Sabonete de Orixá?
Conheça a marca que produz sabão com cheiro de axé e baianidade
Um
mergulho na Baía de Todos os Santos. Se sentir purificado pela queda d’água de
uma cachoeira da Chapada. Banho de folhas para lavar a alma. Tem cheiro que
possa transmitir isso? Se depender da marca baiana de saboaria artesanal, Óia,
Fia! (@oia.fia), as tradições, regionalidade e a natureza que só se vê aqui,
têm perfume sim. Feitos à mão, de forma simples e ecológica, a hora do banho se
encheu de axé, licuri, água do mar e até dendê.
Esses
são só alguns dos aromas que servem de matéria-prima na produção dos sabões
desenvolvidos pela Óia, Fia! e criados pelo químico, biólogo, doutor em
biotecnologia, Flávio Cardozo junto com a professora, especialista e mestra em
Educação, Carolina Heleno. Ao todo, são 10 produtos diferentes divididos em
duas linhas de sabões de higiene pessoal, a Aromas da Bahia e Orixás.
“Usamos ingredientes de importante
representatividade nas diferentes regiões do estado. O coco de licuri, é um
deles, considerado pérola do Sertão Baiano e fonte de renda de cooperativas de
mulheres quebradeiras de coco. Assim como o leite de coco da Costa dos
Coqueiros, as ervas do Recôncavo Baiano, o dendê da Costa do Dendê e o cacau no
sul da Bahia”, destaca Flávio.
E
se alguém estiver precisando de um banho de ‘Se saia’ (alecrim e sal grosso),
‘Eu sou eu’ (licuri) ou ‘Êta Baiana’ (coco com dendê), cada barra custa R$
29,90.
“Utilizamos
ainda elementos como a água do mar e água de cachoeiras, que além de fornecerem
um cuidado especial da pele, nos conectam a esses lugares de tanto axé.
Acreditamos no toque das mãos, nas energias das pessoas, na simplicidade e no
conhecimento científico aliado ao popular passado entre gerações”, complementa.
Outra
linha diferente é a que remete aos Orixás. Carolina Heleno comenta mais um
pouco sobre eles: “A linha de Sabonetes dos Orixás veio de uma dificuldade
nossa e de nossos amigos em ter um tempo pleno para se cuidar espiritualmente.
Aquele tempinho para colher ervas, sabe? Tomar um banho de folhas, buscar o
equilíbrio. Suas cores, ervas e aromas homenageiam alguns orixás e elaboramos a
partir de muitos estudos e testes”.
'Epá
Babá Oxalá!' é um sabonete para se conectar ao Mistério da Fé de Oxalá. Feito
com extratos de rosas brancas, cor e erva que atuam na vibração de Oxalá. Já o
'Êparrei Iansã!' vem para fortalecer, prosperar, com extratos de folhas de
pitanga. Outro sabonete é o 'Odoyá Iemanjá!' para trazer equilíbrio, harmonia
com água do mar e extratos de alfazema. 'Okê Arô Oxóssi!' é mais um sabonete
que compõe a linha, elaborado com extratos de folhas de samambaia e aroma com
notas herbais. Tem também o sabonete 'Ora iê iê ô Oxum!' que é feito com
pigmentos amarelos, água de cachoeira e extratos de camomila. Carolina explica
o ritual:
“Os
sabonetes podem ser de uso normal ou espiritual. Para uso normal, você pode
usar no corpo todo, pois os sabonetes contêm uma mistura de óleos vegetais que
limpam, hidratam e protegem a pele. Para uso espiritual, faça o banho à noite,
em dias que você poderá repousar e que não irá consumir bebidas alcoólicas ou
frequentar lugares movimentados. Consagre e ative as propriedades do sabonete e
banhe o corpo a partir do pescoço para baixo. É um procedimento similar ao
banho de folhas”.
• Cheiroso e ecológico
Além
dos sabonetes de higiene pessoal, a Óia, Fia! produz o sabão ecológico, feito
com azeite de dendê reciclado das baianas de acarajé. Em cinco meses, foram
reciclados cerca de ½ tonelada. “Imagine, Salvador tem mais de 3,5 mil baianas
de acarajé, que consomem mais de 6 milhões de litros por ano. No entanto, devido
aos problemas de gestão de resíduos, menos de 10% dos volumes são reciclados. E
se reciclarmos azeite de dendê, criando novos sabões e produtos de identidade
baiana? E assim nossa chave mudou”, comenta Flávio.
Hoje,
pode meio do Programa Startup Nordeste-Bahia, uma iniciativa realizada pelo
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a ideia saiu
do papel. A Óia, Fia! foi aprovada (9°
lugar) entre mais de 300 startups nordestinas. A marca faz a coleta dos
resíduos de azeite de dendê direto das residências e tabuleiros das baianas de
acarajé, gerando benefícios e créditos de reciclagem.
“Em
seguida, realizamos o tratamento e reciclagem dos resíduos de azeite de dendê,
transformando em sabões e sabonetes e com isso, aplicamos os conhecimentos e
técnicas das diversas áreas da biotecnologia para desenvolver novos processos e
produtos de potencial sustentável. Desenvolvemos também, uma parceria com
pesquisadores do instituto de computação da UFBA, onde estamos atuando juntos
em cursos de Inclusão digital e empreendedorismo sustentável das baianas de
acarajé”, comenta Flávio.
Em
2022, a Óia, Fia! teve ainda o mesmo projeto aprovado do Edital Inventiva, da
Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb). “Vendemos para Brasil inteirinho,
onde os Correios chegarem, nós chegamos e com isso fortalecemos ainda mais a
imagem da Bahia. Esses programas forneceram ferramentas importantes a Óia,
Fia!, para estruturar o negócio. Estamos trabalhando muito, nos dedicando ao
máximo, e várias oportunidades estão surgindo”, acrescenta Carolina Heleno
sobre os próximos passos da startup que cresce 25% ao ano.
• Tendência
Coordenador
do Uniruy, o consultor do Sebrae pela Empreende Consultoria, Elisandro Lima,
reconhece que mercado de cosméticos artesanais tem crescido cada vez mais,
sobretudo quando se fala em uma pegada mais verde e que gere menos impactos
ambientais.
“A
preocupação com o meio ambiente e a saúde
é o fator que chama para a alta importância dos investimentos das
tecnologias que assistem esses novos produtos com forte demanda pelo mercado.
Além disso, muitas pessoas estão buscando produtos mais naturais e orgânicos
para cuidar da pele e do cabelo”.
No
entanto, para se diferenciar nesse mercado, é importante oferecer produtos com
ingredientes exclusivos ou produzidos de forma artesanal. “Outra opção é trazer
produtos personalizados, que atendam às necessidades específicas de cada
cliente, além de investir em uma boa embalagem e na apresentação para que eles
se destaquem e chamem a atenção dos consumidores”, complementa o consultor.
Fonte:
Correio
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