar várias vezes ao dia uma pomada cicatrizante, como Nebacetin ou Bepantol Derma, por exemplo.

<><> Como aliviar a coceira na tatuagem

Após cerca de 1 semana é natural que surja uma sensação constante de coceira no local da tatuagem, que é causada pelo surgimento das casquinhas que deixam a pele mais seca e coçando. Dessa forma, uma boa forma de aliviar a coceira é hidratar bem a pele, usando um creme para pele extremamente seca, como Nivea ou Vasenol, por exemplo.

Deve-se ainda evitar coçar a pele com as unhas, mesmo que a sensação seja muito intensa, podendo apenas dar ligeiros tapas para tentar diminuir a sensação. As casquinhas que estão se formando também não devem ser retiradas, pois é normal que vão caindo ao longo do tempo de forma completamente natural. Essas cascas muitas vezes podem ser da cor da tatuagem, mas não significam que a tinta está saindo.

<><> Que cuidados devem ser mantidos para sempre

A tatuagem geralmente está cicatrizada após 1 ou 2 meses, mas os cuidados com a pele devem ser mantidos por toda a vida, especialmente para garantir que o desenho da tatuagem continua bem definido e a cor se mantém por mais tempo. Assim, alguns cuidados importantes incluem:

•           Passar um creme hidratante todos os dias;

•           Passar protetor solar sempre que a pele tatuada precisar ser exposta ao sol;

•           Evitar pancadas ou cortes na região da tatuagem;

•           Beber cerca de 2 litros de água por dia.

Além disso, ter um estilo de vida saudável e fazer uma alimentação equilibrada também ajuda a garantir a saúde da pele e, por isso, permite que a tatuagem se mantenha sempre bonita e bem demarcada.

<><> Quando ir ao hospital

Na maioria dos casos, a tatuagem cicatriza facilmente e sem grandes complicações, no entanto, pode ser recomendado ir ao hospital caso surjam sintomas como:

•           Pele com vermelhidão muito intensa;

•           Tatuagem sangrando;

•           Inchaço do local da tatuagem;

•           Dor forte no local da tatuagem.

Além disso, outros sintomas mais genéricos como febre acima de 38º C ou sensação de cansaço também podem indicar uma infecção e, se surgirem, deve ser informado a um clínico geral.

 

•           O que não pode comer quando faz tatuagem (e o que comer)

Após fazer tatuagem, é indicado não consumir alimentos ricos em açúcar, como doces, refrigerantes, sorvetes, bolos e biscoitos recheados, porque podem estimular a inflamação no organismo, atrasando e dificultando a cicatrização da tatuagem.

Além disso, esses alimentos, conhecidos como "alimentos remosos" podem favorecer o desenvolvimento de reações alérgicas, o que também pode interferir no processo de cicatrização da tatuagem.

Para melhorar a cicatrização, é importante priorizar os alimentos anti-inflamatórios e cicatrizantes, como nozes, frutos vermelhos, salmão, chia e gergelim, por exemplo.

•           O que não comer após a tatuagem

Os principais alimentos que devem ser evitados durante 2 a 4 semanas após fazer uma tatuagem são:

1.          Embutidos, como salsicha, salame, mortadela, charque, carne seca e presunto;

2.          Alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, sucos prontos, chocolate, doces, sorvetes, bolos e biscoitos recheados;

3.          Alimentos ricos em gordura, como bacon, pizza, hambúrguer, frituras e salgadinhos de pacote;

4.          Cereais refinados, como pão branco, farinha branca e macarrão branco;

5.          Proteínas com muita gordura, como carne de porco, picanha, costelinha e carne de pato;

6.          Frutos do mar, como camarão e caranguejo;

7.          Laticínios gordurosos, como leite integral, iogurte integral, manteiga e queijos amarelos;

8.          Alimentos industrializados, como comidas do tipo fast food, macarrão instantâneo, temperos em cubo, ou sachê, e molhos prontos;

9.          Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e espumante.

Além de interferirem no processo de cicatrização da tatuagem, esses alimentos também favorecem o surgimento de algumas doenças, como colesterol alto, diabetes e aterosclerose, por exemplo.

Veja, no vídeo a seguir, os alimentos inflamatórios que devem ser evitados após fazer uma tatuagem:

•           O que pode acontecer se comer esses alimentos?

Comer alimentos inflamatórios de forma regular ou em grandes quantidades, após fazer a tatuagem, estimula a inflamação, podendo resultar no aparecimento de sinais e sintomas como:

•           Inchaço e vermelhidão no local;

•           Coceira intensa na tatuagem;

•           Dor na região da tatuagem;

•           Febre baixa e presença de pus, o que pode ser indicativo de infecção;

•           Formação de queloide, que é uma cicatriz em alto relevo.

Além do cuidado com a alimentação, é importante também seguir alguns cuidados, como fazer uso de pomada cicatrizante e antibiótica na tatuagem durante 15 dias, passar protetor solar e evitar que a tatuagem fique diretamente exposta ao sol.

•           O que comer após a tatuagem

Após a tatuagem é aconselhado priorizar alimentos cicatrizantes e anti-inflamatórios, que vão prevenir inflamações e ajudar na cicatrização. Por isso, os alimentos que devem ser priorizados após fazer a tatuagem são:

•           Proteínas magras, como ovos, peixes, peito de frango e carne bovina magra, como músculo e patinho;

•           Vegetais e frutas frescos, como laranja, morango, romã, caju, tangerina, tomate, e cenoura;

•           Ervas e especiarias naturais, como cúrcuma, pimenta, alecrim, tomilho, hortelã e coentro;

•           Alimentos ricos em ômega 3, como sementes de linhaça, nozes, azeite e amêndoas;

•           Alimentos ricos em zinco, como gergelim, sementes de abóbora e gérmen de trigo;

•           Cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral e pão integral.

Além disso, é fundamental beber o mínimo de 2 litros de água por dia, porque a água ajuda no transporte de nutrientes e melhora a elasticidade da pele, promovendo uma boa cicatrização.

 

Fonte: Tua Saúde

 

Nenhum comentário: