Pagando para ver: Quem será construído primeiro, a ponte
Salvador-Itaparica ou o trem Feira de Santana-Salvador?
Essa pergunta provocativa é análoga àquela “Quem
nasceu primeiro, o ovo ou galinha? No que diz respeito à segunda pergunta,
segundo alguns estudiosos, que partem da ideia de que as galinhas descendem dos
dinossauros, o ovo teria vindo primeiro - ele teria surgido há cerca de 340
milhões de anos, enquanto as galinhas só apareceram bem depois, há 50 milhões
de anos. Sobre a primeira pergunta, a ponte Salvador-Itaparica, tão prometida e
propagada, especialmente durante as eleições, até hoje não saiu do projeto.
Falando em projeto, o que trata sobre a construção
da referida Ponte, pelo que se sabe, já consumiu milhões de reais, fruto dos
impostos do povo baiano, e, ao que parece, este mesmo povo ficará só no sonho
mesmo, nada de concreto, exceto aquelas famosas promessas de campanha
eleitoral, de quatro em quatro anos.
Anunciada em 2009, com um custo previsto de pouco
mais de 7 bilhões e com previsão para ser concluída em 2013, a ponte já
consumiu, segundo informações colhidas, cerca de R$ 300 milhões apenas em projetos
sem que até aqui tenha qualquer construção inicial. Ainda segundo informações,
a empresa responsável pela provável construção da Ponte já estima um custo de cerca de treze bilhões de reais, ou seja, um
reajuste de quase 50% do valor previsto.
A tão sonhada ponte Salvador-Itaparica sem sombra
de dúvidas levará grande desenvolvimento econômico, político, social [...] para
boa parte da Bahia. Prevista para durar 48 meses corridos, a obra beneficiará
diretamente 44 municípios do Recôncavo Sul, Baixo Sul e Região Metropolitana de
Salvador. É previsto ainda que quase 10 milhões de baianos sejam atendidos,
direta e indiretamente, com a construção do empreendimento. No entanto, até
agora só promessas de candidatos.
No que diz respeito ao trem Feira de Santana-Salvador, esse é mais
fácil e bem mais barato. Segundo apurado pelo site Conectado News (CN) com o
Grupo CCR que explora o Metrô de Salvador, os custos para implantação desse
trem “gira em torno de dois bilhões de reais”. Esse
[o trem] é um modal de transporte que, ao longo dos anos, foi esquecido,
deixado de lado, desativado pelos governantes brasileiros.
Em nossa modesta opinião, considerando que não
somos especialistas no assunto, o trem Feira de Santana-Salvador contribuirá
muito para o desenvolvimento de Feira de Santana e região. No entanto, a
considerar o que acontece com a construção da ponte “lá”, o projeto Trem Feira
de Santana-Salvador, embora viável economicamente, dificilmente sairá do papel.
Isso porque tem muitos lobistas de empresas de ônibus, transportadoras enfim,
que “não têm o mínimo interesse que esse projeto saia do papel”, que ande nos
trilhos, literalmente.
Espero viver pra ver/usar a ponte
Salvador-Itaparica e o trem Feira de Santana-Salvador. Que estes dois projetos
deixem de ser promessas de campanhas eleitorais e sejam colocados em prática o
mais breve possível. Mesmo com nossas desconfianças.
Por fim, voltando à pergunta inicial: Quem será
construído primeiro, a ponte Salvador-Itaparica ou o trem Feira de
Santana-Salvador? Cremos que seja fácil responder. Se os governantes cumprirem
as promessas que fazem quando estão em campanha; se considerarem a importância
desses dois projetos para a economia, o turismo, o desenvolvimento [...] dessas
regiões e do público beneficiado, em pouco tempo os dois modais de transportes
poderão estar funcionando. Assim, não será preciso que nós (povo baiano)
esperemos por décadas.
Fonte: Conectado News
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