sábado, 29 de abril de 2023

Cachoeira: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar

Cachoeira, localizada a 130km de Salvador, no recôncavo baiano, é a cidade ideal para quem busca um lugar tranquilo e também quer aprender mais sobre a história do Brasil. O município foi tombado, em 1971, por seu conjunto arquitetônico dos séculos XVIII e XIX, em estilo barroco e neoclássico.

Um lugar batizado de "Cidade Monumento Nacional" não tem como não ser diferente. Contemplada pelo Monumenta, programa de recuperação do Patrimônio Histórico, a cidade restaurou importantes igrejas e sobrados de seu conjunto colonial, espalhado por praças, ruas, becos, ladeiras e construções.

Neste guia, o turista, seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil, vai encontrar as principais informações para curtir Cachoeira do melhor jeito – e para todos os bolsos. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região.

<<<Confira:

·         História

O Recôncavo baiano começou a ser explorado em 1531, quando chegava à Bahia a expedição de Martim Afonso de Souza. Foi no século XIX, entretanto, que Cachoeira se viu projetada definitivamente no cenário da história política baiana e brasileira. A Vila foi foco de onde partiram as lutas armadas contra os portugueses pela Independência do Brasil.

Historicamente, Cachoeira foi a pioneira no movimento emancipador do Brasil.

De Cachoeira, partiram os primeiros movimentos de revolta contra a opressão portuguesa. Em 25 de junho de 1822, a cidade antecipou o Grito do Ipiranga. Ali foi lançada a ideia que se concretizou em 2 de Julho de 1823, quando a Bahia definitivamente tornou-se livre do jugo português, consolidando a Independência do Brasil.

A cidade foi a Sede do Governo Provisório do Brasil durante a guerra da Independência em 1822 e, novamente, em 1837, quando ocorreu o levante da Sabinada.

<<<< Como chegar

O aeroporto mais próximo de Cachoeira fica em Salvador. De lá, é possível seguir até a cidade de ônibus ou alugar um carro.

Os ônibus com destino à Cachoeira saem a cada uma hora da rodoviária de Salvador e a viagem dura cerca de 2 horas. Mas para quem optar por ir de carro, basta seguir pela BR-420 e pela BR-324.

De carro, o turista pode conhecer as cidades vizinhas, como como Maragogipe, São Félix, Muritiba e Santo Amaro da Purificação, terra de Caetano Veloso.

<<<< Quando ir

Em Cachoeira, o verão é longo, quente e de céu quase encoberto; o inverno é curto, morno, com precipitação e de céu quase sem nuvens. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 19 °C a 34 °C e raramente é inferior a 16 °C ou superior a 36 °C.

Vale lembrar que em outubro acontece a Feira Literária de Cachoeira (Flica). Esse período é considerado alta estação e é quando a cidade recebe mais visitantes.

<<<< O que fazer

·         Convento Santo Antônio do Paraguaçu

Construído entre 1660 e 1686, o convento, que fiva localizado no Povoado de São Francisco do Paraguaçu, tem uma vista incrível para o Rio Paraguaçu. De arquitetura barroca, o lugar ficou nacionalmente conhecido por ter sido parte do cenário da novela Velho Chico da Rede Globo.

·         Imperial Ponte Dom Pedro II

Esse é um dos principais cartões-postais do Recôncavo Baiano. Fundada em 1885, a ponte faz a ligação dos municípios de Cachoeira e São Félix. É um ótimo lugar para fazer uma foto incrível.

·         Igreja da Ordem Terceira do Carmo

Fundada em 1961, a igreja tem o interior evestido com talha dourada e com azulejos portugueses que fazem a representação de cenas da bíblia. No teto, há diversas pinturas que representam a espiritualidade carmelita e vários santos pertencentes à ordem.

·         Museu Regional de Cachoeira

Localizado no centro de Cachoeira, o museu possui um grande acervo sobre a história do Brasil, entre mobiliários, fotografias e diversos artefatos históricos.

·         Casa do Licor

Cachoeira também é conhecida pelos licores. Na Casa do Licor você pode encontrar diversas opções para experimentar a bebida que está tão presente na cultura local. Lá os licores são preparados artesanalmente e tem até alguns sabores exclusivos, como, por exemplo, o licor de banana.

<<< Onde ficar

·         Pousada Treze de Março

A Pousada Treze de Março está localizada no centro da cidade de Cachoeira e dispõe de quartos práticos e bem iluminados, com WiFi gratuito. Oferece serviços de recepção 24 horas e um buffet de café da manhã diário.

Os quartos da Treze de Março dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana, frigobar e mesa de trabalho. Os banheiros privativos contam com chuveiro e toalhas.

·         Hostel Casa de Avany

Situado em Cachoeira, a 48 km do Estádio Alberto OliveiraO Hostel Casa de Avany oferece jardim, quartos para não fumantes, Wi-Fi gratuito em todas as áreas e lounge compartilhado. O albergue dispõe de quartos família.

Todos os quartos dispõem de guarda-roupa. O Hostel Casa de Avany oferece alguns quartos com vista da cidade, e os quartos incluem banheiro compartilhado com chuveiro. Além disso, as acomodações incluem roupa de cama e toalhas.

·         Pousada Convento do Carmo

Localizada a 200 metros do centro histórico de Cachoeira, a Pousada Convento do Carmo oferece Wi-Fi gratuito e uma piscina ao ar livre. Você estará a 100 metros de bares, restaurantes e lojas.

Todos os quartos da Pousada Convento do Carmo dispõem de ar-condicionado, TV, frigobar e banheiro privativo. Além disso, apresentam uma decoração simples com móveis em madeira e conta com roupa de cama e toalhas de banho.

·         Casa Pretahub

Situada a 48 km do Estádio Alberto Oliveira, em Cachoeira, a Casa Pretahub oferece jardim, lounge compartilhado e Wi-Fi gratuito em todos os ambientes. A pousada dispõe de quartos família. Todos os quartos da pousada incluem roupa de cama e toalhas.

 

Fonte: iBahia

 

Nenhum comentário: