Lula não sobe a rampa de Raoni e é duramente cobrado por isso
Como um recado direto ao presidente Luiz Inácio
Lula da Silva, notável ausência no evento convocado pelo Cacique Raoni
Metuktire, representantes de 54 povos indígenas que vivem em todos os seis
biomas brasileiros divulgaram uma carta nesta sexta-feira, 28 de julho. Vindos
de diferentes partes da Amazônia, do Cerrado, da Caatinga, do Pantanal, da Mata
Atlântica e do Pampa, elas e eles alcançaram a Aldeia Piaraçu, no estado
amazônico do Mato Grosso. Em seu manifesto, exigiram respostas do Estado sobre
temas como a demarcação e a desintrusão (expulsão de invasores) de terras
indígenas, a anulação de contratos de créditos de carbono que envolvam os povos
originários e a recusa à tese do marco temporal. Fixaram um prazo curto para
uma resposta: – o próximo 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas.
“O Cacique Raoni já atendeu o seu chamado. E vocês,
quando irão atender o nosso?”, diz o parágrafo final da carta. É uma menção a
Lula, que convidou Raoni para subir com ele a rampa do Palácio do Planalto na
posse de seu terceiro mandato, em janeiro. O cacique Mebêngôkre (povo também
conhecido como Kayapó) aceitou o convite e foi a Brasília dar ao petista seu
respaldo de maior liderança indígena no Brasil. A ideia de Raoni acompanhar o presidente
na posse foi da presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai),
Joenia Wapichana, disse ela em entrevista a SUMAÚMA.
Meses depois, também em Brasília, durante o
Acampamento Terra Livre (ATL), o indígena de mais de 90 anos de idade fez seu
pedido: a presença de Lula no evento desta semana, que batizou de “Chamado do
Cacique Raoni Metuktire – Grande Encontro das Lideranças Guardiãs da Mãe
Terra”. Segundo auxiliares diretos de Raoni, Lula deu sua palavra de que iria.
Mas faltou, o que não agradou – mesmo que a justificativa possa ser a artrose
no quadril.
A ausência de Lula irritou Raoni – e a maioria das
lideranças dos diferentes povos indígenas. O encontro, que termina nesta
sexta-feira, pode ser marcado pelo anúncio do grande líder político dos Kayapó
de quem deverá sucedê-lo à frente de seu povo. Este é um dos motivos pelos
quais Raoni queria ver Lula presente.
O chefe do Poder Executivo dos “brancos”, contudo,
não é o único alvo da insatisfação das lideranças indígenas: Supremo Tribunal
Federal (STF) e Congresso Nacional também foram chamados à ação na carta.
“Exigimos do Estado Brasileiro uma posição concreta sobre o Recurso
Extraordinário [à Suprema Corte] popularmente chamado Marco Temporal”,
escrevem, logo na abertura do documento. “Estamos muito preocupados com a
situação territorial não somente dos povos indígenas que habitam a região
amazônica, mas também das demais regiões do Brasil e do mundo.”
O marco temporal é citado algumas vezes no
documento. As lideranças indígenas dizem “concordar parcialmente” com o
ministro Alexandre de Moraes, que, em seu voto na retomada do que os indígenas
chamam de “julgamento do século”, em junho passado, afastou a tese segundo a
qual os povos indígenas só podem ter demarcadas as terras ocupadas (ou ao menos
oficialmente disputadas) em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da
Constituição.
“Mas discordamos do argumento de indenização pela
terra nua [aos fazendeiros ou posseiros que ocupam terras indígenas, ponto
central do voto de Moraes]. Não consideramos justo compensar pessoas e empresas
que são responsáveis pelo assassinato de nossas lideranças e massacre do nosso
povo que historicamente lutam pelo nosso território. Nós é que deveríamos ser
indenizados pelos anos de violências vividos e por receber uma terra
devastada”, escrevem.
A carta ainda pede que “sejam destruídas todas as
formas de garimpo, expulsos os invasores e responsabilizados seus
financiadores”, e que “as atuais negociações existentes no mercado de carbono
devem ser anuladas” até que os povos originários sejam esclarecidos sobre o que
é esse mercado e de que forma ele funciona e é – ou será – regulado.
<<<< Leia a seguir a íntegra do
documento.
<><><> Manifesto do Chamado do
Cacique Raoni Metuktire “Grande Encontro das Lideranças Guardiãs da Mãe Terra”
Aldeia Piaraçu, 26 de julho de 2023
Assunto: Posicionamento contrário ao marco temporal
e a favor da defesa dos direitos dos Povos Indígenas
Nós, lideranças indígenas, representantes de 54
Povos Indígenas dos seis biomas brasileiros, atendendo o Chamado do Cacique
Raoni Metuktire, na aldeia Piaraçu Terra Indígena Kapot-Jarina, MT entre os
dias 24 a 28 de julho de 2023, exigimos do Estado Brasileiro uma posição
concreta sobre o Recurso Extraordinário 10.17365/SC popularmente chamado “Marco
Temporal”, estamos muito preocupados com a situação territorial não somente dos
povos indígenas que habitam a região amazônica, mas também das demais regiões
do Brasil e do mundo.
O marco temporal tem uma interpretação que
desconsidera nossa realidade histórica e cultural, além de violar tratados
internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Declaração dos Povos
Indígenas da ONU, a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho
(OIT), que garante a consulta livre prévia e informada, além de afirmar a
obrigação do governo em reconhecer e proteger os valores e práticas
tradicionais, culturais e espirituais próprias dos Povos Indígenas. Ao
restringir a demarcação apenas as Terras Indígenas que estavam estabelecidas
antes de 5 de outubro de 1988, ignora nossa memória e história por ações de
colonizadores, latifundiários e empreendimentos econômicos de deslocamentos
forçados, violências, massacres e expulsões vividos em nossos territórios
tradicionais o que resultou em perdas irreparáveis para nossas culturas e modo
de vida.
Por tempos imemoráveis, nós Povos Indígenas, temos
sido guardiões e guardiãs das florestas, dos rios, do ar e dos animais das
terras por onde nossos ancestrais caminharam. Essas terras representam não
apenas nosso lar, mas também nossa identidade cultural, nossas tradições,
ciência que sempre existiram de forma conjunta e equilibrada com a natureza. É
fundamental compreender que a posse dessas terras não se trata apenas de um
aspecto material, mas de um elemento essencial para a nossa existência.
A aplicação do Marco Temporal teria como
consequência a exclusão de milhares de indígenas de nossos territórios
tradicionais, comprometendo nossa subsistência, nosso modo de ser e nossa
autodeterminação como Povos Indígenas violando nossos direitos já garantidos.
Além disso, abriria precedentes para a invasão e exploração de nossas terras
por interesses econômicos que afetam não apenas nós, mas que de acordo com
pesquisa feita pelo IPAM, 55 milhões de hectares de áreas nativas serão
destruídos e que 20 bilhões de toneladas de CO2 serão emitidos.
Diante dessa realidade, exigimos dos três poderes
da República que:
1. O Ministério da Justiça cumpra com o seu papel
de demarcar as Terras Indígenas, dando prioridade às Terras Indígenas judicializadas
e em situação de risco, como por exemplo no caso dos territórios dos Guarani
Kaiowá do Mato Grosso do Sul.
2. [Façam] A desintrusão imediata de todas as
Terras Indígenas já demarcadas e homologadas, não se restringindo apenas
aquelas que se encontram na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental
(ADPF) 709, como por exemplo TI Urubu Branco, TI Rio dos Índios e tantas outras
que se encontram na mesma situação. Demandamos que os órgãos competentes
cumpram a legislação garantindo sua proteção, monitoramento e fiscalização.
3. [Façam a] Proteção permanente de nossos direitos
que estão previstos em lei e tratados internacionais, de todas as Terras
Indígenas independente do governo que esteja à frente do Estado.
4. Respeitem e cumpram o direito a Consulta Prévia,
Livre e Informada, conforme os Protocolos Autônomos dos Povos Indígenas sobre
todos os empreendimentos que afetam seus territórios. Queremos ser consultados
em todas as suas fases, desde o planejamento, para evitar assédios, cooptação e
geração de conflitos de interesses entre as comunidades indígenas e [evitar]
que, como [ocorreu em] Belo Monte, as condicionantes [não sejam] cumpridas com
os povos impactados.
5. Que a mineração no entorno e dentro dos nossos
territórios respeitem todos os direitos dos Povos Indígenas e não seja
licenciada antes da construção e aprovação do Plano Base Ambiental (PBA) do
Componente Indígena. Exigimos que os empreendimentos que atropelaram os
processos legais de licenciamento, sejam embargados e, nos casos de PBA
autorizados, as organizações indígenas devem ser as executoras desses recursos.
Exigimos que sejam destruídas todas as formas de garimpo, expulsos os invasores
e responsabilizados seus financiadores. Que seja garantido aos Povos Indígenas
impactados pela exposição ao mercúrio a testagem em massa, o acesso ao
tratamento da saúde e a segurança alimentar.
6. Que todo e qualquer arrendamento ou parceria
agrícola dentro de nossas Terras Indígenas seja condenado por ser
inconstitucional e foge do modelo de sustentabilidade cultural, fortalecendo o
agronegócio que causa destruição dos nossos territórios, conflitos internos,
expulsões e mortes do nosso povo. Exigimos que o arrendatário, o maior
responsável pela destruição de nossos territórios, seja punido de acordo com
todos os crimes praticados.
7. Sejam assegurados aos povos indígenas o
conhecimento e os entendimentos sobre o que é o Mercado de Carbono no Estado
Brasileiro e os impactos aos nossos territórios. As atuais negociações
existentes no mercado de carbono devem ser anuladas, pois não respeitam a
especificidade e os direitos dos povos indígenas e a biodiversidade de seus
territórios. É necessário à garantia da participação dos povos indígenas dos
seis biomas brasileiros na construção de uma legislação justa, obedecendo
nossos direitos originários, constitucionais e internacionais.
8. Fortaleçam e estruturem institucionalmente,
garantindo a ampliação do orçamento para o Ministério do Povos Indígenas (MPI);
a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); o Instituto de Brasileiro de
Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama); o Instituto Chico Mendes de
Conservação da Biodiversidade (ICMBio); a Defensoria Pública da União (DPU); o
Ministério Público Federal (MPF); e a Secretaria de Especial de Saúde Indígena
(Sesai), e que seja criada a Secretaria Especial de Educação Escolar Indígena
no Ministério da Educação (MEC).
9. Sejam realizados em caráter de urgência
concursos para servidores da Funai e da Sesai, para uma reestruturação da
equipe que realmente atue a favor dos direitos dos Povos Indígenas, garantindo
vagas para indígenas.
10. Sejam revogadas as portarias que afetam os
nossos direitos e que não tiveram a consulta devida, como por exemplo a
60/2015.
11. Sejam destinadas para os Povos Indígenas as
florestas públicas não destinadas, de acordo com uso e costumes de cada povo.
Concordamos em parte com o ministro Alexandre de
Moraes, que reconhece os direitos indígenas constitucionais sobre os nossos
territórios, mas discordamos do argumento de indenização pela terra nua. Não
consideramos justo compensar pessoas e empresas que são responsáveis pelo
assassinato de nossas lideranças e massacre do nosso povo que historicamente
lutam pelo nosso território. Nós é que deveríamos ser indenizados pelos anos de
violências vividos e por receber uma terra devastada.
Vale destacar que os povos indígenas não se opõem
ao desenvolvimento da nação brasileira, pelo contrário, estamos dispostos a
contribuir com nossas perspectivas, ciência e saberes para o desenvolvimento do
Brasil, desde que sejamos convidados, consultados, ouvidos e respeitados,
especialmente quando o Estado pretender implementar obras que afetem nossas
terras e nosso modo de vida tradicional.
Exigimos que o Estado brasileiro nos responda até
dia 9 de agosto de 2023, como marco do dia internacional dos povos indígenas.
Nossos ancestrais há muitos anos vêm avisando que a saúde da terra não é
responsabilidade só nossa, ela é responsabilidade de todos, se o céu cair, a
terra incendiar e as águas subirem, todos nós iremos morrer. Não há dinheiro
que compre outro planeta.
Os espíritos da terra estão ficando furiosos.
Quantos manifestos, cartas e protestos serão necessários para que vocês tomem
uma atitude humana para proteger o planeta e as futuras gerações? Não estamos
apenas falando da vida de nossos povos; estamos também falando de suas vidas e
de seus herdeiros. Vocês não se importam?
O Cacique Raoni já atendeu o seu chamado. E vocês,
quando irão atender o nosso?
Fonte: Sumaúma
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