quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Quem são e quanto faturam os maiores influenciadores do mundo, segundo a Forbes

Apresentadora de podcast sobre sexualidade, youtuber que compartilha desafios, ex-engenheiro da Nasa e gêmeos idênticos que pregam "pegadinhas" são algumas das personalidades presentes na Top Creators, lista que elenca os maiores influenciadores do mundo, divulgada nesta segunda-feira (28) pela revista Forbes.

O ranking considera faturamento estimado, número de seguidores, engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos divididos pela quantidade de seguidores) e os negócios comerciais de cada influenciador entre junho de 2023 e junho de 2024.

O youtuber MrBeast lidera a lista pelo terceiro ano consecutivo. Em 1 ano, o youtuber faturou US$ 85 milhões (o equivalente a R$ 485 milhões, na cotação de 28 de outubro). Em junho deste ano, o canal de MrBeast se tornou o que tem o maior números de inscritos do YouTube.

A maioria dos participantes da lista é dos Estados Unidos – não há nenhum brasileiro no ranking.

💰 Juntos, os 50 principais faturaram quase US$ 720 milhões em 1 ano (cerca de R$ 4 bilhões), um crescimento de US$ 20 milhões (R$ 114 milhões) na comparação com 2023.

<<<<< Conheça abaixo os 10 maiores influenciadores de 2024:

<><> 1) MrBeast

  • 💰 Faturamento estimado: US$ 85 milhões (R$ 485 milhões, na cotação de 28 de outubro)
  • 👤 Nº de seguidores: 503 milhões
  • 👍 Engajamento: 2.38%

Jimmy Donaldson (o nome verdadeiro de MrBeast) é um americano de 26 anos que costuma publicar vídeos com desafios, como passar horas na Antártida, ou jogos valendo dinheiro.

Mas nem todos se encaixam nestas categorias: um vídeo recente superou as 150 milhões de visualizações ao mostrar um trem caindo em um buraco.

O YouTube é a rede onde ele é mais conhecido. Quando se tornou o maior canal em número de inscritos, em junho, tinha 270 milhões. Esse número já subiu para 324 milhões até agora.

MrBeast ganhou destaque por investir parte do que ganha em vídeos ultracaros: alguns chegam a custar milhões para serem produzidos. Em junho de 2023, ele disse a um podcast que reinveste "cada centavo que ganha", segundo relatou à BBC.

É essa abordagem de conteúdo que pode começar a explicar por que o youtuber americano atrai um público tão gigante — o que permite aumentar cada vez mais as apostas que ele faz.

<><> 2) Dhar Mann

  • 💰 Faturamento estimado: US$ 45 milhões de dólares (R$ 257 milhões, na cotação de 28 de outubro)
  • 👤 Nº de seguidores: 120 milhões
  • 👍 Engajamento: 0,33%

Dhar Mann faz conteúdos sobre bullying, racismo e desigualdade junto com uma equipe de mais de 150 pessoas, descreve a Forbes. Nas redes, ele também mostra sua família, com duas filhas.

O influenciador, filho de imigrantes indianos, produz curtas-metragens roteirizados com atores.

Seu faturamento vem de parcerias com o WhatsApp, o estúdio Universal, entre outras marcas, além de anúncios no Google. Mann também tem uma marca de produtos de beleza chamada LiveGlam.

<><> 3) Matt Rife

  • 💰 Faturamento estimado: US$ 50 milhões de dólares (R$ 285 milhões, na cotação de 28 de outubro)
  • 👤 Nº de seguidores: 30.4 milhões
  • 👍 Engajamento: 3%

O humorista Matt Rife tem levado multidões aos seus shows de stand-up. Ele viralizou no TikTok em 2022 e tem dois especiais de comédia no Netflix. No primeiro, "Natural Selection", foi criticado por uma piada sobre violência doméstica, segundo a Forbes.

<><> 4) Charli D’Amelio

  • 💰 Faturamento estimado: US$ 23,5 milhões de dólares (R$ 134 milhões, na cotação de 28 de outubro)
  • 👤 Nº de seguidores: 213.5 milhões
  • 👍 Engajamento: 0,27%

A americana de 20 anos ganhou fama com dancinhas no TikTok – algumas delas com sua irmã Dixie D'Amelio, a sexta colocada no ranking. Na lista, Charli só perde em seguidores para o campeão, MrBeast.

A tiktoker fundou com a família uma empresa para administrar contratos de publicidade e gerenciar suas marcas, que vão de produtos de skin care a calçados.

<><> 5) Gêmeos Stokes (Stokes Twins)

  • 💰 Faturamento estimado: US$ 20 milhões de dólares (R$ 114 milhões, na cotação de 28 de outubro)
  • 👤 Nº de seguidores: 113.7 milhões
  • 👍 Engajamento: 3.09%

Famosos pelos vídeos de "pegadinhas" e desafios, os gêmeos idênticos Alex e Alan Stokes têm um dos canais que mais crescem no YouTube, descreve a Forbes. Eles não apareceram na lista dos top criadores em 2023.

Somando com a audiência em outras redes, como o TikTok, os irmãos já acumulam mais de 4 bilhões de visualizações nas redes.

Em 2020, foram condenados por "pegadinhas" de roubo a banco, onde fingiram ser ladrões. Correndo risco de serem presos, assumiram o crime e acabaram tendo a pena reduzida para 160 horas de serviço comunitário.

Em um desses vídeos, policiais chegaram a apontar armas para o motorista de Uber que levava os irmãos sem saber o que estava acontecendo.

<><> 6) Dixie D’Amelio

  • 💰 Faturamento estimado: US$ 14,6 milhões de dólares (R$ 83 milhões, na cotação de 28 de outubro)
  • 👤 Nº de seguidores: 87 milhões
  • 👍 Engajamento: 1.88%

Dixie D'Amelio saltou da 18ª posição no ranking em 2023 para a sexta, pouco atrás da irmã mais nova, Charli. Ela ficou dançando em vídeos com Charli ou fazendo palhaçadinhas na frente do celular, descreveu o g1que entrevistou a tiktoker em 2021. Na época, Dixie vinha se arriscando como cantora. Seu single "Be Happy" já foi ouvido 100 milhões de vezes no Spotify.

Mas a Forbes atribui sua relevância pela identificação com o ramo da moda. Aos 23 anos, Dixie tem parcerias com grifes como Chopard, Ferragamo, Louis Vuitton e Valentino. Ela e a irmã também estão à frente de uma linha de calçados que leva o sobrenome delas.

<><> 7) Mark Rober

  • 💰 Faturamento estimado: US$ 25 milhões (R$ 143 milhões na cotação de 28 de outubro)
  • 👤 Nº de seguidores: 61.9 milhões
  • 👍 Engajamento: 2.09%

O ex-engenheiro da Nasa Mark Rober é o mais velho entre os top 10 da lista, com 44 anos. No ano passado, ele era apenas o 29º colocado. A Forbes destaca que ele praticamente dobrou o número de inscritos em seu canal no YouTube neste ano, saltando de 30 milhões para mais de 57 milhões.

Os vídeos de Rober focam em ciência e os testes chamam a atenção pelas propostas inusitadas, como saber se ácido pode ser mais destrutivo do que lava. Ele também tem parceria com o canal Discovery.

Além de monetizar vídeos, ele fatura com a venda de produtos por assinatura sobre os temas, para crianças e adultos.

<><> 8) Alex Cooper

  • 💰 Faturamento estimado: US$ 22 milhões (R$ 125,6 milhões na cotação de 28 de outubro)
  • 👤 Nº de seguidores: 5.7 milhões
  • 👍 Engajamento: 6.5%

Alexandra Cooper é a apresentadora do podcast sobre sexo e relacionamento Call Her Daddy. Segundo a Forbes, Alex transformou o produto de comunicação em um gigante de mídia multifacetado. Em um dos episódios de 2023 ela entrevistou Anitta.

Nos últimos anos, Cooper fechou um acordo de US$ 60 milhões com o Spotify. Mais recentemente, ela fechou um novo contrato ainda mais recheado (de US$ 125 milhões), para levar seus programas de áudio para o SiriusXM, serviço de streaming de áudio dos EUA.

<><> 9) Rhett & Link

  • 💰 Faturamento estimado: US$ 36 milhões (R$ 205,5 milhões na cotação de 28 de outubro)
  • 👤 Nº de seguidores: 14.3 milhões
  • 👍 Engajamento: 0.25%

Os dois influenciadores afirmam ser melhores amigos desde 1984 e estão no YouTube desde 2006.

Eles começaram com esquetes de humor no Youtube e, hoje, também produzem outros tipos de programas na plataforma.

Em um dos canais, eles provam diferentes tipos de comida, testam produtos, reproduzem virais das redes sociais e convidam famosos para participarem de jogos. Além disso, eles têm um podcast e uma loja que vende produtos relacionados ao seu canal no Youtube.

<><> 10) Khaby Lame

  • 💰 Faturamento estimado: US$ 20 milhões (R$ 114 milhões na cotação de 28 de outubro)
  • 👤 Nº de seguidores: 255 milhões
  • 👍 Engajamento: 0.25%

Segundo a Forbes, Khaby é a pessoa mais seguida no TikTok, com 163 milhões de seguidores apenas nessa rede social.

Ele ficou famoso por produzir vídeos de comédia, onde reage a memes e tendências que viralizaram nas redes sociais. Khaby não costuma falar em seus conteúdos, mas conquistou o público com seus gestos e expressões engraçadas.

Em 2022, ele chegou a gravar, na Itália, com o influenciador brasileiro Luva de Pedreiro, que bancou o visitante intrometido que atrapalha a rotina do italiano.

O resultado da brincadeira é um vídeo em que o baiano é expulso da casa em uma encenação com direito a pulos na cama, roubo de comida e espuma de xampu espalhada pelo chão.

 

¨      Por que Mr Beast, o 'rei' do YouTube, está sendo processado por grupo de mulheres

Meio bilhão de fãs, uma fortuna pessoal multimilionária e um império empresarial global.

Seria necessário algo de grandes proporções para destronar o maior influenciador do YouTube, Jimmy Donaldson, também conhecido como MrBeast.

Mas um processo judicial de 54 páginas pode ser seu maior desafio até agora.

Cinco participantes do programa Beast Games, previsto para ser exibido no Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, entraram com um processo contra a produtora de MrBeast, a MrB2024, e a Amazon em Los Angeles.

Anunciado como o maior reality show de competição de todos os tempos, o Beast Games vai contar com 1.000 participantes, que vão disputar um prêmio de US$ 5 milhões quando o programa for ao ar — ou se for ao ar. Com o processo judicial, o programa entrou em uma crise.

Entre muitas páginas editadas para ocultar ou remover informações confidenciais, o documento judicial inclui alegações de que as participantes "sofreram particular e coletivamente" num ambiente que "fomentou sistematicamente uma cultura de misoginia e sexismo".

Isso atinge em cheio a imagem de MrBeast como um dos caras mais bacanas da internet.

Dei uma olhada no documento, que inclui sugestões de que os participantes estavam "mal alimentados e exaustos". As refeições eram fornecidas "esporadicamente e de forma esparsa", o que "colocava em risco a saúde e o bem-estar" dos participantes, segundo a alegação.

Um trecho do documento, em que quase todas as alegações são ocultadas da vista do público, afirma que os réus "criaram, permitiram a existência e promoveram uma cultura, um padrão e uma prática de assédio sexual, inclusive na forma de um ambiente de trabalho hostil".

Em agosto, o jornal americano The New York Times conversou com mais de uma dúzia de participantes do programa (que ainda não foi lançado), e noticiou que houve "várias hospitalizações" no set de filmagem, com uma pessoa dizendo ao jornal que havia passado mais de 20 horas sem se alimentar.

Competidores também alegaram que não haviam recebido sua medicação na hora certa.

A BBC entrou em contato com MrBeast e a Amazon — ele ainda não comentou publicamente o caso.

Mas será que estas acusações vão prejudicar a popularidade do rei do YouTube?

<><> Fama em ascensão e filantropia

MrBeast não esteve alheio a polêmicas neste ano — e conseguiu escapar ileso todas as vezes.

Em julho, o americano de 26 anos disse que havia contratado investigadores depois que sua ex-coapresentadora Ava Kris Tyson foi acusada de aliciamento de um adolescente.

Ava negou as acusações, mas pediu desculpas pelo "comportamento passado" admitindo que "não era aceitável".

MrBeast disse que estava "enojado" com as "graves alegações".

Mais tarde, vieram à tona novas denúncias sobre práticas comerciais em um canal anônimo do YouTube, alegando ser de um ex-funcionário. A BBC não conseguiu verificar de forma independente as alegações, nem a identidade desta pessoa.

Algumas de suas iniciativas filantrópicas — como a construção de poços na África e o pagamento de cirurgias para pessoas com visão e audição reduzidas — foram alvo de críticas em relação à exploração.

"Pessoas surdas como eu merecem coisa melhor do que a última peça de inspiração pornográfica de MrBeast", disse uma pessoa ao jornal britânico Independent no ano passado.

Mas seu império continua a crescer. Um dia antes de o processo vir à tona na quarta-feira (18/9), ele revelou uma parceria com os influenciadores KSI e Logan Paul — uma nova linha de alimentos desenvolvida para concorrer com a marca americana Lunchables.

E, como escrevi em um artigo sobre sua ascensão meteórica no ano passado, ele ganhou seus milhões com trabalho duro.

Seus vídeos são experiências de orçamento elevado. A mais popular — visualizada 652 milhões de vezes — recria o sucesso Round 6, da Netflix, na vida real, com um prêmio de US$ 456 mil.

A maior parte de sua atividade filantrópica é menos controversa — incluindo a doação de casas, dinheiro e carros —, o que contribuiu para criar a imagem de "mocinho" da internet.

Segundo seu site, ele entregou mais de 25 milhões de refeições a pessoas em necessidade em todo o mundo.

As pessoas continuam acessando seus canais nas redes sociais. Em junho, ele ganhou assinantes suficientes para tornar seu canal no YouTube o maior do mundo.

De acordo com a plataforma de monitoramento de estatísticas Socialblade, MrBeast conquistou mais cinco milhões de assinantes apenas nos últimos 30 dias.

Esta é apenas uma métrica — não podemos dizer quantas pessoas cancelaram a inscrição no canal dele, por exemplo.

O fato é que o número de pessoas que decidiram ativamente parar de assistir a seus vídeos foi ofuscado por aqueles que decidiram se inscrever no canal.

<><> Pedidos de desculpas no YouTube

Ele não é o único YouTuber cuja popularidade se mantém apesar de polêmicas — outros se viram diante de tempestades muito mais turbulentas do que MrBeast, e poucos enfrentaram muitas consequências além de um pedido público de desculpas.

Logan Paul enfrentou uma reação negativa de grandes proporções, em 2018, depois de publicar um vídeo para seus 15 milhões de assinantes que mostrava o corpo de uma pessoa que aparentemente havia tirado a própria vida.

Depois de remover o vídeo original, ele compartilhou um pedido de desculpas de menos de dois minutos intitulado simplesmente: "Sinto muito".

Hoje, ele tem 23 milhões de assinantes, é dono de uma marca de bebida esportiva incrivelmente popular e, até agosto, era campeão de WWE (evento de luta) nos Estados Unidos. Ele também participou de algumas lutas de boxe em pay-per-view.

Outros youtubers de destaque, incluindo Pewdiepie, James Charles e Jeffree Star, também geraram polêmica — e seguiram com suas carreiras depois de publicar vídeos com pedidos de desculpas.

Um exemplo mais recente é Herschel "Guy" Beahm, conhecido como Dr Disrespect, que admitiu ter enviado mensagens para "um menor" em 2017.

Ele ressaltou que "nada de ilegal aconteceu, nenhuma foto foi compartilhada, nenhum crime foi cometido", e ficou offline por dois meses após publicar o comunicado.

Sua transmissão ao vivo de retorno, no início deste mês, atraiu mais de três milhões de visualizações, apesar das críticas de outros influenciadores de destaque.

Dr Disrespect continua sendo o segundo streamer mais assistido nos EUA neste ano, de acordo com a plataforma Streams Charts.

A questão é: os youtubers tendem a ser perdoados rapidamente.

<><> O que pode acontecer com MrBeast?

Embora a base de fãs de MrBeast continue crescendo, a polêmica está ganhando força — e seu próximo passo pode determinar seu sucesso a longo prazo.

James Lunn, diretor de estratégia da agência Savvy Marketing, diz que o astro está "numa posição incrivelmente única", com uma marca "multifacetada" que abrange vários setores.

"Estamos, de fato, em águas desconhecidas", ele observa.

"Uma abordagem proativa, abordando as questões de forma transparente e assumindo responsabilidade, poderia proteger sua marca."

A especialista em marcas Catherine Shuttleworth diz que a "magnitude" da fama de MrBeast pode funcionar como um amortecedor contra repercussões negativas, mas o recente processo judicial pode ser desafiador.

"Quando se trata de seus empreendimentos comerciais, especialmente aqueles voltados para famílias e crianças — como as barras de chocolate Feastables ou Lunchly — a história é diferente", diz ela.

"Os pais, que muitas vezes detêm o poder de compra, tendem a ser menos tolerantes com controvérsias que envolvem segurança, justiça e ética."

Em agosto de 2023, ao escrever sobre MrBeast, previ que ele logo seria o "rei" do YouTube, apesar de ter metade do número de assinantes na época.

Agora, ele está enfrentando desafios adicionais à medida que sua fama aumenta, e grande parte da internet está aguardando ansiosamente sua resposta ao que é, até agora, um dos lados de uma história complexa.

 

Fonte: g1/BBC News

 

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