A FARSA DO DÉFICIT:
O dreno financeiro que paralisa o país
O
básico é o seguinte: quando rende mais o rentismo financeiro, ou seja, a
aplicação em títulos e diversos “produtos” financeiros, do que abrir uma
empresa e realizar um investimento produtivo, o dinheiro flui para onde rende
mais: para ganhos improdutivos. Um exemplo: quando o governo eleva a taxa
básica de juros (Selic) para 13,75%, este valor será pago pelo governo, aos
detentores privados dos títulos da dívida pública, basicamente os 10% mais
ricos da sociedade, usando os impostos que pagamos. Ou seja, esses impostos, em
vez de financiarem educação, saúde ou infraestruturas, vão para os grandes
grupos financeiros, que aqui chamamos de “mercados”. O Estado não se endividou
para construir escolas, por exemplo, ou no Bolsa Família: 82% do aumento da dívida
pública resultam de juros acumulados. Sem nenhuma contribuição produtiva, esses
grupos drenam anualmente, só nesta modalidade, cerca de 700 bilhões de reais,
ou seja, o equivalente a cerca de 7% do PIB. Esses 7% do PIB podiam se
transformar em investimentos produtivos, mas para que um dono de um capital vai
arriscar na economia real, se pode ganhar 13,75% sem risco e sem esforço?
Descontando a inflação, um ganho líquido de 8,5%.
O
endividamento público poderia se justificar se, por exemplo, financiasse um
programa de apoio tecnológico à agricultura familiar: resultaria uma
produtividade mais elevada, mais produto, cujo consumo por sua vez permitiria o
retorno para os produtores, os empresários da cadeia alimentar, e o próprio
Estado no imposto sobre o consumo e diversos pontos do ciclo produtivo
dinamizado. No nosso caso, o fato de 82% do aumento da dívida resultar de juros
acumulados, significa que estamos simplesmente alimentando especuladores
financeiros. Segundo pesquisa de Carlos Luque (et al.), “desde 1995 o governo
pagou aos detentores da dívida pública o equivalente a 5-7% do PIB ao ano,
muito mais do que o déficit das aposentadorias ou outros itens de gastos objeto
de muita discussão no Congresso e na mídia”.
Um
dreno improdutivo desse porte necessita de uma narrativa: se trataria de
proteger a população da inflação. É uma farsa evidentemente, pois só numa
economia sobreaquecida, que precisa ser esfriada, e, portanto, com inflação por
excesso de demanda, elevar a taxa sobre a dívida pública seria eficiente. O
último ano de crescimento significativo no Brasil foi em 2013, 3%. Numa
economia estagnada, transferir mais recursos públicos para grupos financeiros
que reaplicam para obter mais juros, em vez de financiar infraestruturas, por
exemplo, o que dinamizaria a economia, constitui uma apropriação indébita de
recursos públicos. Em 2022 teriam sido entre 600 e 700 bilhões drenados.
Para termos uma ordem de grandeza do que esse montante significa, lembremos da
batalha parlamentar que foi, em dezembro de 2022, obter no Congresso a
autorização de 145 bilhões, com a PEC da Transição, para enfrentar situações
mais críticas da população. Esse montante representa aproximadamente 1,5% do
PIB, próximo do custo do Bolsa Família, que financia 21 milhões de famílias. A
previsão de Fernando Haddad para 2023 é um dreno de 740 bilhões de reais, dreno
líquido da capacidade de financiamento do Estado, e principal fator do
desequilíbrio fiscal.
Este
desequilíbrio é agravado pelo crédito privado. Os juros praticados no Brasil,
para pessoa física e pessoa jurídica, constituem um dreno mais amplo. Pesquisa
apresentada em manchete do Estado de S. Paulo, apontava que os
juros tiravam 1 trilhão de reais da economia real, em 2016, o que representava
na época 16% do PIB. O relatório Estatísticas monetárias e de
crédito do Banco Central, de janeiro de 2023, apresenta os dados do
volume de crédito privado concedido a pessoas físicas e jurídicas, com um total
de 5,3 trilhões, distribuídos em 1,4 trilhão para pessoa jurídica no crédito
livre, pagando juros de 23,1% (seriam da ordem de 3% na Europa); 1,8 trilhão
concedido a pessoas físicas, com juros de 55,8% (da ordem de 4 a 6% na Europa);
e 2,2 trilhões em crédito direcionado. “A taxa média de juros das contratações
finalizou o ano de 2022 em 29,9% a.a.” Essa média sobre os 5,3 trilhões
concedidos em 2022 daria um dreno da mesma ordem que o de 2016, cerca de 1,5
trilhão, 15% do PIB.
As
pessoas em geral têm dificuldade em “materializar” na sua cabeça o que
representa 1,5 trilhão de reais. Mas dividido pela população, 220 milhões, é um
custo de 7 mil reais para cada um de nós. Daria também para construir 10
milhões de casas populares. Esse volume de juros extraídos de famílias e de
empresas reduz drasticamente o consumo privado e o investimento empresarial,
atingindo também o emprego, e contribuindo para a desindustrialização do país.
Alguma parte disso volta para a economia? Não temos esse dado para o Brasil,
mas o cálculo equivalente nos Estados Unidos, do Roosevelt Institute, é de que
são apenas 10%. Mariana Mazzucato, no caso da Grã-Bretanha, calcula
15%. De toda forma, trata-se de um gigantesco dreno improdutivo, que gera
as fortunas impressionantes dos bilionários brasileiros que a Forbes apresenta,
e também dos grandes gestores internacionais de ativos.
Esse
rentismo institucionalizado é hoje legal, já que uma emenda constitucional no
início de 2003 retirou da constituição o artigo 192 que tipificava a usura como
crime: “As taxas de juros reais, nelas incluídas comissões e quaisquer outras
remunerações direta ou indiretamente referidas à concessão de crédito, não
poderão ser superiores a doze por cento ao ano; a cobrança acima deste limite
será conceituada como crime de usura, punido, em todas as suas modalidades, nos
termos que a lei determinar”. Lembrando que o princípio geral na Constituição
reza que “o sistema financeiro nacional, [será] estruturado de forma a promover
o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da
coletividade”, aliás única frase, introdutória, que restou do artigo 192. Não
se trata de generosidade, pois o dinheiro que o banco nos empresta é nosso, e o
dinheiro da dívida pública é dos nossos impostos. As pessoas também não têm
visão clara do que é usura, ou agiotagem. Na França, por exemplo, a proibição
da usura está no código do consumidor, definida como cobrança de uma taxa de
juros que ultrapasse em um terço a taxa média praticada pelas instituições
financeiras no trimestre anterior. O exemplo é que um empréstimo entre 3 mil e
6 mil euros, em que a taxa de juros média no mercado é de 7,35% ao ano, não
poderá ultrapassa 9,80%. Para um montante acima de 6 mil euros, em que a taxa
média anual é de 3,70%, não poderá ultrapassar 4,93% ao
ano.
Importante
referir que só no Brasil se usa apresentar as taxas de juros no setor privado
como juros mensais. Isso foi herdado da fase da hiperinflação, em que chegamos
a variações mensais tão elevadas que os juros também passaram a ser calculados
ao mês. A hiperinflação foi derrubada em 1994, mas os bancos continuaram a
apresentar a taxa de juros ao mês, o que a torna comparável ao que se cobra no
resto do mundo, só que ao ano. Na Constituição, os 12% de juros reais se
referiam obviamente a juros ao ano, e a taxa Selic, juros interbancários e
sobre a dívida pública, também são calculados como anuais. Um exemplo prático:
o Santander mandou para o meu celular essa oferta que transcrevo textualmente:
“Santander: Ladislas, ótima notícia p/os momentos de sufoco! A taxa de juros do
seu limite da conta caiu p/5.9% a.m., até 31/01/2023.” Não pedi esta oferta,
invadem o meu celular, imagino que chegou a milhões, e que muita gente no
sufoco poderia achar que é realmente uma “ótima notícia” e se enforcar num
empréstimo inicial que nunca vão conseguir saldar. Juros ao mês de 5,9%
equivalem a praticamente 100% ao ano (98,95%). O banco trabalha com
desinformação, pouca gente saberá calcular o juro composto anual. O Santander é
o banco de origem do atual presidente do Banco Central.
Não
à toa temos 79% das famílias no Brasil atoladas em dívidas, trabalhando para
pagar juros, e frequentemente apenas alongando a dívida. A inadimplência
atingiu 70 milhões de adultos em 2023. É bancarrota pessoal em massa. Não
há controle, o Banco Central é “autônomo”, ou seja, controlado pelos grupos que
deveria regular. A facilidade com a qual os grupos financeiros se apropriaram
da instituição reguladora, tão importante para que os recursos financeiros
sirvam à economia, e não o contrário, lembra muito a facilidade com a qual
conseguiram tirar o artigo 192 da Constituição: não precisaram de Constituinte,
apenas se apoiaram nos interesses financeiros dos próprios deputados e
senadores, também aplicadores financeiros. Lembrando que entre 1997 e 2015, as
corporações foram autorizadas a financiar as campanhas eleitorais; apenas no
final de 2015 o STF se deu conta de que o artigo primeiro da Constituição,
“todo poder emana do povo” tinha sido violado, e a autorização foi revogada.
Mas o mal já estava feito. Nos Estados Unidos, onde autorização semelhante foi
adotada em 2010, e segue em vigor, os americanos comentam que “temos o melhor
congresso que o dinheiro pode comprar”. O Banco Central é hoje uma ferramenta
na mão das elites financeiras.
A
agiotagem atinge igualmente, se bem que em menor medida, as pessoas jurídicas.
A mesma nota do Banco Central, Estatísticas Monetárias e de Crédito, mostra
um estoque de créditos de 1,4 trilhão de reais, com uma taxa de juros média em
2022 de 23,1%. No resto do mundo esse tipo de crédito é da ordem de 3%. Na
China é de 4,6% ao ano, o que descontando a inflação de 2% significa um juro
real de 2,6%. Os juros pagos pelas empresas, em particular a pequena e média
empresa – as grandes corporações têm outro nível de negociação – representaram
em 2022 cerca de 320 bilhões de reais, 3,2% do PIB. A empresa no Brasil tem
assim um triplo desestímulo ao investimento produtivo: as famílias estão
endividadas, e a demanda está travada; tomar empréstimo nos bancos é
proibitivo, pela taxa de juros cobrada; e existe a alternativa de usar o seu
capital para comprar títulos da dívida pública, com rendimento sólido e sem
risco.
A
parte do dreno financeiro ligada aos juros apresenta assim um triplo travamento
da economia: O Estado perde grande parte da sua capacidade de investimento, o
que significa uma fragilização das políticas sociais e dos investimentos em
infraestruturas; as famílias desviam grande parte da sua já restrita capacidade
de compra para pagamento de juros, o que fragiliza o principal motor da
economia, que é o consumo das famílias; e o país de desindustrializa, com o
desestímulo estrutural das atividades produtivas. É importante reiterar que o
último ano de crescimento significativo do Brasil foi 2013, 3%. De lá para cá,
apenas tivemos uma aparência de crescimento em 2021 e 2022, simples recuperação
da recessão de 2020, com a Covid-19. O dreno dos recursos públicos é da ordem
de 7% do PIB, o das famílias é da ordem de 10% do PIB, o das empresas da ordem
de 3%. Estamos falando de 20% do PIB, dinheiro que poderia ser investido. Faz
parte do que Mariana Mazzucato chama de “extractive capitalism”, capitalismo
extrativo.
O
sistema de juros extorsivos vimos acima constitui um dreno que trava o
investimento do Estado, o consumo das famílias e as atividades produtivas. É
dinheiro retirado do circuito econômico produtivo, do que hoje chamam de
“economia real”, para favorecer corporações financeiras. Mas outra forma de
travamento da economia está ligada a dinheiro que não é drenado, mas que deixa
de entrar. Trata-se da evasão fiscal. O Sinprofaz, Sindicato dos Procuradores
da Fazenda, estima que “no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022, o
prejuízo do país com a sonegação fiscal alcançará os 626,8 bilhões de reais.” O
Sinprofaz lembra que são recursos que, se tivessem entrado no caixa do governo,
poderiam ser revertidos em políticas públicas. São cerca de 7% do PIB. As
pessoas comuns não têm como praticar a evasão, ou porque são assalariadas, e
têm desconto na folha, ou porque são consumidores: a massa da população gasta o
essencial com compras e paga os impostos incorporados no preço. Já temos aqui,
somando o serviço da dívida pública, cerca de 7% do PIB como vimos, e a evasão,
por baixo, um dreno da ordem de 14% do PIB, fragilizando o Estado. Lembremos
que o Bolsa Família representa cerca de 1,5% do PIB.
Outro
recurso que deixa de entrar para o Estado resulta das renúncias fiscais.
Segundo informe da Câmara dos Deputados, “as renúncias de impostos concedidos
pela União a parcelas da sociedade devem chegar a R$ 456 bilhões em 2023, ou
4,29% do Produto Interno Bruto (PIB). O total é um pouco superior ao que o
governo gasta anualmente com o pagamento de pessoal”. Aqui também se trata
de grupos que utilizam, como todos nós, recursos públicos (universidades
públicas, ruas asfaltadas etc.), mas que não pagam impostos. Não é propriamente
vazamento, é dinheiro que deixa de entrar. Com uma carga tributária da ordem de
34%, o problema nosso não é de falta de recursos, e sim de para onde são
canalizados, e isso inclui o não pagamento do imposto devido.
Alguns
drenos são mais escandalosos que os outros. Mas de forma geral, o que chamamos
de elites, uma colusão de bilionários nacionais com as grandes corporações
transnacionais, usam o Estado (que criticam) para se apropriar dos seus
recursos, e para que facilite a apropriação improdutiva dos recursos das
famílias e das empresas. Até aqui temos, como ordens de grandeza, e com
variações na composição segundo os anos, 6% a 7% do PIB drenados pela dívida
pública, cerca de 6% por evasão fiscal, mais de 4% por renúncias fiscais, e
cerca de 13% do PIB por juros extorsivos sobre o setor privado (10% sobre
famílias e 3% sobre pessoas jurídicas). Ou seja, por dreno do que entrou, por
não entrada do que é devido, e por agiotagem, o desequilíbrio é da ordem de 30%
do PIB. Não à toa a economia está estagnada. Se o PIB não apresenta números
ainda mais fracos, é porque lucros financeiros – rentismo sem contribuição
produtiva – e exportações de bens primários aparecem como “produção”, apesar de
constituírem drenos.
Aos
drenos baseados em juros, bem como na evasão e renúncias fiscais, temos de
acrescentar a política tributária. Na Europa, por exemplo, a tributação permite
corrigir parcialmente os desequilíbrios, cobrando mais dos que mais recebem,
com política de tributação progressiva. A nossa, pelo contrário, é regressiva,
cobrando proporcionalmente mais dos mais pobres, e agravando os mecanismos
vistos acima. Para um país que tem a desigualdade como principal entrave ao
desenvolvimento, isto é catastrófico.
Desde
1995, lucros e dividendos distribuídos, no Brasil, não pagam impostos. Ou seja,
os 290 bilionários que aparecem na Forbes de 2022 são isentos de impostos, com
a justificativa de que as empresas que possuem já os pagaram. Naturalmente, a
capitalização da empresa e o enriquecimento dos seus acionistas, como pessoas
físicas, são coisas diferentes, mas o resultado é que os muito ricos
simplesmente são isentos. Eu, como professor universitário, pago 27,5%. Com a
aprovação da isenção em 1995, não pagar impostos sobre lucros e dividendos se
tornou legal.
No
caso do imposto territorial, o ITR (Imposto Territorial Rural), está vigente a
obrigação, mas o imposto simplesmente não é cobrado, resultado do peso político
do agronegócio, tanto na sua dimensão moderna corporativa como na dos
latifúndios tradicionais herdados do passado. Caberia aqui acrescentar a
grilagem, totalmente ilegal, mas tolerada. A não cobrança do ITR favorece a
posse improdutiva da terra, visando enriquecimento patrimonial. Isso não é
lucro sobre produção, e sim rentismo imobiliário, que reforça a gigantesca
subutilização do solo agrícola. Lembremos que o censo agropecuário de 2017
mostra que temos 353 milhões de hectares de estabelecimentos agrícolas, mas que
somando a agricultura temporária e permanente, o uso efetivamente produtivo do
solo é de somente 63 milhões de hectares.
O
mesmo peso político (nacional e internacional) das grandes corporações permitiu
que a produção destinada à exportação não pague impostos. Trata-se da Lei
Kandir, de 1996, que isenta de tributos a produção de bens primários e
semielaborados destinados à exportação. Ou seja, com a privatização da Vale,
por exemplo, colocando-a nas mãos de acionistas privados nacionais e
internacionais, o dreno de minérios, que constituem uma riqueza natural do
país, passa a gerar dividendos para acionistas privados, mas não receitas para
o Estado. Exportações primárias, nas suas dimensões de mineração e de
agronegócio, passam a ter vantagem sobre a produção para o mercado interno. São
atividades que geram poucos empregos, muitos desastres ambientais, e maior
dependência relativamente aos interesses dos gigantes mundiais de intermediação
de commodities. A reprimarização geral da economia que vivemos nos últimos
anos, bem como a desindustrialização do país, estão diretamente ligados a esse
marco institucional.
O caso do petróleo é particularmente
instrutivo. O Brasil controla o ciclo completo do petróleo: a tecnologia, a
extração, o refino, a distribuição, a indústria petroquímica. Mas antes de tudo
o petróleo está em território nacional, é uma riqueza da nação. Países que não
têm petróleo são obrigados a pagar os preços internacionais. Mas o Brasil, que
controla o ciclo completo, não tem nenhuma razão para se submeter às variações
de preços internacionais, que resultam de escolhas políticas de um grupo
restrito de corporações. A privatização parcial da Petrobrás, ao colocar o
controle da empresa nas mãos de acionistas nacionais e internacionais, equivale
a uma desnacionalização. Os lucros que anteriormente financiavam reinvestimento
na empresa e políticas públicas se transformaram em grande parte em dividendos,
eles mesmos isentos de impostos. Trata-se de uma apropriação de bens públicos,
em nome da eficiência e da luta contra a corrupção. A população que agora paga
o dobro pelo botijão de gás ou para encher o tanque do carro está alimentando
acionistas, essencialmente grupos financeiros.
Seria
um desafio importante calcular quanto se perde pelos impostos não pagos,
somando a isenção de lucros e dividendos distribuídos, as perdas que resultam
da lei Kandir, o ITR não aplicado, ou a elevação de preços de derivados do
petróleo que elevam os custos de vida da população e os custos de produção das
empresas – o custo da energia penetra inúmeros setores e generaliza elevações
de preços – sem contribuição produtiva correspondente. Somando os drenos, pelos
juros sobre a dívida pública, a evasão fiscal, a agiotagem bancária, as
renúncias fiscais, a isenção de lucros e dividendos, a isenção de exportações
primárias (lei Kandir), e o não pagamento do ITR, e mesmo considerando que uma
parte dos ganhos financeiros volta para a economia real (os 10% a 15%
mencionados acima), o fato é que o conjunto inviabiliza a economia do país.
Hoje apenas funcionam o setor de exportação primária e o mercado financeiro,
cujos números mascaram a paralisia econômica.
Os
chamados “mercados” e a direita em geral clamam pelo equilíbrio fiscal, ou
seja, limitar os ‘gastos’ com educação, saúde, infraestruturas e semelhantes,
na realidade investimentos nas pessoas e na economia real, enquanto geram
exatamente o déficit ao drenarem os recursos do setor público, das famílias e
das empresas produtivas, em proveito de lucros sobre exportações primárias e
intermediação financeira, que chamam de “investimentos”. Afirmar que uma elite
improdutiva desvia 25% da economia real é hoje uma conta conservadora.
Lembremos que a fase distributiva do país, de 2003 a 2013 (a ofensiva
neoliberal já começou em 2014), assegurou empregos, alimentação e um
crescimento médio de 3,8% ao ano, mesmo com a crise mundial de 2008. O desafio
que temos pela frente, é o de reorientar os nossos recursos para a economia
real, maior consumo das famílias, maior investimento produtivo das empresas, e
expansão das políticas sociais e infraestruturas por parte do setor público.
Quem paga por isso? É só reduzir moderadamente o dreno dos
improdutivos.
Não
se trata aqui apenas dos lucros exorbitantes do 1% de improdutivos. O rentismo
beneficia sem dúvida o 1% ou 0,1% que detém o grosso das aplicações financeiras
(que chamam de “investimentos”), mas também gerou uma classe-média-alta que em
outros tempos investiriam em empresas efetivamente produtivas, produzindo
sapatos, manteiga ou bicicletas. Hoje, como rende mais fazer aplicações
financeiras, com risco zero e pouco trabalho, o capital que um dia já foi
produtivo migrou para o rentismo improdutivo. A desindustrialização do país
está diretamente ligada ao redirecionamento das poupanças para aplicações
financeiras em vez de investimentos produtivos.
Com
isso gerou-se uma forte camada social privilegiada que clama por juros altos e
rendimentos financeiros os maiores possíveis, formando uma base política mais
ampla que trava as reformas necessárias: uma classe média-alta rentista. Em
outros tempos abririam uma empresa, gerariam produtos, empregos, lucros e
impostos. Hoje são “investidores”. Grande parte dos políticos tem os seus
recursos em aplicações financeiras, e se tornam interessados no sistema. Em
termos de rigidez política contra a modernização do país, temos assim os
interesses do 1% nacional, associados aos grandes gestores internacionais de
ativos financeiros e traders de commodities, uma classe média alta que lucra
com aplicações financeiras, e uma classe política no sentido amplo, envolvendo
a grande mídia. Em termos de apoio popular mais amplo, temos de acrescentar
o uso político da religião por igrejas pentecostais e o forte poder de
disseminação de ódio e de polarização política das mídias
sociais.
O
quadro macroeconômico que aqui apresentamos vai muito além do “tripé” tão
falado, superávit primário, câmbio flutuante e meta de inflação. Em termos
gerais resume o dreno financeiro que assola o país, que provoca paralisia
econômica, uma tragédia social e dramas ambientais, mas que gera também
suficientes recursos no topo da pirâmide social para travar as mudanças
institucionais necessárias. O fato é que a Constituição de 1988, a Constituição
Cidadã, foi parcialmente desativada, não porque “não cabe no orçamento”, mas
porque não cabe nos interesses das corporações nacionais e internacionais
associadas. A macroeconomia que interessa ao país precisa adotar um “tripé” que
funcione: renda básica, políticas sociais e garantia de emprego.
Não
é jogo de palavras. Mais renda na base da sociedade gera demanda, e as empresas
passam a ter para quem vender. Isso por sua vez gera mais produção e mais
empregos. Tanto o consumo que aumenta como a atividade empresarial que aumenta
rendem mais recursos para o governo, cobrindo o déficit, não apertando o cinto
dos pobres para “reduzir gastos”, mas dinamizando a economia para aumentar as
entradas. Isso permite que o governo expanda o ciclo com mais políticas sociais
e ambientais, e melhores infraestruturas. E os bancos poderão ganhar mais
dinheiro, com juros mais baixos e volumes maiores. É o círculo virtuoso. Não há
mistérios quanto ao que fazer, mas o financiamento produtivo envolve a redução
radical do dreno dos improdutivos. As empresas poderão ganhar dinheiro,
mas investindo os recursos de forma útil para a sociedade. Lembrando uma vez
mais que esses recursos, tanto os dos impostos que pagamos, como dos depósitos
nos bancos, são nossos. Os recursos naturais também. Não basta que o seu uso
seja legal, precisa ser legítimo.
·
NOTA
METODOLÓGICA
O
presente artigo, mais uma nota técnica do que um artigo, visa aproximar números
normalmente apresentados separadamente, com fontes dispersas, mas que, no
entanto, se referem a uma dinâmica comum, o fluxo financeiro integrado. Em
outras palavras, para onde vai o dinheiro. A diversidade das fontes representa
uma fragilidade, por empregarem metodologias diversificadas. E a análise
deveria ser estendida: por exemplo, as perdas causadas pela não cobrança de
imposto sobre lucros e dividendos distribuídos poderiam ser estimadas, tomando
como referência a média cobrada nos países da OCDE. É o caso também da não
cobrança do ITR, que deveria ser estimada ao confrontar alíquotas e a imensidão
das terras paradas ou subutilizadas. A lei Kandir que isenta exportações
primárias também gera perdas que deveriam ser quantificadas. Os desvios para
paraísos fiscais, montantes canalizados pelos nossos grandes bancos, poderiam
ser avaliadas. Os custos de se utilizar o dólar e não as moedas dos países
parceiros, no comércio internacional, deveriam fazer parte também do que
chamamos aqui de metodologia de avaliação do fluxo financeiro integrado. De
certa forma, trata-se de acoplar, às contas nacionais tradicionais, formas
atualizadas de avaliação, acompanhando a nova fluidez dos fluxos, que resulta
do fato da moeda constituir hoje essencialmente uma notação virtual nos
computadores, no quadro do high-frequency-trading, sem que os
mecanismos de regulação tenham sido atualizados. De toda forma, o volume de
desvios evidenciado ao se somar os diferentes drenos já comprova uma deformação
sistêmica da arquitetura financeira do país, que se tornou sistemicamente
disfuncional.
Para
muitos pouco familiarizados com os mecanismos financeiros que se expandiram nos
últimos anos, imagino que fica a dúvida: será realmente tão simples assim, que
estão se apropriando dos recursos da sociedade através da manipulação da taxa
Selic, da agiotagem no sistema privado de crédito, de evasão fiscal, além de
deformação do sistema tributário? A verdade é que o dreno financeiro se tornou
descontrolado. E é igualmente verdade que esse sistema é simplesmente imoral.
Mas é difícil fazer uma pessoa entender algo, quando os seus interesses
consistem em não entender.
Fonte:
Por Ladislau Dowbor, no Le Monde
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