terça-feira, 8 de agosto de 2023

TCE e Planserv alinham ações após centenas de reclamações

Servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) se reuniram ontem com coordenadores do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv), na sede do órgão. O objetivo foi o alinhamento visando à melhoria da prestação dos serviços de saúde, com ênfase na eficácia da comunicação entre o Planserv e as áreas administrativas do tribunal, da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (Asteb) e do Sindicato dos Servidores da Casa de Contas e Controle (SINTCE).

Ficou decidido que a coordenação do Planserv enviará mensalmente um relatório atualizado com evidências da situação de atendimento aos credenciados. O Serviço Social do TCE, a Asteb e o SINTCE enviarão os dados aos beneficiários. 

“A coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, se mostrou muito disposta a melhorar a comunicação entre o Plano e as instituições e prometeu que, mensalmente, enviará um relatório com a relação completa de prestadores, visando evitar a disseminação de informações equivocadas, como a de que o Planserv não está atendendo”, disse Carlo Magnavita, presidente da Asteb.

Já a promotora de Justiça Rita Tourinho terá uma reunião na próxima semana, no prédio do Ministério Público do Estado da Bahia, em Nazaré, com representantes de sindicatos de servidores públicos estaduais e também de representantes do Planserv para apurar as constantes queixas a respeito da precariedade do atendimento pelo plano de saúde.

Além dessa linha, a promotora informou que também questiona a contratação da empresa Maida Haptech Soluções Inteligentes Ltda, que pertence ao grupo Hapvida, para a gestão do plano desde o final de 2022, o que era expressamente proibido conforme o edital de licitação. O MP ingressou com uma ação civil pública contra a contratação da Maida.

Rita Tourinho aponta que houve uma piora no atendimento pelo Planserv nos anos de 2018 e 2019, após a aprovação da lei estadual 13.966/2018 que reduziu em 50% o aporte do governo estadual para o Planserv e destinação desse montante para o Funprev.

"A partir de 2020, as reclamações sobre a qualidade do atendimento reduziram, mas, em 2023, coincidentemente após a gestão da nova empresa, o nível de reclamações aumentou. No nosso entendimento, essa empresa não poderia ter sido contratada. Então teremos uma audiência preliminar no dia 7 e depois uma audiência pública", disse Rita Tourinho.

A promotora destacou ainda que "já são mais de mil relatos sobre a ausência de prestação de serviços de saúde pelo Planserv, inclusive com o descumprimento de liminares concedidas pela Justiça". "Temos diversas denúncias em relação a isso", declarou Rita Tourinho.

LEIA ALGUNS COMENTÁRIOS:

# ”De fato, o atendimento pelo PLANSERV tem decaído e muito. A grande maioria de médicos e clinicas, indicadas pelo PLANSERV INFORMAM NÃO ESTAR MAIS ATENDENDO E QUANDO NÃO, DIZEM SÓ TER VAGA EM OUTUBRO OU NOVEMBRO.Basta se fazer de associado, ligar e pedir um médico ou clínica.” - Georges Henri.

# “O Planserv só está a contento nas falas de seus administradores e daquels que a eles entregaram , de forma irresponsável, esse poder. É cada vez mais difícil conseguir um atendimento por esse plano. Quase nunca tem vaga nos hospitais e clínicas. Se algum órgão de controle e fiscalização quiser saber da verdade, é só abrir um canal de denúncias, que vão saber rapidinho do absurdo que está acontecendo.” - Gílson De Jesus Jesus

# “O Governo do Estado que vem massacrando os servidores públicos do Estado há uns 10 anos, não poupou nem o Planserv. Baixos salários e agora, nem direito à dignidade no atendimento do seu plano de saúde.

Tudo isso, como se o servidor não fosse indispensável na boa prestação de serviços públicos à população.

Uma cegueira difícil de entender dos nossos administradores do Estado.” -  Jair Branco

# “Rui Costa acabou com a saúde dos baianos, principalmente dos funcionários. Essa degradação começou no governo dele. Se foi na educação, a mesma coisa. Só fez obra de fachada.” - Francisca Assis

# “O pior de tudo é que sagradamente somos descontados todos os meses, sem pestanejar, não existe inadimplência...mas o plano tá uma bosta, a cara dos vermelhos..” - Andre Oliveira

# “Falta de respeito ao servidor,cidadão que paga antecipado pois o desconto em folha é início de mês , tem um balanço final de ano de contribuição descontada alto para um faz de conta que dá assistência médica sem da. Estabelece cotas sem olhar a situação saúde dos servidores , deixa sem atendimento.Fica jogando culpa para prestadores em vice versa .Passa endereço errado e clínicas que já foram descredenciado .Não está fazendo gestão satisfatória desde antes a Qualy Rede e pior com esta Maida que não prioriza assistência de saúde simplicidade e nem complexidade , é simplesmente um ponto de apoio para receber ligações , o supervisor é no anonimato ,ninguém consegue falar pois não é passado contato em interage quando solicitado.Existe prazo de resposta de atendimento de 5 dias sendo regra ,quem tiver passando mal que espere e esta resposta por e-mail nunca satisfatória á situaçao.Infelizmente o único.culpado de tudo é o governo pois ele como gestor do planserv ,jamais poderia terceirizar e sim entregar a um secretário de saúde com fiscalização do ministério público para exigir o cumprimento e credenciamento de profissionais ,clinicas,procedimentos essenciais prioritários e secundários para atendimento de excelência de crianças,jovens,adultos e idosos.Este plano Planserv não respeita o estatuto da criança nem idoso que dirá quem não se enquadra a tal.O servidor precisa ser respeitado, seu dinheiro tem valor e não poderá ser enganado com um plano faz de conta que atende e o dinheiro jogado no bolso de governo e indicados.” - Suely Yleus

# “Bom dia! Na noite 09 de Julho fui a emergência do SANTA ISABEL com pontadas no peito e disseram que o PLANSERV estava suspenso! Nem pela triagem consegui passar! De lá mesmo liguei para o PORTUGUÊS que após dizer o PLANO disse que estava fechado por SUPERLOTAÇÃO. Só consegui atendimento na triagem do Hospital da Bahia pois também estava SUPERLOTADO em decorrência da recusa de atendimento dos demais. Todo mundo correu para lá!” - Augusto Azevedo Matemático

# “Absurdo, quando um funcionário público falecer por falta de atendimento, imediatamente as providências serão tomadas, estamos sem defesa realmente.” - Mara Virginia

# “Absurdo, o que o PLANSERV paga aos médicos é vergonhoso um grande número deles estão se descredenciando e e ficamos sem alternativa o que provoca uma superlotação dos poucos que ainda atendem.

Tudo isso depois do governo do PT com Ruy Costa que só desgraçou com plano de saúde que era ótimo e ainda nos deixou 08 anos sem 1% de reposição salarial , mas a justiça divina existe e é infalível.

Ficam mentindo dizendo que Hospital Sta Isabel atende sim deveriam mandar a mãe deles pra lá.” - Fatima Borba Araujo

# “Um plano SEM INADIMPLÊNCIA. Não ter um atendimento de qualidade e competência e Fogo. Precisar esperar abrir agenda para ser atendido e, quando não, ficar meses no aguardo de uma consulta ou exame por não ter vaga.” - Augusto Lordao

# “Infelizmente, não há justiça, melhorar comunicação? Que é isso? Precisamos urgente de atendimento, somos tratados pior dos que são atendidos pelo INSS, em um hospital aqui da região meu esposo conseguiu fazer cirurgia de hérnia umbilical pelo SUS e não conseguiu pelo planserv, um absurdo, pq não querem realizar esses procedimentos a exemplo da cirurgia da vesícula simplesmente pq o planserv não paga a videolaparoscopia nas cidades do interior e aberta os médicos não querem fazer, acabam encaminhando para a capital, mas muitos servidores não têm

condições de sair de suas cidades para realizar esse procedimento, acabam aguardando a emergência ou pagam por fora. Não é nenhum deles que necessitam do planserv, não é verdade?” - Mara Virginia

# “O PT sucateou todos os órgãos do Estado, destruindo a vida e as famílias dos servidores, além de pagar um salário de miséria " abaixo do mínimo", não se tem um plano de saúde que atenda as necessidades quando se precisa, cortaram mais de 90% dos atendimentos nas clínicas e hospitais.

Pra eles tá tudo bem.

Isto é uma vergonha senhor governador.” -  Rita De Cassia Melo Gomes Cássia

 

Fonte: Tribuna da Bahia

 

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