quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Ceará é o único estado do Nordeste em que a maioria da população lê livros, diz estudo

O Ceará foi o único estado do Nordeste em que a maior parte da população leu algum livro nos últimos três meses. O dado é do levantamento “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgado nesta quarta-feira (18). No estado, 54% dos entrevistados foram considerados leitores, deixando o Ceará acima da média nacional em hábito de leitura.

Enquanto o Nordeste teve uma queda de cinco pontos percentuais na proporção de leitores em relação à pesquisa anterior, o Ceará se manteve com um bom índice de leitura.

“Na Região Nordeste, o único estado que manteve uma proporção de maioria de leitores foi o Ceará, em que 54% da população leu total ou parcialmente pelo menos um livro nos últimos três meses”, afirma a pesquisa.

O levantamento considera a leitura de livros impressos e digitais, além de não restringir qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos.

<><> Percentual de pessoas que leram livros nos últimos 3 meses no Nordeste:

1.    Ceará: 54%

2.    Pernambuco: 46%

3.    Maranhão: 45%

4.    Bahia: 42%

5.    Sergipe: 40%

6.    Alagoas: 39%

7.    Paraíba: 38%

8.    Rio Grande do Norte: 33%

Na proporção de leitores em todos os estados do Brasil, o Ceará fica atrás apenas de Santa Catarina — que tem 64% de entrevistados que leram nos últimos três meses.

A média nacional aponta que 47% dos entrevistados leram nos últimos três meses. Em comparação com os últimos levantamentos, o retrato é de um Brasil que está lendo menos, com 53% da população declarando não ter lido nem mesmo parte de uma obra no último trimestre.

A pesquisa "Retratos da Leitura" é considerada a mais abrangente na tarefa de medir o comportamento do leitor brasileiro. Ela foi feita pelo Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) e ouviu 5.504 entrevistados durante visitas domiciliares em 208 municípios entre 30 de abril e 31 de julho de 2024.

A pesquisa é uma iniciativa do Instituto Pró-Livro (IPL) e contou com parceria da Fundação Itaú e apoio da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

No Nordeste, o Ceará também se destaca pelos maiores índices de leitura de livros indicados pela escola, alcançando 1,5 milhão de pessoas (17%). Além disso, o estado fica em primeiro lugar na região quanto à proporção de pessoas que leram livros de literatura por vontade própria, com 49%.

<><> Leitura de livros no Ceará nos últimos três meses:

·        Livros em geral: 54%

·        Livros inteiros: 30%

·        Livros em partes: 49%

·        Livros indicados pela escola: 17%

·        Livros lidos por vontade própria: 49%

·        Livros de literatura lidos por vontade própria: 30%

No Ceará, a frequência de leitura tem proporções semelhantes para aqueles que leem uma vez por semana ou até uma vez a cada três meses.

<><> Frequência de leitura dos livros de literatura por vontade própria no Ceará:

·        Todos os dias ou quase todo dia: 8%

·        Pelo menos 1 vez por semana: 13%

·        Pelo menos 1 vez por mês: 14%

·        Pelo menos 1 vez a cada três meses: 10%

·        Menos de 1 vez a cada três meses: 9%

·        Não lê: 47%

·        Não sabe ou não respondeu: 1%

Em todo o Brasil, o acesso aos livros é feito, na maioria das vezes, pela compra em lojas físicas ou pela internet. No Nordeste, 27% dos entrevistados afirmaram fazer compras nas lojas físicas, enquanto 15% compraram virtualmente.

Outra forma de acesso aos livros foram ao receber livros como presentes (21%) e ao pegar títulos emprestados em bibliotecas de escolas (17%).

<><> Outros destaques da pesquisa:

·        Em média, os cearenses leram 2,4 livros nos últimos três meses.

·        O Ceará também lidera o ranking do Nordeste na proporção de pessoas que leram algum livro nos últimos 12 meses, com 57% de leitores.

·        Um cearense aparece como autor na lista dos livros mais marcantes para os brasileiros: José de Alencar. É dele o romance ‘Iracema’, que aparece como o 23º livro mais citado pelos entrevistados.

·        O Rio Grande do Norte foi o estado brasileiro com a maior taxa de não leitores, com 67% que declararam não ter lido nenhum livro, ou parte de um livro, nos últimos três meses, mesmo que tenham lido nos últimos 12 meses.

 

¨      ES tem maior percentual de leitores no Sudeste; 53% leu pelo menos um livro nos últimos três meses

O Espírito Santo é o estado com a maior população leitora entre os estados da Região Sudeste, apontou a 6ª edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", divulgada nesta quarta-feira (18). De acordo com o levantamento, 53% da população do estado leu total ou parcialmente pelo menos um livro nos últimos três meses, o que representa 2 milhões de capixabas.

Atrás do Espírito Santo aparecem Rio de JaneiroSão Paulo e Minas Gerais, respectivamente.

A pesquisa considera como leitor aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro de qualquer gênero, impresso ou digital, nos últimos três meses.

Entre os livros por vontade própria, a pesquisa apontou que 27% dos leitores leem a bíblia, o equivalente a 1 milhão de pessoas. De acordo com o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado tem 3.833.486 habitantes.

Outro dado revelado no levantamento é a frequência de leitura de livros de literatura por vontade própria. No Espírito Santo, 60% dos entrevistados declararam não ler este gênero; enquanto 12% leem todos os dias.

A pesquisa é uma iniciativa do Instituto Pró-Livro (IPL) e contou com parceria da Fundação Itaú e apoio da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

O levantamento foi feito pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) em 208 municípios entre 30 de abril e 31 de julho de 2024. Ao todo, 5.504 pessoas foram entrevistadas.

<><> Média de leitores cai no Sudeste

Segundo o levantamento, na Região Sudeste houve uma queda de 5 pontos percentuais nos últimos cinco anos no número de leitores. Em 2020, eram 51%; agora, são apenas 46%.

No caso do Espírito Santo, apesar da maior proporcionalidade de leitores, o estado ficou em último lugar em outros recortes da pesquisa. Um deles é em relação é na quantidade de livros lidos nos últimos três meses.

De acordo com a pesquisa, os capixabas leram 0,74 livros inteiros, enquanto os paulistas leram 0,81; fluminenses, 0,84 e os mineiros 1,18.

Sobre a frequência de leitura de livros de literatura por vontade própria, pelo menos uma vez por semana, São Paulo e Rio de Janeiro ficam com 10%. Em terceiro lugar está Minas Gerais (8%) e o Espírito Santo (5%) em último.

Nos últimos 12 meses, Minas Gerais aponta 2,97 livros lidos por vontade própria; São Paulo 2,86; Rio de Janeiro 2,74; por último está o Espírito Santo com 1,96.

Sobre a frequência de leitura de livros de literatura por vontade própria, pelo menos uma vez por semana, São Paulo e Rio de Janeiro ficam com 10%. Em terceiro lugar está Minas Gerais (8%) e o Espírito Santo (5%) em último.

Nos últimos 12 meses, Minas Gerais aponta 2,97 livros lidos por vontade própria; São Paulo 2,86; Rio de Janeiro 2,74; por último está o Espírito Santo com 1,96.

Principais formas de acesso

A pesquisa apontou ainda que a compra em livrarias físicas ou online permanece como a principal forma de acesso ao livro, em todas as regiões, desde as edições anteriores. O maior percentual nas Regiões Sudeste (54%) e Sul (53%) aponta para o maior número de livrarias físicas nessas regiões. Já Norte e Nordeste indicam a grande carência de livrarias.

Já o acesso via bibliotecas da escola, apresenta um maior percentual de indicação nas regiões Norte (18%) e Centro Oeste (19%), ficando com pior percentual a Região Sudeste (14%), apesar da maior oferta de bibliotecas.

 

¨      SC tem maior número de leitores do Brasil, aponta pesquisa

Santa Catarina é o estado do Brasil com mais pessoas que se declaram leitoras, segundo a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nesta quarta-feira (18). No território catarinense, 64% se declaram leitores. A média brasileira é de 47%.

A região Sul é a única das cinco do país onde ainda há uma maioria de leitores na população: atualmente, 53% dos moradores desses três estados (SC, RS e PR) leu total ou parcialmente pelo menos um livro nos últimos três meses.

Entretanto, a pesquisa revelou um alerta: o dado é cinco pontos percentuais menor do que na edição anterior da pesquisa, quando a mesma região registrou 58% de leitores.

<><> Dados do Brasil

No Brasil, veja o percentual de leitores por região e estado, conforme a amostra coletada pela pesquisa:

# Os dados apontaram, ainda, que 53% dos entrevistados não leram nem mesmo parte de uma obra nos três meses anteriores à pesquisa.

# É a primeira vez na série histórica que o levantamento conclui que a maioria dos brasileiros não leem livros.

# Considerando a estimativa populacional brasileira, os dados apontam que o país tem atualmente 93,4 milhões de leitores (considerando a população com 5 anos ou mais). Nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país, de acordo com os dados.

<><> Como foi feita a pesquisa

Foram feita 5.504 entrevistas com pessoas com idade mínima de 5 anos, alfabetizadas ou não, em 208 municípios. A amostra permite a leitura para 21 estados e o Distrito Federal.

A exceção são os estados de Rondônia, Acre, Roraima, Amapá e Tocantins, cujos resultados foram lidos de forma conjunta.

A pesquisa foi feita entre 30 de abril e 31 de julho deste ano. Foram feitas entrevistas domiciliares face a face por meio de tablets com um questionário de 147 perguntas.

O levantamento considera tanto a leitura de livros impressos quanto digitais, além de não restringir qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos.

 

Fonte: g1

                                                           

 

Nenhum comentário: